sexta-feira, 29 de maio de 2015

F3 Euro Series: Fifth season pole for stalwart Felix Rosenqvist.


In summerly conditions at Monza, Felix Rosenqvist (Prema Powerteam, 1:43s766) claimed his fifth pole position of the 2015 FIA Fórmula 3 European Championship season. At the 5.793 kilometres long circuit in the royal park of Monza with its long history, the Swede was 0s183 seconds faster than his team-mate Jake Dennis (Prema Powerteam, 1:43s949). Santino Ferrucci (Mücke Motorsport, 1:43s970) and Alexander Albon (Signature, 1:44s027) as the best-placed rookie were classified third and fourth respectively, while Raoul Hyman (Team West-Tec F3, 1:44s052) and Lance Stroll (Prema Powerteam, 1:44s174) ended up in fifth and sixth place.

While 23-year-old Felix Rosenqvist already moved up into the lead around the halfway point, Jake Dennis, by four years his junior, only improved from fifth to second in the final minute of the session. Thus, the Brit toppled Santino Ferrucci, who eventually had to make do with third place. Still, this was the best qualifying result of the season to date for the 16-year-old American.


The same can be said for Raoul Hyman, while Alexander Albon, who was classified ahead of him, was already fourth in a qualifying session for the third time this season. For South-African Hyman, fifth place at the high-speed track of Monza was his best result to date. Behind 16-year-old rookie driver Lance Stroll, 20-year-old Mikkel Jensen (Mücke Motorsport, 1:44s201) was the next rookie on the starting grid.


FIA Fórmula 3 European Championship points’ leader Antonio Giovinazzi (Jagonya Ayam with Carlin, 1:44s204) only qualified eighth. Just like British driver George Russell (Carlin, 1:44s259), who was ninth, the 21-year-old south-Italian only made it into the top ten in the final moments of the session. Charles Leclerc (Van Amersfoort Racing, 1:44s269), currently the best-placed rookie in the championship standings, completed the top ten.

Felix Rosenqvist (Prema Powerteam): “It wasn’t easy, because everyone out there was looking for slipstream. I think that I finally found a good position on the track and didn’t have a lot of traffic getting in my way. After doing two or three laps without slipstream, I tried to find a quick guy to follow. Too bad that it didn’t quite work out as I wanted. Fortunately, the fast lap times I had set before were enough to claim pole position”.

Photos: FIA F3 Euro Series

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Em Spa-Francorchamps, Bruno Bonifácio vê ótima chance para seguir evolução na Fórmula Renault 3.5


Bruno Bonifácio passou os últimos dias recuperando-se da batida que sofreu por trás na etapa de Monte Carlo no último domingo. Após ser acertado por outro piloto, o paulista sentiu fortes dores nas costas e passou por um intenso tratamento de fisioterapia para estar apto para encarar o próximo desafio, já neste fim de semana (29 a 31 de maio), em Spa-Francorchamps. Mesmo com os contratempos, o piloto do carro #20 segue motivado e ainda mais confiante, já que ele ocupava o 6º lugar até ser tirado da prova em Mônaco, sua melhor posição nessa temporada de estreia na Fórmula Renault 3.5.

Spa-Francorchamps só traz boas lembranças ao brasileiro. É na pista belga que ele tem seu melhor retrospecto, com pole-position, vitórias e outros pódios nos últimos anos, competindo pela antecessora Fórmula Renault 2.0. O circuito, conhecido pelas suas desafiadoras curvas de alta velocidade e sua grande extensão, será apenas um detalhe extra no desafio dos pilotos e equipes, que terão, devido ao novo regulamento deste ano, que competir no sábado com acerto de carro low downforce (baixa pressão aerodinâmica), e no domingo com high downforce (alta). Isso com certeza trará novos elementos de emoção para a rodada dupla deste fim de semana, justamente num dos traçados onde o downforce é mais determinante.


A programação deste fim de semana começa com treinos livres. No sábado todos terão uma classificação e uma prova de 40 minutos. No dia seguinte, a programação se repete completando a segunda rodada dupla de oito no total. Apenas Mônaco é etapa simples, totalizando as 17 largadas previstas para a temporada 2015.

O canal por assinatura Esporte Interativo transmite as duas corridas na Bélgica ao vivo na TV e na internet pelo www.eiplus.com.br


Bruno Bonifácio:

“Passei os últimos dias fazendo fisioterapia intensa e hoje já me sinto muito melhor e recuperado do acidente. Estou em boa forma e confiante para o fim de semana, estamos num bom progresso na temporada e agora vamos correr em Spa, pista que sempre me diverti muito e tive bons resultados. Ao mesmo tempo que estamos com os pés no chão, aposto nas atualizações e estratégias que a equipe está levando principalmente para extrair o máximo das mudanças (de downforce) no regulamento para pontuar bem nas duas corridas”.

Fotos: Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports

Hitech Racing encara disputa dupla no Brasileiro de Turismo e Mercedes-Benz Challenge.


Um das mais tradicionais pistas do Brasil, o Autódromo Internacional de Curitiba recebe neste fim de semana (29 a 31 de maio) corridas da Stock Car, Brasileiro de Marcas, Campeonato Brasileiro de Turismo e Mercedes-Benz Challenge em um único evento, um prato cheio para os fãs de automobilismo. Correndo “em casa”, a equipe paranaense Hitech Racing estará presente na disputa de duas dessas categorias, e está confiante para obter bons resultados em ambas.

A principal novidade da equipe para a disputa da terceira etapa do Brasileiro de Turismo, classe de acesso à Stock Car, é a estreia do piloto Renato Jader David. O experiente paulista tem no currículo, entre outras conquistas, o título da Stock Car Light em 2005, um carro com conceito muito próximo ao utilizado hoje em dia, e aposta em uma rápida adaptação e no bom trabalho da equipe para brigar no pelotão da frente desde essa sua primeira corrida na categoria.


Já no Mercedes-Benz Challenge, a expectativa para a terceira etapa da temporada é melhor ainda. A dupla do carro #37 é formada pelos pilotos paranaenses Paulo e Lorenzo Varassin, pai e filho, que conhecem bem o circuito e conquistaram dois pódios neste pista em 2014. Dessa forma, o chefe da equipe Rodrigo Contin acredita que o conjunto tem boas chances de brigar pela vitória neste fim de semana.

A intensa programação em Curitiba tem início nesta sexta-feira, com treinos livres. O Brasileiro de Turismo realiza a primeira corrida da rodada dupla já no sábado à tarde, e a segunda no domingo pela manhã, seguida da disputa única do Mercedes-Benz Challenge.


Rodrigo Contin:

“A expectativa para as duas provas é muito boa. Estamos bem animados com a estreia do Renato Jader, por ser o piloto mais experiente que já tivemos no Brasileiro de Turismo, com um histórico vencedor na categoria. Temos um interesse em comum, ele quer provar o quanto é rápido e nossa equipe quer mostrar que é capaz de disputar os pontos do campeonato. Pela Mercedes-Benz Challenge, essa é a etapa mais esperada, é a casa da equipe e dos pilotos, e já temos dois pódios aqui com o Paulo e Lorenzo no ano passado. Para esse final de semana, estamos bem otimistas para trazer bons resultados e disputar os pódios”.

Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Augusto Farfus tem domingo difícil no desfecho da etapa de abertura do DTM em Hockenheim.


Cheia de novidades, a etapa de abertura da temporada 2015 do DTM terminou neste domingo (3 de maio), em Hockenheim, com a realização de mais uma classificação e a segunda corrida do fim de semana, que agora é disputado no formato de rodadas duplas. Para Augusto Farfus, porém, o dia não teve um saldo positivo. O brasileiro, que havia se classificado em 13º, sofreu nova punição, desta vez porque a equipe abriu a caixa de pneus de chuva lacrados antes do permitido, e teria de largar em 18º. Contudo, com a punição de outros dois pilotos, saiu em 16º. Sem contar com o melhor acerto na chuva, Farfus completou as 35 voltas apenas na 21ª posição.


Como previsto, a chuva realmente deu as caras no tradicional circuito alemão, na tomada de tempos e de forma mais intensa pouco após a largada para a corrida, que teve duração de 60 minutos mais uma volta e um pit-stop obrigatório. O curitibano e a equipe BMW Team RBM acertaram na estratégia, antecipando a entrada de Farfus aos boxes para colocar os pneus para pista molhada, e assim devolveram o piloto à pista entre os 10 melhores, porém Augusto teve problemas mecânicos e, sem um bom ritmo, foi perdendo posições nas disputas. O brasileiro ainda parou pela segunda vez nos boxes para ajustes, mas não teve tempo suficiente para uma recuperação. O sueco Mattias Ekstrom, da Audi, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido por seu companheiro de equipe, o italiano Edoardo Mortara, e o inglês Gary Paffett, representante da Mercedes, completou o pódio.

No dia anterior, Farfus completou a primeira corrida em 10º, largando do fim do grid - também por ter de cumprir uma punição, por falta de amostra de combustível suficiente para vistoria na classificação, após ter marcado o 3º melhor tempo -, e conquistou seu primeiro ponto do ano. Na soma dos resultados, o brasileiro ocupa a 15ª posição geral.


A segunda etapa do campeonato acontece entre os dias 29 a 31 de maio, no circuito de Lausitzring, traçado localizado na parte mais oriental da Alemanha. Farfus está confiante para o próximo desafio, já que essa foi a pista onde o piloto conquistou seu primeiro pódio na categoria, em 2012. Antes disso, nos dias 16 e 17 de maio, ele participa da tradicional prova de 24 Horas de Nurburgring, também na Alemanha.

Augusto Farfus:

“Hoje foi um dia para esquecer. Infelizmente tivemos vários problemas no carro e o ritmo na chuva era muito ruim, além da penalização, que custou cinco posições no grid de largada, então tudo isso nos impediu de brigar por melhores posições. Mas paciência, vamos pensar na próxima. O campeonato é longo, temos mais 16 corridas, e Lausitzring é uma pista onde já conquistamos bons resultados, então é isso que vamos buscar na próxima etapa”.


Resultado da corrida 2 - DTM, 1ª etapa, Hockenheim:

1 - Mattias Ekstrom - Abt - Audi - 35 voltas
2 - Edoardo Mortara - Abt - Audi - 7s361
3 - Gary Paffett - ART - Mercedes - 8s171
4 - Martin Tomczyk - Schnitzer - BMW - 18s785
5 - Marco Wittmann - RMG - BMW - 28s929
6 - Mike Rockenfeller - Phoenix - Audi - 29s819
7 - Robert Wickens - HWA - Mercedes - 30s678
8 - Pascal Wehrlein - HWA - Mercedes - 34s085
9 - Bruno Spengler - MTEK - BMW - 38s929
10 Timo Glock - MTEK - BMW - 39s812
11 Christian Vietoris - HWA - Mercedes - 42s630
12 Timo Scheider - Phoenix - Audi - 46s180
13 Jamie Green - Rosberg - Audi - 48s527
14 Maxime Martin - RMG - BMW - 49s838
15 Daniel Juncadella - Mucke - Mercedes - 50s379
16 Maximilian Gotz - Mucke - Mercedes - 53s207
17 Tom Blomqvist - RBM - BMW - 1:06s932
18 Miguel Molina - Abt - Audi - 1:11s439
19 Nico Muller - Rosberg - Audi - 1:12s182
20 Antonio Felix da Costa - Schnitzer - BMW - 1:21s578
21 Augusto Farfus - RBM - BMW - 1:24s372
22 Paul Di Resta - HWA - Mercedes - 1:34s157