Hockenheim
recebeu neste domingo (19 de outubro) a última etapa da 30ª
temporada da história do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Em
meio a uma grande festa por parte dos torcedores que encheram as
arquibancadas do clássico circuito alemão, Augusto Farfus lamentou
por fechar seu ano na categoria de forma frustrante. Assim como
aconteceu há duas semanas, quando teve de abandonar a etapa de
Zandvoort depois de ter sido acertado por outro piloto, o brasileiro
do BMW Team RBM viu pelos ares sua chance de pontuar na despedida do
campeonato ao ser abalroado pela Mercedes de Robert Wickens. A
direção de prova avaliou a atitude do canadense como antidesportiva
e o puniu com o acréscimo de 30s no seu tempo total de corrida, o
que, para o dono do carro #3, não ameniza o estrago causado hoje.
Farfus
abriu a corrida confiante em conquistar um bom resultado para ajudar
a BMW na luta contra a Audi pelo título dos construtores. O
curitibano de 31 anos largou com pneus macios, fato que mais adiante
provou não ter sido a melhor escolha. Mesmo depois de impor um bom
ritmo de prova, Augusto não conseguiu fazer valer a melhor
performance dos compostos mais rápidos fornecidos pela Hankook.
Na 19ª
volta, o brasileiro fez seu pit stop obrigatório e equipou sua BMW
M4 DTM com pneus duros. Após a parada, Farfus voltou em sexto, que
virou quarto após outros pilotos que estavam à sua frente também
irem aos boxes. No entanto, muitos concorrentes do vice-campeão da
temporada passada vinham com pneus macios, mais rápidos, e colocaram
em xeque sua boa colocação na prova.
Daí por
diante, o desempenho de quem usava pneus macios começou a aparecer.
Nas últimas voltas, Augusto foi ultrapassado por Mattias Ekström,
Mike Rockenfeller, Marco Wittmann e Paul di Resta. Em seguida, o
safety car entrou na pista devido a um acidente com Daniel Juncadella
e juntou todos os pilotos. Na relargada, Farfus caiu para oitavo e
buscava sustentar sua posição entre os dez primeiros quando foi
acertado por Wickens e perdeu a chance de pontuar em Hockenheim. Na
classificação final, o brasileiro cruzou a linha de chegada em 17º.
A vitória
em Hockenheim ficou com Ekström, em dia de domínio da Audi, que
comemorou o título dos construtores com 409 pontos, contra 379 da
BMW e 222 da Mercedes. Augusto Farfus terminou o campeonato em 13º
lugar ,com 39 pontos somados.
Augusto
Farfus:
“É
muito frustrante terminar a temporada assim. Do mesmo jeito que
aconteceu em Zandvoort, fui acertado por outro carro da Mercedes, do
Robert Wickens, que me tirou da prova. O resultado não teria sido o
ideal, mas acabei perdendo um oitavo lugar que estava praticamente
garantido devido a essa atitude antidesportiva. Quanto à corrida, os
pilotos que largaram com pneus macios não tiveram o mesmo desempenho
de quem iniciou a prova com compostos duros, e isso se reflete na
classificação final da corrida, então a estratégia não deu
certo. No fim das contas, não foi um ano de sorte, nossa temporada
foi abaixo do esperado, mas isso faz parte do esporte e serve para
nos fazer mais fortes e focar ainda mais no futuro”.
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