A quinta
etapa da temporada 2014 do DTM foi realizada neste domingo (13 de
julho) no circuito de Moscou. Sexto lugar no grid de largada, Augusto
Farfus estava confiante em somar bons pontos e se aproximar dos
líderes do campeonato e, para isso, ousou em sua estratégia de pit
stop. No entanto, as duas entradas do safety car arruinaram a tática
do piloto do Team RBM, que travou um intenso duelo com Edoardo
Mortara nos metros finais da prova e cruzou a linha de chegada em
décimo lugar.
Farfus
largou com pneus duros, numa estratégia diferente de boa parte dos
pilotos que estavam à sua frente no grid, que usaram os compostos
macios. Desta forma, o rendimento do piloto curitibano no início da
prova era inferior em relação aos seus oponentes. Na 13ª volta,
Augusto havia caído para 12º colocado. A corrida teve duas
intervenções do safety car, nas voltas 23 e 28, e isso determinou o
insucesso da estratégia do brasileiro, que tinha boas chances de
estar entre os primeiros colocados.
Na volta
36, Farfus, que prolongou ao máximo seu tempo na pista, finalmente
fez seu pit stop quando era o quinto colocado, calçando sua BMW M4
#3 com pneus macios, e partiu para o fim da corrida. O vice-campeão
da temporada passada voltou à prova em 11º e buscou recuperar
terreno aproveitando que tinha melhor rendimento. Nas voltas
seguintes, Augusto subiu para décimo e duelou com Mortara pelo nono
lugar, mas o italiano da Audi resistiu e manteve sua posição. O
curitibano agora tem 15 pontos e ocupa o 13º posto na temporada.
A sexta
etapa do DTM em 2014 está marcada para 3 de agosto no Red Bull Ring,
na Áustria. Antes, entre 26 e 27 de julho, Augusto vai disputar, a
convite da BMW, um novo desafio no endurance e será um dos pilotos
da equipe Marc VDS nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, guiando uma Z4
GT3 ao lado de Jörg Müller e Maxime Martin, piloto belga que venceu
a corrida deste domingo em Moscou.
Augusto
Farfus:
“Infelizmente,
as entradas do safety car acabaram arruinando minha estratégia, e
fiquei longe de um pódio que parecia certo. Se isso tivesse chegado
três voltas depois, a tática teria sido bem-sucedida. Foi uma pena
porque tínhamos tudo para sair daqui com um resultado positivo. Tive
um ritmo de corrida excepcional e ainda fiz a terceira volta mais
rápida da prova. Poderia ter sido um pouco melhor para nós, a sorte
não esteve ao nosso lado, então fica esse sentimento de frustração
por hoje”.
DTM,
temporada 2014, 5ª etapa, Moscou, final:
1 -
Maxime Martin, RMG BMW, 46 voltas
2 - Bruno
Spengler, Schnitzer BMW, +4s259
3 -
Mattias Ekstrom, Abt Audi, +9s454
4 - Marco
Wittmann, RMG BMW, +9s591
5 - Nico
Müller, Rosberg Audi, +10s740
6 - Timo
Glock, MTEK BMW, +15s632
7 -
Christian Vietoris, Mercedes AMG, +16s553
8 -
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG, +19s300
9 -
Edoardo Mortara, Abt Audi, +20s987
10
Augusto Farfus, RBM BMW, +21s110
11
Antonio Felix da Costa, MTEK BMW, +21s636
12 Miguel
Molina, Abt Audi, +21s668
13 Martin
Tomczyk, Schnitzer BMW, +27s181
14 Robert
Wickens, Mercedes AMG, +28s109
15 Daniel
Juncadella, Mercedes AMG, +28s625
16 Gary
Paffett, Mercedes AMG, +29s039
17 Joey
Hand, RBM BMW, +29s759
18 Vitaly
Petrov, Mercedes AMG, +39s933
Fotos: BMW - divulgação
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