As
últimas semanas de trabalho de Bruno Bonifácio em 2014 marcaram o
início de um novo ciclo da sua carreira. Depois de dois anos de
muito êxito na Fórmula Renault 2.0, com participações de destaque
nas divisões Alps e Eurocup, na qual terminou no top 5 a última
temporada, o paulista de 20 anos começou sua transição e adaptação
ao potente carro da Fórmula Renault 3.5, a principal classe da World
Series by Renault e categoria que mais revelou talentos para a F1 nos
últimos anos. O piloto realizou sete dias de treinos, sendo dois em
Jerez, três em Motorland-Aragón e, por fim, fechou suas atividades
de pista neste ano com mais duas sessões entre quinta e sexta-feira
(4 e 5 de novembro), no circuito Barcelona-Catalunya. Para Bonifácio,
o balanço deste início de trabalho nos testes coletivos foi
considerado bastante positivo.
Em todas
as sessões que participou, Bruno guiou o carro da International
Draco Racing, equipe italiana chefiada pelo brasileiro Guto Negrão,
ex-piloto da Stock Car. Bonifácio destacou a potência do potente
motor Zytek de 3,5 litros e a força do carro em frenagem e retomada
de velocidade, por exemplo. Impressionado com o desempenho do carro,
o brasileiro citou também que a preparação física será
fundamental e já intensificou os trabalhos visando 2015.
Desta
forma, Bonifácio terá pela frente uma nova e desafiadora fase na
sua trajetória. Bruno foi um dos pilotos brasileiros que mais se
destacaram nos últimos anos no automobilismo europeu. Em 2012, o
jovem paulista competiu na Fórmula Abarth Europeia e Italiana,
alcançando o terceiro lugar, com quatro vitórias e nove pódios. Em
2013, subiu para a Fórmula Renault, competindo de forma simultânea
nas divisões Alps e Eurocup. Pela Alps, foram três vitórias e seis
pódios para completar o campeonato no top 3, e um pódio no certame
europeu, além de uma participação na Toyota Racing Series, na Nova
Zelândia, onde somou mais duas vitórias, feito que fez de Bruno o
brasileiro com mais vitórias no exterior naquele ano.
Já em
2014, Bonifácio priorizou a Fórmula Renault Eurocup e disputou três
etapas da Alps como convidado. Os números foram novamente positivos:
quatro pódios em seis corridas, sendo uma vitória em Jerez na Alps,
enquanto pela Eurocup Bruno conquistou uma vitória em
Spa-Francorchamps, três pódios e outros três top 10, terminando no
top 5. Agora, o paulista inicia o sempre difícil processo de mudança
das categorias de base para uma fortíssima classe de acesso à F1.
Nos últimos anos, a World Series by Renault já revelou para o
principal certame do automobilismo mundial pilotos como Daniel
Ricciardo, Jean-Eric Vergne, Jaime Alguersuari, Jules Bianchi, Kevin
Magnussen, Will Stevens e Carlos Sainz Jr., que fará sua estreia em
2015 pela Toro Rosso.
Focado em
começar sua carreira na Fórmula Renault 3.5 com um bom trabalho
desde o início, Bruno praticamente não terá férias. Já no
Brasil, onde passará o fim de ano, o piloto manterá uma sequência
de atividades físicas e intensificará sua preparação visando
2015, além de trabalhar, em conjunto com seu staff, nos acertos
finais para definir e anunciar em breve para qual equipe vai correr
na próxima temporada da World Series by Renault.
Bruno
Bonifácio:
“Os
testes foram muitos bons. Evoluímos a cada vez em que fomos à
pista, crescemos muito e aprendemos sempre um pouco mais do carro e o
novo estilo de guiar, além de um grande entrosamento que tivemos com
todos da International Draco Racing. Creio que a maior dificuldade
neste início de trabalho foi mesmo na parte física, já que o carro
da Fórmula Renault 3.5 é muito exigente, de modo que você precisa
estar preparado para encarar o desafio. Então vai ser nisso que vou
focar nesta pausa de fim de ano: será tempo de ficar com a família,
mas também de focar no preparo físico visando o próximo ano, então
nosso trabalho não para, tudo para começar da melhor forma um novo
ciclo em 2015”.
Fotos: Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports
Nenhum comentário:
Postar um comentário