Dentre
tantas experiências novas vividas pela Hitech Racing Brazil na
temporada 2014, uma das mais marcantes foi a participação, no
último fim de semana (11 a 13 de dezembro), nas 500 Milhas de
Londrina, uma das principais provas do endurance brasileiro. Depois
de disputar de forma intensa os campeonatos da F3 Brasil, Brasileiro
de Turismo e Mercedes-Benz Challenge, a equipe sediada em Pinhais, no
Paraná, fez sua estreia em corridas de longa duração. O desafio
foi encampado por um rol de pilotos experientes e campeões em
edições passadas: Beto Richa, Paulo e Lorenzo Varassin, que guiaram
o protótipo MRX Itajui, o mais rápido da pista desde o primeiro dia
de treinos. Contudo, problemas elétricos e mecânicos no carro
encerraram de forma prematura a jornada da equipe e impediram que o
trio lutasse por mais uma vitória em Londrina.
Embora a
Hitech Racing tenha feito sua estreia nas 500 Milhas de Londrina, o
time contou com pilotos, mecânicos e engenheiros com bastante
experiência na corrida, o que ajudou muito desde o início das
atividades de pista com o MRX Itajui, que voltou a mostrar o forte
desempenho que o fez campeão das clássicas 12 Horas de Tarumã em
2013. Governador do Estado do Paraná e amante do automobilismo, Beto
Richa disputou várias vezes a prova e sagrou-se vencedor em 2012,
enquanto Paulo e Lorenzo Varassin foram bicampeões, em 2005 e 2006.
O experiente trio conquistou a pole-position e abriu a disputa com
todas as condições de lutar por mais um triunfo no Autódromo
Internacional Ayrton Senna.
Paulo
Varassin abriu a corrida com o protótipo #37 e imprimiu um ótimo
ritmo antes de entregar a condução do carro para Beto Richa, que
também mostrou ser muito rápido na pista. Perto da terceira hora de
prova, porém, problemas começaram a comprometer a corrida da Hitech
Racing. Uma falha na bomba de combustível do MRX Itajui fez a equipe
perder sete voltas nos boxes para reparos. Depois do conserto
realizado, foi a vez de Lorenzo Varassin assumir o volante e buscar
recuperar terreno perdido. Entretanto, um problema no alternador fez
o protótipo ficar parado na pista. O piloto ainda conseguiu levar o
carro aos boxes, e os mecânicos trabalharam para colocar o MRX de
volta à pista, mas a equipe não teve alternativas e, pouco depois,
abandonou a disputa em Londrina.
Apesar da
decepção por não conseguir vencer a corrida depois de ótimo
desempenho nos treinos e nas sessões classificatórias, Rodrigo
Contin destacou a estreia da Hitech Racing no endurance e também
pela participação destacada dos pilotos, mecânicos e engenheiros.
O chefe da equipe de Pinhais ficou muito feliz por estar num evento
de ótima atmosfera, destacou o empenho e o bom trabalho de Paulo e
Lorenzo Varassin, que representaram a Hitech Racing no Mercedes-Benz
Challenge e também elogiou o desempenho e a participação de Beto
Richa, que agregou experiência à equipe e foi rápido enquanto
esteve na pista. Na visão de Contin, o trabalho em conjunto foi a
chave para um bom fim de semana que, se não resultou em vitória,
trouxe mais um aprendizado para o time, que pretende voltar a
disputar outras provas de endurance.
Rodrigo
Contin:
“Terminamos
a temporada 2014 com mais uma experiência inédita para a Hitech
Racing. Fazer parte de uma prova de longa duração como as 500
Milhas de Londrina é muito importante para a nossa história, esses
últimos dias aqui foram de muito aprendizado, de muito trabalho por
parte de todos nós. No endurance não basta ser rápido, é preciso
ser constante e ter pela frente o mínimo possível de problemas,
porém enfrentamos algumas quebras que não nos permitiram lutar pela
vitória. Mas só posso dar os parabéns ao Beto Richa, Paulo e
Lorenzo Varassin pelo empenho na pista, parabéns também aos
mecânicos e engenheiros que fizeram da equipe um dos destaques do
fim de semana. Voltamos para casa satisfeitos com o que mostramos na
pista, e isso nos dará mais força e motivação para a temporada
2015”.
Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports
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