Após o
excelente resultado no GP do Japão, o piloto japonês Kamui Kobayashi que conquistou seu primeiro pódio na categoria, teve
reuniões com possíveis patrocinadores para buscar juntos o apoio
necessário para continuar na F1 em 2013. Apesar dos bons resultados
obtidos nos últimos anos com a Sauber, a situação do promissor
piloto não anda nada bem, as principais empresas japonesas que
investiam na categoria se retiraram e não há previsão de novos
investimentos tão cedo.
Para quem
esteve em Suzuka na semana passada, pôde ver que não havia nenhuma
placa de publicidade de empresas locais nas dependências do circuito
da Honda, as que tinham, eram apenas as que acompanham o circo da F1.
Em várias partes do parque de Suzuka, há placas de publicidade de
empresas japonesas, porém, todas elas foram tampadas, já que não
conseguiram um acordo de patrocínio para o GP do Japão.
Os
organizadores do Mobilityland Suzuka, anunciaram esta semana que o
número de visitantes nos três dias do evento foi superior a edição
do ano passado, muitos fãs queriam ver o retorno do finlandês Kimi
Raikkonen, além da grande torcida para o piloto da casa Kamui Kobayashi, que tinham um espaço reservado nas arquibancadas para
quem comprasse o ticket do setor. A cada ano os ingressos estão mais caros, no entanto, a popularidade do piloto da Sauber ajudou no aumento do público.
As
montadoras japonesas novamente vêm enfrentando uma nova crise, desta
vez por causa da tensão provocada pela disputa das ilhas Seikaku,
onde China e Japão não se entendem e com isso a produção em
todas as fábricas do setor no país esta diminuindo e um nova onda
de demissões em ambos os países faz com que os investimentos sejam
afetados. No meio de tudo isso está Kobayashi, que dificilmente
poderá contar com o apoio local.
Ele já
disse várias vezes que não se pode garantir uma vaga na F1 sem
dinheiro, só o talento não basta, pois há muitos pilotos em
ascensão e com 'grana' de sobra, situação que atrapalha os planos
dele para a próxima temporada. As equipes necessitam de
investimentos, mas no caso da Sauber com a saída do mexicano Sergio Perez as coisas podem mudar, mesmo sabendo que o principal
patrocinador Telmex garantiu a permanência, o piloto japonês
anda preocupado e no aguardo das novidades de seus agentes.
Situação
diferente vive o compatriota Takuma Sato, ex-piloto de F1 e
atualmente correndo na Fórmula Indy, ele foi convidado por
patrocinadores para participar de corridas no Japão, já disputou
uma etapa da Fórmula Nippon no mês passado e correrá na festa de
encerramento das categorias Super GT e Nippon, no próximo mês.
Neste final de semana correrá as 6 Horas de Fuji, prova válida pelo
Mundial de Endurance da FIA (WEC), além disso, têm o nome em
evidência sempre que falam sobre o “retorno” da Honda à F1 a
partir de 2014. Difícil não ver Kobayashi por aqui em 2013, mas
como ele mesmo disse, são coisas do destino... O que vocês acham?
Fotos Getty Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário