Em duas
temporadas, paulista subiu ao pódio em todas as seis corridas que já
disputou na pista. O
tradicional circuito de Fuji Speedway, localizado aos pés do Monte
Fuji, recebe neste final de semana a sétima e última etapa da
Fórmula 3 Japonesa, assim como as 6 Horas de Fuji, prova do Mundial
de Endurance da FIA (WEC). Para o brasileiro Rafael Suzuki, as
expectativas para a rodada dupla são boas, já que ele subiu ao
pódio em todas as seis corridas que já disputou nesta pista.
Por conta
das diferenças entre os modelos 2012 dos chassis Dallara e o modelo
2008 utilizado pela Toda Racing, equipe por qual Suzuki corre, o
paulista tem enfrentado algumas dificuldades nas tomadas de tempos.
Com apenas 10 minutos de classificação, os carros novos têm
demonstrado vantagem técnica já esperada, por terem cerca de 10% a
mais de força aerodinâmica. Curiosamente, Rafael ainda não largou
entre os três primeiros na temporada, mas já conquistou quatro
pódios, sempre vindo do pelotão intermediário. Na outra etapa em
Fuji neste ano, o brasileiro largou da oitava e sétima posições e
em ambas as provas terminou no 3º lugar.
Nesta
sexta-feira, serão realizadas duas sessões de treinos livres de uma
hora cada. No sábado, as duas tomadas de tempo e a primeira corrida
serão disputadas. A segunda prova da etapa, a última da temporada
acontece na manhã de domingo.
Retrospecto
“Gosto
da pista, mas não acredito que isso tenha muita influência. Esse
ano conseguimos bons resultados em julho porque a pista tem bons
pontos de ultrapassagem”.
Expectativa
“Vamos
trabalhar para superar os carros modelo F312 na classificação. É
uma tarefa quase impossível, mas se conseguirmos, será um passo
importante para brigar pelas primeiras posições desde o começo da
corrida. Tem sido uma temporada muito boa para toda equipe, e quero
acabar o ano confiante para 2013”.
Mais
informações sobre ingressos para o evento - que abrange a F3
Japonesa e as 6 Horas de Fuji, podem ser encontradas no site:
http://l-tike.com/wec_en/ticket.html
Foto
Junya Sasaki – Fonte Eversports
É uma luta covarde, chassis 2008 contra chassis 2012. Aparentemente mostra o lado financeiro em questão, algo que acredito, que não deveria existir.
ResponderExcluirOu compete com 2008 ou com 2012 e assim as provas e os pilotos entrariam com mais igualdade em condições de competitividade.
Pois é Claudio, este ano a F3 Japan fez algumas modificações no regulamento da categoria e a meu ver complicou a situação das equipes que não tinham muito apoio financeiro, foi o caso da Toda Racing, que teve que disputar um campeonato na classe “C” com os novos F312 e em classificações foi impossível superá-los, mas o Rafael conseguiu ótimos resultados com o equipamento que têm em mãos e agora busca patrocinadores para subir de categoria indo correr na “SF” em 2013 nova denominação da Fórmula Nippon.
ExcluirAbraços
Rógerio, nós agradecemos, sua votaçao ao Top Blog 2012. Passamos para a 2° fase e precisamos mais uma vez de sua contribuição. Visite nosso blog e dê aquela força, obrigado!
ResponderExcluirAtt.
Claudio Heliano
Ok já estarei votando e Boa Sorte!
Excluirbomk dia , meu nome é diego sou brasileiro e admirador da formula nipponica q infelizmente nao passa aqui no pais , por favor meu amigo existe um outro site q fala sobre formulas niponnica forte abraço!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá Diego, obrigado por sua visita, infelizmente não conheço outro site que fale sobre o automobilismo japonês em português, pois creio que não existe, eu resolvi escrever em português por este motivo e desde de 2007 tenho falado das categorias daqui.
ExcluirCaso queria saber mais sobre os campeonatos daqui, é só pesquisar sobre o assunto no final da página deste blog!
Abraços e desculpe o atraso na resposta, volte sempre!