Carioca
conquista dois títulos inéditos para o Brasil no automobilismo
internacional. Sem sentir a pressão, piloto realizou uma das provas
mais espetaculares da temporada 2012.
Em prova
de recuperação e com direito a muitas ultrapassagens, Nicolas Costa
entrou para a história do automobilismo brasileiro. Na prova de
encerramento da temporada 2012 da Fórmula Abarth, o carioca terminou
na segunda colocação e garantiu dois títulos inéditos para o país
no automobilismo internacional: o Europeu e o Italiano da categoria.
O piloto de apenas 20 anos demonstrou muita maturidade para reverter
uma situação bastante delicada na corrida: saiu do fundo do pelotão
para a segunda posição. O italiano Antonio Giovinazzi, da equipe
BVM, levou a última vitória.
A prova
foi cheia de emoções e alternativas. Nicolas largou da quarta
posição, mas logo partiu para cima e ganhou duas posições -
inclusive a de Ghiotto, seu adversário direto na luta pelo título.
Porém, com a entrada do Safety Car devido a um acidente no início
da prova, o piloto se manteve no pelotão, mas saiu da pista na
última curva e caiu para a 12ª posição depois que o carro de
segurança retornou aos boxes. Em prova agressiva, Nicolas não
sentiu a pressão, imprimiu um ritmo forte durante todas as voltas,
ultrapassou um a um e encostou nos líderes.
O piloto
registrou a volta mais rápida e concluiu a prova na terceira
posição, mas com a punição dada a Luca Ghiotto, herdou o segundo
posto. Com o resultado, Nicolas encerrou a temporada do Europeu com
266 pontos, contra 246 do italiano. Bruno Bonifácio finalizou em
terceiro lugar, com 219. No Italiano, marcou 195 pontos, contra 176
de Ghiotto. Para 2013, Nicolas Costa estuda algumas possibilidades no
automobilismo europeu. O piloto planeja pular para uma categoria com
carros mais potentes: a GP3 ou Auto GP. No entanto, o carioca não
descarta participar de outros campeonatos.
Caminhada
rumo ao título
Nicolas
conquista o título em sua segunda temporada na F-Abarth Europeia.
Campeão da Fórmula Future em 2010, o carioca foi premiado com uma
temporada na categoria europeia no ano seguinte. Sem conhecer as
pistas e o modus operandi da Abarth, Nicolas realizou um campeonato
de aprendizado e terminou em uma boa quinta colocação no Italiano e
em nono no Europeu. Para este ano, o piloto fechou contrato com a
equipe Euronova Racing e, mais experiente, passou a ser um dos
favoritos ao título do campeonato.
Na
primeira etapa, em Valência, venceu de cara uma prova da rodada
tripla. A corrida também demonstrou que o italiano Luca Ghiotto,
vencedor das outras duas, seria um dos principais rivais na disputa
pelo título. Na segunda etapa, no circuito de Hungaroring, na
Hungria, o piloto conquistou mais uma vitória, além de registrar
sua primeira pole e duas voltas mais rápidas. Na pista de Mugello,
Itália, em prova válida pela terceira etapa, Nicolas enfrentou
problemas e não venceu. Porém, em Misano, o carioca deu a volta por
cima e conseguiu duas vitórias e uma volta mais rápida.
Nas duas
etapas seguintes, no Red Bull Ring, Áustria, e em Ímola, Itália,
Nicolas enfrentou mais problemas e ficou de fora da briga pela
vitória. No entanto, em Vallelunga, o piloto deu um show. Marcou
duas poles, fez as três voltas mais rápidas e venceu duas provas,
tornando-se o piloto com melhor desempenho em um final de semana da
história da F-Abarth. Na prova de Monza, Nicolas não venceu, mas a
combinação de resultados, além de um importante segundo lugar na
última corrida, garantiu o título para o brasileiro.
O saldo
de Nicolas Costa para a temporada 2012 foi mais do que positivo: seis
vitórias, 15 pódios, três poles e nove voltas mais rápidas, além
do título Europeu e Italiano da Fórmula Abarth.
Título
internacional
“Não
tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo neste momento. É
um sonho que se tornou realidade. Desde pequeno, sempre tive o desejo
de participar de um campeonato europeu. Não só atingi esse objetivo
como conquistei dois títulos de uma só vez: o Europeu e o Italiano.
São conquistas inéditas para o automobilismo brasileiro. Sabemos da
importância que dois títulos dessa magnitude têm para a carreira
de qualquer piloto. Acho que vão abrir algumas portas em categorias
maiores. Ainda não caiu a ficha. Vou comemorar e depois trabalhar na
sequência da minha carreira”.
Futuro
“Tudo
vai depender do planejamento para 2013. O automobilismo é um esporte
que envolve cifras grandes, mas tenho alguns apoios e espero fechar o
orçamento em alguma categoria maior. Estou de olho na GP3 ou Auto
GP, mas não descarto disputar outras categorias internacionais.
Nesses dois últimos anos, conheci o método de trabalho do europeu e
alguns circuitos do calendário. É uma experiência que vai ser
importantíssima para meu futuro no automobilismo”.
Classificação
da terceira etapa em Monza:
1 -
Antonio Giovinazzi (ITA) 16 voltas - 32:48s166
2 -
Nicolas Costa (BRA) a 2s157
3 -
Santiago Urrutia (URU) a 9s661
4 - Samin
Gomez (VEN) a 11s317
5 -
Michele Beretta (ITA) a 12s776
6 -
Antonio Furlan (BRA) a 16s832
7 - Sean
Gelael (IDN) a 22s981
8 -
Francisco Javier Amado (VEN) a 30s496
9 - Kevin
Joerg (SUI) a 48s346
10 Juan
Branger (VEM) a 52s240
Classificação
do campeonato Europeu:
1 -
Nicolas Costa (BRA) - 266 pontos
2 - Luca
Ghiotto (ITA) - 246 pontos
3 - Bruno
Bonifácio (BRA) - 219 pontos
4 -
Santiago Urrutia (URU) - 205 pontos
5 -
Emanuele Zonzini (ITA) - 200 pontos
6 - Kevin
Joerg (SUI) - 176 pontos
7 - Samin
Gomez (VEN) - 121 pontos
8 -
Gregor Ramsay (ING) - 96 pontos
9 -
Giorgio Roda (ITA) - 72 pontos
10
Antonio Giovinazzi (ITA) - 51 pontos
Classificação
do campeonato Italiano:
1 -
Nicolas Costa (BRA) - 195 pontos
2 - Luca
Ghiotto (ITA) - 176 pontos
3 -
Emanuele zonzini (ITA) - 160 pontos
4 - Bruno
Bonifácio (BRA) - 157 pontos
5 -
Santiago Urrutia (URU) - 156 pontos
6 - Kevin
Joerg (SUI) - 122 pontos
7 - Samin
Gomez (VEN) - 86 pontos
8 -
Gregor Ramsay (ING) - 71 pontos
9 -
Antonio Giovinazzi (ITA) - 51 pontos
10
Giorgio Roda (ITA) - 46 pontos
Fonte Eversports - Fotos Photo 4
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