Augusto Farfus Jr marcou seu nome na história do DTM, o Campeonato Alemão
de Turismo, ao conquistar a primeira vitória de um brasileiro na
categoria durante a nona etapa da competição, neste domingo (30),
em Valência, na Espanha. Largando da pole position, o curitibano da
BMW imprimiu um ritmo forte, liderou praticamente toda a corrida,
perdendo momentaneamente o primeiro lugar apenas durante uma das duas
paradas obrigatórias nos boxes, cruzando a linha de chegada com uma
vantagem de 8s406 para o francês Adrien Tambay, da Audi.
Augusto
foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do modelo M3
DTM, em um processo que levou cerca de um ano para ser concluído. Em
sua temporada de estreia no DTM e no ano de retorno da BMW após 20
anos longe da categoria, o piloto do Team RBM tem conseguido
resultados expressivos.
Ainda na
etapa de Valência, Farfus fez o melhor tempo na sessão
classificatória para largar na pole position. Na segunda rodada, em
Lausitzring, na Alemanha, o brasileiro subiu ao pódio na terceira
colocação. Na classificação geral do campeonato, faltando uma
corrida para o fim, Augusto ocupa a oitava posição com 54 pontos,
sendo o melhor estreante no ano.
A próxima
e última etapa será realizada no dia 21 de outubro em Hockenheim,
na Alemanha, mesmo local onde aconteceu a etapa de abertura da
temporada.
Vitória
histórica
“Foi
uma vitória merecida e não por sorte. Trabalhamos muito para isso e
o resultado foi mais do que fantástico. Fico muito feliz também por
ser a primeira vitória brasileira no DTM, sei que com isso estou
escrevendo um pedacinho da história da categoria. Além disso, fui o
melhor rookie da temporada, o que era um de nossos objetivos. Para a
BMW e o Team RBM foi a confirmação de que somos um conjunto
competitivo, que pode brigar pelas primeiras posições. Estamos
satisfeitos por converter nosso potencial em resultados efetivos”.
Corrida
“A boa
largada e o primeiro trecho da prova foram decisivos para o resultado
final. Estávamos com um ritmo extremamente forte e o carro se
comportou muito bem. A BMW também conseguiu simular corretamente o
desgaste dos pneus, apesar de a pista ter sido recapeada
recentemente, pudemos adotar a estratégia adequada para garantir a
vitória com uma boa vantagem”.
Confira o
resultado da corrida em Valência:
1 -
Augusto Farfus (RBM BMW) 46 voltas
2 -
Adrien Tambay (Abt Audi) a 8s406
3 -
Mattias Ekstrom (Abt Audi) a 8s967
4 -
Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) a 23s067
5 - Mike
Rockenfeller (Phoenix Audi) a 28s066
6 - Bruno
Spengler (Schnitzer BMW) a 39s831
7 - Rahel
Frey (Abt Audi) a 48s318
8 - Andy
Priaulx (RBM BMW) a 49s562
9 - Dirk
Werner (Schnitzer BMW) a 58s327
10 Jamie
Green (HWA Mercedes) a 1:10s596
11 David
Coulthard (Mucke Mercedes) a 1:12s228
12
Christian Vietoris (HWA Mercedes) a 1:20s388
13 Susie
Wolff (Persson Mercedes) a 1 volta
14 Ralf
Schumacher (HWA Mercedes) a 1 volta
15 Joey
Hand (RMG BMW) a 4 voltas
16
Edoardo Mortara (Rosberg Audi) a 8 voltas
Melhor
volta: Bruno Spengler (Schnitzer BMW) 1:27s116, na volta 32.
Fotos BMW
- Fonte Eversports
Nenhum comentário:
Postar um comentário