O australiano Mark Webber venceu o GP de Mônaco disputado neste domingo, largando na pole o piloto da RBR soube administrar a prova e conquistar sua segunda vitória nas ruas do principado. Em uma temporada marcada pelo equilíbrio entres as equipes, o triunfo de Webber entra para a história da F1, pois seis pilotos diferentes venceram as seis primeiras corridas do campeonato. A prova em si não teve muitas disputas por posições, na verdade ultrapassar no circuito de Monte Carlo é tarefa complicada, os que tentaram arriscar acabaram batendo ou perdendo o ponto de freada.
A corrida teve uma largada agitada com mais um erro do francês Romain Grosjean, da Lotus, que ao tentar ganhar posições acabou batendo e levando consigo outros pilotos, foi o caso do japonês Kamui Kobayashi que tocou na roda do carro da Lotus e “decolou” com sua Sauber, sem chances de continuar abandonou a corrida. O venezuelano Pastor Maldonado que largou em último com a Williams, não conseguiu desviar da confusão e acabou acertando a traseira da HRT de Pedro de la Rosa, os quatro pilotos abandonaram a prova.
O safety car precisou entrar na pista e ficou por 4 voltas, a relargada foi sem acidentes e a partir deste momento a corrida foi aquela fila indiana de sempre, as mudanças de posições ocorreram apenas durante os pits stops. Nas últimas voltas a ameaça da chuva colocou os seis primeiros pilotos bem próximos mas sem chances de ultrapassagens, como não caiu a esperada chuva, Webber cruzou a linha em primeiro, seguido pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes e do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.
Sebastian Vettel, o único entre os primeiros colocados á largar com pneus macios, fez uma estratégia de ficar mais tempo na pista e com isso acabou terminando a prova em uma ótima quarta colocação, pois largou em nono e escapou por pouco da confusão de Grosjean. Lewis Hamilton, um dos favoritos à vitória chegou em quinto, o piloto inglês vinha em terceiro mas acabou perdendo a posição nos boxes para Alonso, o espanhol com o resultado da corrida assumiu a liderança isolada da competição com 76 pontos e para Vettel que divide a vice-liderança com o companheiro de equipe Webber, ambos com 73.
Felipe Massa felizmente fez uma ótima prova e manteve um ritmo forte durante as 78 voltas, chegou em sexto em sua melhor atuação este ano, espera-se que o piloto brasileiro a partir das próximas etapas possa espantar de vez por todas a “maré de azar” que lhe persegue. A Force Índia, teve novamente um bom desempenho e colocou seus dois pilotos na zona de pontuação, o escocês Paul di Resta, foi o 7º e o alemão Nico Hulkenber o 8º. Kimi Raikkonen, que teve problemas em todo final de semana com o carro da Lotus, terminou a prova em 9º e o brasileiro Bruno Senna, completou o top 10 com a Williams.
Michael Schumacher, que fez a “pole” mas largou em sexto por causa da punição, não teve um bom ritmo de corrida e abandonou com problemas na suspensão de sua Mercedes. Os pilotos voltam à pista dentro de duas semanas para o GP do Canadá, que será realizado no dia 10 de junho no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Será que teremos a quebra deste recorde de 6 vencedores na corrida do Canadá ?
Segue o resultado final do GP de Mônaco :
1 - Mark Webber (RBR) 78 voltas
2 - Nico Rosberg (Mercedes) a 0s643
3 - Fernando Alonso (Ferrari) a 0s947
4 - Sebastian Vettel (RBR) a 1s343
5 - Lewis Hamilton (McLaren) a 4s101
6 - Felipe Massa (Ferrari) a 6s195
7 - Paul di Resta (Force Índia) a 41s537
8 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 42s562
9 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 44s036
10 Bruno Senna (Williams) a 44s516
11 Sergio Perez (Sauber) a 1 volta
12 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 1 volta
13 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
14 Timo Glock (Marussia) a 1 volta
15 Narain Karthikeyan (HRT) a 2 voltas
Fotos Sutton e Getty Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário