sábado, 19 de maio de 2012

Fórmula Nippon, equipe Nakajima Racing.


A equipe Nakajima Racing está na categoria desde sua fundação em 1989, o dono e fundador é o ex-piloto de F1 Satoru Nakajima, que tem uma parceria com a Honda, tanto na Fórmula Nippon quanto na Super GT. O time é um dos mais vitoriosos da categoria tendo conquistado 4 títulos, o primeiro foi em 1999 com o piloto holandês Tom Romeo Coronel, 2000 com o japonês Toronosuke Takagi, quando a equipe ainda se chamava PIAA Nakajima, 2002 com o irlandês Ralph Firman e em 2009 com o francês Loic Duval.

Na última edição do campeonato da F3000 japonesa em 1995, a equipe também foi campeã com o piloto japonês Toshio Suzuki. Dos pilotos que correm na Fórmula Nippon em 2012 e que foram campeões, três deles passaram pela Nakajima Racing, são eles : o japonês Tsugio Matsuda, bicampeão, que hoje corre no Team Impul, o atual campeão, o alemão Andre Lotterer, hoje correndo pela Petronas Tom's e o francês Loic Duval, agora no Team Kygnus Sunoco.


A equipe conta atualmente com o piloto japonês Takashi Kogure, que está no time desde de 2003, ele disputou 82 provas, venceu 7, conquistou 15 poles e já foi campeão na categoria Super GT em 2010 pela equipe Weider Honda com o parceiro Loic Duval. Após ter sido campeão da F3 Japan em 2002, com um retrospecto fantástico, vencendo 11 das 20 provas disputadas, o piloto vêm buscando o título na Nippon, em 2007 foi por pouco, chegou na última etapa em Suzuka com grandes chances, venceu a corrida e comemorava o título quando a organização do campeonato constatou que seu carro tinha irregularidades no assoalho, ele foi desclassificado e o título ficou com o compatriota Tsugio Matsuda.


Kogure é um piloto muito rápido, porém em 2012 tem encontrado dificuldades para voltar a brigar pelas vitórias, ele tem uma grande legião de fãs que acompanham em todas as etapas do campeonato e sem dúvidas é um dos pilotos mais carismáticos do grid. Sempre que preciso de alguma informação é com ele que posso contar. Este ano ele foi décimo quinto na prova em Suzuka e abandonou a corrida em Motegi na quarta volta.


O outro piloto da equipe é o filho mais novo de Satoru Nakajima, o jovem Daisuke Nakajima, que estreou em 2011 e até agora não conseguiu bons resultados, disputou 9 provas e conquistou apenas 2 pontos. Em 2012 chegou na 16ª colocação na etapa de abertura em Suzuka e viu seu irmão Kazuki Nakajima, vencer pela equipe Petronas Tom's, já em Motegi foi apenas o décimo colocado. 


Além das cobranças por parte da imprensa, o garoto leva muita pressão por carregar um sobrenome de peso e ter seu irmão mais velho liderando o campeonato, espera-se que Daisuke possa encontrar o caminho das vitórias na equipe de seu pai. Conversei um pouco com ele na etapa de Suzuka, muito tímido o piloto disse que esta mais experiente em seu segundo ano e espera por boas atuações. 

                             Daisuke Nakajima e eu no padock

Nenhum comentário:

Postar um comentário