Parece brincadeira, mais aquele piloto aguerrido que quase conquistou o mundial de F1 em 2008 aparentemente não existe mais. Felipe Massa passa pelo pior momento de sua carreira na principal categoria do automobilismo mundial, após o grave acidente de 2009 nos treinos para o GP da Hungria e a longa recuperação, o piloto brasileiro da Ferrari continua enfrentando dificuldades para se adaptar aos pneus e as novas regras da F1.
Em 2012 a situação piorou, Massa sequer consegue se classificar entre os dez melhores tempos do (Q3) ou terminar as corridas na zona de pontuação, por outro lado o companheiro de equipe Fernando Alonso, chegou em quinto no GP da Austrália e venceu o caótico GP da Malásia. Além disso a pressão pra cima do brasileiro cresce a cada dia, os “rumores” de uma possível demissão antes do final de seu contrato com a Ferrari continua e a 2ª colocação na última prova do mexicano Sergio Perez, da Sauber, colocou mais lenha nesta fogueira.
Na verdade vários sites, jornais e revistas especializados em F1 deram como certa a demissão de Felipe Massa pela Ferrari ainda este ano, porém a equipe vem desmentindo todos os boatos até agora, mas caso o brasileiro não consiga repetir boas atuações nas próximas provas dificilmente terá seu contrato renovado. Mas porque Felipe Massa está nesta fase? Em 2008 ele precisava vencer o GP do Brasil e torcer para um tropeço de Lewis Hamilton, o piloto da Ferrari fez sua parte ao vencer em casa, entretanto na última curva de Interlagos o inglês conseguiu uma ultrapassagem que lhe garantiu o título.
Em 2009 veio o grave acidente que quase lhe tirou a vida, o piloto ficou fora do restante da temporada e voltou em 2010 disposto a recuperar o tempo perdido, só que entrou em uma “maré de azar” que dá medo! Vários fatores podem ter influenciado Massa nesta fase, alguns dizem que o piloto nunca mais irá voltar a sua melhor fase na carreira, outros críticos apontam como o espanhol Fernando Alonso o principal problema de Massa dentro da Ferrari.
Fica complicado analisar quem está com a razão, todos que acompanham de perto à F1 sabem que o time de Maranello sempre deu a preferência para um piloto e o outro passaria a trabalhar para a equipe. Aconteceu com o brasileiro Rubens Barrichello, nos tempos do heptacampeão Michael Schumacher e a história volta a se repetir. Em 2010 Massa sofreu com o episódio do GP da Alemanha, onde foi orientado a dar passagem para Alonso e desde então nunca mais Massa foi o mesmo.
Analisando os resultados do piloto após o acidente, fico cada vez mais com a certeza de que Massa chegou ao fim do poço. Foram 39 corridas, apenas 5 pódios e em 2011 ele não conseguiu nenhum resultado expressivo. O piloto não vence desde o GP do Brasil de 2008 e de lá para cá foram 49 corridas, a situação é critica e somente com o apoio da Ferrari o piloto brasileiro poderá sair desta fase, o contrato dele termina em dezembro e como disse o presidente da Ferrari, Luca de Montezemolo “Massa tem que fazer algo grande, depois de uma temporada não tão positiva”.
Não sou um dos críticos do piloto, pois espero que ele consiga sair desta o quanto antes, porém venho analisando as corridas e os números e quanto a isto não me resta dúvidas, Massa não vai bem. O piloto seguiu após o GP da Malásia para a fábrica da escuderia em Maranello para trabalhar com seus engenheiros na busca por soluções. Será que ele dará a volta por cima? Resta torcer como todo brasileiro fã de Fórmula 1 para a chegada deste dia, que espero seja logo...
Fotos Sutton e Getty Imagens
Acredito que o engenheiro e os mecânicos tem grande parcela de responsabilidade nos resultados também.
ResponderExcluirPode até ser Dino, talvez o lance da Alemanha tenha afetado ainda mais esta onda de maus resultados.
ExcluirOutra coisa é os pneus Pirelli, tanto ele quanto Michael Schumacher não se adaptaram aos compostos que tem um desgaste excessivo.
Tudo bom Rogério,
ResponderExcluirO som do motor V12 da Ferrari 412T1 é o mais lindo que eu já ouvi na minha vida.
Sou fanzaço do ex-piloto da Ferrari Gilles Villeneuve.
...porem, nunca curti a equipe da Ferrari...não é antipatia, simplesmente não consigo torcer por ela e ela contribui para isso.
Costumeiramente essa equipe toma atitudes que fazem os fãs do automobilismo, no mínimo, franzirem a testa.
Claro que eles não são os únicos que agem assim e essa equipe tambem possue muitas atitudes louváveis em sua história.
O Felipe Massa é piloto Ferrari desde que entrou na Formula 1. Foi lapidado por ela e teve todas as oportunidades como piloto de F1 por ela, inclusive no periodo em que correu pela Sauber.
A Ferrari foi digna com ele quando do terrível acidente e o apoia até agora.
...porem, aquele radio no GP da Alemanha em 2010, quando o Massa liderava a prova e "comemorava" 1 ano após o acidente, não foi apenas uma ducha fria, mas um verdadeiro exemplo de falta de bom senso da equipe. Uma patacoada que contribuiu na ampliação da fase decadente em que ele vive nesse momento.
Convenhamos que o Fernando Alonso é o melhor piloto da atualidade, talvez um fora de série e está difícil do Massa bate-lo, mas alguem que conquistou um vice-campeonato, 11 vitórias, 33 pódios, 15 poles e 14 voltas mais rápidas na F1, não deve ser execrado pela mídia e público como está acontecendo...
...a combinação do acidente, nascimento do primeiro filho e um companheiro de equipe mais veloz, pode ter criado uma barreira natural, por mais que o próprio não aceite.
Felipe Massa é um ótimo piloto, torço para que ele reencontre o ritimo e volte a competir em alto nível como sempre aconteceu em sua carreira.
Abração Rogério!!!
Obrigado por sua análise grande amigo Mineki, pois bem concordo com você quando diz que um piloto igual ao Massa com todo este currículo não deveria ser execrado pela mídia, mas em se tratando da Ferrari não é fácil...
ExcluirMesmo não tendo um excelente carro Massa poderia estar mais próximo de seus concorrentes, não dá para imaginar o que passa na cabeça dele nestes últimos tempos, só que caso ele não saia desta sinuca de bico, infelizmente ele estará fora da equipe no final deste ano...
Vamos torcer para ele reencontrar seu alto nível na F1 !