No último final de semana dias 3 e 4 de março, o circuito de Suzuka que está localizado na província de Mie-ken, deu início as comemorações dos 50 anos de sua inauguração. A pista da montadora japonesa Honda é a única em formato de um 8, onde os carros passam por um túnel. O circuito continuará fazendo parte do calendário do mundial de Fórmula 1 pelo menos até 2013.
Até o final deste ano serão realizados vários eventos em comemoração ao cinqüentenário de Suzuka. A organização do Mobilityland promoveu um encontro histórico na pista neste último final de semana, de um lado o japonês Satoru Nakajima pilotando uma Lotus 100T de 1988 e do outro lado o compatriota Kazuyoshi Hoshino, pilotando uma Williams FW11B de 1987, o veterano ex-piloto foi considerado “o homem mais rápido do Japão” durante sua carreira profissional.
Ao assistir a transmissão ao vivo pela internet deste encontro de gerações fiquei emocionado ao ver os veteranos pilotos participando de uma corrida de demonstração onde Nakajima e Hoshino levaram o público ao delírio e nos boxes de Suzuka seus filhos Daisuke Nakajima e Kazuki Hoshino, hoje pilotos da Fórmula Nippon e Super GT comentando sobre o desempenho de seus pais. O quarteto também participou de um talk-show.
Satoru Nakajima, talvez seja fora do Japão um piloto mais conhecido pois correu na F1 ao lado dos brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna. Quando estreou na F1 ele foi o pioneiro nas filmagens on-board. Naquela época não havia transmissões com imagens de dentro dos carros e a inovação do japonês faz sucesso até hoje. Nakajima, que entrou na F1 com o apoio da Honda mantém até hoje em suas equipes na Fórmula Nippon e Super GT carros em parceria com a montadora.
Já o compatriota Kazuyoshi Hoshino é muito carismático com os fãs, hoje ele é dono dos times Calsonic Impul na Super GT e da Mobil 1 Impul, equipes que tem o brasileiro João Paulo de Oliveira como principal piloto. Hoshino foi campeão da Fórmula 2000 Japan em 1975 e 1977, Fórmula 3000 em 1987,1990 e 1993, além de ser campeão da Japan Touring Car Championship em 1990. Ele ainda participou de duas corridas da F1 nos GPs do Japão de 1976 e 1977 pelas equipes Tyrell e Kojima Heros Racing respectivamente.
Interessante destacar que os dois ex-pilotos são figuras carimbadas do automobilismo japonês e estão sempre se encontrando nos finais de semana das competições, os fãs destes dois grandes pilotos fazem fila para conseguir um autógrafo e pousar para uma foto.
O encontro de gerações não foi o único ponto alto das comemorações, os ex-pilotos da F1 Takuma Sato, pilotou uma McLaren MP4/5 de 1989, Aguri Suzuki, uma Larrousse de 1990 e o francês Jean Alesi uma Lotus 101T de 1989 e no domingo debaixo de muita chuva emocionou o público. O evento contou com corridas de moto, Fórmula Nippon, Super GT e apresentações de drift. No domingo por causa da chuva nem todos os carros antigos de F1 participaram das apresentações, porém uma Ferrari F2003 deu um show na pista molhada de Suzuka.
Fotos Hideki Saito e Mobilityland Suzuka divulgação.
Tudo bom Rogério!!!
ResponderExcluirParabens pela coluna!!!
Gostaria muuuito de ter ido nesse evento.
O desafiador circuito de Suzuka figura entre os prediletos dos pilotos no mundo todo e certamente o traçado separa "os meninos dos homens".
Apesar das chacotas pejorativas aos pilotos japoneses provindas de alguns "experts" em automobilismo :
O Ícone Kazuyoshi Hoshino foi Campeão da Formula 3.000 pela ultima vez em 1993 aos 46 anos de idade, competindo contra Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen, Mika Salo, Ross Cheever, Paulo Carcasci, os falecidos Jeff Krosnoff e Roland Ratzenberger, entre outras carnes de pescoço. Foi Campeão de quase tudo que pilotou e fez duas corridas de F1 em 1976 com uma Tyrrel e 1977 com um Kojima.
Uma honra para o João Paulo de Oliveira ser comandado pelo Hoshino.
Satoru Nakajima após ser Pentaçampeão da F2 japonesa, estreou na F1 aos 34 anos tendo simplesmente Ayrton Senna como companheiro. Pontuou logo em sua segunda corrida, onde chegou em 6º no GP de San Marino.
Aguri Suzuki foi o primeiro asiatico a conquistar um pódio na F1, ao chegar em 3º na histórica prova com Nelson Piquet em 1º e Roberto Pupo Moreno em 2º, em Suzuka.
Takuma Sato foi o primeiro asiatico a sagrar-se Campeão da prestigiada F3 Inglesa, o segundo a subir no pódio da F1 e teve o PRIVILÉGIO de pilotar a McLaren MP4/5 nesse evento.
Kamui Kobayashi já é chamado carinhosamente por Mito. Já deu uns dribles memoráveis no Button, Alonso, Rubinho entre outros, e ainda tem muita lenha pra queimar.
Os "experts" em automobilismo costumam salientar os acidentes e erros qual os pilotos japoneses se envolveram em detrimento dos resultados, mas quem nunca errou ? Talvez seja o caso de olhar para o próprio umbigo...
O Japão possui um dos mais organizados e competitivo automobilismo do mundo e se alguem ainda tem duvida, basta ir assistir a qualquer prova do Super GT ou Formula Nippon... todos uns foguetes!!!
Abração Rogério!!!
Meu amigo Edison Mineki é sempre um prazer ter um comentário seu aqui no blog, ainda mais de uma pessoa que entende tanto do automobilismo como você.
ExcluirComo bem disse os "experts" sempre pegam no pé dos pilotos daqui e siquer sabem o que eles fizeram pelo automobilismo nacional.
Seu comentário só reforça o que eu digo sobre a galera daqui,os eventos sempre são muito bem organizados e com a casa lotada.
Há poucos dias conversei pelo twitter com Kobayashi e depois ele me respondeu um e-mail falando sobre a pré-temporada e, disse que o C31 é um carro promissor e lutará para conseguir pontuar mais vezes.
Lembrando que o "mito" chegou à F1 sem levar dinheiro e permanece até hoje...
Abração
Rogério,
ExcluirObrigado pelas palavras.
Bem lembrado, o Mito Kamui recebe para pilotar, aliás a equipe adora ele e eu sou mais um fã!!!
Parabens pelas escritas e estarei sempre acompanhando.
Abração!!!