Após
quatro semanas de pausa, os pilotos e equipes do DTM, o Campeonato
Alemão de Turismo, voltam a se reunir para a disputa da quarta etapa
da temporada 2014. Norisring, um dos mais tradicionais circuitos do
automobilismo alemão, recebe a categoria neste fim de semana (27 a
29 de junho). O traçado localizado nas ruas de Nuremberg sempre
conta com público maciço e atmosfera incrível, e não deve ser
diferente nos próximos dias. Para Augusto Farfus, trata-se de uma
grande oportunidade para somar pontos importantes e buscar a
recuperação no campeonato.
Com 2.300
metros de extensão, Norisring é o circuito mais curto do
calendário. A pista compreende duas grandes retas e, nos seus
extremos, dois hairpins (curvas com ângulos bem fechados), além das
ondulações no asfalto, típicas de um circuito de rua. Desta forma,
o grande desafio é encontrar o acerto ideal que funcione bem tanto
nos trechos mais rápidos quanto na frenagem nas curvas. Além disso,
a estratégia será de grande importância, já que a corrida será
longa, com 83 voltas. Outro fator que também pode ser decisivo é o
clima, já que a previsão para domingo, dia da prova, é de 80% de
possibilidade de chuva em Nuremberg.
Nono
colocado no campeonato, com 14 pontos, o piloto brasileiro terá a
chance de dar a volta por cima em Norisring depois de um começo de
temporada complicado. Oitavo lugar na etapa de abertura, em
Hockenheim, e quinto no circuito de Oschersleben, Augusto teve seu
melhor desempenho em treinos classificatórios em Hungaroring, mas
não deu sorte na corrida e sofreu com problemas no sistema de
freios, tendo de abandonar a disputa. Entretanto, Farfus destacou seu
otimismo para a quarta prova do campeonato e acredita no potencial da
BMW.
A grande
novidade do fim de semana compreende uma alteração no formato dos
treinos livres. A partir desta etapa, serão duas sessões de uma
hora cada, enquanto até Hungaroring era realizada apenas uma sessão,
de noventa minutos. Farfus aprovou a mudança e entende que haverá
mais tempo para que equipe e pilotos, entre uma sessão e outra,
estudem melhor o acerto do carro e as mudanças a serem tomadas.
O
cronograma da etapa de Norisring começa na sexta-feira com a
execução de um shakedown, no fim da tarde. No sábado, serão dois
treinos livres no período da manhã e, na parte da tarde, a sessão
classificatória. No domingo acontece a corrida, com largada prevista
para 20:30 (horário do Japão).
Augusto
Farfus:
“Estou
muito feliz por voltar a correr em Norisring, um circuito muito
tradicional que reúne atmosfera incrível e um grande público. No
papel, parece um circuito fácil pelas suas características, mas é
muito exigente e extremamente difícil para encontrar um equilíbrio
entre a parte rápida e os trechos mais lentos. Durante essas quatro
semanas de intervalo, tivemos uma boa visão de como foi a temporada
até agora para nós, então acredito que vamos chegar muito mais
preparados neste fim de semana e temos tudo para sairmos de lá com
um bom resultado. O novo formato dos treinos livres vai nos ajudar
porque teremos mais tempo, entre uma sessão e outra, de estudar
melhor o acerto do carro e a direção a ser tomada. Então estou
indo para Norisring bastante otimista e confiante no nosso
potencial”.
Fotos: BMW - divulgação - Fonte: Eversports
Nenhum comentário:
Postar um comentário