A Pirelli
anunciou nesta quarta-feira (23), os novos pneus para a temporada
2013 da F1, este ano os compostos serão cerca de 2 kgs mais pesados,
o macio sofrerá maior degradação, o que mudará a estratégia das
equipes novamente. Já o pneu duro, mudou as cores de identificação,
em 2013 será laranja, no ano passado era cinza e confundia muito com
os médios, de cor branca.
Os novos
pneus serão em média meio segundo mais rápido que a versão
anterior e a fabricante estuda a possibilidade de que cada composto
tenha a diferença de meio segundo entre eles. Ficou definido assim:
Laranja, duro - Vermelho, super macio - Amarelo, macios - Branco,
médios - Verde, intermediário e Azul, chuva forte.
Paul
Hembery confirmou a manutenção de Lucas di Grassi e Jaime Alguersuari como pilotos de testes da Pirelli, os “rumores” dos
últimos dias falavam que o piloto japonês Kamui Kobayashi, poderia
conseguir uma vaga na Pirelli, mas a notícia não foi confirmada.
Outra mudança significativa é que os pneus irão aquecer mais
rápido, uma boa notícia para Felipe Massa, que sofria muito com o
aquecimento dos pneus nas sessões de classificação.
De acordo
com os regulamentos estabelecidos pela FIA (Federação Internacional
de Automobilismo) a Pirelli vai fornecer dois tipos diferentes de
pneus projetados para dois tipos diferentes de uso. O primeiro tipo
de pneu foi concebido para superfícies secas, enquanto o segundo é
para superfícies molhadas.
Pneus
slick: Pneus para pista seca, conhecido como slicks, são
caracterizados por um padrão de banda de rodagem que é desprovido
de blocos ou canaletas. Eles vêm em quatro compostos: super macio,
macio, médio e duro. Os diferentes compostos significam que os pneus
podem ser adaptados a uma grande variedade de circuitos, de acordo
com o tipo de asfalto, isso permite que as equipes façam uso de
variadas estratégias.
Pneus de
chuva: Caracterizados por sulcos na banda de rodagem, são divididos
para dois tipos de uso: molhados e intermediários. Os pneus para uso
em pisos molhados podem ser facilmente reconhecidos pelos profundos
sulcos que drenam a água. Já os pneus intermediários possuem
canais menos profundos e são projetados para superfícies úmidas ou
ligeiramente molhadas, bem como em condições meteorológicas
incertas.
Foto Pirelli - divulgação
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