Desde a
sua fundação em 2003, a Fórmula 3 Euro Series representou um salto
para a Fórmula 1 para vários jovens talentos, como pilotos de testes
ou titulares. Entre eles, destaque para o alemão Sebastian Vettel e o inglês Lewis Hamilton, ambos
campeões mundiais da categoria e dois dos principais pilotos da F1
atual. Em 2012, o título ficou com o piloto espanhol Daniel Juncadella.
Enquanto
isso, outros 11 dos melhores candidatos da Euro Series conseguiram
garantir um cockpit no mais popular campeonato de carros de turismo
do mundo, o DTM. Lá, os ex-pilotos da Euro Series, como o atual
campeão Bruno Spengler e Gary Paffett, demonstraram que a F3 também
representa uma preparação perfeita para uma carreira de pilotos de
carros de turismo.
Com nove
fins de semana de corrida com 27 provas, a temporada passada
representou a base perfeita para uma ampla cobertura Euro Series
pelas mídias. Especialmente quando se trata da cobertura de TV
internacional, onde a competição tornou-se um produto de sucesso.
Em 2012, o Euro Series alcançou um tempo total de transmissão de
1.230 horas e um público total de 72,2 milhões de telespectadores,
em 194 países. Segundo a organização, foram produzidos 4.372
programas falando sobre a categoria.
Só na
Alemanha, o parceiro de mídia n-tv e Sport 1 alcançou uma audiência
média de 2,09 milhões de espectadores por fim de semana de corrida.
O n-tv que faz a cobertura ao vivo das corridas, no primeiro e
terceiro fim de semana foi visto por uma média de 131.250
espectadores. A estação de TV alemã cobriu todo fim de semana de
corrida por uma média de 2,25 horas.
Já na mídia
impressa europeia, a F3 Euro Series também provou ser extremamente
popular, foram 1.219 artigos, com um total de tiragem de 136 milhões.
Com 15 pilotos de oito países, a categoria conta com o prestigio dos
principais veículos de comunicação do mercado europeu, tento como
líder a Alemanha e em seguida a Espanha. Só o site oficial - www.f3euroseries.com - conseguiu uma média de 391.324 page views por
mês, desde a temporada passada.
Durante
os finais de semana de provas, o público médio ficou em cerca de
78.813 visitantes, nos sete países europeus que fazem parte do
calendário da Fórmula 3 Euro Series. Com todos estes números a
categoria representa para jovens pilotos de todo o mundo, um passo
importante para uma carreira no automobilismo internacional. Talvez essa fórmula de sucesso seja a ideal para atingir mais fãs, situação bem diferente que a vista pela F1. Mudanças precisam ser feitas, pois a cada ano o número de fãs que acompanham a categoria top do automobilismo mundial diminui.
Foto Euro Series - divulgação
Você vai falar sobre a Euro Series aqui também, no próximo ano?
ResponderExcluirJoão Luiz / Macau
Bom João Luiz, creio que sim, recebi da organização da Euro Series os press release para divulgar a categoria aqui no blog, pois como faço a cobertura da F3 Japan, acho devem ter visto ao “interessante” aqui rs
Excluir