Começando
o inverno por aqui e o tema da matéria é bem interessante e
importante para quem vai viajar neste feriadão que se aproxima. Pois
bem, este post foi feito pelo Blog da Suriemu e tem dicas que são
essenciais para evitar acidente. Eu mesmo já dirigi sem estar com os
pneus para pista congelada e sem correntes, por sorte nada aconteceu,
mas é bom o motorista seguir as orientações.
Em boa
parte das estradas do Japão há fiscalização em dias de neve e as
autoridades fazem blitz parando todos os carros, quem não obedece as
normas de segurança é multado e ainda terá que sair da
auto-estrada. Com a autorização do Blog da Suriemu, parceiros de
longa data, estou repostando aqui a matéria que foi publicada no dia
19 de novembro. Confira as dicas!
Dirigir
na neve exige cuidados especiais com o veículo e uma atenção
redobrada do motorista. A pista fica muito escorregadia e as chances
de se envolver em um acidente aumentam. Saiba como dirigir com mais
segurança. Os cuidados começam com a manutenção preventiva do
veículo. Bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e
lanternas precisam estar em dia. O sistema de ignição também tem
que estar em ordem. É preciso verificar constantemente a calibragem
dos pneus.
No
inverno japonês encontramos regiões que nevam bastante, cujos
moradores já acostumados, adotam procedimentos de segurança no
trânsito como parte do cotidiano. Mas também temos outras regiões
que pouco nevam, ou nevam 3 a 4 vezes por ano. Aqui sim, os
moradores, não costumam usar pneu de neve studless e não estão
muito habituados com as regras de segurança para dirigir em pistas
congeladas e escorregadias. Abaixo listamos alguns itens importantes
para serem observados e cumpridos quando você estiver transitando em
estradas com neve, congeladas ou quando estiver indo a lazer para
pistas de esqui e montanhas.
Cuidados
na estrada e cuidados do motorista:
Previsão
do Tempo - Antes de sair com o carro é importante se informar das
condições meteorológicas do local onde você se encontra e para
onde pretende ir, através dos noticiários da televisão, rádio ou
internet. Para caso de eventual acidentes, sempre informe familiares
ou conhecidos qual seu roteiro de viagem e em quanto tempo deverá
chegar ao destino final. Tenha sempre em mãos, o mapa do local onde
pretende ir e as alternativas de rotas, caso a pista esteja impedida
temporariamente.
Equipamentos
necessários e úteis - Para estar prevenido para eventuais acidentes
é importante ter no carro: correntes para pneus (se o veículo não
tiver pneus studless, apropriado para esse tipo de pista), corda ou
cabo de reboque, cabo para “chupeta” (em casos de bateria
arriada), pá, rodos para limpar vidros, produtos para descongelar
vidros, luvas de trabalho, botas de borracha, lanterna e pilhas,
cobertores, água, chocolate, guarda-chuva (quando não tiver outro
equipamento por perto, ajuda a limpar a neve).
Antes de
sair - Retire o excesso de gelo dos sapatos, para evitar escorregar.
Retire o gelo e a neve que estiverem cobrindo os vidros, o limpador
de para-brisas e os faróis traseiros e dianteiros. Tire a neve e o
gelo do teto para evitar que caiam no para-brisa de repente com o
carro em movimento, o que pode ser muito perigoso.
Mantenha
o tanque de gasolina pelo menos na metade. Use líquido para o
para-brisas com fluido anticongelante. Antes de ligar o motor, limpe o
excesso de neve que estiver no teto, capô e nos vidros do automóvel.
Ligue o ar condicionado e só saia com o carro após os vidros
estarem totalmente desembaçados. Na hora de sair com o carro, pise
no acelerador lentamente de acordo com as condições da rua, para
que os pneus não rodopiem. Se isso acontecer, o veículo pode se
mover para os lados e causar algum acidente. Use roupas confortáveis
que não atrapalhem seu movimento dentro do carro. Mas deixe o casaco
pesado à mão para usar assim que abrir a porta para deixar o
veículo.
Na pista
não corra - Reduza a velocidade, dirija com cuidado e acelere
devagar. Caso o carro passe por um trecho escorregadio que desliza,
há chances de perder o controle total do veículo se estiver em alta
velocidade e precisar frear de repente. O carro pode patinar com os
pneus dianteiros, traseiros ou os quatro pneus. Se isto acontecer,
mantenha a calma e procure observar o ponto para onde você quer ir.
Tire o pé do acelerador e esterça o volante levemente para aquela
direção.
Tenha
cuidado para não virar bruscamente o volante, o carro poderá
rodopiar na pista. Nunca freie bruscamente sobre uma estrada
congelada, pois perderá o controle da direção. Se o carro
escorregar no gelo, lembre-se de virar a direção no sentido
contrário ao que estiver escorregando. Evite frear bruscamente o
carro ou fazer manobras desnecessárias com o volante, por exemplo,
passar de uma pista para outra. Nas freadas, tente utilizar a redução
das marchas, ao invés de pisar no freio.
Distância
- Com o carro em movimento é importante ver e ser visto. Deixe
ligado os faróis e as lanternas. Mantenha sempre uma distância
segura do veículo da frente. O carro precisa de um espaço maior
para parar em pistas mais escorregadias. Segundo a Federação
Automobilística do Japão (JAF), são precisos 7,9 metros para frear
um veículo a 40 quilômetros por hora em uma pista seca. Na estrada
com neve, essa distância aumenta para 21 metros. Se a neve virar uma
camada de gelo bem escorregadia, são necessários 78,7 metros
Pistas
inclinadas - Evite parar o carro em pistas inclinadas pois pode
deslizar. Em uma fila de carros, espere o carro da frente percorrer o
trajeto da subida para que você não precise parar no meio do
caminho.
Áreas
com sombras e túneis - Tenha cuidado ao passar por áreas sombreadas
na pista, saídas e entradas de túneis e pontes, que congelam mais
cedo e ficam mais tempo escorregadias mesmo com sol.
Tenha
cuidados com as geadas, que deixam partes da pista mais escuras, onde
é mais fácil perder a tração do carro. Se for passar por uma área
assim, reduza a velocidade e evite frear bruscamente.
Pontes -
Nas pontes onde há passagem de vento e nas entradas e saídas dos
túneis, uma camada de gelo se forma no asfalto, deixando-o
escorregadio. Tome cuidado e reduza a velocidade nesses locais. O
gelo também costuma se formar em cruzamentos movimentados (os carros
pressionam a neve) e nas estradas onde a temperatura é baixa,
principalmente ao amanhecer.
Para-brisa
- Ao deixar o carro parado por muito tempo em um local onde está
nevando, levante o limpador do pára-brisa para que não fique
coberto pela neve e evitar que a borracha grude no vidro. Antes de
sair, tenha a certeza de que o limpador de para-brisas e o
desembaçador estão funcionando bem.
Caso fique com o carro atolado na neve,
mantenha a calma. Se não estiver em um local perigoso, fique dentro
do veículo. Se precisar abrir a janela para ventilar, abra a que não
estiver recebendo ventos diretamente. Se estiver com um telefone
celular, chame o socorro. Mantenha a circulação movimentando braços
e pernas e procure não deixar ninguém dormir. Se tiver de sair do
carro, agasalhe-se bem e procure um abrigo.
Não
deixe sua roupa ficar molhada. No Japão, são muito comuns veículos
com tração nas quatro rodas (4WD), exatamente para poder enfrentar
o inverno. No inverno é recomendável a troca dos quatro pneus
comuns pelos modelos studless para rodar na neve, que têm mais
aderência e permitem melhor dirigibilidade durante geadas, nevascas
e pistas com gelo. Nessas condições, não é preciso usar
correntes, a não ser que o motorista faça questão para dar mais
estabilidade e segurança.
Correntes
- Instale as correntes de forma antecipada, assim que a estrada
começar a ficar esbranquiçada de neve. Muitos acidentes ocorreram
porque o motorista achava que a corrente ainda não era necessária.
Não é muito difícil atolar o carro em uma estrada de neve fofa. Se
isso acontecer, a corda de reboque é um acessório útil, mas é
preciso a colaboração de um outro veículo para puxá-lo. Há
vários tipos no mercado. O ideal é escolher um que seja bastante
resistente (cordas grossas e ganchos de metal).
Por causa
do frio, a bateria do carro pode arriar. É sempre bom ter em mãos
um cabo para fazer “chupeta” em outro veículo, pelo menos para
ligar o motor. Uma pá também é indispensável e serve para tirar a
neve do caminho depois que o carro derrapa e pára na beira da
estrada. Na hora de instalar as correntes ou remover a neve, luvas de
trabalho, botas de borracha e lanterna são acessórios que podem
ajudar o motorista.
Caminhões
na pista. Tenha atenção ao passar por veículos grandes como
caminhões e ônibus, que podem lançar um spray de água contra a
lateral de seu veículo. E também manter distância segura destes
caminhões, pois neves acumuladas no teto poderão cair em cima do
seu carro em movimento, provocando acidentes. Se você avistar as
luzes de um veículo responsável por limpar a neve da estrada,
reduza a velocidade e mantenha-se atrás dele. Tenha paciência e
espere até a pista ser totalmente limpa. Nunca tente ultrapassá-lo.
Texto Blog da Suriemu
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