sábado, 8 de dezembro de 2012

Felipe Massa e a nova fase na F1.



É meus amigos, a pouco tempo atrás escrevi um post com o título: Felipe Massa onde está você? Pois bem, aquela altura do campeonato, todos os fãs de F1 fazíamos essa mesma pergunta, o que estava acontecendo com o piloto brasileiro da Ferrari, não conseguia espantar a “nuvem negra” que havia estacionando sobre sua cabeça e era motivo de criticas quanto sua real condição física e psicológica.

Mas veio as férias de verão da categoria e dai surgiu um renovado Felipe Massa, o piloto da Ferrari passou alguns dias de sua folga na sede da escuderia em Maranello, tentando junto com seus engenheiros descobrir o que estava de errado acontecendo. E não é que deu certo! O jovem piloto conseguiu dar a volta por cima e fazer a segunda metade do campeonato consistente que lhe garantiu a renovação de seu contrato, pelo menos, por mais um ano e contabilizou dois pódios, um em Suzuka e outro em Interlagos.

Na última prova da temporada Massa ficou muito emocionado com o pódio no Brasil, não é para menos, deu para perceber o quanto ele chorou, acho que ali um pouco era a expressão de alivio por ter passado por tantos problemas. Ele chegou a dizer que pensou em parar, as criticas eram tantas que até ele ficou pensando se realmente tinha capacidade de reação, no entanto, conseguiu sair de cabeça erguida. Até eu critiquei muito Massa, pois não acreditava nessa reviravolta, mas para mim acho que para ele renovar o seu contrato bastava que ele fizesse o “arroz com feijão”, essa expressão ficará meio complicada de tradução por visitantes de outros países que usam o tradutor para entender o post.


Na verdade ele não precisava fazer nada tão espetacular, bastava ajudar seu companheiro Alonso na briga pelo título, que sua situação com Maranello estaria bem melhor. Outros dizem que por causa de sua altura, não conseguiram outro piloto com o perfil do cockpit da Ferrari, vários nomes foram especulados: Mark Webber, Sergio Perez, Nico Hulkenberg entre outros. O fato é que Alonso sempre teve ao seu lado companheiros que ajudaram a crescer na categoria, Felipe Massa faz esse papel brilhantemente, só o caso do GP dos EUA, onde a equipe violou o lacre da caixa de câmbio do carro do brasileiro para ele perder 5 posições no grid e ajudar Alonso a largar do lado limpo da pista já é incrível. Se bem que ele disse que não voltaria a aceitar essa condição, modéstia a parte eu duvido.

Após o fim da temporada, o chefão da Ferrari, Stefano Domenicali, elogiou a evolução de Massa, dizendo: 'Esse é o Felipe que conhecemos'. O quarto lugar em Austin e o pódio em Interlagos, onde fez as pazes com a torcida, foram fundamentais para ajudar o time no mundial de construtores, superando até a rival McLaren. Mais veloz que Alonso nas últimas provas do ano, Massa reviveu seus melhores momentos na equipe italiana. Voltando a questão do último resultado em Interlagos, ele respondeu após a prova sobre as criticas de sua torcida.


“Torcida é torcida. Tem o momento em que eles têm o direito de falar, de criticar, quando eu deveria ser criticado, sem dúvida. Só que é torcida. Brasil gosta de ver brasileiro, é paixão. Na verdade, o resultado é o que interessa. Quando você tem o resultado, tudo muda rápido. Eu tenho certeza que o amor que eles tem por mim é grande e o amor que eu tenho por eles é maior ainda” - finalizou.

Em 2012, Massa terminou o campeonato na sétima colocação com 122 pontos. O brasileiro na F1 já disputou 174 Gps, conseguiu 11 vitórias, 15 poles e 35 pódios, foram 704 pontos conquistados desde sua estreia na categoria no GP da Austrália em 2002. Que venha 2013 e um renovado Felipe Massa possa lutar desde o início pelo campeonato. Boa Sorte Felipe!  

Fotos © Ercole Colombo 

8 comentários:

  1. Aeee Rogério Lima, realmente Massa irá precisar de sorte mesmo, se quiser continuar na Fórmula 1,tomara que as coisas mudem do time vermelho e ele tenha melhores condições na equipe. Porque acho que só Alonso é quem manda por lá.

    Forte Abração - João Luiz / Macau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que Alonso é quem manda na casa, mas se Massa conseguir ser mais rápido que ele, marcar pontos e vencer corridas, o panorama por lá pode mudar. Obrigado João Luiz pelo apoio ai de Macau, o pessoal dai é show!

      Excluir
  2. Ele teve uma metade de campeonato muito boa. Espero que ele continue assim desde o inicio do campeonato de 2013, porque assim ele terá alguma chance pra ser campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torcida pra ele ser campeão não irá faltar, agora se os resultados não vierem você sabe como a critica é implacável! Vamos aguardar os próximos capítulos...Obrigado pelo comentário Daniel

      Excluir
  3. Rogérião,
    Tudo bom Véio!!!
    Seu blog sempre pontual. Parabens!!!
    Mesmo que o Felipe comece a temporada melhor que o Alonso, o El Fodon é tramoiero, politiqueiro e vai mexer os pauzinhos pra equipe se voltar e focar nele. O Massa vai ter que ralar mais um ano...
    Uma hora te ligo pra batermos um papo ok!!!
    Abração procê e na familia!!!

    Edison Mineki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mineki, valeu sempre pelos comentários e suas excelentes análises!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Thais, pode mandar para rogerioslima2004@ig.com.br ou rogeriolima@portalnippon.com

      Excluir