domingo, 27 de março de 2011

GP da Austrália vitória tranquila de Sebastian Vettel...


Sebastian Vettel, mostrou suas garras ao vencer fácil o Grande Prêmio da Austrália, prova que abriu a temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão que largou na pole, venceu a corrida de ponta a ponta, em nenhum momento da prova Vettel teve a liderança ameaçada, o desempenho de ontem no treino classificatório já mostrava que a RBR venceria a corrida, a única dúvida que tinha, era qual RBR sairia de Melbourne, com a taça de vencedor.


O australiano Mark Webber, companheiro de Vettel, largou na terceira posição mas não teve chances de ultrapassar o inglês Lewis Hamilton, da (McLaren), que fez uma bela corrida, mesmo com problemas no assoalho de seu MP4/26 . Hamilton, conseguiu um ritmo de corrida surpreendente pois o carro da McLaren andou bem, tanto com pneus macios, quanto os compostos duros, prova disto foi o duelo entre Felipe Massa, da (Ferrari) e Jenson Button, da (McLaren), a briga entre os dois acabou com uma punição "drive through" para Button, por ter ultrapassado Massa por fora da curva.


Desde de o início da corrida, a preocupação era com o desgaste dos novos pneus da F1, mas para esse primeiro GP não deu para ter uma noção exata de quanto os "pneus" farão a diferença. Algumas equipes optaram por três paradas nos boxes, outras duas. Já na equipe Sauber, uma estratégia arrojada do estreante piloto mexicano Sergio Perez, em parar só uma vez o colocou na sétima posição ao final da corrida, um excelente resultado para o jovem e promissor piloto, seu companheiro de equipe o japonês Kamui Kobayashi foi o oitavo. 


Kamui, escapou de vários acidentes na corrida de hoje, um deles foi quando o piloto brasileiro Rubens Barrichello, da (Williams) bateu no carro de Nico Rosberg, da (Mercedes) , forçando o alemão a abandonar a prova, Kamui vinha logo atrás de Barrichello e aproveitou para ultrapassar os dois. Barrichello,  foi punido com um "drive through" que é uma passagem pelos boxes e no final da corrida teve problemas com sua Williams abandonando a prova.


Os destaques da prova de hoje foram além dos pilotos estreantes, Sergio Perez, Paul di Resta, o russo Vitaly Petrov, da (Lotus-Renault) que mesmo não sendo um novato na categoria, soube manter a calma e a pressão da própria equipe, que após o acidente do polonês Robert Kubica, ficou com a expectativa de que não teria um piloto de ponta para liderar a equipe. Petrov foi perfeito hoje na Austrália e de quebra subiu ao pódio pela primeira vez na carreira. Dos quatro pilotos estreantes no ano, três deles terminaram a corrida, Sergio Perez (mexicano), Paul di Resta (escocês) e Jérôme d'Ambrosio (belga), somente o venezuelano Pastor Maldonado, da (Williams) que não completou a prova.


A Ferrari, foi a decepção do final de semana, logo na largada o espanhol Fernando Alonso, largou mal e teve que fazer uma corrida de recuperação, Alonso que é um dos pilotos mais experientes da F1 lutou bravamente na corrida de hoje, só que no final em sua frente havia o russo Petrov, o espanhol bem que tentou se aproximar do piloto da (Lotus-Renault) mas sequer o ameaçou. Felipe Massa, com a outra Ferrari teve um início de prova interessante quando travou uma batalha com o inglês Jenson Button, o brasileiro fez o que pode mas novamente termina uma corrida fora do pódio e bem atrás do companheiro Alonso. Não sei qual será a desculpa de Massa desta vez!


O atual campeão mundial da F1, Sebastian Vettel, começa o ano como terminou, no topo. E para muitos o "caneco" deverá ficar com ele, em segundo Lewis Hamilton, e em terceiro Vitaly Petrov completando o primeiro pódio do ano. Ao contrário do que se previa, mesmo utilizando o sistema de energia cinética (Kers) e asa traseira móvel por algumas equipes e outras não, a briga por ultrapassagens foi grande, acho que são necessários outros fatores para dar o "show" e o talento de certos pilotos é determinante.

A Fórmula 1 segue agora para o Grande Prêmio da Malásia, que será realizado no dia 10 de Abril as 17:00 horas, horário do Japão.

Confira o resultado final do GP da Austrália, em Melbourne :

1 - Sebastian Vettel (RBR) - 58 voltas em 1h29m30s259
2 - Lewis Hamilton (McLaren) a 22s297
3 - Vitaly Petrov (Lotus-Renault) a 30s560
4 - Fernando Alonso (Ferrari) a 31s772
5 - Mark Webber (RBR) a 38s171
6 - Jenson Button (McLaren) a 54s300
7 - Sergio Perez (Sauber) a 1m05s800
8 - Kamui Kobayashi (Sauber) a 1m16s800
9 - Felipe Massa (Ferrari) a 1m25s100
10 Sébastien Buemi (Toro Rosso) a 1 volta
11 Adrian Sutil (Force Índia) a 1 volta
12 Paul di Resta (Force Índia) a 1 volta
13 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a 1 volta
14 Nick Heidfeld (Lotus-Renault) a 1 volta
15 Jarno Trulli (Team Lotus) a 2 voltas
16 Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) a 3 voltas


Fotos Sutton Imagens

Um comentário:

  1. Post atualizado as 20:00 hrs, os dois carros da Sauber tiveram seus resultados anulados. A equipe disse em nota que vai recorrer...

    ResponderExcluir