Augusto
Farfus fechou com um bom desempenho sua participação na Macau GT
Cup 2014, prova que foi realizada na manhã deste domingo (16 de
novembro) no lendário Circuito da Guia. Único piloto brasileiro
inscrito para fazer parte do cronograma deste fim de semana na
ex-colônia portuguesa, Farfus terminou a corrida em quinto lugar
depois de ter largado em oitavo. Mais que o resultado em si, o
curitibano de 31 anos aprovou a nova experiência obtida em Macau
neste seu retorno à pista após quatro anos e, com o acúmulo de
conhecimento adquirido durante os últimos dias, Augusto acredita que
a BMW poderá voltar em 2015 ainda mais forte e com possibilidades
reais de vitória.
A Macau
GT Cup 2014 marcou o início de um envolvimento maior da equipe de
fábrica da BMW na prova. A montadora bávara convidou dois dos seus
principais pilotos para encabeçar o projeto no Circuito da Guia:
além do brasileiro, a BMW trouxe da Alemanha o atual campeão do
DTM, Marco Wittmann. Ambos correram com modelos BMW Z4 GT3 da equipe
asiática AAI Motorsports.
Durante
os treinos livres e a sessão classificatória, Farfus sempre mostrou
bom desempenho e andou entre os dez primeiros colocados. Na tomada de
tempos, o piloto brasileiro obteve o oitavo lugar no grid de largada.
Ciente da falta de experiência do seu conjunto, Augusto traçou como
meta ganhar o máximo possível de posições na prova, o que acabou
acontecendo.
Logo na
largada, Farfus ganhou duas colocações e subiu para sexto lugar.
Daí em diante, o paranaense teve pela frente o neozelandês Earl
Bamber, da Porsche. Com ótimo ritmo de corrida e depois de muitas
voltas a pressionar o adversário, Augusto fez a ultrapassagem na
Curva do Hotel Lisboa, já na fase final da prova, assumindo a quinta
colocação, posição em que finalizou a disputa após 12 voltas.
Farfus
terminou atrás apenas dos carros de fábrica da Mercedes e da Audi,
ambas com muito mais experiência na Macau GT Cup. Levando em conta
que 2014 foi um ano de aprendizado para todos da sua equipe e da BMW
na prova, Augusto considerou o quinto lugar como uma vitória. O
triunfo neste domingo coube ao alemão Maro Engel, da Mercedes.
Apesar da pista bastante estreita em alguns pontos e do alto número
de competidores (31 carros), não houve nenhum incidente durante a
prova.
De volta
à Europa, Augusto volta seu foco para a temporada 2015 do DTM. O
piloto terá pela frente uma sessão de testes programada para
dezembro antes das férias de fim de ano.
Augusto
Farfus:
“Foi um
grande fim de semana para nós. Tivemos uma nova experiência e um
aprendizado muito grande aqui em Macau. Nosso ritmo de corrida foi
acima do esperado, terminamos só atrás dos dois carros de fábrica
da Mercedes e da Audi. Considerando que é nosso primeiro ano na
Macau GT Cup, enquanto a maioria do grid já tem muito mais
experiência, esse quinto tem gosto de vitória. Valeu muito pelo
aprendizado e pelas informações que coletamos com a equipe sobre o
carro e os pneus Yokohama que usamos em Macau. Enfim, todos fizeram
um trabalho fantástico aqui, então volto para casa bastante
satisfeito”.
Macau GT
Cup 2014, Circuito da Guia, final:
1 - Maro
Engel, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, 12 voltas
2 -
Renger Van der Zande, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +1s223
3 -
Edoardo Mortara, Audi R8 LMS Ultra, +6s623
4 -
Laurens Vanthoor, Audi R8 LMS Ultra, +8s353
5 -
Augusto Farfus, BMW Z4 GT3, +18s915
6 - Rui
Águas, Ferrari 458 Italia GT3, +28s070
7 - Marco
Wittmann, BMW Z4 GT3, +30s033
8 - Earl
Bamber, Porsche GT3 R, +37s387
9 -
Darryl O’Young, Aston Martin Vantage GT3, +40s354
10
Jean-Karl Vernay, Bentley Continental GT3, +40s553
11
Katsumasa Chyo, Nissan GT-R Nismo GT3, +41s084
12
Massimiliano Wiser, Aston Martin Vantage GT3, +41s774
13 André
Couto, Ferrari 458 Italia GT3, +42s619
14
Takeshi Tsuchiya, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +49s294
15 Keita
Sawa, Lamborghini Gallardo GT3 FLII, +51s122
16 Carlo
Van Dam, Mercedes-Benz SLS AMG GT3, +53s920
17 Pasin
Lathouras, Ferrari 458 Italia GT3, +54s123
18 Liu
Xu, Ferrari 458 Italia GT3, +1:21s706
19 Danny
Watts, McLaren MP4-12C GT3, +1:44s790
20
Adderly Fong, Audi R8 LMS Ultra, +1:51s406
21 Mok
Weng Sun, Ferrari 458 Italia GT3, +2:00s848
22
Dilantha Malagamuwa, Lamborghini LP560 FL2, +2:20s421
23 Philip
Ma, Audi R8 LMS Ultra, +2:20s925
24
Jeffrey Lee, Audi R8 LMS Ultra, +2:27s512
25
Richard Meins, McLaren MP4-12C GT3, +1 volta
26 Frank
Yu, Aston Martin Vantage GT3, +1 volta
27
Francis Tjia, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
28 Wayne
Shen, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
29 John
Shen, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
30
Rodolfo Ávila, Porsche 997 GT3 Cup 3.8, +1 volta
31 Jacky
Yeung, Audi R8 LMS Cup, +1 volta
Fotos:
BMW divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário