sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FIA WEC: Audi R18 e-tron quattro.


Este é o novo Audi R18 e-tron quattro, com o qual a equipe irá competir no Mundial de Endurance de 2014 e na tradicional 24 Horas de Le Mans. A Audi diz que o R18 e-tron quattro 2014 foi reconstruído a partir do zero, mesmo que o carro pareça uma evolução do seu antecessor. O fabricante teve que reconstruir o R18 por causa dos regulamentos LMP1 para 2014. O novo modelo e-tron quattro é alimentado por uma versão revisada do motor TDI V6 para as rodas traseiras e um sistema híbrido para o eixo dianteiro.

O novo Audi R18 vêm com um sistema otimizado de armazenamento de energia, e um sistema híbrido com um turbo charger elétrico no motor de combustão interna chamado de ERS-H (Sistema de Recuperação de Energia Calor). Segundo o fabricante esta nova versão gastará 30% menos combustível que seu antecessor. O R18 (2014) é 10 cm mais estreito e 20mm mais alto que a versão anterior, por outro lado, o cockpit ganhou maior espaço.


Outra mudança foi na asa dianteira, que tem uma aba em vez de um difusor, a traseira apresenta várias novidades na aerodinâmica. A Audi também melhorou a segurança do novo modelo. O novo monocoque deve resistir a cargas maiores de impacto. Ao mesmo tempo, ele foi reforçado com camadas adicionais de materiais difíceis de serem perfurados em caso de impacto concentrado, o que reduz o risco da penetração de objetos pontiagudos em acidentes, lembrando que a Audi sofreu dois acidentes muito fortes na prova de 2011 em Le Mans, na ocasião os pilotos saíram ilesos.

O objetivo da Audi é manter o domínio na categoria, que nos últimos anos ganhou um concorrente de peso, a fabricante japonesa Toyota com a versão do TS030 híbrido. Pela primeira vez, os cabos que prendem as rodas e a suspensão ao carro foram exigidos. Eles conectam as rodas dianteiras e a suspensão ao monocoque, e as traseiras à estrutura do chassi. Cada um dos dois cabos exigidos por roda devem suportar forças de 90 KN - o que equivale ao peso de nove toneladas métricas.   


Fotos Audi Sports - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário