Este é o
novo Audi R18 e-tron quattro, com o qual a equipe irá competir no
Mundial de Endurance de 2014 e na tradicional 24 Horas de Le Mans. A
Audi diz que o R18 e-tron quattro 2014 foi reconstruído a partir do
zero, mesmo que o carro pareça uma evolução do seu antecessor. O
fabricante teve que reconstruir o R18 por causa dos regulamentos LMP1
para 2014. O novo modelo e-tron quattro é alimentado por uma versão
revisada do motor TDI V6 para as rodas traseiras e um sistema híbrido
para o eixo dianteiro.
O novo
Audi R18 vêm com um sistema otimizado de armazenamento de energia, e
um sistema híbrido com um turbo charger elétrico no motor de
combustão interna chamado de ERS-H (Sistema de Recuperação de
Energia Calor). Segundo o fabricante esta nova versão gastará 30%
menos combustível que seu antecessor. O R18 (2014) é 10 cm mais
estreito e 20mm mais alto que a versão anterior, por outro lado, o
cockpit ganhou maior espaço.
Outra
mudança foi na asa dianteira, que tem uma aba em vez de um difusor, a
traseira apresenta várias novidades na aerodinâmica. A Audi também
melhorou a segurança do novo modelo. O novo monocoque deve resistir
a cargas maiores de impacto. Ao mesmo tempo, ele foi reforçado com
camadas adicionais de materiais difíceis de serem perfurados em caso
de impacto concentrado, o que reduz o risco da penetração de
objetos pontiagudos em acidentes, lembrando que a Audi sofreu dois
acidentes muito fortes na prova de 2011 em Le Mans, na ocasião os
pilotos saíram ilesos.
O
objetivo da Audi é manter o domínio na categoria, que nos últimos
anos ganhou um concorrente de peso, a fabricante japonesa Toyota com
a versão do TS030 híbrido. Pela primeira vez, os cabos que prendem
as rodas e a suspensão ao carro foram exigidos. Eles conectam as
rodas dianteiras e a suspensão ao monocoque, e as traseiras à
estrutura do chassi. Cada um dos dois cabos exigidos por roda devem
suportar forças de 90 KN - o que equivale ao peso de nove
toneladas métricas.
Fotos Audi Sports - divulgação
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