quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ranking Fórmula Nippon após 5 etapas Fニッポン

                                    Takashi Kogure - líder

1 -  Takashi Kogure 小暮 卓史  31
2 -  João Paulo de Oliveira JP デ・オリベイラ 28
3 -  Loic Duval ロイック・デュバル 28
4 -  Andre Lotterer アンドレ・ロッテラー 26
5 -  Kohei Hirate 平手 晃平23
6 -  Kazuya Oshima 大嶋 和也 20
7 -  Naoki Yamamoto 山本 尚貴 13
8 -  Koudai Tsukagoshi 塚越 広大 9
9 -  Hiroaki Ishiura 石浦 宏明 9
10  Takuya Izawa 伊沢 拓也 7
11  Key Cozzolino ケイ・コッツォリーノ 3
12  Katsuyuki Hiranaka 平中 克幸 2
13  Matsuda Tsugio 松田 次生 1

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bruno Senna vai pilotar uma Lotus 97 T em Suzuka...


No dia 10 de Outubro, dia do grande prêmio do Japão, em comemoração ao "nascimento de Ayrton Sennna 50 anos" será realizada uma desmonstração pelo circuito de Suzuka em um Lotus 97T que foi o primeiro carro em que Senna venceu pela Lotus.

E o piloto Bruno Senna sobrinho de (Ayrton) foi convidado para dar algumas voltas  pelo circuito das 12:55 as 13:20.Será uma festa em todo o circuito e os fãs aguardam ansiosos por esse dia.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cingapura 2010 – ¿Qué hay de malo Sancho Pança?

Cingapura, com C ou com S pouca diferença faz para a Língua Portuguesa, diferença quem fez mesmo foram os pilotos na pista. A etapa asiática mostrou que o campeonato deste ano vem sendo um dos mais animados e disputados das últimas décadas, assim como vem sendo desde o ano de 2005. Curiosamente desde a época em que o alemão Michael Schumacher já vinha pensando em aposentar-se.


    A etapa foi vencida com relativa facilidade pelo Espanhol Fernando Alonso, nosso Dom Quixote. Desta vez seu fiel escudeiro Felipe Massa ou seguindo o apelido literário, Sancho Pança pouco pode fazer. A única diferença dos dois para a história de Cervantes vem do fato de ambos os pilotos estarem montados a galope em lindos cavalos negros estampados em um carro vermelho. Na história original Sancho Pança monta seu ilustre jumento. Será mesmo que neste ano a história é diferente? Felipe é um piloto de talento. Desde os tempos em que corria nas divisões de acesso à F1 na Itália era tido como um piloto acima da média. Na categoria máxima do esporte a motor teve lá seus problemas com o metódico Peter Sauber em 2002 e acabou “adotado” pela Ferrari. 


Em 2008 parecia que o caneco seria seu, pois é, até pouco mais de 300 metros da bandeirada do GP do Brasil. Quis o destino que seu nome não estivesse como campeão nos anais do esporte mais elitista do planeta. No ano seguinte a Ferrari não apresentou um carro competitivo, e o que já estava difícil tomou ares de drama quando a maldita mola que se soltou da Brawn do Barrica acertou em cheio ao capacete do Massa, quase que vitimando nosso ídolo. A recuperação surpreendeu a todos e confesso não ter temido pela concorrência do Alonso para este ano, pois sempre coloquei muita fé na bota do Massinha.

Porém este ano vem sendo realmente difícil para nosso arrojado piloto, que vem frequentemente sendo vencido com certa facilidade até pelo espanhol. Alonso que por algumas vezes enfrentou um Massa duro e combativo antes de integrar a equipe Ferrari. Como se esquecer da Espanha 2007 em que Massa colocou o espanhol para dançar flamenco na brita com sua McLaren? Alonso abusou da combatividade frente a um Felipe Massa meio que sonolento, aceitando com passividade as manobras de sua equipe, lembrando a humilhação da prova na Alemanha, que seria do piloto tupiniquim. Em Monza até que o brasileiro esboçou um ataque na largada, porém o espanhol não aliviou e Massa nada fez nos metros seguintes e pelos quilômetros restantes que fizesse frente ao espanhol voador. Na etapa de Cingapura cheguei a pensar que Massa daria o chamado pulo do gato ao parar antes de todos quando a sorte lhe lançou um providencial safety-car alguns minutos depois, porém o brasileiro estava um tanto quanto apático na corrida. 


Desculpem-me os fãs mais fiéis do Massinha ou aos analistas mais apegados aos números da prova, mas Felipe Massa com o carro que tem em mãos deveria ter feito mais, tem talento de sobra para isso. Não consigo aceitar que Alonso possa dar uma surra destas nele durante o ano todo e nosso piloto apenas interagindo sem ações concretas frente a esta situação. Devo confessar que espero mais do Massa, na verdade muito mais. Penso se caso o acidente da Hungria não afetou decisivamente sua capacidade de pilotar em níveis altíssimos de competição. Talvez a seqüência de eventos negativos nesta temporada o desanimou para as últimas etapas. Fofocas de bastidores que sempre colocam em jogo seu lugar na equipe também podem ter colaborado. É fato apenas que Alonso venceu quatro corridas e o Massa nenhuma. É fato também que Alonso é o desafiante mais direto ao título do Mark Webber, que ontem fez uma boa corrida, não foi tão ogro como normalmente costuma ser, mas que mandou o Robinho e sua Mclaren mais cedo para o chuveiro, a isso mandou. 


Por falar no Hamilton (Robinho), depois que o Ron Dennis (Poderoso Chefão) começou a frequentar os boxes da equipe em Monza, ele tem se atrapalhado mais do que de costume. Será que sua voz de Darth Vader assusta ao destemido inglês a bordo da flecha cromada? É, pois é, flecha cromada né, de prata faz muito tempo que deixou de ser. Seu amiguinho Botão fez uma corrida à lá Button e fechou no quarto lugar. Vettel segurou a chupeta e o ímpeto para não errar e continuar firme na disputa do certame. Se bem que nas voltas finais fiquei com receio dele se animar muito e fazer alguma besteira para cima do Alonso, mas se conteve e marcou os pontos do segundo lugar.


Outros dois importantes destaques foram Nico Rosberg da Mercedes e Rubens Barrichello da Williams, respectivamente com a quinta e sexta colocações. Decepção mesmo foi o Miguel Schumacher, isso mesmo, se traduzirmos Michael para o português é literalmente Miguelito! Miguel até que foi bem, do portão do autódromo até o carro, depois não fez nada durante todo o final de semana. Até quando ele irá insistir nesta volta estúpida? Está manchando uma carreira de sete títulos mundiais para ficar se pegando com a galera do segundo ou até terceiro pelotão. 


Engraçado que ele insiste no papo do carro sensacional para o ano que vem... Sei... Por que o Rosberguinho já anda bem no deste ano? Hulkemberg era literalmente um incrível Hulk na pista, abrindo passagem e trazendo o Massa engatado na rabeira. Destaque também para o Kubica e sua Renault linda, bem, eu acho este carro amarelão bonito, tem gosto pra tudo.
    Daqui a pouco mais de duas semanas estarei de volta, desta vez contando o que vi em tempo real na pista de Suzuka!

Daniel Gimenes

Fotos by ©Sutton, ©Getty Imagens

Fórmula Nippon Sugo Sportsland Rod 5 F ニッポン


Realizada a quinta etapa da Fórmula Nippon, disputada no circuito Sugo Sportsland neste último domingo 26 de Setembro, a corrida começou as 14:30 com tempo nublado e seco, temperatura na casa dos  21℃ e a vitória ficou com o piloto japonês Kazuya Oshima da equipe Petronas Tom's.

Oshima vence sua primeira corrida na temporada, depois que o carro do brasileiro João Paulo de Oliveira que liderava a prova acabou a gasolina na última volta. Uma pena, porque não é a primeira vez que a equipe (Mobil 1 Team Impul), deixa escapar a vitória por falhas da equipe.


A corrida teve 62 voltas , e alguns acidentes no início da prova, fizeram com que o Safety Car entrasse na pista , João Paulo de Oliveira foi um dos pilotos que tiveram problemas no inicio da prova, um toque na primeira curva danificando a asa dianteira.

O piloto francês Loic Duval da equipe (Docomo RT) que largava na pole perdeu a primeira posição logo na primeira curva, o japonês Takashi Kogure fez uma bela largada pulando para o primeiro lugar na corrida.

No acidente entre o brasileiro JP de Oliveira , ficaram fora da corrida os pilotos Naoki Yamamoto e Katsuya Hiranaka . Além disso, o carro de Yuji Ide também sofreu danos na parte dianteira.


Quando o Safety Car entrou na pista os carros de JP de Oliveira e Yuji Ide foram aos pits para trocar as asas dianteira e voltar a corrida. Segundo a organização da Fórmula Nippon cerca de 12 mil pessoas estiveram assistindo a corrida em Sugo.

A corrida permaneceu bem disputada até o momento das paradas dos pilotos , e após as trocas o piloto brasileiro JP de Oliveira era o líder , tudo parecia estar dando certo mas na última volta o carro do brasileiro acabou a gasolina  e a vitória caiu de presente para o japonês Kazuya Oshima.


Em segundo lugar chegou o piloto francês Loic Duval e em terceiro o alemão Andre Lotterer, com o resultado da quinta etapa (Rod 5) , Takashi Kogure assume a liderança do campeonato com 31 pontos, João Paulo de Oliveira com 28 é o segundo, e o francês Loic Duval está em terceiro empatado com o piloto brasileiro com 28 pontos.

                                     Loic Duval

                                   Andre Lotterer

A próxima etapa da Fórmula Nippon será no dia 17 de Outubro.

Segue o resultado final P6 - Rod 5 :

1 - Kazuya Oshima 大嶋 和也
2 - Loic Duval ロイック・デュバル
3 - Andre Lotterer アンドレ・ロッテラー
4 - Hiroaki Ishiura 石浦 宏明
5 - Takashi Kogure 小暮 卓史
6 - Takuya Izawa 伊沢 拓也

domingo, 26 de setembro de 2010

GP de Cingapura resultado final - Fernado Alonso vence...

 
Fernando Alonso, venceu o grande prêmio de Cingapura , disputado hoje no circuito Marina Bay, a corrida noturna foi cheia de emoções desde a largada.

O Safety Car precisou entrar duas vezes na pista,  trazendo ainda mais adrenalina, neste que é um dos campeonatos mais bem disputados da Fórmula 1 dos últimos anos. O piloto inglês Lewis Hamilton , (McLaren) se envolveu em mais um acidente, ficando fora da corrida, talvez hoje ele tenha dado adeus à disputa pelo título.

Em segundo lugar chegou o alemão Sebastian Vettel (RBR), que se manteve bem discreto na prova, não ameaçou tentar superar Alonso, mesmo andando rápido durante toda a prova, pareceu estar disposto a garantir os pontos do segundo lugar, já que ele tem abusado da sorte nesta temporada.

O australiano Mark Webber fez mais uma corrida quase que perfeita, não ganhou mas o terceiro lugar garante a briga pelo título, e a liderança do campeonato com 202 pontos, Fernando Alonso que venceu sua segunda corrida consecutiva assume a vice-liderança do campeonato agora com 191 pontos.

O brasileiro Rubens Barrichello terminou em sexto, a mesma posição de largada. Felipe Massa, que largou em último vez uma estratégia de parar para trocar os pneus logo no inicio da prova chegou em décimo, Lucas di Grassi (VRT) terminou a prova em 15º e Bruno Senna (HRT) bateu e abandonou a prova.

O japonês Kamui Kobayashi (Sauber) ,vinha fazendo uma bela corrida , mas em uma pista travada e com poucos pontos de ultrapassagens bateu seu carro no muro na volta 32.

Um dos destaques da prova foi mais uma vez o polonês Robert Kubica (Renault) que mesmo tendo que fazer uma parada a poucas voltas do final , fez belas ultrapassagens chegando em sétimo.

A Fórmula 1, segue agora para o GP do Japão no dia 10 de Outubro, e estarei lá para conferir de perto todas as emoções deste que é um dos melhores campeonatos disputados dos últimos tempos.

Segue o resultado final do GP de Cingapura :

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
6 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
7 - Robert Kubica (POL/Renault)
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)
10  Felipe Massa (BRA/Ferrari)
11  Vitaly Petrov (RUS/Renault) a 1 volta
12  Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) a 1 volta
13  Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 1 volta
14  Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) a 1 volta
15  Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) a 2 voltas
16  Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) a 3 voltas

F3 Japan Sugo Circuit Rod 14 C クラス


A All Japan F3, realizou a décima quarta etapa no circuito de Sugo Sportsland, neste domingo 25 de Setembro e após as 25 voltas a vitória ficou com o piloto japonês Hideki Yamauchi, que largou na pole.

Hideki Yamauchi conquistou sua primeira vitória na F3 Japan class C este ano, lembrando que o piloto japonês não participou das primeiras corridas do campeonato. Em segundo lugar chegou o piloto Koki Saga da equipe (Denso) e completando o pódio, o piloto brasileiro Rafael Suzuki.

A equipe (MJ) do japonês Hideki Yamauchi, consegue  quebrar a invencibilidade da equipe Petronas Tom's, que havia vencido todas as etapas até então.

Com os resultados do final de semana, o brasileiro Rafael Suzuki, que venceu a corrida de ontem mantém a vice-liderança do campeonato. Ainda falta uma etapa dupla para terminar o campeonato. Na reta final do campeonato, Rafael Suzuki vem novamente mostrando excelentes resultados em sua primeira temporada no Japão.

A próxima etapa e última da F3 Japan acontece nos dias 16 e 17 de Outubro.

Segue o resultado final da class C Rod 14 :

1 - Hideki Yamauchi 山内 英輝
2 - Koki Saga 嵯峨 宏紀
3 - Rafael Suzuki ラファエル スズキ
4 - Yuji Kunimoto 国本 雄資
5 - Alexandre Imperatori アレキサンドレ インペラトーリ
6 - Yuhi Sekiguchi  関口 雄飛

sábado, 25 de setembro de 2010

GP de Cingapura treino oficial...


Hoje no circuito de Marina Bay em Cingapura foi realizado o treino oficial para definição do grid de largada para a corrida de amanhã. E pela segunda vez consecutiva o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) conquistou a pole.

Após dominar todos os treinos da sexta-feira a equipe RedBull (RBR) sempre favorita a conquista da pole, tinha tudo para levar mais uma vez, mas um pequeno erro do alemão Sebastian Vettel no final de sua volta rápida deu o primeiro lugar no grid para o espanhol.

Fernando Alonso (Ferrari) além da sorte, conta com confiança e seu talento que é indiscutível, em segundo lugar vai largar o alemão Sebastian Vettel (RBR) logo atrás o inglês Lewis Hamilton que também estava muito rápido no final do treino mas teve problemas na curva 10.

Rubens Barrichello fez um belo trabalho andou rápido e vai largar em sexto com a Williams, o brasileiro Felipe Massa teve um problema no carro no início do Q1 e larga em último.


Confira o grid de largada para o GP de Cingapura:

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1:45s390
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1:45s457
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1:45s571
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1:45s944
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1:45s977
6 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1:46s236
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1:46s443
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1:46s593
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1:46s702
10  Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1:17s884

Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)

11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1:47s666
12 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1:48s165
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1:48s502
14 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1:48s557
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1:48s899
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1:48s961
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1:47s674

Eliminados na primeira parte do treino: (Q1)

18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1:50s721
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1:50s915
20 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1:51s107
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1:51s641
22 - Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth) - 1:52s946
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1:54s174
24 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - no time

A corrida será amanhã as 21:00 horas horário do Japão.

F3 Japan Sugo Circuit Rod 13 C クラス


A All Japan F3, realizou a décima terceira etapa no circuito Sugo Sportsland , após as 18 voltas o brasileiro Rafael Suzuki venceu pela terceira vez consecutiva no campeonato.

Rafael Suzuki, que largou em segundo lugar na corrida deste sábado , fez uma bela largada ultrapassando o japonês Hideki Yamauchi logo na largada, a corrida foi bem disputada e Rafael teve que segurar a primeira posição até a bandeirada final. 

Com o resultado o brasileiro Rafael Suzuki, assumiu a vice-liderança da F3 Japan, e a equipe Petronas Tom's segue imbatível na temporada 2010, sendo 13 vitória nas treze corridas.

Em segundo lugar chegou o japonês Hideki Yamauchi , em terceiro o outro piloto da Tom's ,o campeão por antecipação da temporada 2010 e companheiro de Rafael , Yuji Kunimoto.


Segue o resultado final da class C Rod 13  :

1 - Rafael Suzuki ラファエル スズキ
2 - Hideki Yamauchi 山内 英輝
3 - Yuji Kunimoto 国本 雄資
4 - Alexandre Imperatori アレキサンドレ インペラトーリ
5 -  Koki Saga 嵯峨 宏紀 1 volta atrás

Foto Rafael Suzuki arquivo pessoal

Ranking Fórmula 1 – Campeões Mundiais

Piloto País Equipe Ano
? ? ? 2013
Sebastian Vettel image Red Bull 2012
Sebastian Vettel image Red Bull 2011
Sebastian Vettel image Red Bull 2010
Jenson Button image Brawn GP 2009
Lewis Hamilton image McLaren 2008
Kimi Raikkonen image Ferrari 2007
Fernando Alonso image Renault 2006
Fernando Alonso image Renault 2005
Michael Shumacher image Ferrari 2004
Michael Shumacher image Ferrari 2003
Michael Shumacher image Ferrari 2002
Michael Shumacher image Ferrari 2001
Michael Shumacher image Ferrari 2000
Mika Hakkinen image McLaren 1999
Mika Hakkinen image McLaren 1998
Jacques Villeneuve image Williams 1997
Damon Hill image Williams 1996
Michael Shumacher image Benetton 1995
Michael Shumacher image Benetton 1994
Alain Prost image Williams 1993
Nigel Mansell image Williams 1992
Ayrton Senna image McLaren 1991
Ayrton Senna image McLaren 1990
Alain Prost image McLaren 1989
Ayrton Senna image McLaren 1988
Nelson Piquet image Williams 1987
Alain Prost image McLaren 1986
Alain Prost image McLaren 1985
Niki Lauda image McLaren 1984
Nelson Piquet image Brabham 1983
Keke Rosberg image Williams 1982
Nelson Piquet image Brabham 1981
Alan Jones image Williams 1980
Jody Scheckter image Ferrari 1979
Mario Andretti image Lotus 1978
Niki Lauda image Ferrari 1977
James Hunt image McLaren 1976
Niki Lauda image Ferrari 1975
Emerson Fittipaldi image McLaren 1974
Jackie Stewart image Tyrell 1973
Emerson Fittipaldi image Lotus 1972
Jackie Stewart image Tyrell 1971
Jochen Rindt image Lotus 1970
Jackie Stewart image Matra 1969
Graham Hill image Lotus 1968
Denny Hulme image Brabham 1967
Jack Brabham image Brabham 1966
Jim Clark image Lotus 1965
John Surtees image Ferrari 1964
Jim Clark image Lotus 1963
Graham Hill image BRM 1962
Phil Hil image Ferrari 1961
Jack Brabham image Cooper 1960
Jack Brabham image Cooper 1959
Mike Hawthorn image Ferrari 1958
Juan Manuel Fangio image Marerati 1957
Juan Manuel Fangio image Ferrari 1956
Juan Manuel Fangio image Mercedes 1955
Juan Manuel Fangio image Mercedes 1954
Alberto Ascari image Ferrari 1953
Alberto Ascari image Ferrari 1952
Juan Manuel Fangio image Alfa Romeo 1951
Giseppe Farina image Alfa Romeo 1950
A Fórmula 1, completa neste ano de 2010 seus 60 anos de história, postei o ranking de todos os campeões mundiais. O post foi atualizado com o ranking até o final da temporada de 2012! E em 2013, quem leva o caneco?