quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Rafael Suzuki encerra temporada disputando 500 Milhas de Kart na equipe de Barrichello e Kanaan.


A temporada 2015 da Stock Car chegou ao fim no último final de semana, no Autódromo de Interlagos, mas Rafael Suzuki ainda tem um importante compromisso dentro das pistas. Neste sábado (19), o representante maranhense disputa a 19ª edição da tradicional prova das 500 Milhas de Kart, que nesse ano será realizada no Kartódromo de Limeira, no interior de São Paulo. Pelo sexto ano consecutivo, Suzuki integra a equipe de Rubens Barrichello, hoje seu adversário nas pistas da Stock Car, e de Tony Kanaan, piloto da Formula Indy.


A equipe é a mais vitoriosa da competição, que é conhecida como uma “comemoração de fim de ano” do automobilismo brasileiro. Com essa formação, Suzuki já foi campeão em 2013, e vice em 2011 e 2014. Essa porém será a 15ª participação de Rafael na prova, com destaque para a pole-position que conquistou em 2001, com apenas 14 anos, à frente de consagrados pilotos da F1 e de outras categorias internacionais. Nesse ano, além de Suzuki, Barrichello, Kanaan e Felipe Giaffone, da F-Truck, os karts #72 e #71 também serão conduzidos pelos kartistas André Nicastro, Gabriel Dias e Gaetano di Mauro.


Os treinos para as 500 Milhas de Kart tiveram início nesta quarta-feira. A largada da prova acontece às 13h de sábado (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo do Sportv durante a primeira hora de disputa. A duração da corrida é, obviamente, de 500 Milhas (800 quilômetros) ou limite de 12 horas.


Stock Car:

Rafael Suzuki teve um ótimo desempenho na 12ª e última etapa da Stock Car, em Interlagos, andando constantemente entre os 10 primeiros nos treinos livres. Porém, o representante maranhense foi prejudicado por um problema no carro durante a classificação, e teve de largar da 11º fila. Na corrida de domingo, com muitos pilotos rápidos - incluindo os postulantes ao título - largando no pelotão de trás, houve uma grande confusão ainda na primeira volta, e Rafael foi uma das vítimas e não pôde continuar na disputa.


Apesar do revés na etapa final, Suzuki ficou satisfeito com sua evolução em seu segundo ano na principal categoria do automobilismo brasileiro, quando esteve muito mais competitivo, fazendo boas corridas e chegando até a ficar perto do pódio em algumas oportunidades. Agora, o piloto está trabalhando para a temporada 2016, onde espera estar constantemente no top-10, e brigar efetivamente por pódios.


Rafael Suzuki:

Stock Car:
“Esse foi um ano muito positivo, onde consegui evoluir bastante e me aproximar do meu objetivo, que é andar constantemente no top-10 e brigar por pódios. Nas duas últimas corridas do ano, fui acertado ainda na primeira volta, e esses pontos fizeram falta na classificação final, que não refletiu nosso desempenho e potencial ao longo do ano, mas faz parte do nosso esporte. Faltou sorte e encaixar. Vou seguir trabalhando, para voltar ainda mais forte e competitivo, para que 2016 seja um grande ano”.


500 Milhas de Kart:
“As 500 Milhas é sempre uma grande festa que reúne pilotos de todas as categorias do automobilismo, mas ao mesmo tempo é uma corrida séria e importante, que nós pilotos desejamos vencer. É o sexto ano que o Rubens me convida pra correr na equipe dele, é uma grande responsabilidade, já que ele e o Tony são os maiores vencedores da história. A equipe tem uma sinergia muito boa e sempre brigamos pela vitória com os nossos karts. Mas não será fácil, a pista é nova para todos, e 12 horas de prova é sempre muito desgastante, são 5-6 horas de pilotagem para cada piloto”.

Fotos: Carsten Horst - Marcus Cicarello e Rafael Gagliano/Hyset - Fonte: Eversports

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Com 2º lugar em Interlagos, Matheus Iorio é vice-campeão da Fórmula 3 Brasil 2015.


O fim de semana no Autódromo de Interlagos foi de muitas emoções e grande comemoração para Matheus Iorio. O piloto de 18 anos mostrou grande desempenho desde os primeiros treinos, fez duas belas corridas no tradicional circuito paulista, e após terminar em 2º lugar nas duas corridas da oitava e última rodada dupla da temporada, garantiu o vice-campeonato da Fórmula 3 Brasil, a principal categoria de formação de pilotos do país.


A história de Matheus em busca do vice-campeonato teve um capítulo emocionante no sábado. Após garantir o 2º melhor tempo na classificação, e assim sair na primeira fila, o piloto teve um problema na largada e caiu para a 13ª e última posição. Com um ótimo ritmo, Iorio conseguiu recuperar terreno ao longo das 21 voltas, para brigar pela vitória até os últimos metros com Pedro Piquet, cruzando a linha de chegada em 2º lugar, na chegada mais apertada do ano, a apenas 0.399s de diferença. Porém, na sequência, ele recebeu uma questionável penalização, devido uma ultrapassagem fora dos limites da pista, segundo os comissários, e teve 20s acrescidos a seu tempo final, terminando em 5º.


Com esse resultado, e conforme a regra de inversão do grid dos seis primeiros do dia anterior, o piloto da Cesário F3 largou novamente na 2ª posição, e logo pulou para a liderança da prova, onde permaneceu por algumas voltas. Depois de ser ultrapassado por Piquet, Iorio fez uma corrida consistente, lidando com uma falha no acelerador do carro, mas garantiu com tranquilidade o 2º lugar, subindo ao pódio pela sétima vez no ano, e concretizando o vice-campeonato da categoria em sua divisão principal. Ele terminou o ano com 118 pontos, contra 105 de Carlos Cunha, que ficou em 3º na classificação geral.


Matheus Iorio receberá o troféu de vice-campeão da Fórmula 3 Brasil na festa de encerramento da categoria, que acontece na noite desta segunda-feira, juntamente com as premiações da Stock Car, Campeonato Brasileiro de Marcas, Campeonato Brasileiro de Turismo e Mercedes-Benz Challenge. O evento terá transmissão ao vivo pelo Sportv a partir das 20h55.


Ainda nessa semana, Iorio terá o último desafio do ano, com a disputa das 500 Milhas de Kart, a prova mais tradicional do kartismo nacional, que será realizada em Limeira, no interior de São Paulo. O piloto integra novamente a equipe Spirit Sports, com quem já correu no ano passado e subiu ao pódio com o 4º lugar. Os treinos tem início na tarde de quarta-feira, e a corrida começa às 11h30 de sábado (19), com expectativa de 12 horas de duração.


Matheus Iorio:

“Foram duas corridas muito especiais aqui em Interlagos. No sábado, tive um problema na largada, mas consegui me recuperar e brigar pela vitória até o fim. Não concordei com a punição que recebi depois, mas isso só me deu ainda mais ânimo para buscar novamente um bom resultado no domingo, e foi o que aconteceu. Consegui pular na frente na corrida 2, e segurar a liderança por algumas voltas. Depois, tive que lidar com um problema no acelerador, mas garanti o 2º lugar e assim pude trazer o vice-campeonato para casa! Fiquei muito feliz com esse resultado, foi consequência de muita dedicação minha e da equipe, e estou com sentimento de dever cumprido. Agora, vamos seguir trabalhando para colher frutos ainda melhores em 2016”.

500 Milhas de Kart:

“As 500 Milhas de Kart é uma prova muito divertida, com um ar comemorativo, de fim de temporada, mas onde todos querem ganhar. Vai ser legal correr de novo na Spirit Sports, onde já conheço todo mundo, e conseguimos subir ao pódio no ano passado. Vamos buscar de novo um bom resultado, agora na pista de Limeira, que será uma novidade para mim”.

Fotos: Rafael Gagliano e Marcus Cicarello/Hyset – Fonte: Eversports

Stock Car: Guga Lima faz grande corrida em Interlagos e termina temporada em alta.


Dez meses e 21 corridas depois, a temporada 2015 da Stock Car chegou ao fim neste domingo (13) no Autódromo de Interlagos, com uma emocionante corrida, que decidiu o título a favor de Marcos Gomes. Para Guga Lima, a etapa final do ano também foi muito positiva, em uma prova igualmente movimentada. O piloto conseguiu sua melhor posição de largada na categoria, saindo em 24º lugar, e cruzou a linha de chegada em 17º, terminando em alta sua temporada de estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro.


Essa foi a primeira vez de Guga correndo de Stock Car em Interlagos, então, o piloto trabalhou intensamente durante os treinos para buscar o melhor acerto para o carro #9, apesar de ter sofrido com problemas nos freios. Na classificação de sábado, Lima marcou sua volta no início da sessão, mas pouco depois, uma chuva atrapalhou os grupos seguintes, e assim o brasiliense ficou com a 24ª posição, entre os 34 pilotos do grid.


Na manhã deste domingo, a corrida foi muito movimentada, especialmente pelo fato de pilotos experientes, incluindo os dois postulantes ao título, estarem largando na parte final do pelotão. Assim, ainda na primeira volta, houve um acidente envolvendo vários pilotos. Guga acabou sendo tocado, mas conseguiu seguir na disputa, tendo apenas de parar nos boxes para breves reparos. O piloto de 19 anos voltou para a disputa e conseguiu evoluir bastante ao longo das 23 voltas, fazendo uma de suas melhores corridas do ano, e terminando em 17º, na zona de pontuação. Após o fim da prova, porém, a equipe foi penalizada por ter abastecido o carro de Guga sob regime de safety-car.


Guga Lima se mostrou satisfeito pela grande corrida feita em Interlagos, e pela forma como completou sua primeira temporada na Stock Car. O brasiliense ingressou no campeonato a partir da quinta etapa, após três corridas no Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria de acesso. Agora, Lima já começa a focar no campeonato 2016, ano em que estará mais forte e, com muito mais quilometragem, e prevê dar um salto de qualidade e competitividade na categoria. A primeira etapa do campeonato 2016 está marcada para o dia 6 de março, no Autódromo de Curitiba, no Paraná.


Guga Lima:

“Acho que foi um fim de semana muito bom, uma forma legal de terminar minha temporada de estreia na Stock Car. Correr em Interlagos com as arquibancadas cheias foi muito especial. A corrida foi bastante movimentada, com vários incidentes, mas consegui me livrar quase ileso, voltar para a disputa e avançar boas posições. Tivemos um descuido durante o pit-stop, mas isso não tira o excelente trabalho que fizemos nessa etapa e ao longo da temporada. Aprendi muito, e acredito que isso será essencial para darmos um grande salto no ano que vem, quando terei mais experiência com o carro e nos circuitos. Chegou a hora de descansar um pouco, mas sem deixar de trabalhar para termos um carro competitivo e brigarmos constantemente por melhores posições na temporada 2016”.

Fotos: Carsten Horst- Rafael Gagliano e Marcus Cicarello/Hyset - Fonte: Eversports

sábado, 12 de dezembro de 2015

Lukas Moraes larga na primeira fila na final do Brasileiro de Turismo em Interlagos.


Lukas Moraes realmente tem uma relação especial com o circuito de Interlagos. O paulista tem uma vitória e uma pole position - conquistadas em 2014 na F3 Brasil - no mais tradicional autódromo brasileiro, e por pouco não aumentou esses números neste sábado. Moraes brigou até o fim da classificação pelo primeiro lugar, chegando a liderar boa parte da sessão, e marcou o 2º melhor tempo. Assim, o piloto da RR Racing larga na primeira fila na corrida final da temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo. A prova terá transmissão ao vivo pelo Sportv2 a partir das 8h10 deste domingo.


Após o 3º lugar no treino de sexta, e o top-5 na sessão desta manhã, Lukas confirmou o bom desempenho na tomada de tempos, que aconteceu sob chuva, e acredita ter boas chances para concretizar seu primeiro pódio em sua temporada de estreia na categoria.


“Hoje foi um dia muito bom! Foi minha primeira vez com o carro do Turismo na chuva, e me adaptei rápido. Consegui minha melhor posição de largada desde que entrei na categoria, quase que foi a pole position, mas foi um ótimo resultado. Ano passado, conquistei a pole e uma vitória aqui em Interlagos, com chuva, e é uma condição que eu gosto. Estive bastante competitivo durante todas as sessões, então temos um carro muito bom para brigar por um pódio na corrida deste domingo. Vamos fazer nosso melhor na corrida, para fechar o ano com chave de ouro”, comentou Lukas Moraes.


Confira o grid de largada do Brasileiro de Turismo em Interlagos:

1-) 66 Felipe Guimarães (W2 Racing) - 1:55s846
2-) 111 Lukas Moraes (RR Racing) - 1:56s576
3-) 99 Edson Coelho (J. Star Racing) - 1:56s622
4-) 128 Dennis Dirani (Voxx Racing) - 1:57s048
5-) 28 Danilo Dirani (Bravar) - 1:57s173
6-) 35 Gabriel Robe (Motortech Competições) - 1:57s323
7-) 31 Marcio Campos (Motortech Competições) - 1:57s552
8- ) 11 Pedro Boesel (R Sports) - 1:57s599
9-) 86 Gustavo Frigotto (R K L Motorsports 2) - 1:57s839
10-) 33 Antonio Matiazi (R K L Motorsports) - 1:58s112
11-) 69 Gustavo Myasava (J. Star Racing) - 1:58s635
12-) 23 Marco Cozzi (W2 Racing) - 1:58s721
13-) 2 Mauri Zacarelli (R Sports) - 1:59s181
14-) 36 Flavio Matheus (Nascar) - 1:59s190
15-) 79 Adibe Marques (Voxx Racing) - 1:59s797
16-) 84 Fernando Croce (Hitech Racing) - 2:00s539
17-) 38 Duilio Squassoni (Bravar) - 2:04s144
18-) 17 Pietro Rimbano (C2 Team) - sem tempo
19-) 55 Renato Braga (R K L Motorsports) - sem tempo
20-) 52 Victor Amorim (R Sports 2) - sem tempo

Fotos: Bruno Terena - Fonte: Eversports

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Em Interlagos, Hitech Racing disputa etapas finais do Brasileiro de Turismo e F3 Brasil.


Um mês depois de sediar o GP Brasil de F1, Interlagos será palco da última disputa do ano em cinco categorias, em um mega evento com muito entretenimento para os fãs de velocidade, neste fim de semana (11 a 13 de dezembro). Stock Car, Campeonato Brasileiro de Marcas, Mercedes-Benz Challenge, Campeonato Brasileiro de Turismo e F3 Brasil estarão na pista, sendo que a Hitech Racing marca presença nas duas últimas, em busca de resultados positivos para coroar um ano de muita evolução com seus pilotos.

A grande novidade da equipe no fim de semana será a estreia de Fernando Croce no grid do Brasileiro de Turismo. Cumprindo uma jornada dupla, já que compete regularmente da F3 Brasil, essa será a primeira vez do piloto de Jaú com o carro da categoria de acesso à Stock Car, porém, o piloto acumula bastante experiência nos “carros fechados”, pois correu por muitos anos em campeonatos de Gran Turismo no Brasil e na Europa. Além disso, o piloto já conhece bem o circuito de Interlagos, então poderá focar esforços apenas em sua adaptação ao carro e no acerto técnico.


Na Fórmula 3 Brasil, Croce vem de uma boa performance na etapa de Curitiba, e quer manter a sequência positiva na rodada final. Por sua vez, Christian Hahn também chega muito animado ao último desafio do ano. O piloto paulista, que correu em Interlagos há um mês ao lado de seu pai na prova da Mercedes-Benz Challenge, preliminar da F1, almeja subir novamente ao pódio nesta etapa. Em seu primeiro ano no automobilismo, Hahn mostrou grande evolução, e conquistou dois pódios no segundo semestre, um em Cascavel - onde chegou inclusive a brigar pela pole position -, e outro em Campo Grande, sob chuva.

Confiante no bom desempenho de seus pilotos na etapa, o chefe da equipe, Rodrigo Contin, destacou o fato desta etapa final acontecer no mais tradicional autódromo brasileiro, uma pista sempre muito especial para todos que correm lá.


A F3 Brasil realiza duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, enquanto a disputa do Brasileiro de Turismo acontece em prova única, na manhã de domingo. Antes disso, na sexta-feira e sábado, os pilotos participam de treinos livres e da classificação para definição do grid de largada.

Rodrigo Contin:

“O saldo desse ano foi positivo, de muita evolução com nossos pilotos, então chegamos bem animados para essa etapa final, ainda mais por ser em Interlagos, que é uma pista especial. O Fernando Croce fará a estreia dele no Brasileiro de Turismo, e apesar de ser a primeira vez dele nesse carro, ele já tem bastante experiência em carros fechados, de Gran Turismo, e também correu várias vezes em Interlagos, então acredito que a adaptação dele será bem rápida. Vai ser exigente fisicamente, por correr também na F3 Brasil, onde ele tem se mostrado cada vez mais competitivo. Com o Christian Hahn, a expectativa também é muito positiva, ele chegou a treinar em Interlagos e foi bem rápido, então vamos em busca de mais um pódio nesse ano de estreia dele no automobilismo. Iremos fazer o nosso melhor para conquistarmos bons resultados e coroar todo o trabalho feito nessa temporada”.

Fotos: Vanderley Soares - Fonte: Eversports

Em Interlagos, Matheus Iorio disputa etapa final da F3 Brasil na luta pelo vice-campeonato.


Principal categoria de formação de novos pilotos, a Fórmula 3 Brasil realiza sua oitava e última rodada da temporada neste fim de semana (11 a 13 de dezembro), no Autódromo de Interlagos, após dez meses e 14 corridas em seis pistas diferentes. Para Matheus Iorio, um dos destaques do grid, o objetivo é continuar fazendo um bom trabalho para concretizar o vice-campeonato na categoria principal.

O piloto de 18 anos teve um ano muito positivo, de aprendizado e evolução com a equipe Cesário F3, com seis pódios e uma vitória, em Curitiba, e esteve durante todas as etapas entre os dois melhores na classificação geral. Iorio chegou a liderar o campeonato após as duas primeiras rodadas, mas depois sofreu com alguns problemas mecânicos e imprevistos que impossibilitaram que a briga pelo título ainda estivesse em aberto. Em posição de vantagem na busca pelo vice, que tem outros três pilotos com chances matemáticas, Matheus não adota um discurso de favorito, pelo contrário, vê a questão como uma “disputa indireta”, e vai focar esforços para conseguir o melhor resultado nas duas corridas da etapa, assim, o resultado final será uma consequência do trabalho de todo o ano. São 30 pontos em jogo, e a situação dos pilotos é a seguinte: Iorio soma 99 pontos, contra 93 de Carlos Cunha, 91 de Arthur Fortunato e 84 de Rodrigo Baptista.


Iorio ainda comentou o fato de correr novamente em Interlagos, que é sempre algo especial. Recentemente, o piloto da Cesário F3 fez um breve treino no circuito, importante para reconhecimento do novo asfalto, colocado no ano passado, mas depois que a F3 correu lá - na ocasião, Matheus disputava a F3 Light. Para o paulista, essa condição deve influenciar na disputa, já que os tempos de volta estão bem mais rápidos.

Os pilotos da F3 Brasil terão agenda cheia nesta sexta-feira, com a realização dos dois treinos livres e da classificação. No sábado, acontece a primeira corrida, com duração de 30 minutos mais uma volta, enquanto no domingo, a última corrida da temporada terá a mesma duração, e grid de largada invertido entre os seis melhores colocados na prova do dia anterior.


O grande evento em Interlagos também recebe as etapas finais do Campeonato Brasileiro de Turismo, Campeonato Brasileiro de Marcas, Mercedes-Benz Challenge e a decisão da Stock Car.


Matheus Iorio:

“É sempre muito especial correr em Interlagos. Fizemos um teste lá com a equipe, e apesar de ter sido curto, pudemos conhecer o asfalto novo. Isso com certeza vai influenciar na disputa, porque dos quatro carros que estão disputando o vice, apenas dois treinaram lá nessa nova condição, e vimos que os tempos de volta baixaram muito. No geral, o balanço desse campeonato foi muito bom, aprendi muita coisa sobre dinâmicas de corridas, classificação, e vou levar tudo isso para o ano que vem, para ir melhor ainda. Sobre a disputa pelo vice-campeonato, vou levar como uma disputa indireta, fazendo o meu melhor nas corridas, e o resultado será uma consequência de todo o trabalho que fizemos nesse ano, que foi muito bom. Não quero me preocupar muito com isso, mas vou trabalhar bastante para assegurar essa posição”.

Fotos: Marcus Cicarello e Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

Com boas lembranças de Interlagos, Lukas Moraes chega confiante para última etapa do BR de Turismo.


Há pouco mais de um ano, Lukas Moraes comemorava o vice-campeonato na Fórmula 3 Brasil, após ter conquistado mais um pódio, na ocasião, em Goiânia. Agora, o piloto de 19 anos se prepara para disputar a etapa final de sua temporada de estreia no Campeonato Brasileiro de Turismo, no Autódromo de Interlagos, neste fim de semana (11 a 13 de dezembro).

A transição dos formulas para os “carros fechados” foi um passo muito importante para Moraes neste ano. Apoiado pela equipe RR Racing, que apostou no piloto para encabeçar seu time nessa nova categoria, Lukas demonstrou rápida adaptação ao carro, mesmo ingressando no campeonato somente a partir da terceira etapa, e logo mostrou seu potencial nas disputas, estando constantemente no top-5. O piloto chegou até a bater na trave por um lugar no pódio em duas corridas (Curitiba e Cascavel), e vai fazer seu máximo para conquistar isso ainda nesta temporada, com um bom resultado na 8ª etapa.


Interlagos é uma pista de muitas histórias e identificação para todos os brasileiros, mas Moraes tem uma relação ainda mais especial com o lendário circuito. Além de ser uma corrida “em casa”, onde o piloto pode contar com o apoio próximo de familiares e amigos, Lukas já contabiliza uma vitória neste circuito em seu currículo. Na Fórmula 3 Brasil, no ano passado, ele triunfou em uma emocionante corrida, sob forte chuva, se destacando inclusive em cima de Pedro Piquet, que viria se consagrar campeão algumas etapas depois. Ele também já havia corrido em Interlagos no início do ano, no F3 Brazil Open, onde foi o vice-campeão na categoria Light.


Por todos esses motivos, a expectativa é mais do que positiva para o piloto, que está confiante em um bom resultado. A disputa como um todo também promete muitas emoções, já que o título está em aberto, com Marcio Campos e Dennis Dirani na briga pelo campeonato. O evento ainda terá etapas da F3 Brasil, Campeonato Brasileiro de Marcas, Mercedes-Benz Challenge, e a grande decisão da Stock Car.

Na sexta-feira, acontece o primeiro treino livre para os pilotos do Brasileiro de Turismo, enquanto no sábado, eles realizam a segunda sessão e a classificação. A corrida final da categoria abre a programação de domingo no autódromo, e terá transmissão ao vivo pelo Sportv a partir das 8h25 (horário de Brasília).


Lukas Moraes:

“Esse foi um ano muito bom para mim, com uma virada enorme na minha carreira. Aprendi muito e me desenvolvi bastante nessa temporada, junto com a equipe, que também estava estreando no Brasileiro de Turismo. Mesmo entrando no campeonato a partir da terceira etapa, pudemos mostrar nosso potencial e estar bem competitivos, e acredito que todo esse aprendizado vai nos ajudar muito em 2016. E fazer essa etapa final em Interlagos será bem legal, é sempre especial correr lá, pois é um sonho desde pequeno. É uma pista onde costumo andar bem, onde conquistei uma vitória na F3 Brasil no ano passado, então estou confiante. Vamos tentar terminar o ano com um pódio, para coroar todo o trabalho que fizemos. Já batemos na trave algumas vezes, mas acredito que temos boas chances aqui, para fechar o ano da melhor forma possível”.

Fotos: Bruno Terena - Fonte: Eversports

Após vencer 6 Horas de Kart, Guga Lima encerra temporada de estreia na Stock Car, em Interlagos.


Um grande evento com cinco categorias e sete corridas, tendo como atração principal a decisão do título da Stock Car, acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste fim de semana (11 a 13 de dezembro), e a corrida de domingo marcará um momento muito importante para Guga Lima. Mais jovem piloto do grid, o brasiliense irá encerrar sua temporada de estreia na Stock Car, e almeja conquistar seu melhor resultado até agora, aproveitando-se inclusive do fato que a pontuação para essa prova é dobrada, e então ele pode ganhar uma posição na classificação geral.

Guga chega afiado para a disputa, que acontece pouco mais de um mês depois da penúltima etapa, realizada no dia 8 de novembro, no circuito gaúcho de Tarumã. No último fim de semana, o piloto de 19 anos sagrou-se, ao lado de Felipe Nasr (piloto da Sauber na Fórmula 1) e de Rodrigo Piquet (bicampeão brasileiro de kart e sobrinho de Nelson Piquet), bicampeão das 6 Horas de Kart de Brasília, ao vencer pela segunda vez consecutiva a tradicional prova de kart de longa duração.


Às vésperas do último desafio do ano, Lima faz um balanço da temporada, em que iniciou correndo no Campeonato Brasileiro de Turismo, após três anos na Europa - onde correu na Fórmula Renault Alps e F4 Inglesa. O piloto ingressou na Stock Car na quinta etapa, e mostrou rápida adaptação ao carro, além de grande entrosamento com a equipe ProGP, que neste ano atuou em parceria técnica com a C2 Team. Guga terminou na zona de pontuação em duas etapas, e quer novamente terminar entre os 20 melhores, para fechar o campeonato com chave de ouro.

Na etapa final, de um total de 12, o piloto tem mais uma motivação: fazer bonito no mais famoso autódromo brasileiro. Desde pequeno, Guga costumava assistir as corridas da Fórmula 1 e da Stock Car em Interlagos, seja pela TV ou mesmo nas arquibancadas, e agora, é ele quem estará do lado de dentro. Apesar de essa não ser a primeira vez que corre no circuito - ele disputou o F3 Brazil Open, no início de 2013 -, Lima disse estar ansioso para correr lá na principal categoria do automobilismo nacional, e acredita que o público vai comparecer em peso.


Os pilotos da Stock Car vão à pista na sexta-feira para o shakedown e para o primeiro treino livre. No sábado, acontece o segundo treino e a classificação, com transmissão ao vivo do Sportv a partir do meio-dia. No domingo, a última corrida da temporada 2015 tem início às 10h, e será transmitida ao vivo e na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.


Guga Lima:

“Estou muito feliz por estar completando minha primeira temporada na maior categoria do automobilismo brasileiro. Eu sempre acompanhei as corridas da Stock Car nos autódromos e hoje estou correndo aqui, então é um sonho realizado. E poder “comemorar” isso justamente no Autódromo de Interlagos, é ainda mais especial. Já corri lá, em 2013, mas tenho certeza que dessa vez será bem diferente, com as arquibancadas lotadas, então vou dar o meu melhor. Esse foi um ano de muito aprendizado, poderia ter sido um pouco melhor sim, mas fico satisfeito pela minha evolução no meio de um grid com tantos pilotos super experientes. Vou com tudo para essa última etapa, ainda mais animado pelo título das 6 Horas de Kart que conquistei novamente, para buscar meu melhor resultado, e terminar o ano com chave de ouro”.

Fotos: Rafael Gagliano e Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Em Interlagos, Rafael Suzuki busca melhor resultado do ano na “Grande Final” da Stock Car.


O Autódromo de Interlagos é o mais famoso e histórico do país, e recebe neste fim de semana (11 a 13 de dezembro) a grande final da temporada 2015 da Stock Car, que terá a decisão do título entre Marcos Gomes e Cacá Bueno. Para Rafael Suzuki, a corrida também tem um sabor especial, já que foi nesta pista que o representante maranhense estreou na principal categoria do automobilismo brasileiro, em março de 2014.

Suzuki faz um balanço positivo de seu ano, que começou com algumas dificuldades nas primeiras etapas, mas, a partir do segundo semestre, engatou uma sequência de performances consistentes e bons resultados, andando constantemente entre o top-10 e top-15. Em Curitiba, em outubro, o piloto da RZ Motorsport conquistou o 6º lugar na corrida 1, e chegou a liderar a corrida 2 após a largada. Apesar do revés sofrido na etapa de Tarumã, há um mês, quando foi tocado na largada e não pôde continuar na prova, Rafael está confiante em fechar o ano com chave de ouro.


A etapa de Interlagos será disputada em uma única corrida, de 40 minutos de duração, e vale pontuação dobrada. Com isso, Suzuki quer um bom resultado, para tentar completar o ano entre os 20 primeiros na classificação geral - atualmente ele ocupa a 24ª posição entre os 38 pilotos que já participaram neste campeonato. Nesse mesmo ponto da temporada no ano passado, há uma rodada do fim, o piloto somava menos da metade dos pontos que tem agora, e teve seu melhor resultado na etapa final, com um 8º lugar em Curitiba, e espera repetir essa escrita.


As atividades de pista em Interlagos, que também terá etapas da Formula 3 Brasil, Campeonato Brasileiro de Turismo, Campeonato Brasileiro de Marcas e Mercedes-Benz Challenge, começam na sexta-feira, com o shakedown e o primeiro treino livre. No dia seguinte, acontece a segunda sessão de treinos e a classificação, que define o grid de largada, com transmissão ao vivo a partir das 12h (de Brasília), no Sportv. A corrida, marcada às 10h do domingo, será transmitida ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.


Rafael Suzuki:

“É sempre muito especial correr em Interlagos, uma pista onde já assisti muitas corridas da Fórmula 1 das arquibancadas, e onde fiz minha estreia na Stock Car no ano passado. Esse segundo ano na categoria foi de muita evolução e aprendizado, principalmente no segundo semestre, quando estive bem competitivo e brigando mais próximo do pelotão da frente. Ano passado, tive um ótimo resultado na etapa final, que vale pontos dobrados, então será importante conseguir isso novamente, para subir na classificação geral, e terminar o ano de forma positiva e animadora para 2016. Além disso, essa corrida será muito disputada, já que todos querem encerrar o ano bem”.

Fotos: Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

2016 FIA Fórmula 3 European Championship calendar announced.


In 2016, the FIA Fórmula 3 European Championship young guns once again will contest their races at the most important circuits of the continent. In ten race meetings held in seven different countries, the young drivers will battle for the title and the succession of this year’s champion, Felix Rosenqvist (Prema Powerteam).

The season will be kicked off in early April at Le Castellet. At the Southern French venue, the FIA Fórmula 3 European Championship will race in a package with the FIA World Touring Car Championship, WTCC, and the same applies to the following race meeting, held three weeks later at the Hungaroring, not far from Budapest. In mid-May, the calendar features a true season highlight and the second race meeting in France: the GP de Pau. With Austria’s Red Bull Ring, Nuremberg’s Norisring, Zandvoort in the Netherlands, Spa-Francorchamps and the Nürburgring, the calendar features a number of challenging circuits where the young drivers on the FIA Fórmula 3 European Championship grid already had to prove their skills in 2015. In early October, Imola is going to make its comeback on the calendar of the planet’s most competitive young-driver series and afterwards, the series will travel to Hockenheim, the traditional venue of the season finale. In addition to the two race weekends in the package with the WTCC, the FIA Fórmula 3 European Championship will contest five race meetings in the support programme of its long-term partner DTM. At Imola, the FIA Fórmula 3 European Championship drivers will share the paddock with the FIA ETCC and at Spa-Francorchamps they will join the Blancpain GT Series.

“We once again succeeded in creating an attractive calendar with many former and current Formula One World Championship venues,” Walter Mertes, CEO ‘Formel 3 Vermarktungs GmbH’, said delighted. “I think we once again found a well-balanced mix of most different circuit characteristics, thus offering the young drivers contesting the 2016 season a perfect platform to demonstrate their skills”.

The 2016 Fórmula 3 European Championship calendar at a glance:

03/04 – Paul Ricard (WTCC) / FRA
24/04 – Hungaroring (WTCC) / HUN
15/05 – Pau (F3 GP) / FRA
22/05 – Red Bull Ring – Spielberg (DTM) / AUT
26/06 – Norisring (DTM) / DEU
17/07 – Zandvoort (DTM) / NLD
30/07 – Spa-Francorchamps (Blancpain GT Series) / BEL
11/09 – Nürburgring (DTM) / DEU
02/10 – Imola (ETCC) / ITA
16/10 – Hockenheim (DTM) / DEU

Photo: FIA F3 Euro Series

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Antes da etapa final da Stock Car, Guga Lima disputa 6 Horas de Kart de Brasília.


A temporada 2015 do automobilismo vai chegando ao seu final, mas a agenda está cheia para Guga Lima. O piloto se prepara para a disputa da última etapa de seu ano de estreia na Stock Car, que acontece entre os dias 11 e 13 de dezembro, em Interlagos. Antes disso, porém, Guga participa neste sábado (5) da 14ª edição das 6 Horas de Kart de Brasília, no Ferrari Kart (dentro do complexo do Autódromo Internacional). Atual campeão da tradicional prova, Lima integra a equipe Dibo Kart Team, ao lado de Felipe Nasr, piloto da Sauber na F1, e de Rodrigo Piquet, bicampeão brasileiro de kart.


Essa será a terceira participação de Guga nesta corrida, da qual o piloto local foi campeão em casa no ano passado, na ocasião, em equipe formada também por Nasr e Rodrigo Piquet, além de Nelsinho e Pedro Piquet, e Daniel Correa. As 6 Horas de Kart de Brasília têm início previsto às 15h de sábado, com entrada gratuita ao público. A expectativa da organização é que mais de 30 karts estejam na disputa.


Na principal categoria do automobilismo nacional, o ano tem sido de muito aprendizado para Guga Lima, que terminou na zona de pontos em duas das sete etapas que participou. O mais jovem piloto do grid quer aproveitar a última prova do ano, que tem pontuação dobrada, para conquistar um bom resultado e terminar em alta a temporada.


Guga Lima:

“É muito legal poder correr de novo as 6 Horas de Brasília. Ano passado, fomos os campeões em uma corrida bem difícil, com chuva e pista secando depois, e teremos o mesmo time, com o Dibo, o Felipe Nasr e o Rodrigo Piquet, então vamos brigar pelo bicampeonato! Além disso, será bom para eu me preparar para a última etapa da Stock Car, que acontece na próxima semana, em Interlagos. Faz quase um mês que corremos em Tarumã, então é bom voltar à ativa e chegar aquecido para a corrida final da temporada”.

Fotos: Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

Official 2015 DTM Yearbook hits the shelves.


The 2015 DTM season was packed with highlights. Electrifying races, enthralling battles, beaming winners and frustrated losers. Every race weekend and each of the 18 races produced their own stories. The new race format made for pure racing and was well received by fans, drivers and those responsible. The 24 drivers provided top-class motor racing and a season that’s worth looking back on again and again. The official 2015 DTM yearbook represents the perfect opportunity to do so and is available with immediate effect.


Audi’s triumphal start into the season at Hockenheim and the Lausitzring, the ongoing Mercedes-Benz streak of success at the Norisring, the sensational BMW comeback at Zandvoort, Netherlands, and Pascal Wehrlein’s way to becoming the youngest DTM Champion in the history of the sport – all these and far more stories can be found in the 192-page book. Numerous pictures revive the season, informative statistics and portraits make for a descriptive overview. And the high quality of the book turns scrolling in it into a true pleasure.

The DTM yearbook also will be available from Wednesday at the Essen Motor Show where enthusiasts can have signed it by the DTM drivers on site. This weekend, several DTM drivers will visit the DTM booth in hall 3.


The brand-new yearbook of the 2015 season represents a highlight not only for die-hard DTM enthusiasts. It is available in the DTM shop or at the book trade under the order number ISBN 978-3-928540-83-4 for € 35 including shipping charges within Germany.

The 2015 DTM Yearbook:

- 192 pages
- 450 colour photos
- Format 235 x 330mm
- German text
- Extensive results and statistics
- Hardback, hardcover

sexta-feira, 29 de maio de 2015

F3 Euro Series: Fifth season pole for stalwart Felix Rosenqvist.


In summerly conditions at Monza, Felix Rosenqvist (Prema Powerteam, 1:43s766) claimed his fifth pole position of the 2015 FIA Fórmula 3 European Championship season. At the 5.793 kilometres long circuit in the royal park of Monza with its long history, the Swede was 0s183 seconds faster than his team-mate Jake Dennis (Prema Powerteam, 1:43s949). Santino Ferrucci (Mücke Motorsport, 1:43s970) and Alexander Albon (Signature, 1:44s027) as the best-placed rookie were classified third and fourth respectively, while Raoul Hyman (Team West-Tec F3, 1:44s052) and Lance Stroll (Prema Powerteam, 1:44s174) ended up in fifth and sixth place.

While 23-year-old Felix Rosenqvist already moved up into the lead around the halfway point, Jake Dennis, by four years his junior, only improved from fifth to second in the final minute of the session. Thus, the Brit toppled Santino Ferrucci, who eventually had to make do with third place. Still, this was the best qualifying result of the season to date for the 16-year-old American.


The same can be said for Raoul Hyman, while Alexander Albon, who was classified ahead of him, was already fourth in a qualifying session for the third time this season. For South-African Hyman, fifth place at the high-speed track of Monza was his best result to date. Behind 16-year-old rookie driver Lance Stroll, 20-year-old Mikkel Jensen (Mücke Motorsport, 1:44s201) was the next rookie on the starting grid.


FIA Fórmula 3 European Championship points’ leader Antonio Giovinazzi (Jagonya Ayam with Carlin, 1:44s204) only qualified eighth. Just like British driver George Russell (Carlin, 1:44s259), who was ninth, the 21-year-old south-Italian only made it into the top ten in the final moments of the session. Charles Leclerc (Van Amersfoort Racing, 1:44s269), currently the best-placed rookie in the championship standings, completed the top ten.

Felix Rosenqvist (Prema Powerteam): “It wasn’t easy, because everyone out there was looking for slipstream. I think that I finally found a good position on the track and didn’t have a lot of traffic getting in my way. After doing two or three laps without slipstream, I tried to find a quick guy to follow. Too bad that it didn’t quite work out as I wanted. Fortunately, the fast lap times I had set before were enough to claim pole position”.

Photos: FIA F3 Euro Series