Um dos pilotos que vem se destacando na atual temporada da F1 é o franco-suíço Romain Grosjean, o piloto estreou na categoria no meio da temporada de 2009 substituindo o brasileiro Nelson Piquet Jr, na equipe Renault, porém não obteve bons resultados e acabou no final daquele ano sem contrato, a opção foi ir correr na GP2 e em 2011 foi campeão da categoria.
Em 2012 retornou à F1 e mais uma vez substituindo um piloto brasileiro na equipe, desta vez foi Bruno Senna, que perdeu a vaga para Grosjean na equipe anglo-francesa Lotus. Nos testes da pré-temporada ele foi um dos destaques, já em corridas, vive de altos e baixos, se por um lado ele foi o protagonista de alguns acidentes nas etapas da Austrália, Malásia, China e aquele belo “strike” em Mônaco onde o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber até decolou, por outro lado ele conseguiu subir ao pódio duas vezes, foi terceiro no GP do Bahrein e segundo no Canadá e agora busca sua primeira vitória na F1.
Grosjean está com sua moral em alta na equipe, o chefão Eric Boullier, constantemente faz elogios a seu pupilo, mesmo após os quatro acidentes no ano. A boa atuação no GP do Canadá, foi destacada por muitos críticos, que acreditavam que o “muro dos campeões” seria o destino do francês na corrida, no entanto ele conseguiu dar 49 voltas com um jogo de pneus macios usados e com isso garantiu o segundo pódio no ano.
Para chegar ao lugar mais alto do pódio, Grosjean acredita que a equipe precisa melhorar nos treinos de classificação, para ele é fundamental largar na frente. No próximo final de semana será realizado o GP da Europa, nas ruas de Valência e o piloto da Lotus disse sobre suas chances nas corrida “Se tivermos um fim de semana forte desde o começo, somos capazes de lutar pelo pódio e até pela vitória. A distância para a vitória não é tão grande. Nós precisamos nos qualificar melhor. Não é nosso forte nesta temporada, mas estamos trabalhando nisso, estou torcendo pelas melhoras no treino, uma boa largada e depois poderemos ver o que acontece” - concluiu.
O piloto ocupa o sétimo lugar no mundial com 53 pontos, 2 atrás do companheiro de equipe o finlandês Kimi Raikkonen e tem ajudado a Lotus a manter o terceiro lugar no mundial de construtores à frente da Ferrari. Será que Romain Grosjean será o oitavo vencedor diferente no ano ?
Olha o francês logo vai ganhar uma corrida, assim eu espero.
ResponderExcluir