segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nanbei Drift Taikai


Ontem (27), o circuito de Mikawa Motorland mais uma vez foi o palco de um evento da Nanbei Drift, cerca de 80 pilotos queimaram muito pneu durante todo o dia e os três primeiros colocados de cada categoria, receberam os prêmios. Na iniciante o vencedor foi: Daniel Shinohara, Yamada Kentaro foi o segundo e Fernando Almeida completou o pódio.

Durante o intervalo do almoço, a organização convidou os juizes do evento para fazer demostrações na pista e o trio formado por consagrados pilotos profissionais da D1: Ken Nomura, Masashi Yokoi e Kiyofumi Hamada, deram algumas voltas na pista para delírio do público que compareceu em bom número ao circuito de Mikawa Motorland.


Pela categoria médio: Leandro Oliveira venceu com Yoshifumi Yanai em 2º e Yoshio Kidani em 3º. Já na expert, a disputa foi acirrada e quem levou a melhor foi: Yooza Harry, Vinícios Tanaka com uma bela atuação foi o 2º e Takanari Imada completou o pódio. Confiram algumas fotos do evento - Nanbei Drift Taikai:

Stock Car: Rafael Suzuki tem fim de semana difícil, mas destaca experiência adquirida em Brasília.


Rafael Suzuki completou neste fim de semana, em Brasília, sua terceira etapa como piloto da Stock Car. E, novamente, o novato da ProGP viveu uma jornada difícil. Às voltas com problemas em seu carro desde o início das atividades, na sexta-feira, o paulista de 26 anos pouco pode fazer no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Entretanto, Suzuki leva de Brasília muito aprendizado, sobretudo no quesito estratégia, que poderia tê-lo posicionado no top 10 da segunda corrida, o que não aconteceu devido a um problema no sistema de freios que resultou em uma rodada que abreviou sua participação na prova.

Durante os treinos livres, o carro apresentou uma falha crônica nas curvas à direita, predominantes em Brasília. Sem o acerto ideal, Suzuki obteve o 30º lugar no grid, desempenho longe do potencial do piloto e da equipe. Tanto que, pouco depois da sessão classificatória, a ProGP optou por fazer a troca do motor visando a rodada dupla de domingo. A primeira corrida em Brasília foi muito difícil para o piloto, que se envolveu numa batida e perdeu várias posições. Mesmo com ritmo competitivo, a equipe decidiu adotar uma estratégia conservadora, priorizando a segunda prova. A tática se mostrou acertada e, mesmo sendo novamente tocado na largada, Rafael conseguiu ganhar posições. Quando ocupava o 12º lugar da disputa final, acabou sofrendo com um problema no freio, rodou e ficou parado na curva, resultando no fim prematuro de corrida. 


Na visão de Suzuki, o fim de semana acabou evidenciando alguns problemas no carro que precisam ser corrigidos em conjunto com a ProGP visando a próxima disputa, mas também indicou o melhor caminho em termos de estratégia para as rodadas duplas, grande novidade da Stock Car para a temporada 2014. A quarta etapa do campeonato será disputada no remodelado autódromo de Goiânia, em 1º de julho.


Rafael Suzuki:

“Foi um fim de semana dificílimo para nós. Tivemos um problema crônico no carro que afetou completamente nosso desempenho nos treinos e na classificação. Na primeira corrida, o carro foi melhor, mas não o suficiente para escalarmos o pelotão. Desta forma, sacrificamos a primeira prova em detrimento da segunda, em que tínhamos tudo para chegar em sétimo ou oitavo até ficarmos sem freio. Aprendemos muito com a estratégia e evoluímos muito de Santa Cruz do Sul até aqui. Foi uma pena essa falha no fim porque isso nos tirou bons pontos que certamente somaríamos em Brasília. Agora é trabalhar muito, principalmente no chassi, nesse intervalo de um mês até a etapa de Goiânia”.

Fotos: Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

Bruno Bonifácio conclui etapa de Aragón com novo pódio e é vice-líder da Fórmula Renault Eurocup.


Bruno Bonifácio encerrou o primeiro fim de semana da temporada 2014 da Fórmula Renault Eurocup com muitos motivos para comemorar. Depois de conquistar um pódio no sábado no circuito de Motorland, o único brasileiro da categoria fechou o domingo (27 de abril) com outro bom resultado em Aragón. Bruno teve mais um grande desempenho e, após travar intensa batalha com Nyck de Vries, cruzou a linha de chegada da segunda corrida do campeonato na terceira colocação com o carro #20 da Prema Powerteam. Após 14 voltas, a prova, que teve 31 carros no grid, teve como vencedor o francês Andrea Pizzitola.

Pela manhã, Bonifácio conquistou sua melhor posição de largada correndo pela Fórmula Renault Eurocup, garantindo o terceiro lugar do grid. No começo da corrida, o paulista de 19 anos cometeu um pequeno erro e foi superado por De Vries, mas sempre manteve o holandês em sua alça de mira. Na nona volta, depois de um duelo empolgante, foi a vez de Bruno dar o troco naquele que parece ser seu principal adversário na disputa pelo título. 


Após ultrapassar De Vries, Bonifácio ainda buscou se aproximar do suíço Kevin de Jörg, que ocupava a segunda posição, mas o terceiro lugar em Aragón acabou sendo de bom tamanho, uma vez que o resultado evidenciou o bom trabalho do brasileiro e também da equipe italiana. A soma dos pontos de sábado e domingo resultou no melhor fim de semana de Bruno desde que estreou na categoria, em 2013.

Graças aos pódios de sábado e deste domingo em Motorland, Bonifácio agora é o vice-líder da temporada, com 30 pontos somados. O líder do campeonato é De Vries, que tem sete pontos a mais em relação ao brasileiro. A próxima etapa da Fórmula Renault Eurocup 2.0 será em pouco mais de um mês, entre 31 de maio e 1º de junho, no lendário circuito de Spa-Francorchamps.


Bruno Bonifácio:

“Definitivamente, fechamos um fim de semana muito positivo aqui em Motorland. Fomos consistentes tanto no sábado quanto hoje, e a consistência é fundamental em um campeonato tão competitivo como é a Fórmula Renault Eurocup. Fiz uma boa corrida, larguei bem e mantive minha posição. Depois de cair para quarto, travei uma disputa muito interessante com o De Vries, ficamos lado a lado por sete curvas, trocando posições, e nessa disputa acabei levando a melhor e retomei meu lugar no pódio. Estamos bem felizes porque confirmamos nosso ótimo potencial. Agora é trabalhar e focar na etapa de Spa-Francorchamps, onde temos boas lembranças e fomos muito bem no ano passado”.

Fotos: Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports

World Series: Após largar na primeira fila, Pietro Fantin lamenta desfecho complicado em Aragón.


A segunda etapa da temporada 2014 da Fórmula Renault 3.5, a principal categoria da World Series by Renault, não foi como o esperado para Pietro Fantin. Depois de ter obtido bom destaque nos treinos da pré-temporada no circuito seletivo de Motorland, o brasileiro da Draco Racing vivia a expectativa de brigar pelas primeiras colocações na rodada dupla em Aragón. No entanto, o rendimento do carro #5 da equipe italiana não foi bom o bastante para colocar Pietro entre os ponteiros nas duas provas do fim de semana. Ainda assim, o curitibano de 22 anos somou um ponto com o décimo lugar na corrida de sábado.

O ponto positivo para Fantin em Aragón foi o bom desempenho obtido na sessão classificatória deste domingo, quando conquistou a segunda colocação do grid, sua melhor posição de largada desde que estreou na categoria, no ano passado. Com o tempo de 1:40s054, Pietro ficou a apenas 0s169 da pole, mas o piloto entende que poderia largar na frente, já que sofreu com um problema na bomba de combustível no fim da tomada de tempos, que o impediu de dar mais uma volta rápida.


Parecia ser o recomeço para Fantin depois de uma corrida complicada no sábado, apesar do top 10. Pietro largou bem e sustentou o segundo lugar, ficando só atrás do pole Oliver Rowland. Porém, o rendimento do carro do brasileiro caiu de forma ainda inexplicável depois do pit stop obrigatório, cumprido na sexta volta. Depois disso, o piloto perdeu muitas posições e cruzou a linha de chegada apenas em 12º.

Pietro não esconde a decepção depois de um fim de semana difícil e, principalmente, depois de uma corrida em que parecia ter um ritmo bastante promissor no seu começo. De qualquer forma, o piloto agora está focado em reagir no campeonato. A próxima etapa da Fórmula Renault 3.5 será no difícil circuito de rua de Mônaco. Diferente do que acontece em todo o campeonato, a disputa no Principado terá apenas uma corrida, que acontecerá em 25 de maio.


Pietro Fantin:

“Foi um fim de semana bem difícil para nós desde sexta, quando perdi um treino por uma falha na bomba de combustível. Ontem o carro estava difícil de guiar, mas ainda assim conseguimos marcar um ponto. Hoje nosso ritmo na classificação foi muito bom, tive um ótimo começo de corrida, fiz uma largada excelente, mas tudo se perdeu depois do pit stop. Ainda não sabemos o que aconteceu, mas é frustrante. Só temos de levantar a cabeça agora, trabalhar ainda mais para saber onde estamos errando, melhorar e focar na etapa de Mônaco”.

Fotos: Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports

domingo, 27 de abril de 2014

Bruno Bonifácio abre temporada da Fórmula Renault Eurocup com pódio na corrida 1 em Aragón.


Bruno Bonifácio começou com o pé direito sua segunda temporada como piloto da Fórmula Renault Eurocup 2.0. Na manhã deste sábado (26), o único brasileiro do grid da categoria aliou bom desempenho e pilotagem consistente para fechar a primeira corrida da etapa de Motorland, em Aragón, na terceira posição com o carro #20 da equipe Prema Powerteam. O vencedor da prova foi o holandês Nick de Vries.

Bonifácio largou em quarto, mas assumiu o terceiro lugar após fazer uma ultrapassagem bastante agressiva sobre Aurélien Panis, ficando atrás somente de Egor Orudzhev e De Vries. E desde então, Bruno andou próximo dos líderes. No fim da prova, o paulista de 19 anos esboçou uma tentativa de ultrapassagem para cima do adversário russo, mas, muito por conta das características da pista, que não oferece muitas chances para ultrapassagem, não foi possível ganhar mais uma posição e fechou em terceiro, a menos de 0s3 do seu oponente.


Desta forma, Bruno igualou seu melhor resultado na categoria. Em Spa-Francorchamps, na temporada passada, o brasileiro também largou em quarto e finalizou em terceiro. Desta vez, logo na primeira corrida da Fórmula Renault Eurocup em 2014, Bonifácio mostrou que tem todas as credenciais para brigar pelo título desde o início.

A etapa de Motorland se encerra no domingo, quando os pilotos do grid vão à pista para mais uma sessão classificatória e, horas mais tarde, disputarão a última corrida do fim de semana.


Bruno Bonifácio:

“Foi uma boa corrida e, mais do que isso, foi um bom começo de campeonato. O resultado confirmou a nossa performance nos testes de pré-temporada, e a prova de hoje evidenciou o quanto nós somos competitivos. O início da corrida foi difícil porque enfrentamos uma garoa, então a pista estava propícia a erros. Mas deu tudo certo. Nosso ritmo foi ótimo desde o começo, fomos constantes e, no fim, quase conseguimos o segundo lugar. Agora é focar na corrida de amanhã e continuar nesse bom nível que encontramos hoje”.

Fórmula Renault Eurocup, Motorland, corrida 1, final (Top 10):

1 - Nyck de Vries, Koiranen GP, 14 voltas
2 - Egor Orudzhev, Tech 1 Racing, +2s872
3 - Bruno Bonifácio, Prema Powerteam, +3s160
4 - Alexander Albon, KTR, +4s927
5 - Aurélien Panis, ART Junior Team, +10s913
6 - Gustav Malja, Josef Kaufmann Racing, +12s061
7 - Matt Parry, Fortec Motorsports, +13s055
8 - Ignazio D’Agosto, Koiranen GP, +13s727
9 - Simon Gachet, ARTA Engineering, +15s437
10 Matthew Graham, AVF, +17s495

Fotos: Paolo Pellegrini e Prema Powerteam - Fonte: Eversports 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Em Brasília, Rafael Suzuki mira evolução e pontos no circuito mais rápido da temporada da Stock Car.


Na semana que marcou o aniversário de 35 anos da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro chega a um dos seus mais tradicionais circuitos do calendário: o anel externo de Brasília, que será palco da terceira etapa da temporada entre sexta-feira e domingo (25 a 27 de abril). Para Rafael Suzuki, o mais rápido traçado do campeonato representa a chance de evoluir e somar ainda mais pontos em relação à rodada dupla de Santa Cruz do Sul, há duas semanas.

O piloto da ProGP marcou seu primeiro ponto na temporada na primeira das duas corridas no circuito gaúcho. Mas para a etapa do Distrito Federal, o paulista de 26 anos almeja muito mais. Entretanto, para alcançar sua meta para este fim de semana, Suzuki terá de enfrentar um circuito conhecido por oferecer um alto desgaste nos pneus, consequência de um asfalto em péssimas condições.


Além disso, uma volta com um carro da Stock Car é completada com cerca de 180 km/h de média. Desta forma, levando em conta que a categoria é extremamente competitiva e equilibrada, os tempos na Capital Federal costumam ser muito próximos, com muitas posições na classificação sendo decididas nos milésimos. Com características tão peculiares, Brasília vai proporcionar aos pilotos do grid uma gama muito maior em termos de emoção e estratégia, que mais uma vez poderá decidir os rumos das duas provas do fim de semana.

As atividades de pista no circuito começam na sexta-feira com o shakedown e o primeiro treino livre. No sábado, mais um treino livre e a definição do grid de largada, a partir das 14h. E no domingo, a largada da primeira corrida está prevista para 12h33 e terá duração de 40 minutos mais uma volta. A prova que fecha o fim de semana em Brasília, com 20 minutos mais uma volta, começa às 13h48. (Os horários são pelo fuso de Brasília).


Rafael Suzuki:

“Tomando por base nosso desempenho em Santa Cruz do Sul, a meta para Brasília é melhorar e consolidar essa evolução com bons pontos para o campeonato. O fato de a pista ser curta facilita para nós porque podemos adquirir mais quilometragem, e isso torna o trabalho nos treinos mais produtivo. Por outro lado, todo mundo anda num ritmo muito próximo, e aí qualquer erro custa caro. Esperamos um alto desgaste dos pneus, mas só vamos ter uma ideia real depois dos primeiros treinos. Levando em conta o aprendizado adquirido nessas primeiras provas, vamos focar muito mais nas corridas do que no ritmo de classificação”.

Fotos: Carsten Horst e Rafael Gagliano/Hyset - Fonte: Eversports 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pietro Fantin aposta em carro competitivo e mira volta por cima na etapa de Aragón da World Series.


Duas semanas depois da abertura da temporada 2014 da World Series by Renault (Fórmula Renault 3.5), em Monza, o desafio da vez para Pietro Fantin é a etapa de Aragón, que será disputada no circuito de Motorland. O piloto da Draco Racing está confiante em ter um desempenho positivo neste fim de semana (25 a 27 de abril) na Espanha, já que foi um dos destaques dos treinos da pré-temporada neste circuito, onde andou sempre entre os primeiros colocados.

Apesar de ter terminado na zona de pontuação na primeira etapa, Fantin espera mais da rodada em Motorland, e entende que precisará obter um bom ritmo de classificação e largar entre os ponteiros para alcançar seu objetivo, uma vez que avalia o circuito espanhol de 5.344 metros como um dos mais difíceis para ultrapassar em toda a temporada. O brasileiro de 22 anos, no entanto, acredita que terá um carro rápido, uma vez que as simulações de classificação e corrida realizadas nos treinos em fevereiro foram muito positivas e evidenciaram um rendimento bastante consistente tanto com pneus novos como com compostos mais desgastados.


Otimista sobre o potencial do carro #5 da Draco Racing e cada vez mais entrosado com a equipe italiana, Pietro abre o fim de semana da segunda rodada da temporada na sexta-feira, dia em que serão realizados os primeiros testes coletivos em Aragón. Para o sábado, o cronograma prevê a sessão classificatória, de 30 minutos, e a primeira corrida, com duração de 40 minutos mais uma volta. O programa se repete no domingo, mas a disputa da segunda prova inclui um pit stop obrigatório entre as voltas 5 e 13.


Pietro Fantin:

“Que o fim de semana em Monza não saiu como o esperado é fato, mas agora vamos buscar dar a volta por cima em Motorland. Nossos testes em Aragón foram muito bons e sempre estivemos entre os cinco primeiros, então certamente teremos um carro competitivo lá. O ponto chave para esta etapa é, sem dúvidas, a classificação, já que estaremos num circuito bem difícil para fazer ultrapassagens. Então vamos ter de dar o máximo nas classificações e fazer boas largadas para garantir um fim de semana positivo desta vez”.

Fotos: Dutch Photo Agency e Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports

Após forte pré-temporada, Bruno Bonifácio disputa abertura da Fórmula Renault Eurocup em Aragón.


Uma das principais categorias de base do automobilismo, a Fórmula Renault Eurocup abre a temporada 2014 neste fim de semana (25 a 27 de abril) com a rodada dupla que será disputada no circuito de Motorland, na Espanha. E dentre os mais de 30 pilotos que vão alinhar no grid em Aragón, apenas um é brasileiro: Bruno Bonifácio. Aos 19 anos, o paulista vai competir novamente pela equipe italiana Prema Powerteam e, depois de todo o aprendizado adquirido em sua temporada de estreia na categoria em 2013, tem como objetivo brigar pelas primeiras posições e ser um dos postulantes ao título deste ano.

Para alcançar sua meta, Bonifácio traçou um cronograma diferente de competições neste ano. De forma distinta ao que fora programado em 2013, quando o piloto disputou de forma simultânea as divisões Eurocup e Alps da Fórmula Renault, desta vez Bruno vai se dedicar de forma integral ao certame continental, disputando apenas outras duas rodadas da Alps em Mugello e Jerez, depois de já ter corrido na etapa de Ímola, faturando dois pódios.


Com foco total na Eurocup, Bonifácio teve a oportunidade de fazer parte de todos os testes da pré-temporada. Depois das baterias de treinos coletivos em Aragón (fevereiro), Paul Ricard, Barcelona e Jerez (em março), quando chegou a liderar os treinos e estabelecer tempos recorde no circuito francês, finalmente chegou a hora de o brasileiro fazer sua primeira corrida na Fórmula Renault Eurocup. Na visão de Bruno, para ser bem-sucedido neste fim de semana no seletivo circuito de 5.344 metros, é preciso ser consistente, obter uma boa posição no grid das duas corridas e pontuar com frequência para estar sempre entre os primeiros do campeonato.

Ao todo, a temporada 2014 da Fórmula Renault Eurocup terá 14 corridas divididas em sete rodadas duplas. Além da etapa de abertura, em Motorland, a categoria vai correr em circuitos como Spa-Francorchamps, Moscou, Nürburgring, Hungaroring, Paul Ricard e Jerez, que fecha o calendário em outubro.


As atividades da Fórmula Renault Eurocup 2.0 em Aragón começam com a realização de dois treinos livres na sexta-feira. No sábado e domingo a programação se repete, com a disputa de sessão classificatória e uma corrida, com duração de 25 minutos e mais uma volta, em cada um dos dias.

Bruno Bonifácio:

Expectativa para a temporada:
“Desde o ano passado estamos crescendo muito, e evoluímos ainda mais durante os testes de pré-temporada. A nossa expectativa é brigar pelo título, sei que temos potencial para isso e precisamos ter sabedoria para usar essa experiência a nosso favor. Fizemos bons testes em Aragón em fevereiro e confio muito no conjunto que temos para essa primeira etapa, para conquistar um resultado positivo e ter um começo de temporada competitivo e animador”.


Representante brasileiro:

“Vejo o Brasil com muitos pilotos que poderiam estar aqui dividindo o grid comigo. É uma pena que eu seja o único, mas, por outro lado, é uma honra poder servir como uma espécie de referência para outros brasileiros que almejam estar na categoria no futuro. Então é trabalhar duro, aprender e evoluir cada vez mais para vencer aqui e colocar a Fórmula Renault em evidência no meu país”.

Fotos: Prema Powerteam - Fonte: Eversports

segunda-feira, 21 de abril de 2014

F3 Euro Series: Antonio Fuoco vence a terceira etapa em Silverstone.


O circuito de Silverstone, foi o palco da rodada inaugural da temporada 2014 da Fórmula 3 Euro Series, neste domingo (20), a categoria realizou a terceira prova do final de semana na tradicional pista inglesa e jovens estreantes no campeonato tiveram excelente desempenho. Este foi o caso do italiano Antonio Fuoco, de apenas 16 anos, o piloto que faz parte da academia da Ferrari, conquistou uma importante vitória. Max Verstappen foi o 2° e Esteban Ocon, vencedor de uma prova no sábado o 3°, o francês faz parte do programa de pilotos da Lotus, que com os resultados é o líder do campeonato.

Logo na largada, Fuoco conseguiu imprimir um ritmo forte e ultrapassar o pole Ocon, o piloto da Prema Powerteam sofreu grande pressão de seus adversários. Verstappen foi pra cima de Blomqvist na segunda volta e ultrapassou, não demorou muito e foi a vez de chegar em Ocon, sem grandes dificuldades o holandês levou a melhor sobre o francês. Tom Blomqvist teve que se contentar com o 4° lugar e ver três novatos à sua frente.


Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Felix Rosenqvist, Lucas Auer, Jordan King e Felix Serralles, completaram o top 10. Rosenqvist um dos protagonistas da temporada de 2013, teve atuação apagada em todo o final de semana, o sétimo lugar na terceira prova não foi um bom resultado, porém, o campeonato é longo e o sueco terá outras oportunidades para se recuperar. Entre as equipes, a Prema Powerteam segue dominando, a próxima rodada tripla acontece entre os dias 2 e 4 de maio em Hockenheim, na Alemanha.

domingo, 20 de abril de 2014

Hamilton vence fácil o GP da China.


Ao vencer nesta tarde de domingo na China o terceiro Grande Prêmio consecutivo, o inglês Lewis Hamilton igualou os recordes de vitória dos ex-pilotos: Niki Lauda e Jim Clark, assim, o piloto da Mercedes conseguiu diminuir a diferença no campeonato para o líder Nico Rosberg, segundo colocado na prova de hoje. Fernando Alonso tirando 'coelho da cartola', levou a Ferrari ao pódio, o espanhol soube administrar um pequena diferença no final da corrida para Daniel Ricciardo, que vinha muito rápido mas não teve chances de tentar a manobra de ultrapassagem.

Assim como no Bahrein, Ricciardo superou o companheiro de equipe Sebastian Vettel, que teve que se contentar com a quinta posição. O australiano largou mal, parecia até seu compatriota Webber nos tempos de RBR, mas fez uma corrida de recuperação e chegou a pressionar Vettel de tal forma que a equipe pediu por rádio ao alemão para não atrapalhar a corrida dele, Vettel dificultou ao máximo a manobra mas teve que ceder. Hulkenberg fez sua parte e garantiu o sexto lugar.


Valtteri Bottas que largou em sétimo manteve a posição até o final, o carro da Williams que foi um dos destaques da pré-temporada não vem repetindo o desempenho apresentado no início do ano, o máximo que o finlandês conseguiu foi ficar ali entre os dez. Kimi Raikkonen, apagado em seu retorno ao time italiano foi o oitavo. Sergio Perez e Daniil Kvyat completaram a zona de pontuação, aliás, o jovem piloto russo tem tido ótimas atuações na categoria, para quem duvidava que ele poderia fazer sucesso, esta ai a prova. É cedo para prever, mas este garoto promete...

Pastor Maldonado não cometeu erros, ponto para ele, largando em último o piloto da Lotus fez prova consistente para fechar em décimo quarto, uma posição à frente do brasileiro Felipe Massa. O piloto da Williams largou bem, vinha ganhando posições mas sofreu um toque antes da primeira curva com Alonso, mesmo assim, manteve-se em quinto, só que teve azar durante seu primeiro pit stop, pois a Williams separou um jogo de pneus traseiros de lados invertidos, o time de Grove perdeu muito tempo na troca, ali, as chances de Massa foram para o espaço. Após voltar em último, Massa teve que lutar por cada posição e ainda sofreu com o desgaste de pneus no final.


O GP da China foi uma corrida sem grandes emoções, já que Hamilton venceu de ponta a ponta, com mais de 18 segundos de vantagem para Rosberg. A Fórmula 1 segue agora para o início da temporada europeia, daqui a três semanas acontece o GP da Espanha. Ah, uma cena interessante durante a prova foi a ultrapassagem de Kobayashi sobre Vettel, o japonês era retardatário mas tinha pneus novos e quis descontar uma volta sobre o tetracampeão, o alemão ficou irritado e reclamou pelo rádio para sua equipe. Kobayashi terminou apenas na 17ª posição. Confira o resultado final do GP da China:



Atualização: Hamilton após abrir a penúltima volta, perguntou por rádio a equipe Mercedes se a corrida havia terminado, pois ele disse que viu a bandeirada final, o time lhe informou que faltava uma volta e ele seguiu em frente rumo a vitória. Mas realmente a bandeira quadriculada foi mostrada para o líder ao fim da 55ª das 56 voltas, como previsto no artigo 43.2 do regulamento desportivo o resultado final levou em consideração a classificação de 54 voltas em não 56, sendo assim, a ultrapassagem de Kobayashi sobre Bianchi na última volta não valeu.  

Fotos: Getty/LAT/Sutton/Mercedes F1 Team

F3 Euro Series: Esteban Ocon conquista vitória em Silverstone.


Apenas algumas horas após o término da primeira corrida da temporada Fórmula 3 FIA European Championship, a segunda corrida já seguiu para os 26 jovens condutores. Os 5,891 km do circuito de Silvertone, palco de uma das etapas da Fórmula 1, viu o estreante Esteban Ocon vencer em seu final de semana de estreia na categoria, pela manhã ele foi o segundo colocado, desta vez largando na pole, o piloto da Prema Powerteam assegurou uma importante conquista. Nicholas Latifi foi o segundo e Antonio Fuoco completou o pódio.  

A equipe Prema Powerteam, assegurou seus três pilotos no pódio da segunda corrida da F3 Euro Series, com isso, Ocon carro #2 assumiu a liderança de um dos campeonatos mais disputados do mundo. O jovem Esteban Ocon, largou na pole e logo abriu três segundos de vantagem sobre Latifi isto com 6 voltas. A partir dai foi só administrar a corrida até o fim, foram 18 voltas. Atrás do trio de pilotos da Prema, terminou Tom Blomqvist, vencedor da corrida realizada pela manhã.


Max Verstappen, outro estreante na categoria assegurou o 5° lugar, Jordan King foi o 6°, Antonio Giovinazzi, Dennis Van de Laar e John Bryant-Meisner completaram o top 10. O brasileiro Felipe Guimarães desta vez chegou em 14°. A prova que encerra a rodada tripla em Silverstone, acontece neste domingo. Abaixo comentários dos três primeiros colocados

Esteban Ocon (Prema Powerteam): “Eu estou realmente muito contente! Nesta corrida, meu início foi melhor do que na primeira e eu consegui segurar o primeiro lugar. Inicialmente, eu tentei abrir vantagem. Mais tarde, o meu objetivo era salvar os pneus, para conduzir os tempos de volta consistentes e trazer a vitória para casa com segurança”.


Nicholas Latifi (Prema Powerteam): “Estou muito feliz com o segundo lugar. Nos estágios iniciais da corrida, Esteban foi mais rápido, o que era a sua grande vantagem. Ele foi capaz de se beneficiar de sua margem na segunda metade da corrida e, transformou-a em vitória”.

Antonio Fuoco (Prema Powerteam): “Estou muito feliz por estar no pódio pela primeira vez depois da minha segunda corrida na Fórmula 3. Meu começo foi muito bom, consegui ultrapassar Tom Blomqvist imediatamente e o resultado foi excelente”.

Fotos: FIA F3 Euro Series - divulgação

sábado, 19 de abril de 2014

F3 Euro Series: Tom Blomqvist vence corrida em Silverstone.


Tom Blomqvist, da (Jagonya Ayam com Carlin), teve um início excelente para a nova temporada da Fórmula 3, o piloto britânico venceu em casa a primeira prova do final de semana em Silverstone, em segundo lugar chegou o estreante Esteban Ocon, da (Prema Powerteam), completando o pódio, outro piloto britânico, Jordan King. O italiano Antonio Fuoco, que faz parte do programa de jovens talentos da Ferrari, terminou em quarto.  

Blomqvist assumiu a liderança na largada, seguido por Ocon e Fuoco, o italiano sofria bastante pressão de King pelo terceiro posto. Uma colisão entre Michele Beretta, (Eurointernational) e Alexander Toril, (ThreeBond com a T-Sport), levou o carro de segurança para à pista. Na relargada, as posições foram mantidas entre os primeiros colocados, mas não demorou muito para Jordan King conseguir a ultrapassagem sobre Fuoco, entretanto já era tarde para brigar pela vitória com seu compatriota Blomqvist, com o carro #31.



Lucas Auer, terminou em quinto na primeira corrida da temporada, Nicholas Latifi, foi o sexto, na sequência chegaram: Felix Serralles, Edward Jones, Felix Rosenqvist e o brasileiro Felipe Guimarães que completou o top 10. Vice-campeão na temporada de 2013, o sueco Rosenqvist fez uma prova discreta e o nono lugar foi um resultado abaixo das expectativas. Abaixo comentários dos três primeiros colocados:

Tom Blomqvist (Jagonya Ayam com Carlin): “É claro, estou muito satisfeito com esta vitória. Eu pretendia fazer um bom começo e consegui abrir boa vantagem durante as primeiras voltas. Depois fui capaz de controlar a prova até o fim. Estou muito feliz com esse começo de temporada”.


Esteban Ocon (Prema Powerteam): “Na verdade, a minha relargada após a saída do safety car foi muito boa, não tive a chance de ultrapassar Tom e King vinha me perseguindo, chegou a me ultrapassar, mas felizmente, fui capaz de retomar a posição”.

Jordan King (Carlin): “Meu início e os primeiros metros foram muito bons. Eu imediatamente fiz ultrapassagens, na relargada passei Ocon, mas não consegui manter o segundo lugar por muito tempo. Eu estou feliz com o terceiro lugar, mas teria sido melhor com o segundo”.

Fotos: FIA F3 Euro Series - divulgação

Lewis Hamilton é pole para o GP da China.


Hamilton conquistou neste sábado (19), a 34ª pole position de sua carreira, com atuação brilhante sob pista molhada, o piloto da Mercedes mostrou superioridade sobre seus adversários e pela terceira vez no ano largará na frente. Daniel Ricciardo em grande fase, colocou a RBR em segundo, mais uma vez à frente do tetracampeão Sebastian Vettel. Nico Rosberg um dos favoritos a pole, errou várias vezes durante o (Q3), ficando sem condições de lutar contra o trio.  

Com condições de pista adversa por causa da forte chuva durante o treino de classificação, a luta pela pole ficou bastante interessante, mas a Mercedes que tem o melhor conjunto até aqui no campeonato, soube triunfar sobre a rival RBR, que a cada prova vai tirando a diferença para os demais. Fernando Alonso foi bem e largará em quinto, logo atrás aparece o brasileiro Felipe Massa, que viu uma evolução da Williams em pista escorregadia.

Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg, Jean-Eric Vergne e um surpreendente Romain Grosjean, completaram os dez mais rápidos em Shanghai. O treino: (Q1), apesar da chuva não teve surpresas, apenas a eliminação de Pastor Maldonado não era prevista, mas com problemas na suspensão traseira de sua Lotus, o venezuelano nem treinou e largará em último. As duplas da Marussia e Caterham, com os pilotos: Jules Bianchi, Max Chilton, Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson também foram eliminados, eles tiveram a companhia do mexicano Esteban Gutierrez.

No (Q2), a pista melhorou um pouco e os pilotos utilizaram os compostos intermediários, como o tráfego era intenso, Hulkenberg, Button e Raikkonen foram eliminados, pois não conseguiram melhorar suas voltas. Além deles, Kvyat, Sutil, Magnussen e Perez. Já o (Q3), novamente Hamilton deu um passeio pelo circuito de Shanghai para garantir o melhor tempo com folgas. O GP da China acontece neste domingo (20), a partir das 16:00 horas, horário do Japão, serão 56 voltas, a previsão do tempo indica sol durante a prova, porém, o clima na região é sempre incerto. Confira abaixo o grid de largada completo para a 4ª etapa da temporada 2014 da Fórmula 1:


F3 Euro Series: Tom Blomqvist e Esteban Ocon garantem as pole positions em Silverstone.


O campeonato FIA de Fórmula 3 Euro Series, terá sua primeira rodada tripla neste final de semana em Silverstone, na Inglaterra. Nos treinos de classificação realizados nesta sexta-feira (18), Tom Blomqvist e o estreante Esteban Ocon, garantiram as poles positions para as provas de abertura da temporada 2014.

Na primeira fase de qualificação, Blomqvist bateu o novato Esteban Ocon pela margem mínima de 0,002 segundos. Na segunda sessão, o francês conquistou a melhor posição no grid de largada, após superar o canadense Nicholas Latifi, Blomqvist foi o terceiro e o italiano Antonio Fuoco o quarto. Já para a prova que encerra a rodada em Silverstone, novamente Ocon largará na pole, com seu companheiro de equipe Fuoco e Blomqvist completando o top 3.

Grid de largada corrida 1: Depois que os novatos Max Verstappen, Esteban Ocon e Antonio Fuoco terem dominados os treinos livres, o experiente Blomqvist cravou a melhor volta na classificação com o tempo de 1:51s327, faltando 7 minutos para o fim da sessão, os quatro pilotos formarão as duas primeiras filas do grid. Félix Serralles larga em quinto, Jordan King em sexto, na sequência largam: Edward Jones, Nicholas Latifi, Dennis Van de Laar e Lucas Auer que completam o top 10. Único brasileiro no grid da F3 Euro Series 2014, Felipe Guimarães largará em décimo terceiro.

Grid de largada corrida 2: Na segunda qualificação, Esteban Ocon, cravou a melhor volta em 1:51s322 e inverteu a ordem de largada da primeira prova, já que seu companheiro de equipe na Prema Powerteam, Latifi, superou Blomqvist, que só chegou a esta posição nos estágios finais da sessão. Fuoco largará em quarto, Giovinazzi, da Carlin foi o quinto e outro estreante garantiu o sexto lugar no grid, trata-se de Max Verstappen piloto que fechou os testes da pré-temporada na frente.


Grid da corrida 3: As posições de largada são determinadas por uma média entre a segunda melhor volta no qualy 2, neste ranking, o piloto Ocon também provou ser imbatível, ficando com sua segunda pole, a seu lado largará o italiano Antonio Fuoco. Tom Blomqvist, Nicholas Latifi, Max Verstappen e Antonio Giovinazzi, foram os seis mais rápidos. Abaixo comentários dos poles em Silverstone:

Tom Blomqvist (Jagonya Ayam com Carlin): “Na primeira fase de qualificação, o carro estava muito bem e não era muito ruim na segunda sessão. Especialmente, esta manhã, as coisas estavam muito melhor, com isso, consegui uma volta perfeita e eu estou muito feliz com a primeira pole position do ano. Após os bons resultados nos testes, largar na frente na primeira qualificação é bom. Espero por boas largadas e especialmente por boas corridas. No entanto, a temporada ainda é muito longa”.

Esteban Ocon (Prema Powerteam): “Eu não esperava por estas duas pole positions, mas nós trabalhamos muito duro durante o inverno e nas sessões oficiais de testes. Os dois tempos de volta mais rápidos são o resultado do enorme esforço de toda a equipe. Agora estou ansioso para as três corridas e quero ganhar, porque é isso que todos nós estamos aqui para fazer”.

Fotos: FIA F3 Euro Series - divulgação 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Augusto Farfus elogia trabalho na pré-temporada e prevê campeonato mais difícil da história do DTM.


Augusto Farfus encerrou nesta quinta-feira (17 de abril) sua participação nos testes coletivos de pré-temporada do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, bastante satisfeito com a confiabilidade da nova BMW M4, carro com o qual a montadora vai disputar o campeonato de 2014. O curitibano fez um balanço positivo dos treinos realizados nesta semana no circuito de Hockenheim, onde completou mais de 1.200 km entre terça-feira e hoje. Foram dias em que o novo protótipo não mostrou qualquer grande problema, e isso deixa Farfus confiante em ter um equipamento competitivo para uma temporada que, na visão do piloto do Team RBM, pode ser a mais difícil em 30 anos de história.

Na última terça-feira, Augusto cravou o quarto melhor tempo - 1:32s948 e completou 137 voltas no circuito de 4.574 metros. Nesta quinta-feira, o brasileiro voltou à pista em Hockenheim para mais uma bateria de testes e assinalou 1:33s505 na melhor de 142 voltas, sendo o sexto colocado na tabela de tempos. O líder do dia foi o canadense Robert Wickens, da Mercedes. Entretanto, a BMW liderou três das quatro sessões de treino desta semana no tradicional autódromo alemão (Marco Wittmann segunda e terça, e Joey Hand na quarta-feira).

Embora a montadora bávara tenha apresentado boa performance como um todo, Farfus entende que os treinos coletivos não refletem com exatidão o potencial das fábricas, de forma que é preciso esperar a abertura do campeonato para avaliar com mais clareza o que cada montadora poderá oferecer ao longo de 2014. Mas, avaliando o que tem em mãos depois dos testes coletivos, Augusto deixou claro que está bem preparado para o início da temporada.


Depois de testes coletivos em Budapeste e Hockenheim, o próximo desafio de Farfus será a abertura da temporada 2014, a sua terceira como piloto do DTM. Assim como já é tradicional na categoria, o circuito de Hockenheim será o palco do fim de semana inicial do campeonato, entre 3 e 4 de maio.

Augusto Farfus:

“A pré-temporada foi muito positiva. Nosso treino foi muito bom, conseguimos cumprir todo o nosso programa. Concluir as duas baterias de testes sem graves problemas no carro é fundamental, e alcançamos esse objetivo em Budapeste e também aqui em Hockenheim. Foram mais de 1.200 km percorridos nesta semana, e isso mostra o quanto a M4 é confiável. Agora é focar na primeira corrida de um campeonato que, provavelmente, deve ser o mais difícil de toda a história do DTM, então vamos trabalhar duro. Estamos bem preparados e ansiosos para o começo da temporada”.

Fotos: BMW - divulgação - Fonte: Eversports

Hamilton é o mais rápido no segundo treino livre na China.


Lewis Hamilton teve problemas pela manhã, já no período da tarde, voltou a figurar no topo da tabela dos tempos, quando cravou 1:38s315 e desbancou Fernando Alonso, que havia liderado o primeiro treino, o espanhol ficou entre Hamilton e Rosberg neste que foi o segundo treino livre para o Grande Prêmio da China. A quarta prova da temporada acontece neste domingo em Shanghai.

Em mais um treino livre, Daniel Ricciardo terminou à frente de Vettel, a dupla da RBR fechou com a 4ª e a 5ª posição, durante a semana o time austríaco não conseguiu reverter a punição do jovem piloto australiano, aplicada após a primeira prova da temporada, mesmo assim, Ricciardo não se abateu e disse que continuará fazendo sua parte para ajudar no desenvolvimento do “RB10”, que a cada dia mostra evolução. Felipe Massa manteve-se ali entre os primeiros, no entanto, sua marca hoje lhe rendeu apenas o sexto tempo.


Raikkonen, Button, Grosjean e Daniil Kvyat completaram os dez mais rápidos do dia. A sessão teve novamente o destaque negativo com a Lotus de Maldonado, pela manhã foi distração ao volante, à tarde, errou a freada na entrada dos boxes e bateu na proteção de pneus, quebrando a suspensão de seu carro, logo em seguida teve que abandonar as atividades em pista.

Os pilotos voltam à pista neste sábado, a partir do meio dia, horário do Japão, para o terceiro treino livre. A classificação acontece às 15:00 horas. Confira os melhores tempos da 2ª sessão na China:  


Fotos: Getty/LAT/Mercedes F1 Team/Lotus

Alonso lidera o primeiro treino livre na China.


Fernando Alonso foi o mais rápido no final da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio da China, quarta corrida da temporada. O piloto da Ferrari teve ótimo desempenho no treino realizado na manhã desta sexta-feira em Shanghai, cravando 1:39s783 e superando o alemão Nico Rosberg, líder do campeonato com o excelente “W05”. Daniel Ricciardo foi o terceiro, ficando à frente com folgas do companheiro Sebastian Vettel, apenas o nono.

Jenson Button apareceu em quarto, Hulkenberg foi o 5º e o novato Kevin Magnussen o 6º. Com problemas na suspensão dianteira de sua Mercedes, Lewis Hamilton não conseguiu completar muitas voltas, sendo assim, terminou em 8º. Felipe Massa completou o top 10, o brasileiro trabalhou focado no desempenho dos pneus, ponto onde a Williams tem encontrado dificuldades na temporada.

Outro brasileiro participou do treino em Shanghai, o brasiliense Felipe Nasr, assumiu o cockpit do finlandês Valtteri Bottas e mesmo sem conhecer o circuito chinês marcou o décimo terceiro tempo. A sessão foi marcada por mais um incidente envolvendo o venezuelano Pastor Maldonado, que perdeu o controle do carro e saiu da pista, o motivo: estava distraído regulando os botões no volante do “E22”.

Kimi Raikkonen também teve problemas com o carro, ele apenas deu a volta de instalação e voltou para os boxes, diferente do companheiro Alonso, o finlandês não teve como mostrar serviço para seu novo chefe: Marco Mattiacci, que substituiu Stefano Domenicali no comando do time italiano. Confira os melhores tempos do 1º treino livre na China:  


segunda-feira, 14 de abril de 2014

World Series: Pietro Fantin fecha etapa de abertura da temporada 2014 no top 10 em Monza.


Monza foi palco da primeira etapa da temporada 2014 da World Series by Renault. Único brasileiro no grid da Fórmula Renault 3.5, Pietro Fantin viveu um fim de semana de altos e baixos na Itália. Depois de ter enfrentado um sábado bastante difícil, o curitibano da Draco Racing conseguiu reagir e, na manhã deste domingo (13 de abril), conquistou seus primeiros pontos no ano ao fechar a corrida 2 da rodada na oitava colocação.

Na prova que abriu a temporada, Fantin não obteve a melhor performance do seu carro e ficou longe dos pontos em Monza. Numa corrida considerada frustrante pelo próprio piloto, o 12º lugar no fim da corrida de sábado indicou que tudo teria de mudar para domingo. E, de certa forma, aconteceu. Logo pela manhã, Pietro fez sua melhor classificação desde que estreou na World Series e garantiu o quinto lugar no grid da corrida 2, numa performance bem parecida com a que o brasileiro obteve na pré-temporada, quando foi um dos destaques por ter ficado sempre entre os primeiros.


Pietro optou por fazer uma largada conservadora para ficar longe dos acidentes e pensando em somar pontos em Monza. O piloto acabou sofrendo com as saídas de traseira do seu carro ao longo da corrida e perdeu ritmo. Depois de ter travado uma disputa intensa com o russo Nikolay Martsenko, Fantin terminou a prova na oitava colocação. Embora o resultado do domingo não tenha deixado o piloto feliz, foi considerado satisfatório pelas circunstâncias do fim de semana como um todo.

Depois da etapa de Monza, Pietro vai trabalhar junto à Draco Racing visando buscar a solução para os problemas que prejudicaram seu fim de semana não voltem na próxima rodada dupla da temporada, que está marcada para os dias 26 e 27 de abril no circuito de Motorland, em Aragón, Espanha.


Pietro Fantin:

“Foi um fim de semana complicado. Ontem nada deu certo, e isso foi muito frustrante porque mostrei muito potencial durante a pré-temporada. Desta forma, hoje só poderia ser melhor. E foi melhor, mas ainda não foi da maneira que a gente queria. Fiz uma boa classificação pela manhã, mas durante a prova o carro ficou muito traseiro, e isso dificulta muito as coisas em Monza, que é um circuito muito peculiar. No fim das contas, conseguimos somar alguns pontos, mas nosso lugar não é ali, mas sim nas primeiras posições, estou confiante de que temos potencial para fazer mais e melhor. Agora é trabalhar e focar na etapa de Motorland”.

Fotos: Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports