sábado, 30 de novembro de 2013

Lotus confirma a contratação de Maldonado.


Lotus anunciou nesta sexta-feira (31), que o venezuelano Pastor Maldonado fará parte da equipe de Enstone, ao lado do francês Romain Grosjean na temporada 2014 de Fórmula 1. Maldonado que até agora disputou 58 GPs, conquistou na categoria seu melhor resultado no GP da Espanha em 2012, ao marcar a pole pole position e vencer a prova pela Williams.

O venezuelano chega a Enstone em um momento delicado para o time Lotus, com problemas financeiros a equipe tenta um acordo com o fundo de investimentos Quantum Motorsport, que a cada dia é adiado. A solução encontrada foi contratar Maldonado, que conta com o patrocínio de € 35 milhões de euros por ano da petrolífera de seu país a PDVSA.

Apesar do chefe da equipe Eric Boullier, ter dito várias vezes que “queria” ver o alemão Nico Hulkenberg substituindo o finlandês Kimi Raikkonen, que foi para a Ferrari, o dinheiro falou mais alto na decisão. No comunicado enviado à imprensa, Boullier destaca: “Pastor Maldonado, é um piloto que conheço desde que ele guiou para mim na DAMS na Fórmula Renault de 2005. É evidente que ele tem ritmo e potencial, demonstrados pelo título e sucesso na GP2 em 2010 e, em seguida, por fortes corridas ao longo de sua carreira na Williams. Estamos convencidos de que podemos fornecer o ambiente correto para capacitá-lo. Estamos trabalhando em nosso novo carro em alinhamento com os novos regulamentos há dois anos e estamos confiantes de que temos uma solução muito boa para todos os desafios à frente. Com Romain e Pastor acredito que a Lotus poderá causar algumas surpresas no próximo ano”.

Já Maldonado não escondeu a felicidade: “É uma oportunidade fantástica se juntar à Lotus para 2014. Não é nenhum segredo que eu queria uma mudança de cenário para ajudar a estimular minha carreira na Fórmula 1 e a Lotus ofereceu uma grande oportunidade para eu ser competitivo na próxima temporada. Os regulamentos e os carros vão mudar significativamente. Por isso, é um bom momento para um novo começo. Eu mal posso esperar para correr de preto e dourado”.

Foto Lotus F1 Team - divulgação

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mercedes confirma saída de Ross Brawn do time no fim de 2013.


A Mercedes confirmou, nesta quinta-feira (28), que Ross Brawn não será o chefe da equipe na próxima temporada. Após um extenso período de conversas com a cúpula da escuderia, Ross decidiu se desligar totalmente do time no fim do ano. A partir de 2014, a equipe será comandada por Toto Wolff (diretor executivo de negócios) e Paddy Lowe (diretor executivo técnico). Brawn destacou ao conquistar o vice-campeonato de construtores em 2013 e afirmou que a alteração das regras da F1 no próximo ano representam o momento certo para a mudança.

No comunicado enviado à imprensa, Brawn destacou: “O ano de 2014 marcará o início de uma nova era no esporte. Portanto, nós sentimos que era o momento certo para começar, simultaneamente, uma nova era de gerenciamento de equipe para assegurar que a organização estará em uma posição mais forte e competitiva para os anos que virão. Podemos ter orgulho não apenas em nossas realizações na pista, mas também na organização que construímos em Brackley. Nas diferentes formas nas últimas temporadas, a equipe promoveu alguns dos momentos mais memoráveis da carreira. Nosso segundo lugar no Mundial de Construtores nesta temporada é um marco importante para o sucesso na categoria. Estou confiante de que o futuro trará muito sucesso para a equipe e eu terei orgulho real de ter feito parte dessas realizações”.

O destino de Brawn ainda é incerto, alguns acreditam que ele irá para a McLaren em 2015, ano em que a equipe inglesa contará com a parceria da Honda. Outros dizem que ele poderia comandar a Ferrari, mas esta possibilidade é meio remota. Williams? poucas chances, mas tudo na Fórmula 1 é meio nebuloso e cheio que reviravoltas, aguardando os próximos capítulos desta história de sucesso da categoria.  

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gianluca Petecof vai à final em Las Vegas e fecha Skusa SuperNationals no top-10 entre 85 pilotos.


Definitivamente, 2013 será um ano inesquecível na carreira de Gianluca Petecof. Nesta temporada, o paulista de 11 anos obteve os dois principais títulos disputados em sua categoria no Brasil, a Júnior Menor, conquistando o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil. No último fim de semana, entre 20 e 24 de novembro, em Las Vegas, o piloto se superou e entregou outro bom resultado depois de enfrentar a 17ª edição do tradicional e extremamente competitivo Skusa SuperNationals, correndo contra nada menos que 84 adversários, muitos deles campeões nos Estados Unidos e na Europa. 

Mesmo com um kart ao qual não estava acostumado e enfrentando condições críticas de clima - muita chuva - durante os treinos, Gianluca cumpriu com seu objetivo de representar seu país na grande final da competição, o Super Sunday, e foi além: cruzou a linha de chegada em sétimo lugar em sua categoria, a TaG Cadet, reservada a pilotos entre 8 e 12 anos.

Esta foi a terceira participação de Petecof no Skusa SuperNationals e, comprovando a evolução obtida ao longo de sua ainda curta carreira no automobilismo, alcançou seu melhor resultado em Las Vegas, no circuito montado no estacionamento do Rio All-Suites Hotel e Casino. Mas desta vez, diferente dos anos anteriores, Gianluca teve de se readaptar à condução de um chassi com o qual não competia há tempos. Para isso, o piloto, que correu pela equipe A.m. Engines, passou por um período de adaptação antes de embarcar para os Estados Unidos.


A categoria disputada por Petecof contava previamente com 88 pilotos inscritos, dos quais 85 compareceram a Las Vegas. Por conta do grid muito grande, os competidores foram divididos em dois grupos para a execução dos treinos livres. Ao todo, foram oito sessões divididas entre quarta (20) e quinta-feira. A forte chuva que castigou a cidade de Nevada e o curto período à disposição para acertar o kart na pista (apenas sete minutos por treino) deixaram muito mais difícil a jornada de Gianluca nos Estados Unidos. Mas mesmo assim, o brasileiro seguiu evoluindo, e isso era nítido nos seus tempos de volta e em suas colocações.

Depois de ter disputado a tomada de tempos (nono colocado no Grupo A) e ter obtido bons resultados nas três corridas classificatórias - fechando as provas em 6º, 11º e 4º, respectivamente, Petecof alcançou pontuação suficiente para largar em 12º, carimbando com folga sua ida ao ‘Super Sunday’, que teve um grid formado por 45 pilotos.

Diferente das atividades preliminares do Skusa SuperNationals até então, o domingo amanheceu com o tempo bom e pista seca em Las Vegas. E com as condições mais favoráveis, Petecof teve plenas chances de mostrar seu talento. No treino de aquecimento, pela manhã, o brasileiro foi o mais rápido com uma performance que lhe deu confiança para a finalíssima.


Gianluca estava mais do que preparado para encarar a bateria final do Skusa, que, em sua categoria, teve duração de 15 voltas. Desde o começo, o brasileiro mostrou boa performance e logo foi conquistando importantes posições. Depois de uma dura batalha em meio a um grid bastante competitivo, Petecof cruzou a linha de chegada do circuito Rio Hotel em sétimo, fechando a menos de 5s em relação ao vencedor, o italiano Leonardo Marseglia. Um resultado para coroar a grande temporada do jovem piloto paulista em 2013.

Gianluca Petecof:

“Terminar uma competição tão importante como é o Skusa entre os dez primeiros é motivo de orgulho e muita satisfação para nós. Claro que vim pensando em ganhar, mas sei que esse esporte é muito difícil e precisa de desenvolvimento, e aqui usei tudo diferente do que estou acostumado no Brasil, então fomos além do nosso objetivo traçado aqui para Las Vegas. Só posso agradecer à minha família, ao Dennis Dirani (meu coach), ao José Dias Dirani, por toda a ajuda no acerto, ao Mazinho, por ter feito meu kart, e ao Ariel Castro e à A.m. Engines por terem me recebido muito bem. Espero retornar pra cá no ano que vem. Volto para o Brasil muito feliz com o que conquistamos nesse fim de semana”.

Fotos Flávio Quick - Fonte Eversports

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Seven Bank Cup - Final Round


Como na etapa inicial da temporada 2013 do Seven Bank Cup, a corrida final foi realizada no circuito de Mikawa Motorland, neste domingo (24), organizado pela Nanbei Drift e Project Events, o evento mais uma vez agradou ao público presente, durante todo o dia, 70 pilotos foram à pista para avaliação dos jurados, que foi composto por pilotos profissionais da D1 como: Yokoi Masashi e Tetsuya Hibino, além disso, a organização trouxe a piloto russa Ekaterina, que acompanhou de perto os pilotos de drift da comunidade brasileira residente no Japão.

Além dos troféus, os vencedores da cada categoria receberam prêmios em dinheiro: categoria expert 250 mil ienes, médio 150 mil e iniciante 50 mil. Confira abaixo o resultado final e a galeria completa das fotos do dia no slide show:

Resultado:

Expert

1 - Kyofumi Hamada
2 - Hideki Kozama
3 - Fábio Kurowia
4 - Ken Shinose
5 - Hary Yosa

Médio

1 - Henrique Gushiken
2 - Yoshifumi Yanai
3 - Marcelo Morioka
4 - Fábio Saito
5 - Katsuya Watanabe

Iniciante

1 - Ryouta Gotou
2 - Douglas Ozaki
3 - Thiago dos Santos
4 - Hideki Enokida
5 - Ariel Kato

Vettel encerra a temporada vencendo o GP do Brasil.


Sebastian Vettel terminou a temporada 2013 da Fórmula 1, vencendo o Grande Prêmio do Brasil à frente do companheiro de equipe Mark Webber e de Fernando Alonso, da Ferrari. Esta é a sua nona vitória consecutiva, a 13ª do ano e a 39ª de sua carreira.

Ao chegar em quarto lugar na prova deste domingo (24), em Interlagos, Jenson Button teve o melhor resultado da temporada para a McLaren. Nico Rosberg e Sergio Perez, vieram na sequência. O brasileiro Felipe Massa em sua última corrida pela Ferrari terminou em sétimo.


Nico Hulkenberg, Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo completaram o top 10. Romain Grosjean foi forçado a abandonar nas primeiras voltas, traído por seu motor Renault. Fórmula 1 agora só em 2014, quando as novas regras da categoria entram em vigor, serão novos carros, motores e pilotos em equipes diferentes, além dos estreantes. No decorrer das semanas vou atualizando as novidades para a temporada 2014 da F1.  Confira o resultado final do GP do Brasil:
  

domingo, 24 de novembro de 2013

Vettel conquista a última pole da temporada no Brasil.


Sebastian Vettel conquistou neste sábado (23), em Interlagos - São Paulo, sua 45ª pole na carreira e a nona na temporada, o piloto da RBR fez o melhor tempo no final do treino de classificação, que foi adiado em 40 minutos por causa da chuva intensa. Nico Rosberg que dominou os treinos livres largará na segunda posição, ao seu lado o espanhol Fernando Alonso que surpreendeu os favoritos, pois o carro da Ferrari não esteve bem durante os treinos.


Mark Webber, abre a segunda fila do grid em sua última corrida pela categoria, o australiano superou o inglês Lewis Hamilton e Romain Grosjean, da Lotus. Outra equipe que teve um excelente resultado no quality foi a Toro Rosso, que colocou seus pilotos, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, na quarta fila. Esta é a primeira vez desde o início da temporada que dois franceses estão entre os oito primeiros no grid. O top 10 foi completado por Felipe Massa e Nico Hulkenberg. Confira o grid de largada para o GP do Brasil:
  

sábado, 23 de novembro de 2013

Nissan Nismo IDx no 43º Tokyo Motor Show.


A Nissan revelou dois novos conceitos no 43º Tokyo Motor Show, chamado de IDx Nismo e o IDx Freeflow. Ambos, o Nissan Nismo IDx e o Freeflow são cupês de duas portas voltados para os clientes mais jovens. O IDx é um modelo ultra esportivo, enquanto que o IDx Freeflow é uma versão casual, equipado com motor 1,2 litros e 1,5 L, possuiu câmbio automático e manual. Destaque para o interior do veículo, que combina elementos de funcionalidade e conforto em um design único.


Medidas: ambos modelos apresentam 4,1 metros de comprimento, 1,7 metros de largura e 1,3 metros de altura. A idéia por trás do IDx Freeflow é que o interior do carro deve se parecer com a sua sala de estar, onde você pode relaxar com seus amigos. O interior do IDx Freeflow é básico. Ele inclui uma roda simples, porém, cromadas de 18 polegadas, um velocímetro, um relógio analógico e monitores de função. Os assentos do IDx Freeflow são bordados. Confira algumas fotos das duas novas máquinas da Nissan:


Fotos Nissan Nismo - divulgação

Red Bull treinos livres de sexta-feira GP do Brasil.


Sebastian Vettel carro #1: Na primeira sessão obteve o terceiro tempo com 1:25s387, após 17 voltas no circuito de Interlagos. Já no treino da tarde, foram apenas 10 voltas e o segundo tempo com 1:27s531. Comentários: “Sabíamos que seria molhado hoje e poderia ser complicado. A principal perda com a chuva é que era para nós testarmos os pneus de 2014. Muitos pilotos não foram à pista com tanta frequência a fim de poupar os pneus para o fim de semana. Infelizmente é ruim para aqueles que estavam na arquibancada, mas é preciso poupar pois poderemos precisar ter todas as opções disponíveis para o sábado e domingo. Foi bom andar neste tipo de piso, pois precisamos estar afiados para as próximas sessões e fazer os ajustes corretos”.

Mark Webber carro #2: Na primeira sessão obteve o sexto tempo com 1:25s797, após 17 voltas, já no treino da tarde, o australiano melhorou e fechou o treino em terceiro, sua melhor volta foi em 1:27s592, após 18 giros. Comentários: “Nós estávamos trabalhando na compreensão dos pneus em ambas as condições de hoje, tivemos os pneus de chuva e intermediários sobre o carro e fizemos algumas voltas, considerando que a maioria das pessoas só usou um jogo de pneus intermediários. Foi um dia produtivo na preparação para amanhã, quando esperamos algumas condições mais úmidas. Temos que entender os intermediários de ambos, e também tentar salvar os pneus, por isso foi um dia de testes para as equipes no geral”.


A equipe promoveu uma campanha para homenagear o piloto Mark Webber que fará sua última corrida pela categoria neste domingo no Brasil. Segundo a Red Bull - “Nós sempre soubemos que Mark tem uma base de fãs dedicados, mas quando pedimos para nos ajudar a preparar para o seu GP Final, enviando homenagens ao grande homem à nossa competição #MakeYourF1Mark ficamos simplesmente encantados com as respostas incríveis”.


“A partir das milhares de mensagens que recebemos agradecendo Mark, nós montamos o que há de melhor e criou-se uma colagem moldada que estamos apresentando para Mark em Interlagos. O vencedor geral foi: Dina Akrivi, que enviou uma maquete mostrando todas as fases da carreira de Mark, ela irá conhecer o ídolo após o retorno do GP do Brasil. O piloto irá entregar um prêmio especial pessoalmente, além disso, a ganhadora poderá conhecer de perto todas as instalações da fábrica de Milton Keynes”. Abaixo foto da maquete vencedora.


Fotos Infiniti Red Bull Racing - divulgação

Rosberg repete a dose e lidera o segundo treino livre para o GP do Brasil.


Nico Rosberg fez o melhor tempo no final da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil, ele repetiu a dose, já que no treino desta manhã ele havia sido o mais rápido com a Mercedes, que aparentemente esta bem ajustada para este tipo de terreno. Como a previsão do tempo indica chuva para todo o final de semana, o alemão poderá terminar a última prova do ano com um bom resultado.

Em uma pista molhada, muitos pilotos deram poucas voltas nesta tarde em Interlagos. Rosberg, autor de 12 voltas, ficou dois décimos à frente de seu compatriota Sebastian Vettel, grande favorito para vencer no domingo. Em terceiro lugar, Mark Webber que ultrapassou Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton, no fim do treino. O top 10 foi completado por Jean-Eric Vergne, Felipe Massa, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Romain Grosjean. Confira o resultado final do treino em Interlagos:


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mercedes domina o primeiro treino livre em Interlagos.


Pilotos da Mercedes terminam no topo da tabela de tempos após a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil, última etapa da temporada 2013 da Fórmula 1. A sessão realizada na manhã desta sexta-feira no molhado circuito de Interlagos - São Paulo, teve o alemão Nico Rosberg cravando a melhor volta em 1:24s781, quatro décimos à frente do companheiro de equipe Lewis Hamilton.

Em terceiro lugar apareceu o tetracampeão Sebastian Vettel. No entanto, nas primeiras sessões de treinos, o piloto da RBR não consuma arriscar muito, mas ainda é cotado com favorito para conquistar a pole no treino deste sábado e vencer a nona corrida consecutiva no domingo. A previsão para o fim de semana em São Paulo é de chuva, com isso a corrida promete ser animada.

Jenson Button que anda bem em piso molhado, foi o quarto com a McLaren. Fernando Alonso e Mark Webber foram o quinto e sexto respectivamente. O top 10 foi completado por Sergio Perez, Daniil Kvyat, Heikki Kovalainen e Nico Hulkenberg. Felipe Massa que corre em 'casa' foi apenas o décimo primeiro. Destaque para o russo Kvyat que superou com folgas o tempo do companheiro de equipe Jean-Eric Vergne. Confira os melhores tempos em Interlagos:


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Perto de definir futuro na World Series, Pietro Fantin realiza 3 dias de testes pela Draco em Aragón.


Para Pietro Fantin, a temporada 2014 da World Series começa nesta quarta-feira (20). O paranaense estará presente ao circuito Motorland, em Aragón, Espanha, para uma bateria de três dias de testes com o carro da escuderia ítalo-brasileira Draco, a mesma pela qual o brasileiro de 21 anos guiou em Barcelona, no fim de outubro. Para esta semana, Pietro tem como objetivo estreitar relações e aumentar o entrosamento com os profissionais do time comandado pelo paulista Guto Negrão visando seu segundo ano na Fórmula Renault 3.5.

O teste no moderno circuito espanhol será o último feito por Fantin em 2013. Depois de ter corrido pela Arden Caterham no seu ano de estreia na categoria, Pietro participou de dois dias de testes pela Draco em Barcelona. Durante este período, o curitibano alcançou bom desempenho e ficou bastante satisfeito com o ambiente e o trabalho desempenhado pela equipe, destacando inclusive a boa relação com seu novo engenheiro de pista.


Acompanhado por Pedro Lamy, o brasileiro terá a oportunidade de ter um contato ainda maior com a Draco e, além disso, testará com o carro em condições climáticas bem mais complicadas do que enfrentou ao longo da temporada. Isso porque, com o inverno europeu cada vez mais próximo, a previsão do tempo para a cidade de Alcañiz indica frio durante todo o período, com a temperatura ambiente variando entre 3 e 12ºC.

Pietro Fantin:

“Estou muito feliz por ter mais uma oportunidade de testar pela Draco e poder concluir da melhor forma as atividades em 2013. A equipe fez uma forte temporada esse ano, com poles e vitórias. Gostei do ambiente da equipe no primeiro contato que tive em Barcelona, e esses três dias de testes em Motorland servirão não apenas como um teste normal, mas também para intensificar essa relação com a equipe. Serão dias muito positivos para aumentar o entrosamento com todos e fortalecer ainda mais nossos trabalhos visando a próxima temporada”.

Fotos Paolo Pellegrini  - Fonte Eversports

Em busca de experiência internacional, Gianluca Petecof disputa Skusa Supernationals em Las Vegas.


Um dos grandes destaques do kartismo brasileiro em 2013, Gianluca Petecof será um dos representantes do país no tradicional Skusa Supernationals, competição que reúne alguns dos melhores pilotos do mundo na modalidade e terá sua 17ª edição disputada entre 20 e 24 de novembro, em um circuito montado no imenso estacionamento do Rio All-Suites Hotel e Casino, em Las Vegas. Depois de uma temporada brilhante, na qual obteve os dois principais títulos na categoria Júnior Menor, Petecof, que completou 11 anos no último dia 14, vai fazer parte do grid da TaG Cadet, destinada a pilotos entre 8 e 12 anos.

Gianluca correrá com o #110 que o consagrou nesta temporada com os títulos de campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil. Entretanto, o equipamento usado pelo piloto será um pouco diferente ao que está acostumado a guiar no Brasil, de modo que Petecof teve de fazer algumas sessões de testes para se adaptar às dimensões do chassi que vai usar em Las Vegas antes do embarque para os Estados Unidos. Nesta edição do Skusa Supernationals, o paulista vai representar a equipe AM Engines.

Competir em Las Vegas não será novidade para Gianluca. Esta é a terceira vez que o paulista vai disputar o Skusa Supernationals. Em 2012, o piloto cumpriu seu objetivo e chegou à final da competição. Além disso, o brasileiro também já competiu em outras provas no exterior, como, por exemplo, no tradicional Florida Winter Tour, onde conseguiu ficar três vezes entre os cinco primeiros num grid com mais de 40 oponentes.


O extenso grid da TaG Cadet no Skusa Supernationals é um dos desafios que o campeão brasileiro terá de enfrentar ao longo dos próximos dias. Serão nada menos que 88 pilotos de 15 países, o que dá uma dimensão da importância global do evento. Para Petecof, seu objetivo inicial em Las Vegas é, antes de tudo, acumular experiência internacional e aprendizado, enquanto sua meta dentro da pista é se classificar para o ‘Super Sunday’, a grande final, que será disputada por 40 pilotos.

A programação do 17º Skusa Supernationals compreende a disputa de treinos livres na quarta e na quinta-feira à tarde, tomada de tempo e as três baterias classificatórias entre sexta e sábado, e a finalíssima no domingo. Diferente dos campeonatos nacionais, as baterias classificatórias têm caráter eliminatório e também ajudarão a formar o grid de largada com os 40 pilotos que buscarão o título em Las Vegas no ‘Super Sunday’. A competição distribuirá, ao todo, US$ 100 mil em prêmios.

Gianluca Petecof:

“Estou bem tranquilo e feliz pela chance de disputar uma competição tão importante como o Skusa, que terá, na minha categoria, nada menos que 88 competidores, de vários países. Acredito que nessa situação, o mais importante é o aprendizado e a experiência internacional. Diferente de nós, a maioria dos competidores utiliza e desenvolve esse kart durante todo o ano e essa é a categoria deles, enquanto nós vamos guiar este chassi apenas aqui, com dois dias de treinos. Então, o objetivo é evoluir rápido e buscar um bom resultado para poder representar o Brasil na grande final de domingo”.

Fotos Gregory Lussier - Fonte Eversports

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hulkenberg não acredita que irá para a Lotus.


Nico Hulkenberg disse que perdeu toda as esperanças de unir com a equipe Lotus para a próxima temporada, o alemão acredita que a demora para fechar o acordo com fundo de investimentos Quantum Motorsport dificultou a sua transferência. O dinheiro prometido pela Quantum ainda não foi pago ao grupo Genii capital.

De acordo com o jornal suíço Blick, Hulkenberg tomou a decisão de voltar a competir pela equipe Force Índia, apesar da Sauber ter oferecido uma renovação de seu contrato. Para Nico: "Este acordo vem levando muito tempo, tanto tempo que ele perdeu toda a credibilidade. Como este acordo nunca deixa de ser adiado, você acaba perdendo todas as esperança".

Na última corrida disputada em Austin, nos Estados Unidos, Hulkenberg conseguiu uma excelente posição de largada, porém, não chegou ao pódio, mas novamente mostrou que é um dos melhores pilotos do grid, a falta de um melhor equipamento não dá condições ao jovem alemão de vencer corridas. Caso Hulkenberg não consiga fechar com Lotus ou Force Índia ele poderá mais uma vez ficar fora da categoria, infelizmente... 

O piloto com mais “chances” na Lotus até o momento, é o venezuelano Pastor Maldonado, que acertou a saída da Williams e têm uma mala recheada de dinheiro de seus patrocinadores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Vettel conquista a vitória no GP dos EUA.


Sebastian Vettel venceu com facilidade a penúltima corrida da temporada 2013 de Fórmula 1, realizada neste domingo (17), no Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos. Esta é a 38ª vitória de sua carreira, o 12º triunfo na temporada e a oitava consecutiva. O alemão vêm batendo recordes em cima de recordes e caso saia com a vitória na próxima etapa em Interlagos, irá igualar dois recordes, o de vitórias consecutivas de Alberto Ascari obtido entre os anos de 1953 e 1954, e o do compatriota Michael Schumacher de 13 vitórias na mesma temporada, em 2004.

Romain Grosjean novamente chegou ao pódio, o francês terminou em segundo, conquistando seu melhor resultado na categoria, o australiano Mark Webber foi o terceiro. Correndo com um novo chassis, após problemas na última prova, o inglês Lewis Hamilton chegou em quarto, logo atrás terminou Fernando Alonso e Nico Hulkenberg, que foi o 6º depois de uma grande batalha pela posição com o piloto da Ferrari.


Sergio Perez, Valtteri Bottas, Nico Rosberg e Jenson Button completaram o top 10. Heikki Kovalainen, em sua primeira corrida pela Lotus, chegou em 14º lugar, apesar do excelente desempenho nos treinos, a falta de ritmo de corrida não possibilitou chegar a zona de pontuação. O brasileiro Felipe Massa teve um final de semana para esquecer, não encontrou o acerto ideal do equipamento e sofreu para fazer uma corrida de recuperação, que no final lhe rendeu apenas o 12º lugar em Austin.

A Fórmula 1 segue agora para o Brasil, no próximo domingo acontece a última corrida da temporada em Interlagos - São Paulo. Confira o resultado final do GP dos EUA:  



Fotos Getty/LAT/Sutton 

domingo, 17 de novembro de 2013

Lynn fatura a 60ª edição do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3.


Alex Lynn sagrou-se hoje campeão do 60º Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, a corrida onde os melhores pilotos de F3 do mundo se encontram, manteve a tradição de muitos incidentes e belas disputas por posições, no final, o piloto da Theodore Racing by Prema levou a melhor na briga com o português Antonio Felix da Costa, vencedor da corrida do ano passado e um dos favoritos a vitória.

A dupla seguia afastada por pouco mais de um segundo na segunda metade da corrida, Lynn mostrava coragem ao volante para agarrar a sua primeira vitória em Macau, apenas na segunda tentativa. “Não tenho palavras. O meu sonho era ganhar esta corrida e, no ano passado, acabei na terceira posição. Tudo o que queria era regressar e vencer e ainda não consigo acreditar que realmente consegui.”

O piloto da Carlin, Antonio Felix da Costa, que venceu a corrida há 12 meses, arrancou da quarta posição, mas rapidamente se viu na terceira, quando Felix Rosenqvist acabou por abandonar a corrida logo na primeira volta. Ele então ultrapassou Pipo Derani na curva Lisboa, depois de reiniciada a corrida, mas não conseguiu ultrapassar o líder, apesar da distância reduzida que os separou na segunda metade da corrida.


O brasileiro Pipo Derani acabou no terceiro lugar com um pouco de sorte, piloto da Fortec ele tinha acabado de ser ultrapassado por Raffaele Marciello, da Prema Powerteam, mas o italiano acabou por abandonar a prova após colidir na curva R a quatro voltas do final.

Alexander Sims (ThreeBond with T-Sport), foi o quarto, atrás dele completaram a prova três pilotos da Carlin: Jordan King, Jazeman Jaafar e Carlos Sainz Jr. King foi o melhor estreante no final do evento e também fixou a volta mais rápida da corrida em 2:11s547. Tom Blomqvist, Nicholas Latifi (Carlin) e Esteban Ocon (Prema Powerteam) fecharam o top 10. O melhor japonês na prova foi Yuhi Sekiguchi, apenas o 11º.

A corrida viu em cena apenas um safety car quando Lucas Auer (Theodore Racing by Prema), John Bryant-Meisner (Fortec) e Sean Geael (Double R Racing) colidiram contra o muro na saída do Mandarin. Dos 28 pilotos inscritos para a corrida, 21 deles terminaram a prova.  

Fotos CGPM - divulgação

Sebastian Vettel é pole para o GP dos EUA.


Vettel dominou a sessão de qualificação para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, conquistando a 8ª pole na temporada, esta é sua 44ª pole na carreira e o tetracampeão se vencer neste domingo poderá bater o recorde de vitórias consecutivas da categoria. Mark Webber foi o segundo e o francês Romain Grosjean, novamente com excelente ritmo garantiu o terceiro posto do grid.

Nico Hulkenberg manteve os bons resultados e largará na 4ª colocação, Lewis Hamilton e Fernando Alonso foram o quinto e sexto respectivamente. Sergio Perez se recuperou e passou para a fase final do treino e largará em sétimo. O estreante na Lotus, Heikki Kovalainen, em seu primeiro treino de classificação pelo time de Enstone, anotou o oitavo tempo. Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo completaram o dez mais rápidos do treino.

Felipe Massa não encontrou um bom acerto para o qualy e partirá da 13ª posição, o brasileiro terá que fazer um corrida de recuperação. Dadas as diferentes penalidades impostas desde o início do fim de semana no Texas, a grid do GP dos EUA, difere um pouco do veredito das qualificações. Esteban Gutierrez, da Sauber, foi punido em 10 posições, por ter bloqueado a passagem de Maldonado no Q1.

Jenson Button recebeu três lugares de penalidade na sexta-feira por ter ultrapassado em bandeira vermelha no primeiro treino livre em Austin. Finalizando, Charles Pic trocou a caixa de câmbio, o que resulta em perder cinco posições. Confira o grid de largada para o GP dos EUA:


sábado, 16 de novembro de 2013

Alex Lynn segura pole position do 60º Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3.


Alex Lynn conquistou a pole position para a 60ª edição do Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3, após vencer neste sábado (16), confortavelmente a corrida de classificação que teve 10 voltas. O piloto britânico começou a prova em terceiro, mas logo na primeira volta, a caminho da curva Lisboa, colocou-se rapidamente na frente. A liderança durou pouco, no mesmo ponto o piloto da Theodore Racing by Prema, abriu uma brecha e o sueco Felix Rosenqvist aproveitou e ultrapassou.

A liderança mudou de mãos mais uma vez, seguido de uma entrada antecipada do safety car - causada quando Harry Tincknell bateu em Tom Blomqvist na reta de chegada. Lynn ultrapassou Rosenqvist na GR Ásia, e manteve-se na frente, aos poucos o britânico foi abrindo vantagem com uma sequência seguida de voltas rápidas, até cruzar a linha de chegada em primeiro.

“Penso que o mais positivo é que o carro esteve sempre muito bem” - disse Lynn. “Comecei da melhor maneira e o recomeço também foi muito bom o que em termos de classificação também dá um excelente resultado. O Grande Prêmio é outra coisa”.

Raffaele Marciello, que começou a prova na pole position, teve uma partida fraca, o que o deixou definitivamente para trás. Mas o piloto da Prema Powerteam atual campeão da F3 Euro Series, trabalhou a sua subida sistematicamente, terminando a corrida perto de Rosenqvist. Ele estará na segunda fila do grid juntamente com Antonio Felix da Costa, da Carlin, o português vencedor da corrida do ano passado terminou em quarto à frente do brasileiro Pipo Derani e Alexander Sims.

O parceiro de equipe de Lynn, Lucas Auer, foi o mais azarado dos pilotos da frente, batendo logo no início, na barreira na Curva de São Francisco, saindo da prova de imediato. Neste domingo será realizada a corrida final do 60º GP de Macau.

Foto CGPM - divulgação

Red Bull domina o 2º treino livre em Austin.


RBR dominou a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, na sessão realizada na tarde desta sexta-feira (15), no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, o tetracampeão Sebastian Vettel foi o mais rápido ao cravar 1:37s305, Mark Webber completou a dobradinha dos 'touros vermelhos'. A dupla da Mercedes, apareceu bem com o 3º e 4º tempo para Nico Rosberg e Lewis Hamilton, que esta confiante para a corrida deste domingo.

Heikki Kovalainen adaptou se bem ao carro da Lotus e fechou a sessão com o 5º tempo, superando com folgas o tempo do companheiro de equipe Romain Grosjean, apenas o oitavo. Outro piloto que apresentou bom ritmo nos dois treinos livres realizados até aqui, foi o mexicano Esteban Gutierrez, colocando a Sauber em sexto, à frente do companheiro Nico Hulkenberg o 7º. Jenson Button e Fernando Alonso completaram o dez mais rápidos em Austin.


Button foi punido após o primeiro treino livre pelos comissários da FIA, ele não obedeceu as bandeiras vermelhas durante o treino da manhã e ultrapassou um de seus adversários, com isso, o piloto da McLaren perderá três posições no grid de largada para o GP dos EUA. O brasileiro Felipe Massa que estará fazendo  as duas últimas corridas pela Ferrari, fechou a sessão em 12º. 

Confira os melhores tempos do 2º treino livre:


F3- 60º Grande Prêmio de Macau - sessão classificativa.


O italiano Raffaele Marciello dominou a sessão classificativa e partirá da pole para os treinos cronometrados deste sábado do 60º Grande Prêmio de Macau de Fórmula 3. O atual campeão da F3 Euro Series, que compete na tradicional prova em Macau, pela D88.com Prema Powerteam, esteve longe dos melhores tempos nos treinos livres desta quinta-feira, porém, após uma excelente volta na classificativa, conquistou o direito de começar na frente e com isso ter mais chances de garantir um bom resultado, na prova de 10 voltas deste sábado.

Marciello: “Nas primeiras sessões andei muito pouco, por isso acho que tinha uma grande margem para melhorar. Na sessão classificativa o arranque foi forte e por isso consegui manter uma boa volta, mas amanhã será uma corrida difícil. Penso que se formos consistentes conseguiremos fazer um bom trabalho”.

Como Marciello esteve discreto nos treinos livres, por várias vezes o topo da tabela dos tempos ficou com o sueco Felix Rosenqvist, vice-campeão da F3 Euro Series. Já o piloto que ganhou a pole no ano passado, Alex Lynn (Theodore Racing by Prema) foi terceiro - apesar de ter conseguido ser 1.5s mais rápido do que o ano passado. Também em ótima fase o quarto lugar ficou com o austríaco Lucas Auer, que compete em Macau pela (Theodore Racing by Prema).

O vencedor do ano passado, Antonio Felix da Costa, da (Carlin), ficou em quinto lugar, o português foi seguido pela dupla: Tom Blomqvist e Pipo Derani em sexto e sétimo respectivamente, Derani é o único brasileiro inscrito na prova. O circuito de rua de Macau, está localizado no centro da cidade e a pista por ser muito estreita, necessita de grande habilidade dos competidores. Muitos acidentes sempre acontecem nas corridas.

A sessão foi interrompida por três incidentes de bandeira vermelha. Katsumasa Chiyo (B-Max Engineering), Sun Zheng (Galaxy Double R) e Antonio Giovinazzi (Double R) bateram contra as barreiras.

Foto CGPM - divulgação

Alonso lidera o primeiro treino livre em Austin.


Fernando Alonso fez o melhor tempo no final do primeiro treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. A sessão realizada na manhã desta sexta-feira em Austin, no Texas, foi interrompida por causa do nevoeiro na região, que impossibilitou pousos e decolagens do helicóptero de resgaste. O piloto da Ferrari aproveitou e cravou a melhor volta em 1:38s343, Jenson Button foi o segundo e Valtteri Bottas, da Williams surpreendeu com o terceiro tempo.

O treino teve inicialmente um atraso de 40 minutos, depois que os primeiros carros foram à pista, uma nova paralização de cerca de 20 minutos, com isso, a sessão teve menos tempo que o programado. Para felicidade de sua torcida, o mexicano Esteban Gutierrez terminou o treino em quarto, à frente da dupla da Mercedes com: Nico Rosberg e Lewis Hamilton respectivamente.


Felipe Massa foi o sétimo, Mark Webber, Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado completaram o top 10. O primeiro treino em Austin foi marcado pela estreia oficial do russo Daniil Kvyat, pela Toro Rosso, o jovem piloto que será titular em 2014, marcou o 17º tempo, após 20 voltas. Já Heikki Kovalainen guiou pela Lotus, mas ficou apenas em 13º. O tetracampeão Sebastian Vettel foi o 18º, no entanto, a RBR preferiu fazer simulações de corrida com o carro do alemão.

Confira os melhores tempos da sessão:


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Operação bem sucedida de Raikkonen.


Segundo a imprensa finlandesa, a cirurgia que se submeteu o piloto Kimi Raikkonen foi bem sucedida, agora o finlandês ficará em observação de quatro a seis semanas, sem praticar atividades físicas. O compatriota Heikki Kovalainen será seu substituto nas etapas de Austin e Interlagos.

Campeão Mundial de Fórmula 1 em 2007, Raikkonen foi operado ontem em um hospital de Salzburg, Áustria. A recuperação dependerá de muito repouso e por isso o piloto da Lotus resolveu antecipar a cirurgia para poder voltar em plena forma para começar a preparação do campeonato de 2014, quando ele voltará a defender a Ferrari.

Sobre o seu substituto neste final de semana em Austin, a equipe Lotus entendeu que a experiência de Heikki Kovalainen, seria a melhor opção, pois estão brigando pela vice-liderança do mundial de construtores com Ferrari e Mercedes. Kovalainen agradeceu a oportunidade e fez questão de ressaltar que não têm nenhum pré-acordo com o time de Enstone para o próximo ano e esta ali apenas para ajudar. Ele negocia apenas com a Caterham para voltar ao posto de titular em 2014.