sexta-feira, 29 de março de 2013

Rafael Suzuki correrá no GT Open com McLaren.


Após duas temporadas no Japão, paulista correrá pela Bhai Tech, chefiada pelo também brasileiro Roberto Costa, e terá Giorgio Pantano como companheiro de equipe. O piloto Rafael Suzuki terá um novo desafio na temporada 2013. Após quatro anos correndo de carros do tipo fórmula, o paulista irá ingressar no mundo do Gran Turismo a bordo de um McLaren MP4-12C, no campeonato europeu GT Open, um dos principais do Velho Continente, com cerca de 40 carros no grid e marcas como Ferrari, Porsche, Audi, Aston Martin, Mercedes, Lamborghini, entre outras.

A dupla de pilotos será completada pelo italiano Giorgio Pantano, que correu na F1, Indy e GP2. Rafael, que já disputou a Fórmula 3 Alemã e Japonesa, defenderá as cores da Bhai Tech, que tem sede na Itália. A equipe terá o comando do engenheiro brasileiro Roberto Costa, que integrava a equipe Piquet Sports na GP2 e foi campeão da mesma categoria com Pastor Maldonado em 2010.


A equipe, aliás, é apenas um dos braços da Bhai Tech, que conta com um avançado centro de ciência do motorsport, que presta consultoria para equipes de GP2, World Series e GT, além de um simulador de última geração e estrutura para preparação física e mental especializada para pilotos.

O paulista teve o primeiro contato com o carro nesta quarta-feira (27), no autódromo de Monza, e fará mais alguns testes para preparação antes do início da temporada. O campeonato tem oito rodadas duplas e visita tradicionais autódromos, começando por Paul Ricard (França), no dia 27 de abril. A categoria passa ainda por Portugal, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Itália.


Rafael Suzuki:

“Para mim, começar um novo ciclo com a Bhai Tech depois de anos de fórmula é o lugar ideal. Com eles vou poder aprender sobre os carros de GT além de evoluir o mais rápido possível. Fiquei surpreso com tamanha estrutura, algo que eu nunca tinha visto antes. Conheço o Roberto (Costa) há alguns anos e quando a oportunidade surgiu não pensamos duas vezes, mesmo tendo um foco inicial de continuar no Japão. Também tive uma ótima primeira impressão do carro e agora vamos focar no trabalho para fazer todo o projeto funcionar”.

Roberto Costa, diretor técnico da Bhai Tech:

“A Bhai Tech é um centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos, e pela parceria que temos com a McLaren, eles nos incentivaram a participar do GT Open. Acredito que com o Rafael Suzuki e o Giorgio Pantano temos uma dupla forte para o campeonato. Fizemos o primeiro treino com os dois e o resultado foi muito positivo, especialmente porque o Rafael não conhecia o carro nem o circuito. O único trabalho de pista que havíamos feito em Monza foi em nosso simulador, e ele fez o segundo melhor tempo do dia”.

Calendário 2013 do GT Open:

1ª etapa: 27 e 28 de abril - Paul Ricard (França)
2ª etapa: 11 e 12 de maio - Portimão (Portugal)
3ª etapa: 1 e 2 de junho - Nurburgring (Alemanha)
4ª etapa: 15 e 16 de junho - Jerez (Espanha)
5ª etapa: 13 e 14 de julho - Silverstone (Inglaterra)
6ª etapa: 7 e 8 de setembro - Spa Francorchamps (Bélgica)
7ª etapa: 5 e 6 de outubro - Monza (Itália)
8ª etapa: 9 e 10 de novembro - Barcelona (Espanha)

Fonte Eversports - Fotos divulgação

quinta-feira, 28 de março de 2013

Augusto Farfus Jr completa em 2º lugar os treinos coletivos em Barcelona.


Curitibano ficou satisfeito com o trabalho feito nos dois dias de atividades no circuito espanhol. A primeira das duas baterias de testes coletivos da pré-temporada do DTM está sendo realizada nesta semana, no circuito de Barcelona. Augusto Farfus participou dos treinos nesta terça e quarta-feira pelo BMW Team RBM, e completou o dia com o segundo melhor tempo.

No primeiro dia de atividades, o brasileiro ficou na 3ª posição no período da manhã, sendo o melhor colocado entre os pilotos da BMW, mas enfrentou alguns problemas com o carro à tarde. Nesta quarta-feira (27), Augusto liderou a sessão da manhã e terminou com o segundo lugar no acumulado de tempos do dia. Apesar do bom desempenho, Farfus acredita que os resultados não podem ser considerados conclusivos, já que cada equipe tem sua programação.

O objetivo principal dos treinos foi analisar o comportamento dos novos pneus de compostos supermacios e também o sistema de diminuição do arrasto, o DRS, introduzidos na categoria neste ano. A forma da utilização do DRS nas etapas, porém, ainda não foi divulgada pela organização.


As três montadoras - BMW, Audi e Mercedes - ainda fazem mais dois dias de treinos em Barcelona, mas, pelo regulamento, Farfus não participa mais das atividades na Espanha. Os concorrentes se reúnem novamente em Hockenheim para testes coletivos entre 9 e 12 de abril, 25 dias antes da primeira etapa do campeonato, que acontece na mesma pista.

Augusto Farfus Jr:

“No geral os dois dias foram muito positivos, pudemos analisar bem o desempenho do DRS e o comportamento dos pneus. A organização permitiu uma quantidade limitada de pneus supermacios, e cada equipe usou em um momento do treino, com condições diferentes, então os resultados não são conclusivos. Mas foi um bom início e colhemos dados importantes para os treinos e a primeira etapa em Hockenheim”.

Fotos DTM - divulgação - Fonte Eversports

quarta-feira, 27 de março de 2013

F3 Euro Series: Raffaele Marciello vence a terceira prova em Monza.


O italiano Raffaele Marciello, da equipe (Prema Powerteam) coroou seu final de semana com mais uma bela atuação em casa, piloto membro da Academia da Ferrari, Raffaele conseguiu sua segunda vitória na Fórmula 3 Euro Series, na terceira prova realizada em Monza, na Itália, no último domingo (24).

Devido a forte chuva a etapa foi encerrada prematuramente mais cedo. A terceira corrida da temporada foi iniciada por medida de segurança com o safety car, os jovens condutores foram sendo liberados somente após três voltas. O pole Raffaele Marciello abriu boa vantagem para o rival Pascal Wehrlein, que por sua vez, também conseguiu estabelecer boa vantagem sobre o terceiro colocado Alex Lynn.


A prova teve vários acidentes sem gravidade, e na nona volta o diretor de prova decidiu encerrar a corrida por causa das condições climáticas, sendo assim, foi atribuído somente metade dos pontos da etapa. Os três pilotos no pódio foram seguidos por: Lucas Auer, da (Prema Powerteam), Luis Felipe Derani, da (Fortec Motorsports), o brasileiro enfim conseguiu um bom resultado, já que teve muito trabalho no final de semana na pista italiana. Harry Tincknell, da (Carlin), William Buller, da (ThreeBond com a T-Sport), Eddie Cheever, da (Prema Powerteam), Jordan King, da (Carlin), estreante na competição e Tom Blomqvist, da (Eurointernational), completaram o dez melhores colocados.


Raffaele Marciello (Prema Powerteam)

“Foi uma corrida difícil, porque Pascal estava muito rápido e em condições extremas cometer um erro é fácil. Eu tentei abrir uma vantagem, que não foi tão fácil. No entanto, meu carro estava melhor do que na parte da manhã e eu era capaz de conseguir uma pequena vantagem, que me garantiu o resultado”.

Pascal Wehrlein (Mücke Motorsport)

“Não foi fácil, porque não tínhamos como ver muita coisa devido à água. Eu também acho que parar a corrida nestas condições foi a decisão correta, porque o spray era ainda mais forte no meio do circuito. No entanto, também é uma pena, porque talvez eu poderia ter tido como conseguir uma ultrapassagem e a vitória. É um final feliz, três pódios na primeira etapa tripla da FIA Fórmula 3 Euro”.

Alex Lynn (Prema Powerteam)

“Acho que as condições da pista estavam piores do que a corrida da manhã. Eu também entendo que a decisão de interromper a prova é correta, o fato é que estava perigoso em alguns trechos do circuito. Claro, eu estou feliz com meu pódio, mas eu também estou feliz por ter marcado pontos em todas as corridas do fim de semana”.

Fotos FIA F3 Euro - divulgação

F3 Euro Series: Pascal Wehrlein vence a segunda prova em Monza.



A chuva forte que caiu durante a segunda corrida da Fórmula 3 Euro Series, realizada no último domingo (24), em Monza, na Itália, fez com que a largada fosse realizada com o safety car na pista. Após belas disputas por posições o piloto Pascal Wehrlein, da equipe (Mücke Motorsport), conseguiu a vitória. Em segundo lugar chegou o italiano Raffaele Marciello, da (Prema Powerteam) e completando o pódio, Tom Blomqvist, da equipe (Eurointernational).

Com temperatura da pista na casa de 8,3°C, alguns pilotos tiveram dificuldades com o aquecimento dos pneus e o rendimento na prova ficou comprometido. Pascal Wehrlein não conseguiu manter a liderança após a largada, pois perdeu o controle do carro devido ao piso escorregadio e foi ultrapassado por Raffaele Marciello vencedor da primeira prova do fim de semana, o britânico no entanto fez uma corrida de recuperação e depois de 11 voltas tirou a diferença para o piloto da Prema Powerteam e fez a ultrapassagem que lhe garantiu mais um pódio.


O sueco Felix Rosenqvist, (Mücke Motorsport) foi o quarto, enquanto que os britânicos Harry Tincknell, (Carlin) e Alex Lynn, (Prema Powerteam), foram quinto e sexto respectivamente. O brasileiro Luis Felipe Derani, novamente largando no pelotão intermediário terminou a etapa na nona posição. Abaixo comentários dos três primeiros colocados.

Pascal Wehrlein (Mücke Motorsport)

“As condições da pista não eram boas, para mim foi mesmo a primeira vez dirigindo em Monza e com chuva. Na primeira volta eu cometi um erro, porque eu estava forte demais, mas eu era capaz de recuperar a posição para Raffaele mais tarde e, no final consegui. Uma vitória no primeiro final de semana da temporada é o que eu esperava”.


Raffaele Marciello (Prema Powerteam)

“O segundo lugar é um bom resultado, estou feliz com isso, pois dá muitos pontos valiosos. Quando Pascal me atacou pouco antes do final, eu não poderia fazer muito para defender a minha posição. Pascal não correrá toda a temporada da Fórmula 3, pois disputará o DTM, então, ele não é um rival na luta pelo título”.

Tom Blomqvist (Eurointernational)

“Hoje, não foi fácil, porque a pista estava muito molhada. Quando você esta atrás de alguém, mal podia ver por causa do spray e do piso muito escorregadio. Meu objetivo era trazer o carro para casa. Claro, eu estou muito feliz com o fato de que terminei em terceiro”.

Fotos FIA F3 Euro - divulgação

Matheus Iorio faz boa estreia pela Sabiá Racing na Aldeia da Serra.


Piloto de 15 anos disputa categoria Graduados e visa preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece em julho. O paulista Matheus Iorio disputou no último sábado (23) a segunda rodada da Copa São Paulo Light. A etapa realizada no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP), marcou a estreia do piloto na equipe Sabiá Racing, uma das mais tradicionais do país, e deixou o piloto satisfeito com o resultado.

Matheus corre na categoria Graduados, e considerou como “muito positiva” a primeira experiência com o novo time. Ele largou em 14º, e terminou a primeira corrida na 10ª posição. Já na prova seguinte, fez uma boa largada e chegou a andar entre os seis primeiros, mas levou um toque que danificou seu kart, e o fez perder um pouco de rendimento, completando as 18 voltas em 9º lugar.


O objetivo principal com a nova equipe é fazer uma preparação adequada para o Campeonato Brasileiro de Kart, principal competição do calendário nacional, que acontece em julho. O próximo desafio de Matheus será a terceira etapa da Copa São Paulo Light, novamente na Aldeia da Serra, no dia 13 de abril.

Matheus Iorio:

“A estreia na Sabiá Racing foi ótima, pois nos mostramos competitivos durante toda a etapa, fomos bem nos treinos e chegamos a andar entre os primeiros colocados. Foi uma pena que tomei um toque, pois poderia ter conseguido um resultado melhor. Temos muito trabalho pela frente, mas foi um bom começo, que nos deixou animados”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

Rafael Câmara vence etapa da Copa SP Light e é líder de dois campeonatos.


Com apenas 7 anos, pernambucano tem se destacado na categoria Mirim e venceu pelo segundo final de semana consecutivo. Rafael Câmara continua acumulando bons resultados na temporada 2013. No último sábado (23), o pernambucano disputou a segunda rodada da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, e com uma vitória e um segundo lugar foi o vencedor da etapa.

Rafael marcou o melhor tempo na última volta da classificação e largou na pole position. As duas corridas foram bem agitadas, com várias trocas de posições entre os primeiros colocados. Na primeira prova, o piloto da Sabiá Racing cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e na segunda bateria ele completou as 12 voltas em segundo lugar. No geral da etapa, o pernambucano subiu no lugar mais alto do pódio pelo segundo final de semana consecutivo.


Por ter vencido a primeira corrida, Rafael garantiu uma vaga na disputa do GP RBC, tradicional prova que encerra o ano no kartismo nacional, em dezembro. Com o resultado, Câmara assume a liderança do campeonato. A prova de que os objetivos para a temporada estão sendo cumpridos até então, é que o jovem piloto também está em primeiro lugar na classificação geral da Copa São Paulo Granja Viana.

Rafael Câmara:

“As corridas foram muito disputadas e emocionantes, com várias trocas de posições, o que é bom, porque estou aprendendo muito. Na primeira, consegui fazer a ultrapassagem na última volta e segurei o primeiro lugar. Já na segunda, o motor perdeu um pouco do rendimento, mas o segundo lugar também foi um bom resultado. Estou feliz por essa sequência de pódios e pela liderança nos dois campeonatos”.


1ª Prova – categoria Mirim

1) 88-Rafael Camara - (12 voltas) 10:59s723
2) 78-Gabriel Gomez - a 0s231
3) 5-Pedro Aizza - a 7s523
4) 33-Isabelle Torres - a 7s898
5) 170-Pedro Braga - a 16s354
6) 90-Bruno Possenti - a 19s285
7) 3-Pietro Sakzenian - a 2 voltas

2ª Prova – categoria Mirim

1) 5-Pedro Aizza - (12 voltas) 11:06s343
2) 88-Rafael Camara - a 0s419
3) 78-Gabriel Gomez - a 0s718
4) 90-Bruno Possenti - a 11s562
5) 170-Pedro Braga - a 11s654
6) 33-Isabelle Torres - a 13s599
7) 3-Pietro Sakzenian - a 23s678

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

Na Aldeia da Serra, Gianluca Petecof conquista quarto pódio consecutivo na temporada.


Piloto de 10 anos disputa categoria Júnior Menor e ficou satisfeito por manter a boa fase, apesar de problemas com o equipamento. Fazendo sua primeira temporada na categoria Júnior Menor, a evolução de Gianluca Petecof está sendo visível. No último sábado, o piloto de 10 anos disputou a segunda etapa da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP) e conquistou o quarto pódio consecutivo no ano.

O paulista teve dificuldades com o acerto dos motores, que são sorteados pela organização, mas conseguiu manter a regularidade e o bom desempenho apresentado nas últimas corridas. Largando em nono na primeira corrida, Gianluca completou as 18 voltas na sexta posição, mesmo resultado obtido na segunda prova. No geral da etapa, ficou em sexto entre mais de 20 concorrentes.


No sábado anterior, Petecof venceu sua primeira corrida na categoria, na Granja Viana. O próximo compromisso de Gianluca é a terceira etapa da Copa São Paulo Light, novamente na Aldeia da Serra, no dia 13 de abril.

Gianluca Petecof:

“Não foi um fim de semana fácil, não achamos o acerto ideal para os motores sorteados, mas mesmo assim andamos no pelotão da frente e subimos novamente no pódio. É importante manter a regularidade no início da temporada em uma nova categoria, e fico feliz porque os resultados estão vindo. Agora vamos continuar treinando bastante para as próximas corridas”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

Pedro Cardoso vence mais duas corridas e tem 100% de aproveitamento na Copa SP Light.


Com ultrapassagem na última volta, brasiliense garantiu triunfo na Aldeia da Serra e comemorou forte ritmo na temporada e liderança no campeonato. Mantendo a boa fase deste início de temporada, Pedro Cardoso teve um excelente desempenho na segunda rodada da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O brasiliense dominou as duas corridas, realizadas no último sábado (23) e venceu a etapa.

O piloto da equipe Sabiá Racing largou da pole position na primeira corrida e liderou as 18 voltas de ponta a ponta. Na segunda prova, saindo novamente em primeiro, Cardoso enfrentou mais resistência de alguns adversários, e foi ultrapassado no começo da corrida. Em poucas voltas, conseguiu recuperar as posições e retornar para o segundo lugar. Na última volta, Pedro conseguiu tirar uma diferença de três décimos de segundo para o líder e após uma bela ultrapassagem, cruzou a linha de chegada em primeiro e marcou a melhor volta.


Como também venceu as duas corridas da primeira etapa do campeonato, Pedro tem 100% de aproveitamento, e é o líder isolado da categoria Júnior. A próxima rodada dupla do campeonato está marcada para o dia 13 de abril, também na Aldeia da Serra.

Pedro Cardoso:

“Foi uma etapa muito boa, tínhamos um equipamento muito bem acertado e isso foi importante principalmente na segunda corrida. Tive que apertar o ritmo e tirar uma boa diferença, mas consegui fazer a ultrapassagem e vencer as duas provas. A pontuação do Light é apertada e temos uma vantagem, que não é tão grande, mas o principal é mantermos o bom ritmo e os resultados positivos”.


1ª Prova - categoria Júnior

1) 43-Pedro Cardoso - (18 voltas) 12:45s396
2) 155-Zaiya Fontana - a 3s400
3) 911-Pedro Fonseca - a 5s396
4) 21-Rafael Martins - a 6s529
5) 77-Murilo Della Coletta - a 6s836
6) 27-João Pedro Guim - a 7s292
7) 115-Luca Castiglia - a 7s437
8) 108-José Augusto Filho - a 7s739
9) 7-Paulo Victor - a 8s002
10) 1-Gregory Diegues - a 8s407
11) 71-Allan Croce - a 15s095
12) 521-Matheus Rebouças - a 11 voltas

2ª Prova - categoria Júnior

1) 43-Pedro Cardoso - (18 voltas) 12:53s493
2) 77-Murilo Della Coletta - a 0s597
3) 7-Paulo Victor - a 0s948
4) 911-Pedro Fonseca - a 1s064
5) 1-Gregory Diegues - a 1s179
6) 155-Zaiya Fontana - a 2s528
7) 21-Rafael Martins - a 3s513
8) 27-João Pedro Guim - a 10s735
9) 71-Allan Croce - a 11s848
10) 521-Matheus Rebouças - a 12s456
11) 108-José Augusto Filho, à 28.620
12) 115-Luca Castiglia - a 1 volta

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

terça-feira, 26 de março de 2013

Raffaele Marciello vence primeira etapa da F3 Euro Series 2013.


Com o tempo ensolarado a Fórmula 3 Euro Series, realizou no último sábado (23), a primeira prova do final de semana da categoria. A corrida foi disputada no circuito de Monza, na Itália, e o piloto da casa Raffaele Marciello, da (Prema Powerteam), após 19 voltas cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido pelo companheiro de equipe Lucas Auer, que terminou 2s079 atrás.

O italiano foi um dos destaques da pré-temporada e confirmou o seu favoritismo ao conseguir uma bela largada e superar o pole position Pascal Wehrlein, da (Mücke Motorsport), terceiro colocado na etapa inicial em Monza. A corrida foi muito movimentada e emocionante com várias brigas por posições, a temperatura da pista esteve na casa de 11,7°C, o que proporcionou um clima agradável para pilotos e equipes.

Na pista de 5,739 kms do circuito de Monza, 30 pilotos deram início a temporada 2013 do FIA F3 Euro Series, que teve o domínio do piloto da Academia da Ferrari, Raffaele Marciello. O britânico William Buller, da (ThreeBond com a T-Sport), correndo com motor Nissan, chegou em quarto lugar, com seu compatriota Harry Tincknell, da (Carlin) em quinto. O brasileiro Luis Felipe Derani, da (Fortec Motorsports), fez uma prova de recuperação, partindo do 17° posição no grid para terminar em décimo primeiro. Abaixo comentários dos três primeiros colocados.


Raffaele Marciello (Prema Powerteam)

“Iniciando a temporada com uma vitória na minha corrida em casa. Minha largada foi muito boa e eu era capaz de abrir vantagem para o segundo colocado rapidamente. Isso foi importante, meu carro estava consistentemente bem durante toda a corrida”.

Lucas Auer (Prema Powerteam)

“Meu carro estava ótimo, mas já tinha sido assim na qualificação. Portanto, eu estava mais rápido do que Pascal na corrida e eu fui capaz de ultrapassá-lo no meio da corrida. Eu não consegui diminuir a diferença para Raffaele, mas o segundo lugar é um bom resultado, bem, eu estou muito feliz com isso”.

Pascal Wehrlein (Mücke Motorsport)

“Os dois pilotos da Prema na minha frente tinham uma grande velocidade, e eu não era capaz de igualar. Depois que fui ultrapassado por Lucas, eu tinha a esperança de atacá-lo novamente no final, porém, não foi possível. O terceiro lugar é bom, mas agora temos que tentar melhorar o carro”.

Fotos FIA F3 Euro - divulgação

Em Barcelona, Augusto Farfus Jr participa de testes coletivos do DTM.


Introdução do DRS e pneus supermacios são novidades no regulamento, além da diminuição dos treinos livres nas etapas, e pré-temporada será fundamental para adaptação.

A fase final de preparação para a temporada 2013 do DTM começa nesta semana, com a realização da primeira das duas baterias de testes coletivos. As três montadoras alemãs que competem na categoria - BMW, Audi e Mercedes - se reúnem no autódromo de Barcelona, na Espanha, para quatro dias de atividades, após quase seis meses da última etapa, em outubro passado. Único brasileiro na categoria, Augusto Farfus participará dos treinos na terça e quarta-feira pelo BMW Team RBM, visto que é permitido apenas um piloto de cada equipe por dia na pista.

Para o curitibano, os objetivos principais dos testes serão analisar o comportamento do DRS (sistema de redução do arrasto) e dos pneus de compostos supermacios, duas novidades no regulamento da categoria neste ano. Além disso, a diminuição dos treinos livres nas etapas fará com que as equipes tenham que desenvolver melhor os acertos dos carros.


Farfus foi o melhor novato no ano passado, é o único estreante a vencer uma corrida no primeiro ano no DTM e tem boas expectativas para sua segunda temporada no campeonato. Além de Augusto, Timo Glock, Bruno Spengler e Martin Tomczyk vão pilotar os BMW M3 nos dias 26 e 27, enquanto Joey Hand, Andy Priaulx, Dirk Werner e Marco Wittmann vão a pista nos dois dias seguintes.

Augusto Farfus Jr:

“Após um longo inverno em que pudemos analisar os pontos fracos e trabalhar no desenvolvimento dos carros, será muito importante testar principalmente o DRS e os novos pneus supermacios. Cada equipe tem sua programação e todos escondem um pouco o jogo, mas acho que podemos ter uma ideia de como será o desempenho das montadoras. Como teremos menos treinos livres nas etapas, os carros terão de estar muito bem acertados”.

Fotos BMW/DTM - Fonte Eversports

segunda-feira, 25 de março de 2013

DTM: inicia nesta terça-feira testes da pré-temporada 2013.


A preparação para a temporada 2013 do DTM terá início nesta terça-feira (26), em Barcelona, na Espanha. Após um longo período desde o fim do campeonato, os três fabricantes envolvidos na competição, farão seus primeiros testes coletivos: Audi, BMW e Mercedes-Benz, irão testar até sexta-feira (29), no circuito espanhol.

Antes da abertura da temporada, o DTM ainda irá realizar testes em Hockenheim de 9 à 12 de abril, a competição deste ano só terá duas sessões de testes. A temporada 2013 fará a abertura do campeonato no dia 5 de maio na mesma pista dos últimos testes. Em Barcelona, as equipes e os 22 pilotos devem encontrar condições climáticas agradáveis e com isso poderão adquirir bastante quilometragem nesta fase inicial dos testes.

Os estreantes Timo Glock e Marco Wittmann, da BMW, bem como: Daniel Juncadella e Pascal Wehrlein, ambos pilotos da Mercedes-Benz, participarão das atividades em Barcelona visando familiarizar-se com os seus novos carros de corrida. Depois, os engenheiros e técnicos irão utilizar o curto intervalo entre Barcelona e o teste final em Hockenheim para analisar os dados recolhidos e impressões sobre o desempenho das máquinas: Audi RS 5, BMW M3 e DTM AMG Mercedes-Benz C-Coupe.

Além do habitual teste de ajuste das máquinas, há algumas tarefas especiais esperando pelas equipes em Barcelona: os fabricantes vão testar duas novidades da temporada 2013, o DRS e os novos compostos de pneus supermacios desenvolvidos pela fabricante Hankook. Com estes novos pneus espera-se que os carros apresentem um ganho de velocidade e, aliados ao sistems de (DRS) estima-se que as ultrapassagens sejam mais “fáceis”.

O único piloto brasileiro no DTM, o curitibano Augusto Farfus, do team RBM BMW, participa das sessões nesta terça e quarta-feira, mesmo dia do ex-piloto de F1 Timo Glock, testando também pela BMW.  

domingo, 24 de março de 2013

Sebastian Vettel vence o GP da Malásia.



Vettel tentou de várias formas ultrapassar o companheiro de equipe Mark Webber, mas o australiano vinha fazendo uma bela corrida e não dava chances para o alemão, sendo assim, Vettel pediu por rádio e a RBR não lhe “atendeu”, então, o tricampeão resolveu por conta própria partir pra cima de Webber no final da prova e fazer a ultrapassagem que lhe garantiu a 27ª vitória da carreira.

O GP da Malásia, segunda prova da temporada disputada neste domingo (24), em Sepang, teve uma largada complicada para alguns pilotos. Felipe Massa que partia do segundo posto do grid não largou bem e caiu para a sexta posição, já Alonso, na tentativa de manter a posição acabou tocando no carro de Sebastian Vettel e teve a asa dianteira de sua Ferrari danificada, pouco depois a peça se soltou e o espanhol bateu, abandonando a disputa.


Vettel venceu e Mark Webber completou a dobradinha dos 'touros vermelhos', mas o clima entre os companheiros após a prova esquentou, pois Webber acreditou que a prova estava decidida à seu favor e seguiu as orientações do time austríaco para diminuir o ritmo, porém, Vettel aproveitou a ocasião para vencer, Lewis Hamilton completou o pódio, mesmo estando mais lento que o companheiro de equipe Nico Rosberg.

No time alemão o clima entre a dupla Lewis Hamilton e Nico Rosberg também ficou complicado, Rosberg disse por rádio que estava mas rápido que Hamilton, mas o chefão Ross Brawn, não autorizou a ultrapassagem, tirando o pódio do piloto alemão. No final, o brasileiro Felipe Massa ainda garantiu o quinto lugar, mesmo fazendo 4 paradas nos boxes.


No pelotão intermediário a equipe Force Índia fez um trabalho muito ruim nas paradas de seus pilotos, arruinando todo o final de semana promissor de Paul di Resta e Adrian Sutil, ambos tiveram que abandonar a prova em Sepang. A Lotus não apresentou o mesmo ritmo da semana passada e Romain Grosjean e Kimi Raikkonen foram apenas sexto e sétimo respectivamente.

Completando a zona de pontuação, chegaram Nico Hulkenberg, da Sauber, Sergio Perez, da McLaren e francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso. A F1 segue agora para China, onde acontecerá a próxima etapa do campeonato, promessa de clima tenso entres os líderes até lá. Não vou julgar a atitude de Vettel, mas creio que a RBR “fará” vista grossa como sempre, infelizmente...


Confira o resultado final do GP da Malásia:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 56 voltas
2 - Mark Webber (RBR) a 4s298
3 - Lewis Hamilton (Mercedes) a 12s181
4 - Nico Rosberg (Mercedes) a 12s640
5 - Felipe Massa (Ferrari) a 25s648
6 - Romain Grosjean (Lotus) a 35s564
7 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 48s479
8 - Nico Hulkenberg (Sauber) a 53s044
9 - Sergio Perez (McLaren) a 1:12s357
10 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 1:27s124
11 Valtteri Bottas (Williams) a 1:28s610
12 Esteban Gutierrez (Sauber) a 1 volta
13 Jules Bianchi (Marussia) a 1 volta
14 Charles Pic (Caterham) a 1 volta
15 Giedo Van der Garde (Caterham) a 1 volta
16 Max Chilton (Marussia) a 2 voltas

Fotos Getty Imagens/LAT

sábado, 23 de março de 2013

Sebastian Vettel é pole para o GP da Malásia.


O alemão Sebastian Vettel conquistou neste sábado (23), em Sepang, na Malásia, sua 38ª pole da carreira, o piloto da RBR dominou o treino de classificação com boa vantagem para o segundo colocado Felipe Massa, o brasileiro superou pela segunda vez consecutiva Fernando Alonso que largará em terceiro, a chuva que caiu na parte final da sessão trouxe mais emoção ao treino.

Com um bom ritmo, o inglês Lewis Hamilton marcou o quarto tempo com a Mercedes, o ex-piloto da McLaren chegou a estar na pole provisoriamente, no entanto, a pista secou no final da sessão e Hamilton não teve tempo para fazer outra volta lançada, mesmo assim conseguiu ficar à frente de Webber, da RBR e de seu companheiro de equipe Nico Rosberg.


Kimi Raikkonen vencedor do GP da Austrália, cometeu um erro durante sua última volta rápida no (Q3) e largará apenas na 7ª posição, o finlandês permaneceu entres os primeiros colocados em todos os treinos livres, chegando a liderar o segundo treino livre em Sepang. Novamente um dos destaques deste início de campeonato é a equipe Force Índia, aliás, 5 carros com motor Mercedes conseguiram ficar entre os dez mais rápidos.


Em Sepang, os dois carros da McLaren avançaram ao (Q3), será que o time inglês enfim conseguiu solucionar os problemas do MP4/28? Já Sauber e Williams continuam apresentando um desempenho abaixo das expectativas, juntamente com Toro Rosso, fecham o grupo dos times intermediários. O GP da Malásia, acontece neste domingo (24), a partir das 17:00 horas, horário do Japão.


Confira o grid de largada para o GP da Malásia:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:49s674
2 - Felipe Massa (Ferrari) 1:50s587
3 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:50s727
4 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:51s699
5 - Mark Webber (RBR) 1:52s244
6 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:52s519
7 - Jenson Button (McLaren) 1:53s175
8 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:53s439
9 - Sergio Perez (McLaren) 1:54s136
10 Kimi Raikkonen (Lotus) 1:52s970 (perdeu 3 posições)

Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)

11 Romain Grosjean (Lotus) 1:37s636
12 Nico Hulkenberg (Sauber) 1:38s125
13 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:38s822
14 Esteban Gutierrez (Sauber) 1:39s221
15 Paul di Resta (Force Índia) 1:44s509
16 Pastor Maldonado (Williams) sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino: (Q1)

17 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:38s157
18 Valtteri Bottas (Williams) 1:38s207
19 Jules Bianchi (Marussia) 1:38s434
20 Charles Pic (Caterham) 1:39s314
21 Max Chilton (Marussia) 1:39s672
22 Giedo Van der Garde (Caterham) 1:39s932

O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, foi punido pela direção de prova por ter bloqueado a passagem de Nico Rosberg durante o treino de classificação e perdeu três posições no grid.

Fotos LAT/Getty Imagens

sexta-feira, 22 de março de 2013

Webber é o mais rápido no 1° treino livre na Malásia.


Como na semana passada na Austrália, a RBR conseguiu o melhor tempo no 1° treino livre para o GP da Malásia, o australiano Mark Webber cravou 1:36s935 e ficou à frente do finlandês Kimi Raikkonen, vencedor da primeira prova da temporada no último domingo. Sebastian Vettel com a outra RBR veio logo atrás, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

A Mercedes com Nico Rosberg, ficou apenas com o quinto tempo, já a Force Índia continua colocando seus dois pilotos entre os dez mais rápidos, Adrian Sutil foi o 6°e Paul di Resta o 8°, na sessão realizada na manhã desta sexta-feira em Sepang. Felipe Massa marcou o sétimo tempo, apenas 0s495 mais lento que Alonso. Já a McLaren não conseguiu bons tempos e continua com um ritmo abaixo das expectativas.

Com clima seco e úmido, Sepang têm previsão de chuva para o final de semana, dando trabalho para equipes e pilotos encontrarem o acerto ideal para a prova deste domingo. O único incidente no treino da manhã foi uma escapada de pista do mexicano Esteban Gutierrez com a Sauber.

Segue o resultado do 1° treino livre na Malásia:

1 - Mark Webber (RBR) 1:36s935
2 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:37s003
3 - Sebastian Vettel (RBR) 1:37s104
4 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:37s319
5 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:37s588
6 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:37s769
7 - Felipe Massa (Ferrari) 1:37s771
8 - Paul di Resta (Force Índia) 1:37s773
9 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:37s840
10 Romain Grosjean (Lotus) 1:37s915
11 Jenson Button (McLaren) 1:38s173
12 Pastor Maldonado (Williams) 1:38s673
13 Sergio Perez (McLaren) 1:38s830
14 Nico Hulkenberg (Sauber) 1:39s054
15 Esteban Gutierrez (Sauber) 1:39s204
16 Valtteri Bottas (Williams) 1:39s208
17 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:39s284
18 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:39s567
19 Giedo Van der Garde (Caterham) 1:40s728
20 Jules Bianchi (Marussia) 1:40s996
21 Charles Pic (Caterham) 1:41s163
22 Max Chilton (Marussia) 1:41s513

quinta-feira, 21 de março de 2013

World Series: Pietro Fantin completa preparação pré-temporada em Barcelona.


Curitibano ficou satisfeito com desempenho e aprendizado, e está animado para primeira etapa em Monza, no início de abril. Faltando pouco mais de 15 dias para o início da temporada, a World Series realizou nesta terça e quarta-feira a terceira e última bateria de testes coletivos, desta vez no autódromo de Barcelona, na Espanha. O curitibano Pietro Fantin completou 140 voltas ao longo dos dois dias, e ficou satisfeito com ritmo desenvolvido e o aprendizado com a equipe Arden Caterham.

Assim como aconteceu nas sessões de Aragón, no fim de março, e em Paul Ricard há 10 dias, o clima não foi o ideal para os treinos, sempre com pista molhada pela manhã. Na terça-feira (19), Pietro terminou o dia com o 13º tempo, sendo o melhor entre os brasileiros, mesma posição em que ficou na manhã desta quarta-feira. Já no período da tarde, o objetivo era fazer pela primeira vez uma simulação de corrida, com 32 voltas seguidas. Porém, quando tinha completado 23 giros, Fantin, que não havia colocado pneus novos, acabou escapando da pista e batendo, e não retornou mais às atividades.


Apesar do imprevisto, Pietro acredita que os treinos foram muito produtivos, pois pôde andar tanto com pista seca quanto molhada, testar configurações de corridas e adquirir quilometragem com o carro da World Series. A preparação deixou o curitibano animado para a primeira rodada dupla da categoria, que está marcada para os dias 6 e 7 de abril, em Monza, na Itália. A etapa ainda contará com um dia extra de treinos, em compensação ao dia em que nevou nos treinos da Espanha.


Pietro Fantin:

“Fiquei feliz com o ritmo que tínhamos aqui em Barcelona. Foi a primeira vez que fizemos uma simulação completa de corrida, então pude sentir como o carro se comporta quando está pesado, como é o desgaste dos pneus, e tínhamos reais chances de terminar o dia no top-5. Também estávamos bem competitivos na chuva, então as expectativas são muitos boas para Monza”.

Fotos Paolo Pellegrini - Fonte Eversports

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pedro Cardoso encerra Florida Winter Tour com 3º lugar no campeonato.


Nos Estados Unidos, brasiliense completou participação na categoria TaG Junior com pódio. No próximo sábado, disputa Copa São Paulo Light, onde é líder. Após três etapas disputadas ao longo de três meses, Pedro Cardoso concluiu no último fim de semana sua participação na edição 2013 do Florida Winter Tour, um dos principais campeonatos de kart dos Estados Unidos.

Competindo em uma nova categoria neste ano, a TaG Junior, o brasiliense recuperou-se de um início difícil e terminou a competição com o 3º lugar na classificação geral. O objetivo de Pedro para a última etapa, realizada no kartódromo de Ocala, era de continuar o desenvolvimento com a equipe PSL Karting e buscar o melhor resultado possível.

Com duas vitórias nas baterias classificatórias e um ritmo muito competitivo, Cardoso ficou com a 4ª posição ao final do primeiro dia e em 3º lugar no segundo dia, além de ter marcado a melhor volta em ambas as corridas.


Já de volta ao Brasil, no próximo sábado (23), o piloto de 13 anos disputa a segunda etapa da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra. Pedro venceu as duas provas da primeira rodada é o atual líder do campeonato. Os treinos livres acontecem na quinta e sexta-feira, enquanto a tomada de tempos e as duas corridas estão marcadas para sábado.

Pedro Cardoso:

“Tínhamos chances de brigar pelo título do Florida Winter Tour, mas considerando o começo difícil que tivemos no campeonato, o resultado final foi satisfatório. Nosso objetivo era ser competitivo, buscar um lugar entre os primeiros e estar no pódio, e alcançamos isso. Agora o foco são as competições nacionais, começando pelo Paulista Light, onde já estamos na liderança”.

Fotos Cody Schindel e Ken Johnson - Fonte Eversports

Rafael Câmara domina etapa da Mirim na Granja Viana.


Pernambucano venceu as duas corridas da rodada e marcou as melhores voltas, e agora se prepara para a Copa São Paulo Light. O jovem piloto Rafael Câmara tem mostrado ao que veio a cada corrida que disputa em São Paulo. No último sábado (16), o pernambucano de sete anos disputou a segunda etapa da Copa São Paulo, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), e subiu no lugar mais alto do pódio, saindo como líder do campeonato.

A etapa contou com uma novidade para a categoria Mirim, onde Rafael compete, pois correu no mesmo grid da categoria Cadete, apesar de ter pontuações separadas, resultando em 17 karts na pista. Largando em 3º lugar na primeira corrida, Câmara logo travou uma intensa disputa com seu concorrente Pedro Braga, e no final levou a melhor para cruzar a linha de chegada em primeiro, e fazer a melhor volta da prova.


Na segunda corrida, o roteiro foi o mesmo, e o pernambucano venceu e marcou a melhor volta novamente. Com os resultados, Rafael foi o vencedor da etapa. No próximo sábado (23), o piloto da equipe Sabiá Racing volta à pista, desta vez no kartódromo da Aldeia da Serra, para a segunda rodada da Copa São Paulo Light.

Rafael Câmara:

“Fiquei muito feliz com o resultado. Nosso kart estava muito rápido e pudemos brigar bastante por posições e vencer as duas corridas. Melhor ainda sair líder do campeonato, o que me deixa ainda mais animado também para o Light nesse fim de semana”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

Na Granja Viana, Gianluca Petecof conquista primeira vitória na Júnior Menor.


Com apenas 10 anos, Gianluca Petecof conquistou sua primeira vitória na categoria Júnior Menor no último sábado (16), no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). O paulista venceu a segunda etapa da Copa São Paulo e ficou satisfeito principalmente por conseguir manter o bom desempenho que tem demonstrado nas últimas corridas, prova de que está cada vez mais adaptado ao novo equipamento - maior e mais potente do que o usado nos anos passados.

Largando na primeira fila, Petecof acabou sendo tocado logo no início da corrida e caiu para a última posição, mas consegui se recuperar e completou as 14 voltas no 3º lugar. Na segunda prova, logo assumiu a liderança da corrida e venceu com mais de dois segundos de vantagem para o segundo colocado. Na soma dos resultados, o piloto da equipe ONS Motorsport subiu no lugar mais alto do pódio.


Neste sábado (23), Gianluca terá mais um desafio na segunda rodada da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O piloto está confiante em repetir o bom ritmo e estar entre os primeiros colocados.

Gianluca Petecof:

“Essa vitória na Júnior Menor veio até antes do que imaginávamos, porque é uma categoria muito disputada, e ainda estou me adaptando a todas as mudanças. Estamos com um equipamento muito bem acertado e tenho treinado bastante, então a vitória é resultado de muito esforço. Sabemos que estamos competitivos e vamos agora em busca de outro bom resultado no Light”

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports