quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Matheus Iorio estreia no Super Kart Brasil.


A 10ª edição do Super Kart Brasil acontece neste final de semana (2 e 3) no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP). A competição já se consolidou como uma das principais do país e, para deixar a disputa ainda mais acirrada, irá utilizar o sentido inverso do traçado, exclusivo do SKB.

Apesar de estar estreando no evento, Matheus Iorio terá a seu favor o fato de conhecer o traçado e de ter conquistado uma vitória nessas condições. O triunfo aconteceu no ano passado, durante a terceira etapa do Campeonato Paulista, que foi realizada junto do 7º Super Kart Brasil, quando Iorio competia na categoria Sprinter (Novatos).

Iniciando na categoria Graduados nesta temporada, o piloto de 15 anos participou da rodada de abertura da Copa São Paulo, na Granja Viana, no último sábado (23). Na primeira etapa do ano, Matheus conseguiu evoluir bastante ao longo da semana, mas um toque o impediu de completar a prova final.


A programação do SKB terá quatro corridas em dois dias de disputas e todas as baterias somam pontos para determinar o vencedor, além de valerem também pelo Campeonato Paulista de Kart.

Matheus Iorio:

“Estamos treinando muito neste começo de ano na (categoria) Graduados, e o SKB é uma competição muito boa de participar, porque tem várias corridas e o nível é bem alto. Conheço o traçado invertido da Aldeia da Serra e já venci lá, então estou animado para essa estreia”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Após pódio na Granja Viana, Gianluca Petecof disputa 10ª edição do Super Kart Brasil.


Se um bom resultado é importante para o ânimo de um piloto, Gianluca Petecof chega confiante para a disputa do 10º Super Kart Brasil. A competição acontece neste final de semana (2 e 3) no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP), e terá como diferencial o uso do traçado invertido (sentido anti-horário) do circuito, exclusivo do SKB. O evento também é válido pela segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart. Gianluca corre na categoria Junior Menor.

No último sábado (22), o piloto de 10 anos participou da primeira etapa da Copa São Paulo de Kart, na Granja Viana (SP). Com bom ritmo, Petecof marcou a pole position, mas teve de largar da última posição após desclassificação por falta de peso. Pouco depois da largada, o paulista já estava em 3º, mas em uma disputa por posições, tomou um toque e teve de abandonar a prova. Saindo novamente em último na segunda bateria, Gianluca confirmou o bom desempenho e completou a corrida em 3º, subindo ao pódio pela primeira vez no ano.

Mais do que o resultado, a boa performance agradou ao piloto e a equipe ONS Motorsport. Após um início de temporada complicado na categoria Junior Menor, Petecof acredita ter achado um acerto para ter condições de brigar pelas primeiras posições.


A programação do Super Kart Brasil tem treinos na quinta e sexta-feira. No sábado, a tomada de tempos define o grid de largada da primeira corrida do dia, cujo resultado é a ordem de largada da segunda prova. No domingo a programação se repete, e o vencedor é determinado pela soma dos pontos das quatro baterias.

Gianluca Petecof:

“Trabalhamos bastante durante a semana e ficamos muito satisfeitos por termos melhorado nosso desempenho. Acho que agora temos mais chances de brigar pelas primeiras posições, já no SKB. É uma competição difícil, e você precisa ser constante e pontuar bem em todas as baterias para conseguir um bom resultado, mas estou animado”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rafael Câmara é 2º na abertura da Copa São Paulo de Kart.


Pernambucano dominou os treinos, marcou a pole position e liderou boa parte da prova, mas um incidente na última volta o fez terminar em segundo. O kartódromo da Granja Viana, no interior de São Paulo, foi palco da etapa inicial da Copa São Paulo de Kart. Em sua segunda corrida na temporada, o pernambucano Rafael Câmara conquistou um segundo lugar na prova e subiu novamente no pódio, assim como fez há três semanas em Interlagos (SP).

Participando da disputa na categoria Mirim, o piloto de sete anos teve um excelente desempenho durante toda a semana, estando sempre entre os primeiros colocados. Com mais de três segundos de vantagem, marcou o melhor tempo na classificação e garantiu a pole position. 


Rafael manteve a liderança por grande parte da corrida, mas em uma disputa a uma volta do fim, recebeu um forte toque e perdeu a posição, cruzando a linha de chegada em segundo lugar. Câmara ainda fez a melhor volta da corrida. O próximo compromisso do pernambucano é a segunda etapa da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP), no dia 23 de março.

Rafael Câmara:

“Foi uma semana muito boa, treinamos bastante e tínhamos um ritmo bem forte. Larguei em primeiro e abri uma vantagem, mas no fim tomei um toque e perdi a posição, foi uma pena, mas isso só me deixa ainda mais animado a brigar pela vitória nas próximas corridas”.


Resultado da 1ª etapa da Copa SP - categoria Mirim (13 voltas):

1) Pedro Braga
2) Rafael Câmara
3) Pedro Aizza
4) Felipe Bartz
5) Miguel Fernan

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

Champions Meeting Soukoukai


Neste domingo (24), rolou mais um super evento organizado pela Nanbei Drift, Champions Meeting, no circuito Mikawa Motor Land.

Os pilotos esquentaram o clima frio com suas manobras, colocando os carros de lado e fritando muito pneu. O Evento ainda contou com a presença dos pilotos japoneses Saito Daigo, campeão do D1 GP de 2008, Yokoi Masashi, campeão do street legal 2012, e Tanaka Seimi, campeão do street legal 2011, os pilotos convidados também entraram na pista e deram um pequeno show para o público presente.

Confira as fotos.

Fotos e texto - Igor Massami

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

World Series: Pietro Fantin completa primeiro dia de treinos coletivos em 7º.


Satisfeito com o trabalho, curitibano foi o segundo melhor estreante nos testes realizados na sexta-feira. Neve no circuito de Aragón, na Espanha, cancelou o segundo dia de treinos. Os 26 carros que disputarão a World Series foram à pista pela primeira vez na temporada na última sexta-feira (22), no circuito de Motorland, em Aragón, para o primeiro de dois dias de treinos coletivos.

O brasileiro Pietro Fantin, da equipe inglesa Arden Caterham, completou 70 voltas com a marca de 1:40s728 ficando com o sétimo melhor tempo. O mais rápido foi o belga Stoffel Vandoorne, também novato na categoria e atual campeão da Fórmula Renault Eurocup, com o tempo de 1:39s913. O primeiro dia de atividades foi realizado tanto com pista molhada, o que foi uma nova experiência para Pietro, no período da manhã, quanto com pista seca, à tarde.

A programação previa dois dias de treinos, porém a forte neve que atingiu o autódromo de Motorland, localizado no norte da Espanha, cancelou as atividades de pista do sábado. Os organizadores e as equipes estudam uma nova data para repor o dia perdido. A categoria ainda terá mais duas baterias de treinos coletivos antes do início da temporada - em Paul Ricard, na França (8 e 9 de março) e em Barcelona (19 e 20 de março).


Pietro Fantin:

“Os principais objetivos foram, primeiro, pegar o ritmo do carro novamente depois de três meses ausente. Depois o plano era testar algumas peças no carro, o que foi muito positivo, já que o balanço do carro melhorou durante o dia. Foi também a primeira vez que andei com esse carro na chuva, fui bem competitivo e fiquei boa parte do treino em segundo. Quando coloquei pneus novos, testamos um acerto diferente e o carro ficou saindo um pouco de frente, depois uma bandeira vermelha interrompeu o treino, mas de uma forma geral ficamos satisfeitos com o trabalho”.

Acumulado de tempos da sexta-feira em Aragón:

1 - Stoffel Vandoorne - Fortec - 1:39s913
2 - Antonio Felix Da Costa - Arden Caterham - 1:40s055
3 - Daniil Move - Comtec - 1:40s068
4 - Nico Muller - Draco - 1:40s162
5 - Will Stevens - P1 - 1:40s325
6 - Andre Negrao - Draco - 1:40s398
7 - Pietro Fantin - Arden Caterham - 1:40s728
8 - Matias Laine - P1 - 1:40s731
9 - Norman Nato - Dams - 1:40s734
10 Tom Dillmann - ISR - 1:40s734
11 Sergey Sirotkin - ISR - 1:41s036
12 Marco Sorensen - Lotus - 1:41s089
13 Marlon Stockinger - Lotus - 1:41s120
14 Nikolay Martsenko - Pons - 1:41s174
15 Zoel Amberg - Pons - 1:41s176
16 Kevin Magnussen - Dams - 1:41s236
17 Oliver Webb - Fortec - 1:41s320
18 Lucas Foresti - Comtec - 1:41s361
19 Mikhail Aleshin - Tech 1 - 1:41s460
20 Jazeman Jaafar - Carlin - 1:41s496
21 Nigel Melker - Tech 1 - 1:41s752
22 Mihai Marinescu - Zeta - 1:42s567
23 Arthur Pic - AV - 1:42s790
24 Yann Cunha - AV - 1:42s940
25 Carlos Huertas - Carlin - 1:43s280
26 Daniel Zampieri - Zeta - 1:43s30

Fotos Arden Caterham - Fonte Eversports

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Hamilton fecha o 4º dia de testes em Barcelona na frente.


Lewis Hamilton ficou com o melhor tempo do 4º dia de testes coletivos da pré-temporada 2013 da F1 em Barcelona, o piloto da Mercedes anotou 1:23s282 na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (22), quando a pista ainda estava úmida, no período da tarde, a chuva mais forte prejudicou o andamento dos testes.

Com o clima instável as equipes tiveram que utilizar os compostos de pneus intermediários (tarja verde), sendo assim, não foi possível baixar os tempos em relação ao treino da manhã. Mark Webber, da RBR, foi o mais rápido com os pneus de chuva e Hamilton o segundo, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. As condições climáticas adversas e o frio foram um dos fatores para a falta de aderência dos carros, o que causou alguns incidentes com bandeira vermelha.


O brasileiro Luiz Razia, da Marussia, não participou dos testes em Barcelona, segundo informações divulgadas pelo jornal “Folha de São Paulo”, uma das empresas que se comprometeu a apoiar o piloto baiano, não depositou o dinheiro combinado em contrato e este teria sido o motivo do “veto” da equipe Marussia. A informação também foi confirmada pelo piloto, que espera que sua situação seja resolvida em breve.

Jenson Button ex-companheiro de Hamilton ficou com o 2º melhor tempo, com a McLaren, o francês Jean-Eric Verge, andou bem com a Toro Rosso e fechou o dia em terceiro, já o compatriota Jules Bianchi que briga por uma vaga na Force Índia, foi o piloto que mais voltas completou, foram 96 e o 4º tempo. As equipes voltam à pista na próxima semana de 28 de fevereiro a 3 de março, para a última sessão de testes, antes da estreia do mundial prevista para o dia 17 de março, na Austrália.


Confira os melhores tempos do 4º dia em Barcelona:

1 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:23s282
2 - Jenson Button (McLaren) 1:23s633
3 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:24s071
4 - Jules Bianchi (Force Índia) 1:25s732
5 - Esteban Gutierrez (Sauber) 1:26s239
6 - Giedo Van der Garde (Caterham) 1:27s429
7 - Felipe Massa (Ferrari) 1:27s563
8 - Mark Webber (RBR) 1:27s616
9 - Max Chilton (Marussia) 1:29s902
10 Romain Grosjean (Lotus) 1:34s800
11 Valtteri Bottas (Williams) sem tempo
12 Pastor Maldonado (Williams) sem tempo

Fotos Getty e LAT

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Na Granja Viana, Matheus Iorio inicia temporada na categoria Graduados.


A etapa inaugural da Copa São Paulo de Kart, que acontece neste fim de semana (22 e 23), será palco do primeiro compromisso do ano para o piloto Matheus Iorio. Campeão da categoria Sprinter (também conhecida como Novatos) em 2012, o paulista fará sua estreia na categoria Graduados - a mais importante do kart brasileiro e último passo antes dos carros.

Essa será também a primeira vez que Iorio corre no kartódromo da Granja Viana, em Cotia, interior de São Paulo - que é considerada uma das pistas mais técnicas do país. Por isso, o piloto de 15 anos intensificou ainda mais os treinos e a preparação pré-temporada.

Um dos principais campeonatos regionais, a Copa São Paulo tem novidades no formato das disputas. Nesta primeira rodada, a programação prevê uma tomada de tempos e uma bateria classificatória na sexta-feira, e duas provas que valem pontos para a etapa no sábado.

Matheus Iorio:

“A mudança para a (categoria) Graduados é um grande passo, e por isso estou treinando ainda mais nesse começo de temporada. Os pneus (de tarja) amarelos tem um desgaste diferente dos (de tarja) vermelhos (usados na Sprinter), o que exige uma adaptação, mas estamos trabalhando bastante e a cada sessão consigo evoluir mais”.

Foto Cris Reis - Fonte Eversports

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alonso lidera o 3º dia de testes em Barcelona.



Ferrari na frente mais uma vez, nesta quinta-feira (21), o espanhol Fernando Alonso foi o mais rápido no terceiro dia de testes coletivos da pré-temporada 2013 da F1, ele marcou seu tempo em 1:21s875, o alemão Nico Hulkenberg ficou com o segundo tempo e enfim melhorou os resultados da Sauber, já Romain Grosjean foi o piloto que mais voltas completou, foram 119 e o terceiro melhor tempo.

O dia também foi marcado pela volta de Adrian Sutil à F1, o piloto alemão testou pela Force Índia e após mais de 1 ano parado conseguiu o oitavo tempo, cerca de 1 segundo mais lento que o líder Alonso. No período da tarde as equipes optaram por fazer simulações de corridas e com tanque cheio poucos conseguiram baixar os tempos.


Pela Williams, os dois pilotos participaram dos testes, Pastor Maldonado pela manhã e Valtteri Bottas à tarde, ficando com o 5º e 6º tempo respectivamente. As atividades na pista de Barcelona terminam nesta sexta-feira. Na Ferrari será a vez do brasileiro Felipe Massa voltar ao cockpit do F138 e encerrar a participação do time na semana. 

O brasileiro Luiz Razia, da Marussia, cotado para treinar nos dois últimos dias, não participou da sessão e provavelmente ficará de fora dos testes em Barcelona, há “rumores” que sua vaga na equipe esteja ameaça, por causa de questões financeiras.

Confira os melhores tempos do 3º dia em Barcelona:

1 - Fernando Alonso (Ferrari) 1s21s875
2 - Nico Hulkenberg (Sauber) 1:22s160
3 - Romain Grosjean (Lotus) 1:22s188
4 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:22s611
5 - Pastor Maldonado (Williams) 1:22s675
6 - Valtteri Bottas (Williams) 1:22s826
7 - Jenson Button (McLaren) 1:22s840
8 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:22s877
9 - Mark Webber (RBR) 1:23s024
10 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:23s366
11 Max Chilton (Marussia) 1:25s690
12 Giedo Van der Garde (Caterham) 1:26s177 

Pietro Fantin participa de treinos coletivos da World Series.


Primeira das três baterias de testes antes do início do campeonato, em abril, acontece neste fim de semana. A temporada 2013 da Fórmula Renault 3.5, também conhecida como World Series, começa oficialmente nesta sexta-feira. Nos dias 22 e 23 serão realizados os primeiros treinos coletivos do ano, no autódromo de Motorland, em Aragón. A pista espanhola será palco da segunda etapa do campeonato, entre 26 e 28 de abril.

Aos 21 anos, Pietro Fantin está estreando na categoria - que é uma das principais portas de acesso para Fórmula 1 - e representará as cores da equipe inglesa Arden Caterham. Após duas temporadas na Fórmula 3 Inglesa, o curitibano participou de testes no fim do ano passado na mesma pista de Motorland, e acredita que isso é um ponto positivo, já não terá de se adaptar ao traçado.

Apesar de ansioso para voltar ao cockpit, o principal objetivo de Fantin nesta primeira sessão é voltar ao ritmo de competições e então começar o trabalho no desenvolvimento do carro.


Faltando pouco mais de 40 dias para o início do campeonato, a categoria ainda terá mais duas baterias de práticas coletivas, uma em Paul Ricard, na França (8 e 9 de março) e outra em Barcelona (19 e 20 de março). A rodada de abertura da World Series está marcada para 6 e 7 de abril, no circuito italiano de Monza.

Pietro Fantin:

“Depois de três meses fora de um carro de corrida, não tem como esconder a ansiedade de voltar a acelerar, principalmente em um carro da World Series. Fiz bons tempos em Motorland nos testes do ano passado, e vou usar o máximo de informações possíveis dessa experiência para trabalhar junto com a (equipe) Arden no desenvolvimento do carro”.

Fotos Jakob Ebrey e Arden Caterham - Fonte Eversports

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Com vitória, Pedro Cardoso sobe ao pódio no Florida Winter Tour.


Brasiliense disputou a categoria TaG Junior, figurou sempre entre os primeiros colocados durante a semana e agora está em 5º no campeonato. A segunda etapa do Florida Winter Tour foi animadora para Pedro Cardoso. No último final de semana, o piloto disputou a categoria TaG Junior no kartódromo de Homestead e conseguiu resultados expressivos. Voltando a competir pela equipe PSL Karting, com chassis CRG, o brasiliense conquistou uma vitória e um lugar no pódio.

No sábado, um problema mecânico na tomada de tempos obrigou Pedro a largar da 24ª e última posição. Mesmo assim, ele conseguiu se recuperar e terminou a primeira corrida classificatória em 6º lugar. Na segunda prova, largou na pole position (a regra determina a inversão completa dos resultados da classificação) e venceu com mais de cinco segundos de vantagem para o segundo colocado. Na final, saiu do 3º posto no grid de largada e depois de acirradas disputas por posições, terminou em 3º e marcou a melhor volta da corrida, garantindo assim um lugar no pódio.


No dia seguinte, Cardoso fez o 5º melhor tempo na classificação, e completou as 14 voltas da primeira bateria em 4º lugar. Na segunda, largou do fim do pelotão, e quando estava em 10º recebeu um toque que acabou com sua corrida. Na prova decisiva, o brasiliense foi de 15º para 4º lugar, fazendo novamente a melhor volta.

Com o acumulado da etapa, o piloto de 13 anos - o mais novo da categoria - recuperou-se de um começo difícil no campeonato e agora já é o quinto na classificação geral. Pedro terá mais um desafio na mesma pista de Homestead, onde neste final de semana (23 e 24) compete pela segunda rodada dupla da categoria Rotax Junior.


Pedro Cardoso:

“A (equipe) PSL nos recebeu de braços abertos, trabalhamos bastante durante a semana e conseguimos um resultado muito bom. Além disso, foi uma ótima preparação para a etapa do Rotax, que é ainda mais disputado. Estou motivado e acredito que estaremos bem competitivos neste fim de semana”.

Fotos Cody Schindel - Fonte Eversports 

F1 testes coletivos em Barcelona 2013...


A segunda semana de testes coletivos da pré-temporada teve início nesta terça-feira (19), em Barcelona, e as equipes foram à pista para fazer novas avaliações em suas máquinas. No 1º dia, a melhor volta ficou com o piloto alemão Nico Rosberg, da Mercedes, apesar do “W04” ainda apresentar problemas de confiabilidade, a equipe de Ross Brawn tem andado sempre entre os primeiros colocados.

Sebastian Vettel colocou a RBR no topo da tabela dos tempos na sessão da manhã, porém, à tarde, o piloto alemão Nico Rosberg superou o tempo do atual campeão e cravou a melhor volta em 1:22s616, no entanto, ele estava utilizando os compostos médios, já Vettel conseguiu o tempo com os pneus duros. O dia também foi marcado pela estreia do novo carro da Williams e o primeiro contato de Fernando Alonso com o F138.


O venezuelano Pastor Maldonado ficou com o 5º tempo, o FW35 que fez a estreia na pista espanhola, veio com novidades, mas uma delas o sistema de escapamento com saída utilizando o efeito coanda, foi detectado pela FIA como ilegal, porém, a equipe buscará adequar o sistema conforme as regras da categoria. Já o espanhol Fernando Alonso ficou com o terceiro tempo, à frente do rival Vettel.


Nesta quarta-feira (20), 2º dia testes em Barcelona, a melhor volta do dia ficou com o mexicano Sergio Perez, da McLaren, que cravou 1:21s848, seguido por Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Lewis Hamilton que voltou ao cockpit da Mercedes foi o quarto, mas foi quem mais acumulou quilometragem, foram 121 voltas. Já a Sauber, ainda não apresentou bons resultados em Barcelona, o time suíço foi apenas o nono nas duas sessões realizadas.

Confira os melhores tempos do 1º dia em Barcelona:

1 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:22s616
2 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:22s623
3 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:22s952
4 - Sebastian Vettel (RBR) 1:22s965
5 - Pastor Maldonado (Williams) 1:23s733
6 - Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:23s884
7 - Sergio Perez (McLaren) 1:24s124
8 - Paul di Resta (Force Índia) 1:24s144
9 - Esteban Gutierrez (Sauber) 1:25s124
10 Max Chilton (Marussia) 1:26s747
11 Charles Pic (Caterham) 1:27s534

Confira os melhores tempos do 2º dia em Barcelona:

1 - Sergio Perez (McLaren) 1:21s848
2 - Sebastian Vettel (RBR) 1:22s197
3 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:22s697
4 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:22s726
5 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:23s247
6 - Valtteri Bottas (Williams) 1:23s561
7 - Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:23s718
8 - Paul di Resta (Force Índia) 1:23s971
9 - Nico Hulkenberg (Sauber) 1:24s205
10 Max Chilton (Marussia) 1:25s115
11 Charles Pic (Caterham) 1:26s243

Fotos © Ercole/LAT/Getty

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os primeiros testes de Bruno Senna no WEC.


Bruno Senna realizou neste início de semana os primeiros testes com o Vantage GTE, carro que pilotará pela equipe oficial do fabricante inglês Aston Martin no Campeonato Mundial de Endurance - WEC. Os ensaios foram iniciados domingo e completados na segunda-feira, mas o mau tempo na região do Algarve (sul de Portugal) complicou o batismo de pista do novo modelo no Autódromo de Portimão. Ao todo, Bruno completou pouco mais de 50 voltas.

Apesar das condições climáticas desfavoráveis, Bruno disse que o contato inicial com a categoria foi proveitoso. “Dei algumas poucas voltas no domingo à noite, com o asfalto molhado, e mesmo no início da manhã da segunda ainda estava úmido. Mas foi possível começar a entender o funcionamento do carro. Claro que é muito diferente de um Fórmula 1. É preciso frear bem antes e tomar muito cuidado, principalmente na chuva. Deu para começar a entender como ele funciona e isso foi o mais importante”.


A Aston Martin levou cinco pilotos para Portugal. Além de Bruno, participaram dos ensaios o francês Fred Makowiecki, os ingleses Rob Bell e Darren Turner e o alemão Stefan Mücke. Bruno, Makowiecki e Bell dividirão o cockpit na estreia do Vantage GTE nas 12 Horas de Sebring, prova válida pela American Le Mans Series marcada para dia 16 de março. Antes, dias 6 e 7, terá outra sessão de testes, desta vez em Road Atlanta. “Estamos apenas começando a desenvolver este carro, mas já deu para sentir que o potencial está lá” - concluiu Bruno.

Fotos Simon O'Gorman/MF2 - Fonte acessoria

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Williams faz o lançamento do FW35


A Williams foi a última equipe a apresentar o novo carro para a temporada 2013 da F1, o lançamento do “FW35” foi realizado nesta terça-feira (19), em Barcelona, na Espanha, local da segunda sessão de testes coletivos da pré-temporada. A dupla de pilotos será o venezuelano Pastor Maldonado e o finlandês Valtteri Bottas, que fará a estreia na categoria.


O time de Grove declarou que a nova máquina além de ser uma evolução do modelo anterior, é 80% diferente, pois foi realizado uma mudança significativa na suspensão traseira, radiadores, assoalho, caixa de câmbio e diminuição de peso.


O “FW35” aproveitando as brechas do regulamento possui agora uma peça que tampa o degrau do bico, com isso a peça ficou com design mais reto. A Williams também fez mudanças nos escapamentos que apresenta uma saída com o efeito coanda, a pintura permanece azul com tons de branco e vermelho, as mesma cores do modelo FW34 que foi à pista nos testes em Jerez.

A piloto de testes Susie Woff fez parte das apresentações oficiais da equipe em Barcelona. Outra mudança ficou concentrada nos sidepods que sofreram alterações e agora estão mais estreitos, o time foi um dos que mais inovou em 2013.  

Fotos Williams/LAT - divulgação

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bruno Senna fará o primeiro teste com o carro da Aston Martin.


O brasileiro Bruno Senna, iniciará seus primeiros testes com o modelo Aston Martin Vantage GTE, carro com o qual ele irá disputar a temporada 2013 do (WEC) Mundial de Endurance da FIA. O primeiro contato com a nova máquina será neste domingo, no circuito de Portimão, em Algarve, sul de Portugal, mas a equipe já declarou que os testes poderão se estender até a segunda-feira.

Bruno não conseguiu uma vaga para continuar na Fórmula 1, e resolveu mudar de categoria, a expectativa do piloto brasileiro é que na nova fase ele volte a brigar por vitórias. A tarefa dele não será nada fácil, pois a categoria GTE pro é uma das mais competitivas do WEC. Porém, Bruno têm grandes objetivos e espera ser campeão, algo que ele nunca foi, no entanto o piloto busca se firmar no automobilismo mundial pelas próprias mãos, já que o sobrenome famoso, tanto ajuda quanto “atrapalha”.

A abertura do calendário do Mundial de Endurance (WEC) está marcada para 14 de abril com as 6 Horas de Silverstone, mas antes o piloto disputará as 12 Horas de Sebring, prova válida pela American Le Mans Series, no dia 16 de março. Bruno Senna, também irá disputar a tradicional 24 Horas de Le Mans, na França, prova que ele participou em 2009 antes de entrar na F1.  

Foto Aston Martin Racing - divulgação

Nos Estados Unidos, Pedro Cardoso disputa segunda etapa do Florida Winter Tour.


Atual campeão, piloto de apenas 13 anos terá dois desafios seguidos em categorias distintas na pista de Homestead. Como vem fazendo há quatro anos, Pedro Cardoso inicia a temporada competindo no Florida Winter Tour, um dos principais campeonatos de kart da América, e neste final de semana disputa a segunda etapa da competição.

Esse será o primeiro de dois desafios seguidos na pista de Homestead, já que o piloto participa de duas categorias. Entre 15 e 17 de fevereiro, o brasiliense corre na categoria TaG Junior, e nos dias 23 e 24 disputa a Rotax Junior, cuja diferença principal são os motores utilizados. Representando a equipe PSL Karting, Cardoso usará chassis da fabricante italiana CRG.

Além da rodada inicial do FWT, em janeiro, Pedro já participou de duas importantes competições nacionais neste ano, o Super Kart Brasil e a primeira etapa da Copa São Paulo Light, no kartódromo de Interlagos. Em ambas, o piloto mostrou um excelente ritmo, conquistou vitórias e espera manter os bons resultados.

Pedro Cardoso:

“O campeonato é muito disputado e estou em uma categoria nova nesta temporada, em que a maioria dos pilotos são mais velhos. Tivemos uma primeira etapa difícil no Winter Tour, mas acredito que agora que estamos com a (equipe) PSL de novo, poderemos brigar pelas primeiras posições. Além disso, nas últimas semanas consegui bons resultados nas corridas que fiz no Brasil e isso nos dá mais confiança”.

Foto Ken Johnson - Fonte Eversports

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DTM: Augusto Farfus comenta mudanças na categoria e nas equipes BMW.


Curitibano que terá Joey Hand como parceiro no Team RBM, acredita que diminuição de treinos livres deixará as etapas mais emocionantes. Faltando pouco mais de dois meses para o início do campeonato, Augusto Farfus se prepara para sua segunda temporada no DTM, uma das principais categorias do automobilismo mundial. Com um excelente ano de estreia - no qual conquistou uma vitória, mais dois pódios e duas poles, sendo assim o melhor estreante, as expectativas para a continuidade do trabalho são ainda melhores.

Augusto permanece na equipe BMW Team RBM, e seu companheiro será o norte-americano Joey Hand, no lugar de Andy Priaulx. Além das outras duas equipes que já tinha no ano passado - Team Schnitzer (Bruno Spengler e Dirk Werner) e o Team RGM (Martin Tomczyk e Priaulx), a montadora bávara irá alinhar também a nova equipe Team MTEK, com os alemães Timo Glock, que acabou de sair da Fórmula 1 e Marco Witmann, promovido da posição de piloto de testes.

Uma novidade na programação da categoria promete deixar as disputas ainda mais emocionantes. A partir deste ano, os treinos de sexta-feira foram extintos, o que significa que os carros do DTM terão apenas uma sessão livre de 90 minutos antes da tomada de tempos. A primeira etapa está marcada para o dia 5 de maio, no circuito de Hockenheim, na Alemanha.


Augusto Farfus:

Equipes BMW: “Com a entrada do Joey Hand no Team RBM, seremos a única equipe do DTM com dois pilotos não europeus. Como os treinos foram reduzidos, será importante ter mais carros da montadora, porque assim as possibilidades para estratégia, acertos e informações crescem muito. A entrada do Timo Glock também é muito boa, ele tem um nome forte no automobilismo e é experiente”.

Novo formato:

“A preparação pré-temporada se tornou ainda mais importante nesta temporada, já que os treinos foram reduzidos. Isso vai dificultar a vida de todo mundo, pois 90 minutos é pouco tempo, e acaba impossibilitando as equipes de fazer grandes mudanças nos carros. O trabalho “off track” (fora da pista) vai ser fundamental. Vamos ter que otimizar a sessão e tentar achar um acerto ideal tanto para a tomada de tempo quanto para corrida. Com certeza as corridas serão muito mais espetaculares”.

Fotos BMW - Fonte Eversports

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Kazuki Nakajima faz teste em simulador da Dallara.


Em 2014 a categoria Super Fórmula passará por mudanças em seu regulamento técnico, uma delas é a troca do fabricante dos chassis, o novo modelo denominado “SF14” está sendo desenvolvido pela Dallara e substituirá os atuais Swift que serão utilizados até o final da temporada deste ano.

O piloto japonês Kazuki Nakajima, atual campeão da categoria, visitou a fábrica da Dallara, que fica localizada na Itália, no último mês de dezembro e fez um teste no simulador, pelas primeiras informações ele disse que gostou muito do que viu e espera fazer novos testes em breve. Confira as imagens.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sauber - Testes em Jerez de la Frontera.



A Sauber completou sua primeira semana de treinamentos na última sexta-feira (8), em Jerez, com a nova dupla de pilotos: Nico Hulkenberg e Esteban Gutierrez. Nos dois últimos dias o cockpit do “C32” ficou a cargo do mexicano, que executou o programa de testes dos freios e teve tempo para se familiarizar com os compostos de pneus diferentes, além de fazer alguns procedimentos de pit stops para que ele pudesse ter experiência de como funciona os trabalhos na equipe.

A sexta-feira foi um dia bastante produtivo para a Sauber, foram 142 voltas sem nenhum problema, além disso, nos 4 dias a equipe suíça conseguiu acumular (1904 km) ou seja 430 voltas, o carro provou ser confiável desde o início e a equipe está muito feliz com o que conseguiram até agora, o time declarou estar ansioso para os testes em Barcelona.


Tom McCullough, diretor de engenharia destacou a evolução do C32 - “Nós tivemos um monte de itens de teste para trabalhar em que, com a confiabilidade do carro excelente, fomos capazes de passar. Ambos os pilotos estão dando um feedback muito bom, e estão se integrando muito bem com seus engenheiros. Para nós como equipe foi um teste muito encorajador. Temos um monte de dados válidos como base para progredir”.


Esteban Gutierrez: “Foi um dia muito positivo, pois conseguimos fazer muitas voltas. Fizemos algumas de pneus novos por volta do meio dia, depois fizemos algumas corridas longas com bastante combustível no período da tarde, o que me deu a oportunidade de experimentar o carro em todas as circunstâncias diferentes. Foi muito interessante para mim, porque eu era capaz de sentir as coisas muito diferentes, e eu aprendi a adaptar o meu estilo de condução para diferentes situações. Foi ótimo fazer isso em um teste, porque agora eu tenho tempo para analisar tudo e depois ir para Barcelona com uma base mais forte. Estou muito feliz como as coisas foram”.

Fotos Getty - LAT - Fonte Sauber F1 Team

Super GT 2013 - Vídeo promocional.

Os capacetes dos pilotos da F1 2013 - Parte 1

Após a primeira semana de testes coletivos da pré-temporada em Jerez, sempre destaco aqui algumas imagens dos capacetes dos pilotos para a temporada 2013 da F1. Este ano as imagens terão o logo do blog com autorização das equipes! 

                                       Nico Rosberg
                                      Lewis Hamilton
                                    Romain Grosjean
                                   Kimi Raikkonen
                                   Jenson Button
                                   Sergio Perez
 
                                    Esteban Gutierrez
                                   Nico Hulkenberg
                                       Paul di Resta
                                        Max Chilton
                                          Luiz Razia
                                      Sebastian Vettel
                                         Mark Webber
Imagens cedidas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Honda Motorsports preview 2013...



A Honda anunciou nesta sexta-feira (8), os planos para a temporada 2013 das competições de esportes à motor no Japão. A montadora que têm o objetivo desde sua fundação em apoiar as atividades do automobilismo e motociclismo mundial, espera continuar fortalecendo o 'espírito do desafio', que é uma de suas metas.

Na categoria FIA Word Touring Car Championship (WTCC), os pilotos serão: Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini pela equipe Honda Racing Team JAS e Norbert Michelisz pelo time Zengo Motorsport. Já no campeonato de gran turismo Super GT, categoria (GT500) a Honda continuará com 5 equipes, todas utilizando o modelo “HSV-010 GT”, carro que venceu o campeonato em 2010 e espera voltar ao topo este ano. Na categoria (GT300) serão duas equipes correndo com o modelo “CR-Z GT” híbrido.


Em 2014, a Honda está programando competir na Super GT, categoria (GT500) com um modelo baseado no novo NSX Concept que foi lançado recentemente no salão de Detroit nos EUA, o modelo “poderá” substituir o HSV-010 GT atualmente utilizado por cinco equipes do grid. Além disso, a Honda terá este ano equipes no Moto GP e Super Fórmula, e continuará sua parceira com a Fórmula Indy.

Os circuitos administrados pela Honda no Japão, como Suzuka e Motegi receberão várias provas do automobilismo e motociclismo mundial, como: WCT, WTCC, F1, Moto GP, EWC, ARRC entre outros. Destaques para as 8 Horas de Suzuka (EWC) prevista para ser realizada de 25 à 28 de julho e a etapa da Fórmula 1 programada para o dia 13 de outubro também em Suzuka.


Equipes Honda na Super GT (GT500): Autobacs Racing Team Aguri, pilotos: Kosuke Matsuura (Japão) e Ralph Firman (Inglaterra). Keihin Real Racing, pilotos: Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi (Japão). Epson Nakajima Racing, pilotos: Ryo Michigami e Daisuke Nakajima (Japão). Weider Honda Racing, pilotos: Naoki Yamamoto (Japão) e Frédéric Makowiecki (França). Team Kunimitsu, pilotos: Takuya Izawa e Takashi Kogure (Japão).

Pela categoria (GT300) onde correm os modelos: Porsche, BMW, Ferrari, Audi, Lamborghini, Toyota Lexus e Subaru, além de alguns protótipos, a Honda correrá com o modelo (CR-Z GT) com o sistema híbrido em parceria com o Team Mugen, os pilotos serão: Hideki Mutoh e Yuhki Nakayama. E a equipe Autobacs Racing Team Aguri, fará a estreia do modelo CR-Z e contará com os pilotos: Shinichi Takagi e Takashi Kobayashi.


Em 2013 a categoria Fórmula Nippon mudou de nome e a nova Japanese Championship Super Fórmula ou simplesmente “SF” terá 4 equipes usando os motores Honda (V8 HR12E 3.4 litros), serão elas: HP Real Racing, com os pilotos: Koudai Tsukakoshi e Yuhki Nakayama. Team Mugen, pilotos: Naoki Yamamoto, Takashi Kobayashi e Takuma Sato, estes dois últimos correndo em apenas algumas etapas especiais. Nakajima Racing, pilotos: Daisuke Nakajima e Takashi Kogure. Docomo Dandelion Racing, pilotos: Takuya Izawa e Hideki Mutoh, vale lembrar que novamente a categoria não terá pilotos estrangeiros utilizando os motores Honda.


A Honda também terá equipes equipadas com seus motores na Fórmula 3, são elas: HFDP Racing, pilotos: Nobuharu Matsushita e Shota Kiyohara. Toda Racing, com o piloto Tomoki Nojiri, que substituirá o brasileiro Rafael Suzuki no time.

Fotos Honda Racing - divulgação e Rogério Lima Motor Sport 23