quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Após Super Kart Brasil, Gianluca Petecof inicia disputa da Copa SP Light.


Paulista, que conquistou o título da competição no ano passado, faz sua primeira temporada na categoria Junior Menor. Pelo segundo final de semana seguido, o kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), receberá grandes disputas. Neste sábado (2), será realizada a primeira etapa da Copa São Paulo Light - um dos principais campeonatos estaduais do país.

Para Gianluca Petecof, que subiu nesta temporada para a categoria Junior Menor, esse será o segundo compromisso do ano. O piloto da equipe ONS Motorsport é o atual campeão da Copa SP Light, na categoria Super Cadete. Ano passado, ele corria também na categoria Cadete, na qual ficou com o vice-campeonato.


O campeonato é longo, são 10 etapas, e o paulista sabe que a constância é importante para garantir um bom resultado ao fim da competição, por isso, espera pontuar bem já na etapa inaugural. Os treinos livres acontecem nesta quinta e sexta-feira, enquanto no sábado será realizada a tomada de tempo e as duas corridas.

No último final de semana, Gianluca disputou a 9ª edição do Super Kart Brasil (SKB), a primeira competição do ano, também em Interlagos. Essa foi a estreia do piloto de 10 anos na categoria Junior Menor, e, apesar de alguns problemas com o equipamento, mostrou bom ritmo e terminou três das quatro corridas entre os sete melhores.


Gianluca Petecof:

“A estreia na Junior Menor no SKB foi boa, apesar dos problemas que tivemos. É uma mudança grande, um equipamento maior, estou me adaptando ainda, e a cada corrida me sinto mais confortável e confiante. O (Paulista) Light é um campeonato longo, mas a disputa sempre é acirrada, então é importante marcar pontos desde a primeira etapa, esse é meu objetivo”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

McLaren faz o lançamento do MP4-28.


A McLaren fez o lançamento nesta quinta-feira (31), com transmissão ao vivo pela internet, de seu novo carro para a temporada 2013 da F1, com a pontualidade britânica, o time de Woking apresentou o MP4-28 para imprensa e convidados na sede da equipe na Inglaterra, em exatos 15 minutos.

Como as regras deste ano são bem parecidas com as de 2012, a McLaren manteve o bico do carro convencional e não inovou em mudar para a versão “bico de pato” presente na maioria dos times da temporada passada e na LotusE21” lançada no início da semana. Uma das novidades da parte técnica é o sistema pull-rod da suspensão dianteira.


Para o piloto inglês Jenson Button, o novo carro poderá parecer igual a versão anterior, porém, ele fez questão de destacar que debaixo da carenagem, o MP4-28 é muito diferente. “Eu estou muito animado. É o resultado de um trabalho árduo dos rapazes da equipe ao longo do inverno”.

Já o mexicano Sergio Perez, que fará a estreia na equipe, disse ter ficado orgulhoso de ver seu nome gravado no cockpit da máquina e sem falsa modéstia declarou que espera ganhar o campeonato. “Isso é o alvo que eu mirei quando me transferi para esta equipe e é o que eu vou perseguir ao longo do ano”.


Em 2013 a McLaren completará 50 anos, o evento de lançamento do MP4-28 também foi marcado pelo início das comemorações do aniversário do time inglês. Na temporada passada a McLaren teve altos e baixos no campeonato, poderia ter brigado pelo título, porém, cometeu muitos erros durante o ano e deixou a briga no final ficar entre RBR e Ferrari, mesmo assim, conquistou 7 vitórias nas 20 provas disputadas e terminou o ano vencendo o GP do Brasil, com o piloto Jenson Button.


Fotos © Vodafone McLaren

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ferrari revela o nome do novo carro para 2013.


A Ferrari revelou nesta quarta-feira (30), que o novo carro para a temporada 2013 da F1, terá a nomenclatura de “F138”, o sucessor do “F2012”, será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (1) de fevereiro, na sede da equipe em Maranello. O nome é uma combinação do ano atual com o número de cilindros dos motores V8. 

Além disso, esta será a última temporada dos motores V8 na categoria, a partir de 2014 os propulsores serão os V6 turbo, com 1,6 litros. Existe muita expectativa para saber como ficou as mudanças na nova máquina do time italiano. Nesta quinta-feira (31), será a vez da McLaren apresentar seu novo carro. A Lotus foi a primeira nas apresentações em 2013.  

Fusin Grand Prix - Episódio 3 (O treino)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Super Kart Brasil: Pedro Cardoso é vice-campeão na categoria Junior.


Com grandes atuações, brasiliense conseguiu recuperar-se após problemas nas tomadas de tempo, e ficou a poucos pontos do título na primeira competição nacional do ano. Pedro Cardoso teve um final de semana agitado em Interlagos (SP), durante a disputa da 9ª edição do Super Kart Brasil.

Após enfrentar problemas nas duas tomadas de tempo, que tinham apenas cinco minutos de duração cada, o brasiliense conseguiu se recuperar ao longo das quatro corridas, para garantir o vice-campeonato na primeira competição nacional do ano. O piloto de 13 anos fazia sua estreia na categoria Junior, e terminou a primeira prova na 17ª posição.

Ainda no sábado, em corrida disputada sob intensa chuva, Pedro saiu da 23ª colocação no grid e completou as 19 voltas no 2º lugar. No domingo, foi 7º na primeira bateria do dia, e venceu de forma absoluta a última prova do campeonato, mesmo caindo para 15º após um toque na largada.


Como obteve melhores resultados nas corridas que valiam mais pontos, Cardoso somou 55 pontos, e subiu ao pódio na segunda colocação. O campeão foi Giuliano Raucci que marcou 65. No próximo sábado (2), o piloto da equipe Sabiá Racing participará da primeira etapa da Copa São Paulo Light, também no kartódromo de Interlagos.

Pedro Cardoso:

“Essa edição do SKB foi bem legal. Eu estava rápido em todos os treinos, mas tive alguns problemas nas tomadas e larguei de trás nos dois dias. Nas duas corridas que valiam mais pontos, consegui ir pra frente, e acho que foram minhas melhores provas no ano. A expectativa é que esse ano seja igual ou melhor que o ano passado (quando conquistou quatro títulos na temporada)”.


Confira o resultado final da categoria Junior no SKB 09 (Top 6):

1- Giuliano Raucci, 65 pontos
2- Pedro Cardoso, 55
3- Pedro Fonseca, 39
4- Zaiya Fontana, 33
5- Rafael Martins, 30
6- João Pedro Guim, 28

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

Lotus faz o lançamento do E21


A primeira equipe a apresentar o modelo para a temporada 2013 da F1 foi a Lotus, o lançamento foi realizado na sede da equipe em Enstone, na Inglaterra, ao vivo pelo canal do time no youtube. O E21 permanece com o bico rebaixado, presente em quase todas as equipes do ano passado, como é uma área onde as mudanças no regulamento não foram tantas, a Lotus resolveu continuar com o projeto, que aliás deu certo. Existem brechas no regulamento que poderia “mascarar” a aparência do bico, mas neste caso a equipe foi conservadora.


O carro é uma evolução do E20 com pequenas novidades, mas o time faz questão de garantir que as mudanças mesmo que talvez não muito visíveis farão diferença. Como as regras de 2013 são bem parecidas com as de 2012, muitas equipes não irão inovar tanto. Segundo o projetista James Allison, os pequenos detalhes terão uma ganho significativo em termos de desempenho.


Outra mudança foi na pintura, que ganhou mais tons de vermelho, os motivos são os patrocinadores Total, companhia petrolífera francesa e a gigante de bebidas Coca-Cola, que estampou a logomarca do energético 'Burn' na asa dianteira. Além da apresentação do carro, a Lotus confirmou o italiano Davide Valsecchi, atual campeão da GP2 como novo piloto de testes, ao lado do belga Jérôme d'Ambrosio e do francês Nicolas Prost.


A dupla de pilotos titulares para a temporada 2013 continuará a mesma, o francês Romain Grosjean e o finlandês Kimi Raikkonen. A Lotus que têm trabalhado muito nas redes sociais, criou uma hashtag engraçada e estampou ao lado da carroceria #ImSexyAndlKnowlt ou seja “Eu sou sexy e sei disso”, além de colocar vários adesivos nos botões do volante como: sorvete, mudo, curtir, sorrir, banana, tweet entre outros.


Fotos © Lotus

sábado, 26 de janeiro de 2013

Piquet e Mansell participam de campanha da Ford.


Para promover o modelo Ford Fusion, a montadora convidou os ex-pilotos da F1, Nelson Piquet e Nigel Mansell para participarem de uma campanha onde os dois rivais promoveram uma grande batalha na pista do circuito Velopark, em Nova Santa Rita, cidade próxima de Porto Alegre. Ao todo serão quatro vídeos e todos os episódios foram gravados no último mês de dezembro.

Aos poucos todos serão divulgados para o público e dois deles já foram ao ar, pelas primeiras imagens dá para ver que a rivalidade dos ex-companheiros de equipe Williams ainda existe, mesmo já tendo passado 25 anos da temporada onde o piloto brasileiro sagrou-se tricampeão, superando o inglês que naquele ano de 1987 sofreu um acidente em Suzuka e deixou o caminho livre para Piquet levar o título.


Rivais dentro e fora das pistas, os veteranos pilotos protagonistas das temporadas de 86/87, voltam a se reencontrar na pista. Para delírio dos fãs, o sedã de luxo equipado com motor Ford turbo parece que “sofreu” nas mãos dos campeões. Confira os dois vídeos da campanha Fusion Grand Prix:


Fotos Ford do Brasil - divulgação

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pela primeira vez no Paulista de Kart, Rafael Câmara corre na categoria Cadete.


O kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, recebe neste fim de semana (26 e 27) as duas primeiras rodadas do Campeonato Paulista de Kart. O jovem piloto Rafael Câmara irá fazer sua estreia na competição, e vai enfrentar um desafio diferente. Aos sete anos, ele costuma competir na categoria Mirim, mas irá correr na categoria Cadete (para concorrentes de até 10 anos).

O pernambucano fez uma intensa preparação, com várias sessões de treinos nesta semana em São Paulo, com a equipe Sabiá Racing, e se sente preparado para a disputa, que acontece no mesmo evento da 9ª edição do Super Kart Brasil.

Duas etapas serão realizadas, uma no sábado e outra no domingo, sendo que em cada dia serão disputadas duas corridas - cuja soma dos resultados define o vencedor de cada etapa. Rafael é o atual campeão pernambucano e da Copa do Nordeste na categoria Mirim, e nesta temporada pretende disputar os principais campeonatos do país, entre eles a Copa São Paulo e o Brasileiro de Kart.


Rafael Câmara:

“Estou bastante motivado para iniciar uma nova temporada. Consegui andar bem nos treinos e decidimos correr na Cadete, a expectativa é a melhor possível. São quatro corridas durante o fim de semana, e isso é bom para começar o ano forte”.

Fonte Eversports - Fotos Flávio Quick

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pirelli lança seus compostos para 2013...


A Pirelli anunciou nesta quarta-feira (23), os novos pneus para a temporada 2013 da F1, este ano os compostos serão cerca de 2 kgs mais pesados, o macio sofrerá maior degradação, o que mudará a estratégia das equipes novamente. Já o pneu duro, mudou as cores de identificação, em 2013 será laranja, no ano passado era cinza e confundia muito com os médios, de cor branca.

Os novos pneus serão em média meio segundo mais rápido que a versão anterior e a fabricante estuda a possibilidade de que cada composto tenha a diferença de meio segundo entre eles. Ficou definido assim: Laranja, duro - Vermelho, super macio - Amarelo, macios - Branco, médios - Verde, intermediário e Azul, chuva forte.

Paul Hembery confirmou a manutenção de Lucas di Grassi e Jaime Alguersuari como pilotos de testes da Pirelli, os “rumores” dos últimos dias falavam que o piloto japonês Kamui Kobayashi, poderia conseguir uma vaga na Pirelli, mas a notícia não foi confirmada. Outra mudança significativa é que os pneus irão aquecer mais rápido, uma boa notícia para Felipe Massa, que sofria muito com o aquecimento dos pneus nas sessões de classificação.

De acordo com os regulamentos estabelecidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a Pirelli vai fornecer dois tipos diferentes de pneus projetados para dois tipos diferentes de uso. O primeiro tipo de pneu foi concebido para superfícies secas, enquanto o segundo é para superfícies molhadas.

Pneus slick: Pneus para pista seca, conhecido como slicks, são caracterizados por um padrão de banda de rodagem que é desprovido de blocos ou canaletas. Eles vêm em quatro compostos: super macio, macio, médio e duro. Os diferentes compostos significam que os pneus podem ser adaptados a uma grande variedade de circuitos, de acordo com o tipo de asfalto, isso permite que as equipes façam uso de variadas estratégias.

Pneus de chuva: Caracterizados por sulcos na banda de rodagem, são divididos para dois tipos de uso: molhados e intermediários. Os pneus para uso em pisos molhados podem ser facilmente reconhecidos pelos profundos sulcos que drenam a água. Já os pneus intermediários possuem canais menos profundos e são projetados para superfícies úmidas ou ligeiramente molhadas, bem como em condições meteorológicas incertas.

Foto Pirelli - divulgação

Quake 2 começa temporada 2013 no Super Kart Brasil em Interlagos.


Tradicional equipe chefiada por Luiz Sergio dos Santos anuncia parceria com a marca de chassis Techspeed. A equipe comandada pelo conhecido “Zé Bolão” inicia 2013 em um dos principais campeonatos de kart do país. O Super Kart Brasil será realizado pela nona vez, com expectativa de recorde no número de inscritos, já que são esperados quase 200 pilotos nessa edição.

O campeonato acontecerá no kartódromo de Interlagos, nos dias 26 e 27 de janeiro. Detentora de inúmeros títulos nacionais, entre eles o próprio SKB, a Quake 2 vem com força total para a corrida que abre a temporada do kartismo nacional.

Sediada em São Paulo, a equipe terá representantes na categoria Junior Menor, Junior, Graduados e Sênior. A Quake 2 firmou neste ano uma parceria com a fabricante de chassis Techspeed, e todos os competidores da equipe utilizarão os karts da marca.


Início de temporada

“O início de uma nova temporada sempre é animador. Tivemos um bom ano em 2012 e queremos manter a fase positiva desde a primeira competição do calendário. Oficializamos a parceria com a Techspeed, e todos os nossos pilotos irão correr com os chassis da marca”.

Expectativa

“As quatro corridas do SKB concentradas no fim de semana exigem que o kart esteja sempre muito bem acertado. Nossos pilotos treinaram bastante nas últimas duas semanas e acredito que estão preparados para brigarem pelos títulos em suas categorias”.

Fonte Eversports - Foto divulgação

Gianluca Petecof estreia na categoria Junior Menor no Super Kart Brasil.



Paulista fez intensa preparação para se adaptar ao novo equipamento e espera manter bom retrospecto na competição. A temporada 2013 inicia com um novo desafio para Gianluca Petecof. Aos 10 anos, o paulista irá estrear na categoria Junior Menor durante o Super Kart Brasil, um dos principais campeonatos do kartismo nacional, que acontece neste fim de semana (26 e 27), no kartódromo de Interlagos (SP).

As corridas serão válidas também pela primeira etapa do Campeonato Paulista. A nova categoria tem características diferentes do equipamento utilizado nas categorias Cadete e Super Cadete, em que o paulista correu no ano passado, utiliza um chassi maior, motores mais potentes e pneus ‘vermelhos’ (que têm um melhor desempenho). Para adaptar-se completamente ao novo kart, Petecof fez uma preparação intensa, com várias sessões de treinos.

O Super Kart Brasil traz boas lembranças ao paulista. Em 2012, Gianluca estabeleceu dois recordes no campeonato: em janeiro, foi o piloto mais novo a vencer uma prova oficial da categoria Super Cadete, com 9 anos e 2 meses; e em maio, venceu de forma invicta a 7ª edição do evento, tornando-se o mais jovem campeão do SKB.


Gianluca Petecof: “Tenho treinado bastante há duas semanas, porque o kart da Junior Menor é mais pesado e potente, tem uma tocada diferente, então exige adaptação. A categoria é muito competitiva, com alto nível técnico. A expectativa é conseguir apresentar um bom ritmo e evoluir bastante durante o fim de semana. Gosto do formato do SKB, pois são quatro corridas, com pontuação equilibrada, então ser regular é importante”.

Programação do Super Kart Brasil 09 – categoria Junior Menor:

Sábado (26):
08h15 às 08h20 - Tomada de tempos
10h40 - 1ª corrida
14h10 - 2ª corrida

Domingo (27):
08h15 às 08h20 - Tomada de tempos
10h40 - 3ª corrida
14h10 - 4ª corrida (Todos os horários são os de Brasília)

Fotos Maurício Villela - Fonte Eversports

Gustavo Lima disputa Super Kart Brasil durante pré-temporada do automobilismo.


Após correr o Fórmula 3 Brasil Open, na última semana em Interlagos, brasiliense vai competir na categoria Shifter. O kart é a base do automobilismo e também uma forma de preparação física para pilotos de outras categorias. Com o objetivo de se manter em atividade durante a pré-temporada europeia, Gustavo Lima - que em 2012 correu na Fórmula Renault Alps - vai competir no Super Kart Brasil, neste fim de semana (26 e 27), em Interlagos.

O brasiliense vai correr na categoria Shifter (KZ2), que utiliza karts com marcha, com o qual ele está acostumado a treinar quando está em sua cidade. O piloto de 16 anos representará a equipe Dibo Kart Team.

No último fim de semana, Gustavo participou do F3 Brasil Open, no autódromo de Interlagos. Essa foi a primeira vez que o piloto correu no Brasil e também seu primeiro contato com um carro da Fórmula 3. Lima foi vice-campeão da categoria Light, com a equipe Cesario Formula.


Gustavo Lima: “Eu sempre treino de Shifter em Brasília para me manter em atividade quando estou no Brasil, então estou bem acostumado. O SKB vai ser uma ótima oportunidade de me preparar fisicamente em um ambiente competitivo, mas é claro que vou tentar andar na frente também”.

Programação do Super Kart Brasil 09 - categoria Shifter:

Sábado (26):
09h45 às 09h50 - Tomada de tempos
12h50 - 1ª corrida
16h40 - 2ª corrida

Domingo (27):
09h45 às 09h50 - Tomada de tempos
12h50 - 3ª corrida
16h40 - 4ª corrida (Todos os horários são os de Brasília)

Fonte Eversports - Fotos divulgação

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Timo Glock deixa a Marussia.



A Marussia anunciou nesta segunda-feira (21), a saída do piloto Timo Glock do time russo, segundo o comunicado, a rescisão contratual foi feita em comum acordo com ambas as partes. O piloto alemão deverá correr pela BMW, no DTM, campeonato alemão de carros de turismo, considerada a competição mais forte desta modalidade no mundo.

Timo Glock, estreou na Marussia em 2010 e tinha contrato até o final da temporada de 2014, com a saída do piloto alemão, mais uma vaga abriu na categoria. O time russo têm até agora apenas a vaga do inglês Max Chilton confirmada. Especula-se que o russo Vitaly Petrov, que correu pela Caterham no ano passado possa assumiu a vaga, já que sua vaga na equipe não foi confirmada.  

domingo, 20 de janeiro de 2013

Wrooom 2013


Pilotos da Ferrari e da Ducati, participaram de mais uma edição do “Wrooom”, na estação de esqui Madonna di Campiglio, na Itália. Na corrida de kart disputada sobre uma lago congelado, a vitória ficou com o piloto Fernando Alonso, depois de muita luta com o companheiro Felipe Massa, o espanhol levou a melhor.

Participaram da corrida os pilotos reservas Giancarlo Fisichella e Luca Badoer, além dos pilotos da Ducati, Nick Hayden, Ben Spies e Adrea Dovizioso. Na 23ª edição do “Wrooom”, os pilotos aproveitaram para além de correr sobre quatro rodas, esquiar em uma das estações mais bonitas do país. Confira os melhores momentos da prova:


Fotos AFP

sábado, 19 de janeiro de 2013

Fernando Alonso, volta a elogiar Massa.


O espanhol Fernando Alonso, voltou a falar sobre seu apoio a Felipe Massa, durante o “Wrooom”, tradicional evento organizado pela Ferrari nos alpes de Madonna di Campiglio, na Itália, onde a escuderia da o início a temporada de F1. Segundo o bicampeão, o brasileiro é de longe o mais formidável companheiro de equipe que ele já teve até agora. Desde que entrou na Ferrari em 2006, Massa formou dupla com Michael Schumacher e Kimi Raikkonen, ambos campeões pelo time italiano.

Fernando Alonso, participou do momento mais difícil da carreira de Massa, quando o brasileiro sofreu um grave acidente nos treinos para o GP da Hungria, em 2009. Nos últimos dois anos Massa fez suas piores temporadas na categoria, os resultados foram abaixo das expectativas e seu contrato chegou a ser colocado em risco, porém, ele deu a volta por cima na segunda metade da temporada passada e começou uma nova fase.

Alonso, fez questão de apoiar o brasileiro em todos os momentos, talvez foi um de seus melhores 'cabos eleitorais' para a permanência na Ferrari e destacou que: “Ainda lembro que algumas pessoas riram quando disse que Felipe é um dos melhores pilotos daqui no ano passado, a diferença entre nós não era normal”.

A Ferrari também reafirmou a confiança em Massa para 2013, o chefe Stefano Domenicali, disse que a fase ruim ficou para trás, ele deu a volta por cima e conseguiu mostrar como é talentoso. “O Felipe que vimos na segunda metade do ano é o piloto que queremos. Houve muita pressão sobre mim para mudanças, mas não era interesse do time. Preferi esperar para ver e, hoje, estou convencido de que manter Felipe na família Ferrari foi a decisão certa. Sua performance na metade final da temporada contribuiu significativamente para alcançarmos a segunda posição no mundial de construtores” finalizou.

Foto © Ferrari 

Pedro de la Rosa consegue vaga de piloto de testes na Ferrari.


A equipe italiana mais espanhola dos últimos anos, contratou o veterano Pedro de la Rosa para piloto de testes da escuderia Ferrari, ex-piloto da HRT (falida extra-oficialmente), o espanhol se junta aos compatriotas Marc Gené e o titular Fernando Alonso, no desenvolvimento do carro da equipe para a temporada de 2013. De la Rosa, de 41 anos, continuará na categoria pelo menos por mais um ano, o piloto já atuou na mesma função na McLaren, e na equipe inglesa ele conseguiu seu melhor resultado na carreira quando chegou em segundo lugar no GP da Hungria de 2006.

O espanhol já correu pela Arrows, Jaguar, McLaren, Sauber e HRT. Segundo o chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali, a escolha se deu por razões técnica, além do bom relacionamento com o compatriota Fernando Alonso. Ele irá trabalhar na área dos simuladores, devido a limitação de testes de pista, torna-se cada dia mais importante essa parte do trabalho. O novo carro da Ferrari será lançado no dia 1 de fevereiro.

Pedro de la Rosa, “É incrível e motivador trabalhar em uma equipe como a Ferrari. Não só por toda história que representa, como também por ser uma experiência completamente nova e estimulante para mim. Estou feliz de colaborar com Fernando Alonso e Felipe Massa. Espero começar meu trabalho o mais rápido possível”.

Foto © HRT 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Tokyo Auto Salon 2013



Foi realizado no último final de semana, o Tokyo Auto Salon 2013, o evento que reuniu as principais empresas especializadas em customização de carros do país, apresentou as novidades do setor, cerca de 800 veículos estavam em exposição. O salão teve a presença de 452 empresas japonesas e estrangeiras, com destaque para os superesportivos 'tunados', carros preferidos dos fãs.

Várias equipes do automobilismo japonês fizeram a apresentação de suas duplas de pilotos para a temporada 2013 da Super GT. A Nissan apresentou seus novos modelos: Juke, Fairlady Z e GT-R, muitos deles customizados. 


No stand da Nismo, os destaques foram o modelo GT-R da equipe Motul Autech e o protótipo “Delta Wing”, que correrá novamente as 24 Horas de Le Mans. Confira a galeria de fotos do evento realizado no salão de exposições Makuhari Messe Hall. Agradecimento especial ao amigo Marcos Kenichi Hino pelas fotos!


Veja mais fotos como esta em PortalNippon

Veja mais fotos como esta em PortalNippon

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Honda NSX Concept 2013


A Honda apresentou na última terça-feira (15), no Detroit Motor Show, o novo NSX Concept, o modelo foi desenvolvido pela equipe de engenheiros da mondadora japonesa de Los Angeles e Ohio, o design foi concebido para facilitar a visibilidade e os elementos internos são básicos. A excelente posição de dirigir com uma interface básica têm o objetivo simplesmente de focar o condutor no prazer em guiar a nova máquina.


O superesportivo é equipado com motor V-6 de média dimensão, além do sistema de Sport Hybrid SH-AWD, sua produção ficará concentrada na fábrica da Honda de Ohio. Acredita-se que nos próximos três anos o NSX Concept, estará sendo comercializado em todo o mundo. Confira mais algumas fotos divulgadas pela Honda América na fã page do blog.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Gustavo Lima disputa F3 Brasil Open, em Interlagos.


Brasiliense correrá pela primeira vez no Brasil e terá sua primeira experiência em um carro de Fórmula 3, em evento que reúne pilotos brasileiros e estrangeiros. Após dois anos no kart, o piloto Gustavo Lima fez sua primeira temporada no automobilismo em 2012, quando competiu na Fórmula Renault Alps, na Europa. No próximo final de semana (entre 17 e 20 de janeiro), porém, o brasiliense participará pela primeira vez de uma competição oficial em solo nacional, disputando o F3 Brasil Open, no tradicional circuito de Interlagos (SP).

Antes disso, o piloto de 16 anos tinha feito apenas alguns testes de Fórmula Renault em Brasília, em 2011. A Fórmula 3 é uma das principais categorias de base do automobilismo, com campeonatos em diversos países. Esse será o primeiro contato de Gustavo com um carro da categoria, que, no Brasil, usa as versões F309 e F301 dos chassis Dallara e motores Ford Berta, com cerca de 255 cavalos de potência. Lima correrá na classe Light (com os chassis F301), pela equipe Cesario Formula, atual campeã da F3 Sul Americana em ambas as divisões.


O F3 Brasil Open foi criado em 2010 para servir de pré-temporada tanto para pilotos brasileiros quanto estrangeiros de diversas categorias. Nesta edição, já está confirmada a participação do russo Dmitry Suranovich, que disputou a GP3 no ano passado, e do venezuelano Roberto La Rocca, da F2000 norte-americana, além dos brasileiros, muitos deles também com experiência internacional.

O formato da competição, que também faz parte das comemorações ao aniversário de São Paulo, é mais um atrativo para os pilotos e para o público, com quatro corridas durante o fim de semana. O vencedor da última prova é o campeão do evento.

Gustavo Lima:

“Estou muito animado para participar do F3 Brasil Open. Ano passado corri em pistas tradicionais, como Spa-Francorchamps e Ímola, mas sempre quis correr em Interlagos e a vontade é de fazer bonito “em casa”. Sei que o Fórmula 3 é um carro mais pesado que o Fórmula Renault, que faz mais curva e freia mais, então terei de aproveitar bem os treinos para uma rápida adaptação, para tentar andar bem e buscar um lugar no pódio”.

Mais informações www.f3brazilopen.com

Fotos - Dutch Photo Agency - Fonte Eversports

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Beto Monteiro termina Desafio das Estrelas em sexto.


Piloto da Iveco na Fórmula Truck, pernambucano foi 3º na corrida deste domingo em Santa Catarina. Com o pódio na segunda corrida do Desafio Internacional das Estrelas, conquistado após uma ultrapassagem na última volta sobre o campeão do evento, o francês Jules Bianchi, Beto Monteiro garantiu um lugar no pódio. O vencedor da prova, disputada neste domingo (13) no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC), foi Felipe Nasr, seguido por Nelson Piquet.

Monteiro largou na pole position, pela regra do grid invertido, após ter completado a prova de sábado na oitava posição. Com a soma dos resultados, o pernambucano, que compete pela Iveco na Fórmula Truck, ficou com o sexto lugar na classificação final, em sua estreia na competição, sendo assim o melhor colocado entre os pilotos que correm no Brasil.


Beto Monteiro: “Fiquei muito contente com esse resultado, por ter sido competitivo e especialmente por ter subido ao pódio em uma corrida com tantos pilotos renomados. Ontem (sábado), meu kart estava muito bom, ganhei várias posições, e terminei em 8º para largar em primeiro na segunda prova. Hoje, meu kart não estava tão forte de arrancada, mas consegui manter um ritmo constante para no final ultrapassar o Bianchi e ser 3º”.

Confira o resultado da segunda prova do Desafio:

1 - Felipe Nasr (BRA/GP2)
2 - Nelson Piquet (BRA/Nascar)
3 - Beto Monteiro (BRA/F-Truck)
4 - Jules Bianchi (FRA/F1)
5 - Vitantonio Liuzzi (ITA/F1)
6 - Lucas di Grassi (BRA/F1)
7 - Sébastien Buemi (SUI/F1)
8 - Felipe Massa (BRA/F1)
9 - Antonio Pizzonia (BRA/Stock Car)
10 Enrique Bernoldi (BRA/GT)
11 João Paulo de Oliveira (BRA/Super Fórmula)
12 Pietro Fittipaldi (BRA/Nascar)
13 Ricardo Zonta (BRA/Stock Car)
14 Bruno Senna (BRA/F1)
15 Bia Figueiredo (BRA/Indy)
16 Thiago Camilo (BRA/Stock Car)
17 Leonardo Nienkotter (BRA/Copa Fiat)
18 Fernando Alonso (ESP/F1)
19 Augusto Farfus (BRA/DTM)
20 Valdeno Brito (BRA/Stock Car)
21 Luciano Burti (BRA/Stock Car)
22 Vitor Meira (BRA/Stock Car)
23 Kamui Kobayashi (JAP/F1)
24 Cacá Bueno (BRA/Stock Car)
25 Jaime Alguersuari (ESP/F1)
26 Allam Khodair (BRA/Stock Car)

Classificação final (seis primeiros):

1 - Jules Bianchi – 50 pontos
2 - Felipe Nasr - 35
3 - Lucas di Grassi - 30
4 - Vittantonio Liuzzi - 27
5 - Nelson Piquet - 26
6 - Beto Monteiro - 24

Fotos Everton Rupel - Fonte Eversports

domingo, 13 de janeiro de 2013

Desafio das Estrelas: Jules Bianchi vence primeira corrida. Beto Monteiro ganha 10 posições e é pole neste domingo.


Após largar em 18º, piloto pernambucano da Iveco fez boa prova de recuperação, terminou em 8º e largará na primeira colocação na segunda bateria, amanhã a partir das 11h, com transmissão da TV Globo. (Ao vivo apenas no Brasil)

A primeira corrida do Desafio Internacional das Estrelas, que foi disputada na noite deste sábado (12), no kartódromo do Beto Carrero World,em Penha (SC), foi marcada por grandes disputas. Apesar de perder a liderança logo na largada, o francês Jules Bianchi repetiu o feito de 2011 e venceu a bateria inicial.


O pernambucano Beto Monteiro, piloto da Iveco na Fórmula Truck, também mostrou forte desempenho e, após largar na 18ª colocação, conquistou 10 posições e terminou em 8º. Pela regra do grid invertido, Monteiro largará na pole position na segunda e decisiva bateria, que acontece a partir das 11h deste domingo. O vencedor do Desafio é definido pela maior soma de pontos obtidos nas duas corridas.


Confira o resultado da primeira prova do Desafio:

1 - Jules Bianchi (FRA/F1)
2 - Lucas di Grassi (BRA/F1)
3 - Vitantonio Liuzzi (ITA/F1)
4 - Sébastien Buemi (SUI/F1)
5 - Vitor Meira (BRA/Stock Car)
6 - Felipe Nasr (BRA/GP2)
7 - Nelson Piquet (BRA/Nascar)
8 - Beto Monteiro (BRA/F-Truck)
9 - Augusto Farfus (BRA/DTM)
10 Felipe Massa (BRA/F1)
11 Pietro Fittipaldi (BRA/Nascar)
12 Antonio Pizzonia (BRA/Stock Car)
13 Bia Figueiredo (BRA/Indy)
14 Jaime Alguersuari (ESP/F1)
15 Enrique Bernoldi (BRA/GT)
16 Thiago Camilo (BRA/Stock Car)
17 Allam Khodair (BRA/Stock Car)
18 Valdeno Brito (BRA/Stock Car)
19 João Paulo de Oliveira (BRA/Super Fórmula)
20 Bruno Senna (BRA/F1)
21 Fernando Alonso (ESP/F1)
22 Ricardo Zonta (BRA/Stock Car)
23 Leonardo Nienkotter (BRA/Copa Fiat)
24 Cacá Bueno (BRA/Stock Car)
25 Kamui Kobayashi (JAP/F1)
26 Luciano Burti (BRA/Stock Car)

Fotos Duda Bairros/ Divulgação - Fonte Eversports

sábado, 12 de janeiro de 2013

Mercedes-Benz, publicou imagem do motor de F1 para 2014.


A Mercedes-Benz lançou a primeira imagem do motor de F1 para a temporada de 2014, a categoria terá grandes mudanças no regulamento técnico para o próximo ano. O novo motor Mercedes 1.6L Turbo V6, segundo o diretor da divisão de motores da Mercedes, Andy Cowell, terá uma frequência maior que os atuais V8 2.4L, no entanto, o som será mais suave, mas ainda alto, isso deverá agradar aos fãs da F1.

Acredita-se que os motores turbo 1.6L darão maior torque, particularmente nas saídas de curvas, isso influenciaria na aderência, ficará interessante ver como as equipes farão as mudanças para a temporada de 2014. Hoje o KERS, produz cerca de 80 cavalos de potência por volta, já o ERS deverá ter um ganho de 161 cv, com isso, quem não adequar as novas regras não conseguirá continuar no grid, “previsão” de turbulência no ar para as equipes pequenas.

Cowell, acrescentou: “O turbo rodará a 125.000 rpm. Hoje, é difícil ser rápido sem o KERS, em 2014, será impossível correr sem o ERS”. Renault e Ferrari também já trabalham com os novos motores. A temporada 2013 nem começou a já estamos aguardando ansiosos 2014! Será que o ronco dos motores turbo irá agradar mesmo?

Foto © Mercedes

Fórmula E, em demonstração em Roma.


A nova categoria aprovada pela FIA, a Fórmula E, que terá 10 etapas nas principais cidades do mundo a partir de 2014, fez uma demonstração na cidade de Roma, na Itália, no início do mês de dezembro, essa semana descobri um vídeo com algumas imagens do dia. O piloto responsável pelo teste, foi o brasileiro Lucas di Grassi. A categoria já confirmou as cidades do Rio de Janeiro (Brasil) e Roma, na Itália, para realização das provas.

A Fórmula E, terá o primeiro carro totalmente elétrico disputando uma competição oficial da FIA, uma das equipes pioneiras no desenvolvimento de carros com baixa emissão é a Drayson Racing Technologies, time que oficializou a participação no campeonato, eles terão dois carros no grid, a equipe têm sua base em Oxfordshire, Inglaterra.

O argumento da FIA é que uma categoria como essa não trará comentários negativos, pois os carros não poluem, são extremamente silenciosos, e os eventos podem ser realizados em cidades históricas como Roma, sem problemas. Realmente ver um carro correndo pelas ruas da capital italiana será interessante. As demais cidades deverão ser anunciadas até o meio deste ano, segundo informações da organização, os carros deverão atingir uma velocidade final de 220 km/h, porém, a bateria têm uma autonomia de apenas 25 minutos.

Tokyo Auto Salon 2013 - Super GT


Neste final de semana está sendo realizado mais uma edição do tradicional evento de carro 'tunados' do Japão, o Tokyo Auto Salon 2013 começou ontem e terminará amanhã às 17:00 horas, várias equipes que fazem parte do grid da categoria Super GT estão com seus carros em exposição no salão de eventos Makuhari Messe Hall, em Chiba. Lá, o visitante poderá ver de perto os carros de turismo mais rápidos do mundo.

A dupla Satoshi Motoyama e Michael Krumm, companheiros de equipe no carro #23 na Super GT e parceiros a bordo do protótipo “Delta Wing” no Mundial de Endurance da FIA, são os destaques no stand da Nissan Nismo Motul Autech.

A temporada 2013 terá início no dia 6 de abril com a etapa (Rod 1), prevista para o circuito de Okayama, serão como nos últimos anos oito etapas, a final acontece em Motegi entre os dias 2 e 3 de novembro. Em 2013, a categoria Super GT irá realizar corridas de exibição nos dias 18 e 19 de maio na Coreia do Sul, além disso, a etapa (Rod 3), continuará sendo disputada em Sepang, na Malásia.

Confira o calendário oficial da Super GT 2013:

Rod 1 - Okayama 6 e 7 de abril
Rod 2 - Fuji Speedway - 28 e 29 de abril
Rod 3 - Sepang (Malásia) - 15 e 16 de junho
Rod 4 - Sugo Sportsland - 27 e 28 de julho
Rod 5 - Suzuka - 17 e 18 de agosto
Rod 6 - Fuji Speedway - 7 e 8 de setembro
Rod 7 - Autopolis - 5 e 6 de outubro
Rod 8 - Motegi Twin Ring - 2 e 3 de novembro

Entre os dias 15 e 17 de novembro, acontece o Fuji Speedway Sprint Cup, prova de encerramento das categorias Super GT e Super Fórmula, nos três dias de evento as corridas não valem pontos para o campeonato, porém, as premiações para os vencedores são consideráveis e todos querem levar pra casa o troféu e o dinheiro que é sempre bem vindo no final do ano.

Foto Nissan Nismo - divulgação