terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lotus continuará com Kimi Raikkonen em 2013.


A Lotus confirmou nesta segunda-feira (29), que o finlandês Kimi Raikkonen pilotará por pelo menos mais uma temporada pela equipe com a qual retornou a categoria. O “ice-man” na Lotus teve um desempenho até agora excelente, em 17 etapas completou todas elas e é o terceiro colocado no campeonato, ficando atrás apenas do líder Sebastian Vettel e do vice, Fernando Alonso.

Campeão mundial em 2007 quando pilotava pela Ferrari, Raikkonen tinha a opção de renovação de seu contrato por mais um ano, caso os resultados fossem positivos, o finlandês marcou pontos em 16 provas e subiu ao pódio 6 vezes, resultados comemorados pelo time de Enstone e que ajudou na decisão em estender o vínculo. A vitória ainda não veio em 2012, mas o piloto garante que no próximo ano vai lutar pelas vitórias já na etapa de abertura da temporada.

O chefão da equipe Eric Boullier, disse que: “Estamos muito felizes por Kimi continuar com a gente. Ele nunca perdeu seu talento nem sua capacidade para ser rápido. Se nós queremos que um piloto entregue os melhores resultados, precisamos dar todas as ferramentas de que ele precisa. E posso afirmar com convicção que a Lotus está pronta para Kimi” - concluiu.

No próximo final de semana será realizada a 18ª etapa da temporada 2012 da F1, em Abu Dhabi, e o piloto da Lotus terá mais uma chance de brigar pela vitória. Kimi declarou que: “Nós provamos que podemos construir e desenvolver um carro forte e confiável. Este ano serviu como uma plataforma de lançamento de bases sólidas para nossa equipe disputar uma temporada 2013 ainda melhor. Sabemos o que precisamos fazer para melhorar algumas áreas importantes, estou ansioso para alcançar mais coisas boas no próximo ano” - concluiu.

Rafael Câmara vence Copa Nordeste e etapa do Pernambucano de Kart.



Piloto garantiu vaga na Copa das Federações, que será realizada em novembro em Belo Horizonte, e assumiu a liderança do campeonato no Estadual. O final de semana da sétima etapa do Campeonato Pernambucano e da Copa Nordeste de Kart foi perfeito para Rafael Câmara. Com apenas sete anos, o piloto de Recife enfrentou uma verdadeira maratona neste final de semana, no kartódromo do Tamboril, com diversos treinos livres, classificações e corridas. No final, Câmara venceu três das quatro provas do final de semana.

As provas foram bastante agitadas e competitivas. No campeonato Regional, Câmara enfrentou algumas adversidades nas corridas, mas mesmo assim saiu vitorioso em duas baterias. Largando da 11ª posição na geral, Rafael partiu para cima dos adversários em sua categoria e com uma bela ultrapassagem assegurou a liderança e a primeira vitória do final de semana. Na segunda prova, Rafael terminou em segundo, mas conseguiu se recuperar na terceira e derradeira prova com uma ultrapassagem brilhante no final da corrida para vencer e conquistar o título.


Já na etapa do Pernambucano, o piloto enfrentou problemas com o protetor da corrente, que quebrou na segunda volta da tomada de tempo. Assim, Rafael foi obrigado a largar do parque fechado, na última colocação. Em prova agressiva, o piloto não tomou conhecimento dos adversários e foi ganhando posições a cada volta. Ultrapassou o líder e se manteve firme até receber a bandeirada na primeira posição. A vitória deu ao piloto a primeira colocação na tabela com 83 pontos, três a mais que o vice-líder. A última etapa acontecerá dia 11 de novembro e decidirá o campeão da temporada.

Campeonatos

“Foi um final de semana perfeito. Pela primeira vez na carreira, participei de dois campeonatos ao mesmo tempo e acho que fui muito bem. Aguentei o ritmo e todas as voltas da corrida, o que prova que estamos bem preparados. Os resultados também foram excelentes, já que conquistei a vaga para a Copa das Federações e a liderança do Pernambucano. Gostaria de agradecer ao pessoal da Ventura Racing, que fez um ótimo trabalho nesses últimos dias”.

Fotos Maurício Villela e divulgação - Fonte Eversports

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pedro Cardoso fecha temporada com mais um título da Copa SP da Granja Viana.



Campeão antecipado da categoria Rotax Júnior, brasiliense venceu as duas corridas do final de semana e faturou também o título da Júnior Menor.

Pedro Cardoso encerrou a temporada 2012 da Copa São Paulo da Granja Viana com mais um título no currículo. O brasiliense conquistou no último sábado (27), no kartódromo localizado em Cotia, mais duas vitórias em provas válidas pela décima e última etapa do campeonato. O piloto, que já havia assegurado o título da categoria Rotax Júnior por antecipação, faturou também o título da Júnior Menor. Esta foi a quarta conquista de Pedro no ano, que levou também os troféus do Florida Winter Tour (EUA) e do Brasileiro, realizado em Penha, em Santa Catarina. Nas provas de hoje, Pedro foi soberano e não deu chances aos adversários nas duas categorias.

Na Rotax Júnior, o piloto largou da segunda posição, caiu para terceiro, mas ainda na segunda volta recuperou os postos e assumiu a liderança da corrida. Sem ser ameaçado, Pedro se preocupou apenas em manter o kart na pista para vencer. Na Júnior Menor, mais um domínio. Mesmo sem precisar da vitória, Pedro não se acomodou e foi com o objetivo de ganhar mais uma corrida. O piloto partiu da pole e logo abriu vantagem para o adversário. Na oitava volta, a diferença já era confortável em mais de quatro segundos. A partir daí, o brasiliense continuou com ritmo forte e abriu ainda mais para receber a bandeirada na frente, garantindo mais um título em sua curta carreira.

Na tabela de classificação, Pedro Cardoso encerrou o ano na categoria Rotax Júnior com 300 pontos, 37 a mais que o vice-campeão Leonardo Baran. Na Júnior Menor, fechou a temporada com 290 pontos, 13 a mais que Eduardo Souto. A partir de agora, os próximos compromissos do brasiliense são fora do Brasil. Na segunda-feira, o piloto embarca para a Itália a fim de participar do desenvolvimento dos novos chassis da CRG na pista de Lonato. Em novembro, o piloto vai participar do Skusa, torneio que será realizado nos Estados Unidos. Duas semanas depois, Pedro representará o Brasil no Mundial de Kart, em Portimão, Portugal.


Mais um título

“É muito bom fechar a temporada com chave de ouro. Saio completamente satisfeito com esta vitória e mais um título em minha carreira. São quatro no ano, o que demonstra que estamos muito bem preparados para as duas provas finais que teremos a partir de agora: o Skusa e o Mundial em Portugal. Vamos iniciar a preparação com foco nessas duas competições e espero representar bem o Brasil lá fora”.

Sabiá Racing

“Gostaria de agradecer demais nossa equipe, comandada pelo Sabiá, que fez um excelente trabalho ao longo do ano. Não tivemos nenhum problema mecânico na temporada. Fica aqui meu agradecimento aos profissionais do time, o Tuti, o João, o Bicudo e o Tisão. Quero agradecer também à RBC, ao Rafael Cansado e ao Joás, que trabalharam duro o ano inteiro. Enfim, não poderia ter sido melhor. Formamos uma verdadeira família nas pistas nesta temporada”.

Fotos Jackson de Souza e Mauricio Villela - Fonte Eversports

domingo, 28 de outubro de 2012

Sebastian Vettel vence fácil o GP da Índia.



O piloto Sebastian Vettel começa a colocar a mão na taça da temporada 2012 da F1, neste domingo ele venceu com extrema facilidade o GP da Índia e abriu 13 pontos de vantagem na luta pelo “tri”. Vettel que largou na pole, dominou todos os treinos no Circuito Internacional de Buddh, abriu boa vantagem na largada e soube administrar a 17ª etapa da temporada e conquistar sua 4ª vitória consecutiva. Fernando Alonso, da Ferrari, bem que tentou estragar a festa do alemão, fez uma excelente prova mas não tinha como superar o rival e chegou em segundo, Mark Webber completou o pódio, mesmo com problemas no KERS.

Lewis Hamilton que largou em terceiro, foi ultrapassado por Button e Alonso na largada, mas conseguiu se recuperar e chegar em quarto, o piloto da McLaren teve problemas com o volante de seu carro e durante o pit-stop, além da troca rápida dos 4 pneus, ele ainda trocou o volante em exatos 3,3 segundos, incrível a precisão do time inglês. Button terminou em quinto com o brasileiro Felipe Massa, em sexto e Kimi Raikkonen, em sétimo, o finlandês fez uma prova discreta onde não conseguiu pressionar o piloto da Ferrari ao ponto de tentar a ultrapassagem.  


A prova não teve grandes emoções e deu até sono assistir a corrida nesta tarde chuvosa do outono japonês. A largada se transcorreu sem problemas, apenas um pequeno toque entre Jean-Eric Vergne e Michael Schumacher fez com que a dupla fosse para os boxes e com isso tiveram que fazer uma corrida de recuperação. Nico Hulkenberg levou a equipe da casa Force Índia, ao oitavo lugar, o alemão largou em 12º. Romain Grosjean, foi o nono e fechando o (top 10), chegou o brasileiro Bruno Senna.

O piloto da Williams que largou em 13º teve um bom ritmo de prova e brigou muito no pelotão intermediário, poderia ter chegado pelo menos em oitavo, no entanto, cometeu um pequeno erro na entrada dos boxes que fez com que ele perdesse segundos preciosos, mas mesmo assim conseguiu recuperar posições e novamente marcar pontos, já seu companheiro de equipe foi tocado por Kobayashi e terminou a prova apenas em 16º.


Kamui Kobayashi parece que jogou a toalha, infelizmente após o GP do Japão onde conquistou seu primeiro pódio na categoria, viu sua situação na equipe Sauber complicar-se com a possível ida do alemão Nico Hulkenberg para seu lugar, como não conseguiu patrocinadores para permanecer na equipe, caiu muito de rendimento nas últimas provas e teve mais uma apagada atuação hoje em Nova Deli, terminando apenas na 14ª colocação, pouco para quem precisa provar que merece a vaga no time suíço.


No próximo final de semana será realizado a 18ª etapa da temporada 2012 da F1, em Abu Dhabi, a prova acontece no belo circuito de Yas Marina e será a antepenúltima corrida do ano. Vettel se continuar assim vai levar mais uma pra casa, mas espero que Alonso possa dar uma pouco mais de emoção e deixar a decisão para Interlagos - São Paulo.

Segue o resultado do GP da Índia:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 60 voltas
2 - Fernando Alonso (Ferrari) a 9s437
3 - Mark Webber (RBR) a 13s217
4 - Lewis Hamilton (McLaren) a 13s909
5 - Jenson Button (McLaren) a 26s266
6 - Felipe Massa (Ferrari) a 44s674
7 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 45s227
8 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 54s998
9 - Romain Grosjean (Lotus) a 56s103
10 Bruno Senna (Williams) a 1:14s975
11 Nico Rosberg (Mercedes) a 1:21s694
12 Paul di Resta (Force Índia) a 1:22s815
13 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1:26s064
14 Kamui Kobayashi (Sauber) a 1:26s495
15 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 1 volta
16 Pastor Maldonado (Williams) a 1 volta
17 Vitaly Petrov (Caterham) a 1 volta
18 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
19 Charles Pic (Marussia) a 1 volta
20 Timo Glock (Marussia) a 2 voltas
21 Narain Karthikeyan (HRT) a 2 voltas

Fotos Getty Imagens

Abu Dhabi receberá mais uma vez os testes para jovens pilotos da F1.



No próximo mês, entre os dias 6 e 8 de novembro, será realizado os testes para jovens pilotos da F1 no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Pela equipe Caterham, os pilotos serão: o holandês Giedo Van der Garde, atualmente piloto reserva da equipe e o americano Alexander Rossi, 11º colocado na temporada 2012 da World Series.

As equipes anunciaram esta semana a lista oficial dos nomes dos pilotos que participarão das atividades. Pela RBR, o português Antonio Felix da Costa e o holandês Robin Frijns, terão a oportunidade de guiar o carro da equipe austríaca que vêm dominando a fase final da temporada. No ano passado o francês Jean-Eric Vergne foi o mais rápido com o carro campeão de Sebastian Vettel e acabou sendo contratado pela Toro Rosso este ano.


Na McLaren, três pilotos dividirão o cockpit do (MP4-27), serão eles: o dinamarquês Kevin Magnussen e os ingleses Oliver Turvey e Gary Paffett, vice-campeão da temporada 2012 do DTM. A Lotus também contará com três pilotos, são eles: o francês Nicolas Prost, filho do tetracampeão da F1 Alan Prost e os italianos Edoardo Mortara jovem piloto que vêm se destacando no automobilismo mundial e atualmente no DTM, e o atual campeão da GP2, Davide Valsecchi.

Já a Sauber dará a chance ao piloto reserva Esteban Gutierrez, que participou do primeiro treino livre nesta sexta-feira na Índia e para o holandês Robins Frinjs, que testará também pela RBR. Pela Toro Rosso serão dois pilotos sul-americanos, o venezuelano Johnny Cecotto Jr e o brasileiro Luiz Razia, vice-campeão da GP2. O baiano já foi piloto reserva das equipes: Virgin e Team Lotus, atuais - Marussia e Caterham e participou este ano de um teste para jovens pilotos realizado no circuito de Magny-Cours, na França, pela equipe Force Índia.


Na oportunidade ele foi muito elogiado pela equipe indiana. O brasileiro segue tentando uma vaga na próxima temporada e negocia com algumas equipes, as maiores “chances” são na Toro Rosso ou Force Índia, porém, um bom resultado nestes testes será importantíssimo para Luiz Razia que essa semana recebeu um prêmio pela melhor ultrapassagem da temporada 2012 da GP2. A manobra nas últimas voltas do GP de Valência foi espetacular, Razia saiu da quinta colocação para uma brilhante vitória! Confira no vídeo abaixo:

Fotos LAT e divulgação

sábado, 27 de outubro de 2012

Sebastian Vettel é pole para o GP da Índia.



No primeiro confronto da fase final do campeonato entre os postulantes ao título da temporada 2012 da F1, o piloto da RBR, Sebastian Vettel foi absoluto, dominou com facilidade todos os treinos livres na Índia e conquistou a 35ª pole na carreira ao cravar a melhor volta do dia em 1:25s283. A RBR também fez mais uma dobradinha com a 2ª posição do australiano Mark Webber, que vinha fazendo uma volta bem rápida no final do treino, mas cometeu um pequeno erro e perdeu a chance de superar novamente o companheiro Vettel.

Lewis Hamilton ainda conseguiu uma ótima terceira posição, quando superou o companheiro Jenson Button já com o cronometro zerado, a dupla da McLaren abre a segunda fila, à frente da dupla da Ferrari com Fernando Alonso e Felipe Massa, que passou para o (Q3), pela 7ª vez na temporada. O brasileiro de contrato renovado fez um bom treino e foi o mais rápido no primeiro setor de cronometragem dos tempos do Circuito Internacional de Buddh, um bom sinal nessa nova fase da carreira.


Kimi Raikkonen, da Lotus, largará em sétimo, Sergio Perez, da Sauber, em oitavo com Pastor Maldonado, da Williams, em nono. O alemão Nico Rosberg, sairá na 10ª posição, porém, não foi à pista no (Q3), para poupar pneus para a corrida. Correndo em casa, a equipe Force Índia ficou fora da parte final do treino, o resultado foi uma surpresa já que o time indiano vêm em constante evolução nas últimas etapas, Nico Hulkenberg, foi apenas o décimo segundo e Paul di Resta, largará na 16ª posição.

Bruno Senna, da Williams, até que foi bem, mas faltou encaixar aquela volta perfeita para garantir a vaga no (Q3), nas outras duas partes do treino de classificação ele se manteve entre os primeiros colocados, no entanto, não teve sorte no final e largará na 13ª posição, mais uma vez no pelotão intermediário e Michael Schumacher em sua última prova na Índia, sai logo atrás de Bruno. Já o japonês Kamui Kobayashi, não teve um bom ritmo, errou muitas vezes durante o treino e foi apenas o décimo sétimo, terá que fazer uma corrida de recuperação para garantir chegar a zona de pontuação.


Para a corrida de amanhã a favorita é a RBR, que na reta final do campeonato desbancou a McLaren e de quebra tirou a liderança das mãos de Alonso, que vê seu tricampeonato cada vez mais distante. Apesar da segunda fila, o time inglês prevê que terá um ritmo forte para lutar contra os touros vermelhos, quem sabe a sorte do espanhol não esteja neste duelo?

Confira o grid de largada para o GP da Índia:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:25s283
2 - Mark Webber (RBR) 1:25s327
3 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:25s544
4 - Jenson Button (McLaren) 1:25s659
5 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:25s773
6 - Felipe Massa (Ferrari) 1:25s857
7 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:26s236
8 - Sergio Perez (Sauber) 1:26s360
9 - Pastor Maldonado (Williams) 1:26s713
10 Nico Rosberg (Mercedes) sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)

11 Romain Grosjean (Lotus) 1:26s136
12 Nico Hulkenberg (Force Índia) 1:26s241
13 Bruno Senna (Williams) 1:26s331
14 Michael Schumacher (Mercedes) 1:26s574
15 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:26s777
16 Paul di Resta (Force Índia) 1:26s989
17 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:27s219

Eliminados na primeira parte do treino: (Q1)

18 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:27s525
19 Vitaly Petrov (Caterham) 1:28s756
20 Heikki Kovalainen (Caterham) 1:29s500
21 Timo Glock (Marussia) 1:29s613
22 Pedro de la Rosa (HRT) 1:30s592
23 Narain Karthikeyan (HRT) 1:30s593
24 Charles Pic (Marussia) 1:30s662

Fotos Getty Imagens 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Red Bull na frente no segundo treino livre para o GP da Índia.



E o alemão Sebastian Vettel na caminhada rumo ao “tri”, foi o mais rápido nesta sexta-feira nas duas sessões de treinos livres realizados no Circuito Internacional de Buddh. O líder do campeonato cravou 1:26s121, seu companheiro de equipe, Mark Webber, ficou com o segundo tempo. Fernando Alonso foi o terceiro e não parece que tinha como superar os rivais touros vermelhos, o espanhol ficou seis décimos atrás de Vettel.

A Mercedes com o alemão Nico Rosberg, ficou com o quarto tempo, superando a McLaren, porém, o time de Woking provavelmente treinou visando o acerto ideal para a prova. O GP da Índia é a 17ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1 e será mais um capítulo na luta pelo tricampeonato entre: Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Correndo por fora na briga pelo campeonato vêm Kimi Raikkonen, no segundo treino livre o piloto da Lotus foi o 5º, em condições de corrida o finlandês tem conseguido excelentes resultados e buscará diminuir a diferença para os dois na prova deste domingo.

O brasileiro Felipe Massa, enfrentou problemas com sua Ferrari e foi o protagonista de duas rodadas que acabaram danificando seus jogos de pneus, o máximo que ele conseguiu foi o 15º tempo, bem longe das primeiras posições, no entanto, na sessão da manhã ele havia sido o 7º. Já Bruno Senna, que não participou do primeiro treino, pois cedeu seu carro para o reserva Valtteri Bottas, ficou com o décimo tempo, superando com folgas o companheiro Pastor Maldonado, que foi apenas o 17º.

Pela Sauber o mexicano Sergio Perez, que foi poupado no treino da manhã, por causa de uma forte gripe, foi à pista no segundo treino e garantiu o 12º tempo, seu companheiro Kamui Kobayashi, que vive uma situação delicada na categoria pois ainda não encontrou patrocinadores para continuar na F1, não fez uma bom treino e foi apenas o 16º. As equipes voltam à pista neste sábado, a partir das 14:30 (horário do Japão) para o último treino livre antes da sessão de classificação.

Segue o resultado do 2° treino livre na Índia:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:26s121
2 - Mark Webber (RBR) 1:26s339
3 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:26s820
4 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:27s022
5 - Kimi Raikkonen (Lotus) 1:27s030
6 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:27s131
7 - Jenson Button (McLaren) 1:27s182
8 - Nico Hulkenberg (Force Índia) 1:27s233
9 - Romain Grosjean (Lotus) 1:27s397
10 Bruno Senna (Williams) 1:27s738
11 Paul di Resta (Force Índia) 1:28s004
12 Sergio Perez (Sauber) 1:28s178
13 Michael Schumacher (Mercedes) 1:28s222
14 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 1:28s239
15 Felipe Massa (Ferrari) 1:28s296
16 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:28s455
17 Pastor Maldonado (Williams) 1:28s596
18 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:29s167
19 Heikki Kovalainen (Caterham) 1:29s320
20 Vitaly Petrov (Caterham) 1:29s606
21 Pedro de la Rosa (HRT) 1:30s950
22 Timo Glock (Marussia) 1:31s113
23 Narain Karthikeyan (HRT) 1:31s372
24 Charles Pic (Marussia) 1:31s493

Pedro Cardoso busca título na última etapa da Copa SP da Granja Viana.



Piloto já é campeão por antecipação da categoria Rotax Júnior e lidera com oito pontos de vantagem na Júnior Menor. Brasiliense pode conquistar o quarto título no ano. Pedro Cardoso inicia a preparação para a última etapa da Copa São Paulo da Granja Viana, que acontecerá neste sábado, no kartódromo localizado em Cotia, com grandes possibilidades de conquistar mais um título no ano.

Atual campeão do Florida Winter Tour (EUA), do Brasileiro e do Paulista da Granja na Rotax Júnior, o brasiliense busca agora mais um título da Copa São Paulo: desta vez na categoria Júnior Menor. O piloto lidera a competição com 265 pontos, oito a mais que o vice-líder Eduardo Souto.

Para ser campeão, Pedro não necessita da vitória. Basta terminar em segundo lugar, independentemente do resultado do adversário. Se conquistar o título, o piloto acumulará mais uma conquista importante em sua curta carreira - a quarta do ano. Vale lembrar que o brasiliense já tem vaga assegurada para o Mundial de Kart, que será realizado em novembro, no kartódromo de Portimão, em Portugal.


Nesta quinta, Pedro participou dos primeiros treinos livres para checar o equipamento e não encontrou qualquer tipo de problema. As atividades na Granja Viana continuam nesta sexta-feira, com mais sessões livres e tomada de tempo, e no sábado acontece a largada para a décima e última etapa da temporada 2012.

Briga pelo título

“A vantagem de oito pontos é boa, mas não significa muita coisa, já que em corrida de kart tudo pode acontecer. Estou bem preparado e quero conquistar mais um título em minha carreira. Mesmo não precisando da vitória, acho que temos condições de brigar pela ponta e esse é o objetivo”.

Fotos Maurício Villela - Fonte Eversports

Rafael Câmara disputa etapa do Pernambucano e da Copa Nordeste de Kart.



Piloto ocupa a segunda posição na categoria Mirim no Estadual e buscará primeiro título no Regional. Rafael Câmara terá um desafio duplo neste final de semana. O piloto de apenas sete anos disputará a sétima e penúltima etapa do campeonato Pernambucano e participará também da Copa Nordeste de Kart, no kartódromo do Tamboril, em Paulista, região metropolitana do Recife.

Em seu primeiro ano nas pistas, Rafael disputa as vitórias na categoria Mirim e pode conquistar seu primeiro título no kartismo brasileiro. A Copa Nordeste garantirá duas vagas para a Copa das Federações, que será realizada em novembro, em Belo Horizonte.

Como preparação para as quatro corridas, Rafael intensificou os treinamentos técnicos e acredita que não terá problemas quanto ao desgaste físico das provas. No Pernambucano, o piloto ocupa a segunda posição na tabela com dois pontos a menos que o líder. Restando duas etapas para o final, Câmara aposta em sua regularidade para chegar à última prova na condição de líder do campeonato.


As atividades no kartódromo do Tamboril começaram na quarta-feira com os primeiros treinos. Nesta quinta e sexta, os pilotos continuam a preparação para as tomadas de tempo e para as duas primeiras corridas da Copa Nordeste. No sábado, acontece a grande final. No Pernambucano, todas as atividades acontecerão no domingo, com classificação, warm up e a penúltima prova da temporada.

Preparação

“Será um final de semana puxado, mas acredito que estou pronto para a maratona que teremos na pista. Acho que estou melhor tecnicamente devido à experiência que conquistei ao longo do ano. Quero sair daqui líder do Pernambucano e conquistar meu primeiro título no kartismo, na Copa Nordeste”.

Fotos Mauricio Villela - Fonte Eversports

Em Jerez, Nicolas Costa surpreende e termina em terceiro nos testes da GP3.



Pela equipe Marussia Manor Racing, carioca andou sempre nas primeiras posições e terminou o dia como o mais rápido entre os novatos.

Atual campeão da Fórmula Abarth Europeia e Italiana, Nicolas Costa parece mesmo vivenciar uma excelente fase na carreira. Nos dois dias de testes oficiais promovidos pela organização da GP3, nesta quarta e quinta, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, o carioca demonstrou que é um dos pilotos mais promissores da nova geração. Convidado pela equipe Marussia Manor Racing, a mesma que tem ligação com a Fórmula 1, Nicolas encerrou os dois dias de ensaios com o oitavo e o terceiro tempo na geral, mas estabeleceu a volta mais rápida entre os novatos. Na melhor delas, cravou 1:40s488.


Bastante satisfeito com seu desempenho, já que teve sua primeira experiência com um monoposto da GP3, Nicolas se adaptou rapidamente às novas condições de treinos. O carro da categoria tem muito mais aerodinâmica e aderência nos pneus do que o da F-Abarth, o que significa mais velocidade nas curvas e tempos mais baixos. Além disso, o campeonato conta com pilotos experientes, o que traz dificuldades nos treinos e corridas. No total, o carioca completou 106 voltas e percorreu aproximadamente 500 quilômetros no circuito espanhol.

Nicolas aprovou ainda mais seus resultados se for levado em conta que os dois primeiros colocados, o italiano Kevin Ceccon e o cipriota Tio Ellinas, já testaram um modelo de Fórmula 1. Para 2013, o piloto tem como objetivo disputar a categoria, tendo em vista que as provas acontecem no mesmo final de semana da categoria máxima do automobilismo mundial. Porém, o piloto não descarta participar de outra categoria.


Primeira experiência

“Posso dizer que o teste que realizamos foi melhor do que eu esperava. Me adaptei rapidamente ao carro e fui o mais rápido entre os novatos. Além disso, deu para testar com pista seca e molhada e fomos bem nas duas condições. O carro é bom, bastante diferente do modelo da F-Abarth. Só tenho que agradecer à equipe Marussia pela oportunidade e espero ter novas oportunidades no futuro”.

Os tempos do segundo dia de atividades em Jerez:

1 - Kevin Ceccon - MW Arden - 1:39s263 (28 voltas)
2 - Tio Ellinas - Marussia Manor Racing - 1:40s266 (30)
3 - Nicolas Costa - Marussia Manor Racing - 1:40s488 (31)
4 - Roman De Beer - Trident Racing - 1:40s704 (36)
5 - Nick Cassidy - Status Grand Prix - 1:40s847 (27)
6 - Melville McKee - MW Arden - 1:40s952 (46)
7 - Giovanni Venturini - Lotus GP - 1:40s977 (32)
8 - Jack Harvey - Carlin - 1:40s979 (29)
9 - Vittorio Ghirelli - Lotus GP - 1:41s328 (32)
10 Miki Monras - Atech CRS GP - 1:41s476 (29)
11 Emanuele Zonzini - Trident Racing - 1:41s733 (32)
12 David Fumanelli - MW Arden - 1:41s927 (28)
13 Patryk Szczerbinski - Marussia Manor Racing - 1:42s233 (19)
14 Josh Webster - Carlin - 1:42s240 (20)
15 Miki Weckstrom - Status Grand Prix - 1:42s681 (16)
16 Alex Fontana - Jenzer Motorsport - 1:42s756 (25)
17 Robert Visoiu - Lotus GP - 1:42s870 (28)
18 Jordan Oon - Atech CRS GP - 1:42s966 (14)
19 Samin Gomez - Jenzer Motorsport - 1:44s762 (27)
20 Ryan Cullen - Status Grand Prix - 1:48s784 (16)

Fotos GP3 Oficcial Média - divulgação - Fonte Eversports

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Copa SP Light: 3º no geral da etapa, Matheus Iorio se aproxima da liderança na Sprinter



Paulista conquistou 2º e 4º lugares nas duas baterias e diminuiu a diferença na tabela a duas rodadas do fim do campeonato. Sempre constante, Matheus Iorio conquistou um resultado importante no último sábado (20) na briga pelo título da categoria Sprinter na Copa SP Light de Kart, em Interlagos. O paulista terminou em 2º e 4º lugares, respectivamente, as duas baterias da rodada de 18 voltas cada. No geral da etapa, Iorio ficou com a terceira posição e diminuiu para sete pontos sua diferença para o líder do campeonato, Eduardo Rangel, faltando apenas duas etapas para o fim da temporada.

Na bateria inicial, saindo da primeira fila, Matheus fez uma boa largada e logo assumiu a liderança. Ele e o segundo colocado travaram uma intensa briga pela posição, possibilitando que o terceiro colocado se aproximasse. Com isso, o paulista foi superado, mas chegou em 2º lugar, muito perto do vencedor e com boa vantagem para o piloto que vinha atrás.

Na segunda prova, o piloto da Ribeiro Competições teve problemas com seu kart na largada e caiu para a sétima posição. Sem o mesmo rendimento da primeira prova, Matheus, sob chuva no fim da prova, conseguiu cruzar a linha de chegada em quinto, mas herdou uma posição de um piloto penalizado para terminar em 4º lugar.

O próximo compromisso de Iorio é a sexta e última etapa do Campeonato Paulista de Kart, no dia 3 de novembro, no kartódromo da Aldeia da Serra (SP).

Etapa

“Tive algumas dificuldades nas provas, mas tinha um ritmo constante. Conseguimos um resultado muito bom para o campeonato. Meu adversário direto não fez muitos pontos e eu consegui diminuir bastante a diferença na tabela. Com duas etapas para o fim, vai me dar ainda mais chances e ânimo para brigar pelo título”.

Sprinter - 1ª Prova

1 - Bruno Baptista - 18 voltas 14:24s275
2 - Matheus Di Iorio - a 0s421
3 - Gustavo Dal Pizzol - a 1s583
4 - Lucca Croce - a 4s769
5 - Arthur Oliveira - a 7s607
6 - Fellipe Bastos - a 7s887
7 - Christopher Santos - a 8s046
8 - Nicolas Piotto - a 10s538
9 - Eduardo Rangel - a 11s308
10 Diego Meira - a 11s947
11 Rodrigo Baptista - a 18s782
12 Leandro Law - a 21s656
13 Lucas Vilella - a 23s350
14 Alberto Evangelista - a 1 volta
15 Vinicius Michelli - a 8 voltas
16 Antonio Hermann Filho - a 17 voltas

Sprinter - 2ª Prova

1 - Gustavo Dal Pizzol - 18 voltas 14:47s537
2 - Bruno Baptista - a 0s716
3 - Nicolas Piotto - a 1s273
4 - Matheus Di Iorio -a 1s840
5 - Arthur Oliveira -a 2s350
6 - Fellipe Bastos -a 8s714
7 - Diego Meira - a 9s365
8 - Eduardo Rangel - a 11s717
9 - Lucca Croce - a 21s118
10 Leandro Law - a 21s794
11 Lucas Vilella - a 22s895
12 Antonio Hermann Filho - a 27s103
13 Alberto Evangelista - a 31s405
14 Vinicius Michelli - a 1 volta
15 Rodrigo Baptista - a 10 voltas
16 Christopher Santos - a 12 voltas

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Copa SP Light: Pedro Cardoso vence prova da Júnior Menor em Interlagos.


Brasiliense terminou primeira bateria na 2ª posição, e, na segunda, cruzou a linha de chegada em primeiro após corrida tumultuada. A oitava rodada da Copa São Paulo Light de Kart foi agitada para Pedro Cardoso. A etapa foi disputada no último sábado (20), no kartódromo de Interlagos, e o brasiliense usou de estratégia para conquistar um ótimo resultado.

Após marcar o quarto tempo na classificação, o piloto da Sabiá Racing completou as 15 voltas da primeira bateria com o 2º lugar. A segunda prova teve variáveis importantes, que alteraram o andamento da corrida. Largando em segundo, Pedro logo assumiu a primeira posição, mas após duas voltas, uma forte chuva obrigou os pilotos a trocarem os pneus. O brasiliense não conseguiu entrar nos boxes e passou uma volta a mais com pneus para pista seca do que seus adversários, o que comprometeu seu rendimento. Depois da troca, ele voltou no fim do pelotão, mas conseguiu recuperar-se e ultrapassar todos os competidores para vencer a corrida com mais de quatro segundos de vantagem.

Apesar de não disputar o campeonato regularmente, o brasiliense participou da etapa como preparação para a decisão da Copa SP Granja Viana, que acontece no próximo sábado (27). Pedro é o líder da Júnior Menor com oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o piloto é o principal candidato ao título. Na mesma competição há 20 dias, o piloto de 13 anos sagrou-se campeão na categoria Rotax Junior e garantiu vaga no Mundial da modalidade, que será realizado em novembro, no Algarve (Portugal).

Etapa

“Decidimos correr o Light como preparação para a final da Copa SP, e foi muito bom conseguir uma vitória. Na primeira bateria consegui um bom ritmo, mas também poupei o equipamento para a outra prova. A segunda corrida foi dura, agitada, típica de Interlagos, com chuva e sol. Consegui me recuperar muito bem após parar nos boxes e vencer com vantagem, foi inesquecível”.

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports

Gianluca Petecof venceu 8ª etapa da Copa SP Light em duas categorias.



Paulista marcou a pole position e venceu as duas baterias tanto na Cadete quanto na Super Cadete e é líder do campeonato em ambas. Gianluca Petecof teve atuação impecável na oitava etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no último sábado (20), sob chuva, no kartódromo de Interlagos (SP). De manhã, o piloto da equipe ONS Motorsport marcou a pole position na categoria Cadete e venceu de ponta a ponta as duas baterias da rodada.

Mais tarde, o paulista de apenas 9 anos repetiu o excelente desempenho na Super Cadete, onde também largou da primeira posição e venceu as duas provas da categoria, fazendo a melhor volta na segunda corrida. Com os resultados, Petecof pulou da terceira posição para a liderança na Cadete, faltando apenas duas etapas para o fim do campeonato. Na Super Cadete, ampliou sua vantagem na classificação geral e está mais próximo do título.


O próximo desafio de Gianluca é a disputa da sexta e decisiva etapa do Campeonato Paulista de Kart, onde o piloto de Alphaville também é um dos principais concorrentes ao título nas duas categorias. A rodada dupla acontece no dia 3 de novembro, na Aldeia da Serra (SP).

Corridas

“Estou muito feliz pelo resultado desta etapa. Conseguimos 100% de aproveitamento em uma pista desafiadora como Interlagos, que todos conhecem bem, e sob chuva, o que sempre dificulta a pilotagem. Agora estou na liderança das duas categorias e isso é um ânimo a mais para as etapas que faltam”.


Avaliação

“Foi um fim de semana muito importante, não só pelos excelentes resultados na fase final do campeonato, mas também porque o Gianluca demonstrou muito foco e maturidade. Há uma semana, ele conquistou o vice-campeonato em duas categorias na Copa Brasil, em Farroupilha, mas ouvimos muitas críticas injustas durante essa semana, e ele transformou isso em motivação para dar na pista uma boa resposta a esses comentários” - disse Fabrizio Petecof, pai do piloto.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Gustavo Lima encerra temporada na F-Renault Alps com muitas ultrapassagens em Barcelona.



Brasiliense fez duas provas de recuperação e após largar em 31º e 30º, completou as corridas em 21º e 15º, respectivamente. Um grid com 34 carros no circuito da Catalunha, em Barcelona, foi o cenário da etapa final da Fórmula Renault Alps. As duas provas da sétima rodada foram disputadas neste domingo (21), e reservaram grandes emoções para Gustavo Lima.

Com problemas na tomada de tempos, o brasiliense teve de largar em 31º e 30º, respectivamente nas duas corridas. A primeira foi realizada com pista seca, mas um acidente envolvendo vários carros no início motivou a entrada do safety car, que permaneceu por seis voltas, diminuindo o tempo de ação para os pilotos na prova de 25 minutos. Mesmo assim, Gustavo conseguiu conquistar 10 posições para terminar em 21º lugar. Na segunda corrida, que aconteceu com a pista parcialmente molhada, mas não o bastante para ser necessário o uso de pneus de chuva, o piloto da Koiranen Motorsport teve mais tempo e com um forte ritmo, conseguiu avançar 15 posições para terminar na 15ª posição.


Aos 16 anos, Gustavo Lima saiu contente com seu desempenho e principalmente com o aprendizado adquirido ao longo da temporada, que marcou sua estreia no automobilismo.

Corridas

“Tivemos um problema na classificação, e é sempre difícil sair do fim do pelotão. Mas conseguimos nos recuperar bem nas duas provas, com um bom ritmo e muitas ultrapassagens. Foi bom poder fechar o fim de semana com um resultado positivo”.


Temporada

“Foi um ano de muito aprendizado. Tive a oportunidade de correr nas principais pistas da Europa, em uma categoria que tem relativamente um bom tempo de treinos nas etapas. Além de ser um dos mais novos, tinha bem menos quilometragem do que a maioria do grid, mas vimos uma evolução muito grande ao longo do ano. Consegui ser constante, não me envolver em acidentes e ter um bom ritmo durante as provas, então, terminamos essa temporada satisfeitos com nosso desempenho, com a sensação de dever cumprido”.

Fotos Dutch Photo Agency - Fonte Eversports

Augusto Farfus Jr completa primeira temporada no DTM com 3º lugar em Hockenheim.



Após largar na pole position, brasileiro subiu ao pódio pela terceira vez no ano, em prova que marcou os títulos de Bruno Spengler e da BMW. A temporada de estreia de Augusto Farfus Jr no DTM, principal campeonato de turismo do mundo, terminou neste domingo (21), em Hockenheim - mesmo palco da prova inaugural. Largando da pole position, a segunda seguida no ano, o brasileiro fez uma prova constante e completou as 42 voltas na 3ª posição. Esse foi o terceiro pódio de Augusto no ano, que venceu a nona etapa em Valência, e ficou em 3º na segunda rodada em Lausitzring.

Farfus fez boa largada, mas logo foi ultrapassado por Bruno Spengler, também piloto da BMW, que venceu a prova e conquistou seu primeiro título na categoria. Gary Paffett, da Mercedes, outro concorrente ao título, superou o brasileiro durante a primeira parada nos boxes, mas não foi suficiente para alcançar o líder. Com ritmo forte em toda a temporada e o 3º lugar na corrida final, Augusto se consagrou como melhor estreante do ano, em 7º na classificação geral, e, como segundo melhor piloto da montadora na tabela de pontos, ajudou a BMW a levar o título de construtores em seu ano de retorno após quase 20 anos fora do DTM.


Avaliação

“O pódio na corrida de hoje foi uma maneira perfeita de terminar esta que foi uma grande temporada para mim. Tivemos especialmente um final muito forte, com poles, pódios e uma vitória em meu primeiro ano na categoria. Todos os objetivos que traçamos foram alcançados, como o de ser o melhor estreante e terminar no top 10. Foi muito importante também ser o segundo melhor piloto da BMW na classificação. Estou muito satisfeito com todos esses resultados”.

BMW

“Para a BMW, foi um ano inacreditável. Conquistamos tudo que era possível: o título de pilotos (Bruno Spengler), de equipes (Team Schnitzer) e de construtores, algo inédito em um ano de reestreia. Isso foi prova de que com trabalho duro e muita dedicação da equipe, tudo é possível”.


Confira o resultado da corrida em Hockenheim:

1 - Bruno Spengler (Schnitzer BMW)
2 - Gary Paffett (HWA Mercedes) a 2s214
3 - Augusto Farfus (RBM BMW) a 11s954
4 - Jamie Green (HWA Mercedes) a 23s479
5 - Dirk Werner (Schnitzer BMW) a 25s384
6 - Edoardo Mortara (Rosberg Audi) a 41s701
7 - Andy Priaulx (RBM BMW) a 42s265
8 - Joey Hand (RMG BMW) a 42s843
9 - Ralf Schumacher (HWA Mercedes) a 43s878
10 Christian Vietoris (HWA Mercedes) a 45s138
11 Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) a 58s232
12 Timo Scheider (Abt Audi) a 1:14s020
13 Susie Wolff (Persson Mercedes) a 1:35.931
14 Martin Tomczyk (RMG BMW) a 1 volta
15 Roberto Merhi (Persson Mercedes) a 1 volta
16 Rahel Frey (Abt Audi) a 1 volta

Fotos DTM - Fonte Eversports