sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Charles Pic lidera o 2º treino livre na Bélgica.


A chuva não deu tréguas e no 2º treino livre em Spa-Francorchamps, apenas dez pilotos marcaram tempos, o francês Charles Pic, da Marussia, cravou 2:49s354, fechando a sessão em primeiro. Porém, a situação continuou a mesma do treino da manhã, os tempos ficaram altos e não foi possível fazer comparações.

Neste sábado, a partir das 18:00 horas, horário do Japão, será realizado o último treino livre antes da sessão de classificação, a previsão do tempo indica que não haverá chuva. As equipes terão apenas este treino para preparar seus carros e certamente a pista de Spa estará movimentada.


A dupla brasileira Felipe Massa e Bruno Senna, não completaram voltas cronometradas. O japonês Kamui Kobayashi, terminou a sexta-feira com o melhor tempo.

Segue o resultado do 2º treino livre na Bélgica:

1 - Charles Pic (Marussia) 2:49s354
2 - Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 2:49s750
3 - Fernando Alonso (Ferrari) 2:50s497
4 - Paul di Resta (Force Índia) 2:51s333
5 - Pastor Maldonado (Williams) 2:51s660
6 - Timo Glock (Marussia) 2:52s076
7 - Kamui Kobayashi (Sauber) 2:52s232
8 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 2:58s232
9 - Nico Hulkenberg (Force Índia) 2:59s125
10 Sergio Perez (Sauber) 3:12s901

Fotos Getty Imagens 

Kobayashi é o mais rápido no 1º treino livre na Bélgica.


A chuva atrapalhou a 1º sessão de treinos livres para o GP da Bélgica, os carros deram poucas voltas, por isso não é possível fazer comparações em relação aos tempos. O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, cravou a melhor volta em 2:11s389, ele também foi o piloto que mais andou no treino, 20 voltas no total.

Com o piso molhado, o trabalho em Spa-Francorchamps, uma das pistas preferidas dos pilotos, ficou comprometido, na volta das férias de verão da F1, as equipes não quiseram correr riscos. O venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, foi o segundo com a dupla da Toro Rosso em terceiro e quarto respectivamente.

Bruno Senna, não participou do treino para dar lugar ao reserva Valtteri Bottas, oitavo na sessão e, o compatriota Felipe Massa, teve problemas com o motor de sua Ferrari. O 2º treino livre será realizado às 21:00 horas, horário do Japão.

Segue o resultado do 1º treino livre na Bélgica:

1 - Kamui Kobayashi (Sauber) 2:11s389
2 - Pastor Maldonado (Williams) 2:11s941
3 - Daniel Ricciardo (Toro Rosso) 2:12s004
4 - Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 2:12s824
5 - Mark Webber (RBR) 2:13s191
6 - Sergio Perez (Sauber) 2:13s861
7 - Nico Rosberg (Mercedes) 2:14s210
8 - Valtteri Bottas (Williams) 2:14s660
9 - Sebastian Vettel (RBR) 2:14s860
10 Michael Schumacher (Mercedes) 2:15s402
11 Paul di Resta (Force Índia) 2:15s812
12 Timo Glock (Marussia) 2:16s409
13 Nico Hulkenberg (Force Índia) 2:16s786
14 Vitaly Petrov (Caterham) 2:16s788
15 Lewis Hamilton (McLaren) 2:16s827
16 Jenson Button (McLaren) 2:16s861
17 Charles Pic (Marussia) 2:17s519
18 Heikki Kovalainen (Caterham) 2:18s199
19 Pedro de la Rosa (HRT) 2:19s546
20 Dani Clos (HRT) 2:19s689
21 Romain Grosjean (Lotus) 2:38s701
22 Fernando Alonso (Ferrari) 2:40s749
23 Kimi Raikkonen (Lotus) 2:46s580
24 Felipe Massa (Ferrari) sem tempo

Foto Getty Imagens

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Gustavo Lima retorna a Fórmula Renault Alps na Áustria.


Brasiliense inicia a segunda parte da temporada no circuito de Red Bull Ring e busca completar provas na zona de pontuação.

A Fórmula Renault Alps, uma das principais categorias de base do automobilismo internacional, retoma suas atividades nesta sexta-feira (31), após quase 70 dias de intervalo. No circuito de Red Bull Ring, na Áustria, será realizada a quinta das sete rodadas duplas do campeonato. Para o piloto Gustavo Lima (Grupo Algar/DMI/CBA Med/Laboratórios Sabin), que fez sua estreia nos carros do tipo fórmula neste ano, o objetivo para a segunda parte da temporada é o de completar as corridas na zona de pontuação.

O brasiliense participaria de treinos com a equipe Koiranen Motorsports em julho, mas sofreu com uma forte virose que impediu sua participação nos testes, mas tem treinado frequentemente de kart para manter o ritmo de competições. Completamente adaptado ao carro e ao campeonato, Gustavo acredita que tem chances de conquistar bons resultados nas próximas etapas.


As três sessões de treinos livres de sexta-feira, de uma hora cada, serão importantes para a adaptação do piloto ao traçado de 4.326 metros, com subidas e descidas. As duas tomadas de tempos serão disputadas na manhã de sábado (horário local), mesmo dia da primeira corrida. No domingo, acontece a prova complementar da etapa.

Objetivos

“A expectativa para a etapa é ser competitivo, conseguir boas posições de largada para terminar na zona de pontuação. Essa é minha primeira temporada e tenho aprendido muito e ganhado confiança a cada corrida. A pista de Red Bull Ring é muito rápida, com curvas de média e alta velocidade, e acredito que temos chances de fazer um bom trabalho neste fim de semana”.

Fotos Dutch Photo Agency - Fonte Eversports 

Em Ímola, Nicolas Costa busca recuperação na Fórmula Abarth Europeia.


Carioca sofreu com problemas na última etapa e precisa buscar pontos para se manter na briga pelo título. O tradicional circuito de Ímola, na Itália, recebe neste fim de semana (01 e 02) a sexta etapa da Fórmula Abarth Europeia, a quarta da divisão Italiana. O objetivo de Nicolas Costa na rodada tripla é buscar importantes pontos para se manter na briga pelo título da temporada.

O carioca sofreu com alguns problemas na última etapa em Red Bull Ring, na Áustria, e agora quer recuperar a distância dos líderes. Nicolas está em 3º lugar, com 151 pontos, 35 a menos que o também brasileiro Bruno Bonifácio. Em cada etapa é possível conquistar até 58 pontos.

Costa já correu em Ímola em 2011, em sua primeira temporada na Fórmula Abarth, a pista italiana é uma das favoritas do carioca.

Expectativa

“Os problemas na Áustria nos custaram pontos importantes, mas a diferença na classificação é totalmente recuperável. Então, o objetivo é conquistar bons resultados e o máximo de pontos possíveis para me manter na briga pelo campeonato. Acredito que essa etapa é crucial, pois é a antepenúltima da temporada, mas a expectativa é muito boa”.

Ímola

“É uma pista desafiadora e perigosa, mas que eu gosto muito, pois é rápida, você tem de ser agressivo nas zebras para aproveitar o máximo do traçado. Além disso, é um circuito diferenciado para mim como brasileiro e grande fã do Ayrton Senna, é uma etapa especial”.

Foto divulgação - Fonte Eversports  

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Kart: Lucca e Fernando Croce sobem ao pódio em Nova Odessa...


Lucca foi 3º no geral na quarta etapa do Campeonato Paulista, na categoria Sprinter. Na 8ª edição do SKB, Fernando Croce foi o vice-campeão na Sênior A.

O novo kartódromo M.Moa, na cidade de Nova Odessa (SP), recebeu neste final de semana (25 e 26), as corridas de dois campeonatos, a 4ª etapa do Campeonato Paulista e a 8ª edição do Super Kart Brasil. Quatro pilotos da Família Croce participaram das disputas e dois deles tiveram muito o que comemorar, Lucca terminou em 3º no geral da categoria Sprinter e Fernando foi o vice-campeão na Sênior A.

Daniel chegou a vencer uma das provas da Sênior (A) e terminou em 4º no geral, mas Allan sofreu com alguns problemas durante as corridas na Júnior Menor.

Nas duas baterias do Paulista, Lucca terminou em quinto e segundo lugares, para subir ao pódio na 3ª posição. Disputando o SKB, Fernando venceu uma bateria e completou as outras três com dois segundos e um quinto, terminando a competição em segundo lugar no geral.

Lucca Croce

“Fiquei feliz com esse resultado. Nos treinos livres estava sempre entre os mais rápidos e sabia que tinha boas chances na etapa. Na primeira corrida, tive alguns problemas, perdi um pouco de rendimento, mas na segunda consegui recuperar posições e quase venci, mas o 3º lugar na geral foi muito bom. Isso prova que estamos fortes para a segunda metade da temporada, competitivos e na briga por vitórias”.


Fernando Gomes Croce

“Em alguns momentos o kart estava muito bom e em outros tivemos algumas dificuldades na prova, inclusive um toque na última prova que impediu que eu conquistasse o título. Mas o SKB é muito disputado e ser vice-campeão é um bom resultado”.

Fotos Jackson de Souza - Fonte Eversports

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gianluca Petecof vence quarta etapa do Paulista de Kart em Nova Odessa.


Piloto venceu as duas baterias na categoria Cadete e ficou perto do título do SKB. Gianluca Petecof esteve bem perto de conquistar vitórias em dois campeonatos neste final de semana, em provas válidas pela quarta etapa do Campeonato Paulista e pela oitava edição do Super Kart Brasil, realizadas no kartódromo M.Moa, em Nova Odessa, interior de São Paulo.

No primeiro campeonato, Petecof foi soberano e venceu as duas baterias da categoria Cadete. No SKB, o piloto abandonou a última prova deste domingo com problemas no motor e perdeu a chance de conquistar o bicampeonato. Na categoria Super Cadete do SKB, o piloto enfrentou alguns problemas na primeira e na quarta baterias. Na volta de apresentação da corrida de abertura, Petecof teve um problema de carburador e parou na volta de apresentação.

Já nas segunda e terceira baterias, o piloto conquistou um terceiro e um segundo lugares. Porém, na quarta e última prova do final de semana, Petecof ficou bem perto de conquistar o título, mas uma quebra do motor tirou as chances de vitória do paulista, que deixou a competição.

Fim de semana

“Nas provas do Paulista, o kart esteve perfeito e consegui me manter firme na liderança para vencer as duas baterias. Porém, no SKB tive alguns problemas de carburador e de motor. Meu ritmo estava bom e seria o campeão se não tivesse quebrado o motor a seis voltas para o fim da última bateria. Foi uma pena, mas são coisas que acontecem”.

Resultado da quarta bateria da categoria Super Cadete:

1 - Edgar Bueno Neto, (13 voltas)
2 - Guilherme Peixoto, a 3.580
3 - João Pedro Correa, a 7.312
4 - Vinicius Ponce, a 11.726
5 - Gustavo Jorge, a 27.472
6 - Arthur Leist, a 5 voltas
7 - Gianluca Petecof, a 6 voltas

Melhor Volta: Edgar Bueno Neto (112), 55.081 (média de 65,358 km/h), na 5ª volta

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports

Em Nova Odessa, Paulo Victor aprova participação no SKB.


Piloto de Belo Horizonte enaltece experiência e desenvolvimento do kart na oitava edição do Super Kart Brasil.

Paulo Victor concluiu neste domingo sua terceira participação em mais uma edição do Super Kart Brasil, que foi realizada no kartódromo M.Moa, em Nova Odessa, interior de São Paulo. O mineiro disputou as quatro baterias com um sexto, dois sétimos e um nono lugar. Mesmo sem terminar entre os primeiros, Victor destacou que a experiência e o ritmo de corrida foram os aspectos mais importantes do final de semana.

O piloto participou pela primeira vez de uma prova no circuito de Nova Odessa. A pista, segundo Victor, não oferece muitos lugares de ultrapassagem. Mesmo assim, classificou o traçado como “difícil”. O mineiro afirmou que o kart tinha um bom acerto no final de semana, mas o motor não rendeu o que deveria.

O próximo compromisso de Paulo Victor será no Campeonato Sul-Brasileiro, que será realizado no dia 9 de setembro, em Farroupilha, Rio Grande do Sul.

SKB

“Apesar de ter problemas com o motor, acho que minha participação no SKB foi válida pela experiência e por pegar mais ritmo de corrida. É uma pista difícil, com poucos pontos de ultrapassagens. De maneira geral, o kart se comportou bem. Pena que faltou performance no motor. Agora vamos focar no Sul-brasileiro, que será um campeonato importante para participar”.

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports

Rafael Suzuki sobe ao pódio em Okayama.


Piloto largou da sétima posição e fez prova agressiva para terminar no 3º lugar. Em mais um dia de calor no Japão, a segunda corrida da etapa de Okayama da Fórmula 3 Japonesa - a décima do campeonato, foi disputada neste domingo (26). A prova, com 25 voltas, foi mais longa e movimentada que a do dia anterior. Saindo em sétimo, Rafael Suzuki fez uma largada forte e se posicionou bem para completar a primeira volta já em quarto lugar.

O paulista fez uma corrida agressiva, pressionando o piloto Yuichi Nakayama (Tom's) durante toda a prova, mas sofrendo novamente com a falta de pressão aerodinâmica toda vez que se aproximava do adversário. Porém, na última volta, um retardatário permitiu à Suzuki a aproximação suficiente para tentar a ultrapassagem. Com sucesso, Rafael garantiu o 3º lugar e subiu ao pódio mais uma vez na temporada.

O resultado foi comemorado pela equipe Toda Racing, que tem sede em Okayama, por provar a competitividade e o bom ritmo que vêm sendo apresentados pelo carro modelo 2008 nas últimas corridas. A próxima etapa da F3 Japonesa está marcada para os dias 22 e 23 de setembro, no autódromo de Sugo, na cidade de Sendai.


Corrida

“Consegui fazer uma boa largada e me posicionei bem na curva 1. Durante a prova, tentei de todas as formas a aproximação ao Nakayama, e na última volta vi a oportunidade quando um retardatário tirou um pouco da velocidade dele. Ele se defendeu e eu tentei por fora, foi um risco que felizmente deu certo”.

Temporada

“O pódio de hoje mostra o bom trabalho e dedicação de todos. Não tem sido uma temporada nada fácil, e resultados como esse, nas circunstâncias de diferenças de modelos de carros, são para comemorar. Me sinto bem pilotando para a equipe e estamos entrosados”.

Fotos equipe © Rogério Lima 23 モータースポーツ

Augusto Farfus termina em nono lugar em Zandvoort.


Piloto largou bem e ganhou inúmeras posições na primeira volta. Curitibano atingiu objetivo de terminar prova na zona de pontuação. Prejudicado no treino classificatório em função das constantes mudanças de pista, Augusto Farfus traçou um objetivo claro para a sétima etapa do DTM, realizada neste domingo no circuito de Zandvoort, na Holanda. Largando da 20ª posição, o curitibano fez uma prova de recuperação e cruzou em nono, atingindo a meta de terminar a corrida na zona de pontuação.

O italiano Edoardo Mortara, da Audi, venceu pela segunda vez na temporada. Farfus, que compete com um modelo M3 da BMW, adotou uma estratégia agressiva para a prova. O piloto largou bem e logo na primeira volta ultrapassou seis carros. No meio do pelotão, conseguiu se livrar das confusões e manteve um ritmo forte durante toda a corrida. Mesmo com duas intervenções do Safety Car e com a garoa que caiu no meio da prova, o curitibano manteve pneus slicks e recebeu a bandeirada na nona posição.

Após sete etapas, Farfus ocupa o nono lugar na tabela de classificação com 19 pontos. O inglês Gary Paffett lidera a temporada com 109. A próxima etapa do DTM será realizada no circuito alemão de Oschersleben, dia 16 de setembro.

Sétima etapa

“Foi uma prova difícil devido à minha posição de largada. Ontem tivemos problemas com as condições da pista, que mudou constantemente no final do treino. Largando lá de trás, o objetivo de início era evitar os toques e fugir das confusões. Consegui fazer uma boa largada e ultrapassei bastante gente. Depois, o carro se comportou muito bem ao longo da prova. Mantive um ritmo forte com o objetivo de chegar à zona de pontuação. No final, pelas circunstâncias do final de semana, foi um bom resultado”.

Os dez primeiros na etapa de Zandvoort:

1 - Edoardo Mortara (ITA) - Audi - 1h16:17s679
2 - Mike Rockenfeller (ALE) - Audi - a 1s513
3 - Mattias Ekstrom (SUE) - Audi - a 8s417
4 - Jamie Green (ING) - Mercedes - a 13s283
5 - Adrien Tambay (FRA) - Audi - a 21s313
6 - Bruno Spengler (CAN) - BMW - a 26s397
7 - Gary Paffett (ING) - Mercedes - a 33s791
8 - Dirk Werner (ALE) - BMW - a 33s923
9 - Augusto Farfus (BRA) - BMW - a 34s706
10 Ralf Schumacher (ALE) - Mercedes - a 36s380

Foto BMW - Fonte Eversports 

domingo, 26 de agosto de 2012

F3 Japan vitória de Nojiri em Okayama Rod 10


Tomoki Nojiri, da equipe HFDP Racing, enfim conseguiu superar o domínio de Hirakawa na F3 Japan e venceu a segunda prova do final de semana realizada no circuito de Okayama neste domingo (26). Com temperaturas altas durante as provas, o desgaste de pneus foi um dos fatores determinantes e as equipes que souberam administrar saíram com bons resultados.

O líder do campeonato Ryo Hirakawa, chegou em segundo e completando o pódio o brasileiro Rafael Suzuki, da equipe Toda Fightex Racing, que fez uma excelente prova, pois largou em sétimo e com um ritmo forte foi conquistando várias posições na prova que teve 25 voltas.

Resultado da 10ª etapa em Okayama

1 - Tomoki Nojiri (HFDP Racing F312)
2 - Ryo Hirakawa (Hiroshima Toyopet F312)
3 - Rafael Suzuki (Toda Fightex F308)
4 - Yuichi Nakayama (Petronas Tom's F312)
5 - Daiki Sasaki (S Road NDDP Racing F306)
6 - Hideki Yamauchi (B-Max F312)
7 - Kazuki Hiramine (HFDP Racing F307)
8 - Katsuta Takamoto (TDP Spirit F307)
9 - Matthew Howson (SGC by KCMG F308)
10 Gary Thompson (SGC by KCMG F307)
11 Hiroshi Koizumi (Net Move F306)
12 Motiyoshi Yoshida (B-Max F306)
13 Ryugo Shimada (C-Factory F308)

Fotos equipe © Rogério Lima 23 モータースポーツ

Matheus Iorio avalia como ‘positiva’ participação no Paulista de Kart em Nova Odessa.


Matheus Iorio terminou as duas baterias do Campeonato Paulista de Kart, realizadas neste sábado no kartódromo M.Moa, em Nova Odessa, interior de São Paulo, na nona e terceira posições, respectivamente. O piloto classificou como ‘positiva’ sua participação no campeonato, já que o importante foi ganhar ritmo de corrida e desenvolver seu kart.

Na primeira bateria, Iorio fez o quinto tempo na classificação. Porém, como um dos pilotos que estavam à sua frente foi desclassificado, passou para a quarta posição. Na corrida, Iorio manteve a posição e passou a pressionar o quarto colocado. Na tentativa de ultrapassagem, os dois se envolveram em um acidente. Iorio, no entanto, conseguiu retornar à disputa e terminou na nona posição.

Já na segunda prova, o piloto largou em nono, realizou uma prova de recuperação e terminou na terceira posição. O próximo desafio do piloto será na Copa São Paulo Light, na Aldeia da Serra.

Corridas

“Foi um final de semana muito proveitoso. Deu para pegar um pouco mais de ritmo de corrida e desenvolver o kart. Tivemos um pouquinho de trabalho para encontrar o melhor acerto, mas hoje conseguimos resolver essa questão. A pista é muito boa, difícil, com muitas curvas de baixa e retas longas. Exige bastante do piloto, acho que estamos bem preparados para os próximos campeonatos”.

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports  

Augusto Farfus larga da 20ª posição em Zandvoort.


Piloto liderava a primeira parte da classificação na Holanda. Em cinco minutos, Farfus caiu da primeira para a antepenúltima posição do grid.

O treino classificatório para a sétima etapa do DTM, realizado neste sábado no circuito de Zandvoort, na Holanda, foi cheio de alternativas. O mau tempo contribuiu para mexer no grid de largada e inverter as posições entre os pilotos. Augusto Farfus, que compete pela equipe RBM, foi um dos prejudicados pelas constantes mudanças da pista e largará da 20ª posição, com o tempo de 1:33s285. A pole ficou com o alemão Timo Scheider, da Audi, que estabeleceu 1:32s365.

Farfus tinha um carro muito bem acertado e estava satisfeito com o desempenho do modelo M3 da BMW. Faltando cinco minutos para terminar a primeira parte da classificação, o curitibano estava na primeira posição. Porém, as condições da pista começaram a melhorar e todos os pilotos que estavam em voltas rápidas melhoraram seus tempos. Como o brasileiro foi para os boxes, não teve tempo suficiente para voltar à disputa e passar para o Q2.


O outro piloto da BMW, Bruno Spengler, sofreu com o mesmo problema e também largará do final do grid, em 18º lugar. A Audi colocou cinco carros nas cinco primeiras posições. A largada da sétima etapa do DTM está prevista para acontecer às 21 horas, horário do Japão.

Classificação

“No início do treino, as condições da pista não estavam muito boas. Registrei a melhor volta do Q1 e optamos por permanecer na garagem para poupar um jogo de pneus. Porém, quando faltavam alguns minutos para terminar a sessão, a pista melhorou muito e todos os pilotos que estavam com volta aberta baixaram seus tempos. Em dois minutos, perdi 16 posições e quando vi que teria que retornar à pista não tinha mais tempo suficiente para marcar tempo. A partir de agora, vamos ter que trabalhar em uma estratégia mais agressiva e tentar terminar na zona de pontuação”.

Os mais rápidos do treino classificatório:

1 - Timo Scheider (ALE) - Audi - 1:32s365
2 - Mike Rockenfeller (ALE) - Audi - 1:32s615
3 - Filipe Albuquerque (POR) - Audi - 1:32s936
4 - Edoardo Mortara (ITA) - Audi - 1:33s094
5 - Mattias Ekstrom (SUE) - Audi - 1:31s605
6 - Jamie Green (ING) - Mercedes - 1:31s643
7 - Dirk Werner (ALE) - BMW - 1:31s767
8 - Gary Paffett (ING) - Mercedes - 1:31s820
9 - Christian Vietoris (ALE) - Mercedes - 1:31s973
10 Adrien Tambay (FRA) - Audi - 1:32s127
20 Augusto Farfus (BRA) - BMW - 1:33s285

Fotos BMW - Fonte Eversports 

sábado, 25 de agosto de 2012

F3 Japan vitória de Hirakawa em Okayama Rod 9


Ryo Hirakawa, da equipe Hiroshima Toyopet, conquistou neste sábado (25), no circuito de Okayama a sétima vitória na temporada da F3 Japan. Na abertura da rodada dupla do final de semana, Hirakawa mais uma vez foi preciso e conseguiu manter o domínio da prova de ponta a ponta.

Tomoki Nojiri, da equipe HFDP Racing, chegou em segundo e largará na pole na corrida deste domingo, ele ainda conseguiu a volta mais rápida do dia ao cravar 1:28s403 média de 150.796 Km/h, no início da corrida. Yuichi Nakayama, da equipe Petronas Tom's, completou o pódio.


O brasileiro Rafael Suzuki, da equipe Toda Fightex Racing, que foi o segundo colocado nos treinos livres de sexta-feira, chegou em quarto, após largar da mesma posição. Na corrida deste domingo, Suzuki largará em sétimo. Como os pontos de ultrapassagens são poucos, o piloto paulista terá que conseguir uma boa largada para sair de Okayama com um melhor resultado.

Muitos leitores me perguntam sobre quanto tempo é dedicado as sessões de treinos de classificação, pois nem sempre é possível identificar na transmissão via internet e o site oficial demora muito para divulgar no idioma inglês. Vale ressaltar que o treinos de classificação para as provas são realizados aos sábados pela manhã, 15 minutos para a primeira prova e 10 para a segunda, com apenas 5 minutos de intervalo.

Resultado da 9ª etapa em Okayama

1 - Ryo Hirakawa (Hiroshima Toyopet F312)
2 - Tomoki Nojiri (HFDP Racing F312)
3 - Yuichi Nakayama (Petronas Tom's F312)
4 - Rafael Suzuki (Toda Fightex F308)
5 - Hideki Yamauchi (B-Max F312)
6 - Richard Bradley (Petronas Tom's F312)
7 - Daiki Sasaki (S Road NDDP Racing F306)
8 - Kazuki Hiramine (HFDP Racing F307)
9 - Gary Thompson (SGC by KCMG F307)
10 Katsuta Takamoto (TDP Spirit F307)
11 Matthew Howson (SGC by KCMG F308)
12 Hiroshi Koizumi (Net Move F306)
13 Ryugo Shimada (C-Factory F308)
14 Motiyoshi Yoshida (B-Max F306)

Fotos equipe © Rogério Lima 23 モータースポーツ

Augusto Farfus inicia preparação para etapa de Zandvoort do DTM.


Piloto teve muito pouco tempo de treino para acertar o equipamento devido a um incidente nos boxes envolvendo o piloto Ralf Schumacher.

Augusto Farfus teve muito pouco tempo de atividade para acertar o modelo M3 da BMW no primeiro treino livre desta sexta, válido pela sétima etapa do DTM e que foi realizado no circuito de Zandvoort, na Holanda. Ao invés dos 90 minutos tradicionais de sessão, o piloto participou apenas de 45 minutos em função de um acidente em uma das paradas de box de Ralf Schumacher. O mais rápido do dia foi o inglês Jamie Green, da Mercedes, que cravou 1:33s427.

O curitibano aproveitou os ensaios para fazer o reconhecimento do traçado de 4.307 metros, já que há cinco anos não disputa uma prova em Zandvoort. Farfus testou alguns acertos para o M3 e não utilizou pneus novos em suas voltas. O piloto aposta em um bom desempenho no segundo treino livre e na classificação.

Sexta-feira

“Foi um dia difícil, já que não tivemos tempo suficiente para encontrar o melhor acerto do equipamento em função de um acidente nos boxes. Tivemos apenas 45 minutos de treino e me preocupei em me adaptar à pista novamente. Não tivemos nenhum tipo de problema no carro e não usei pneus novos. Por isso, acredito que teremos um bom resultado nos treinos de amanhã”.

Os mais rápidos do primeiro treino:

1 - Jamie Green (ING) - Mercedes - 1:33s427
2 - Roberto Merhi (ESP) - Mercedes - a 0s226
3 - Bruno Spengler (CAN) - BMW - a 0s667
4 - David Coulthard (ESC) - Mercedes - a 0s696
5 - Robert Wickens (CAN) - Mercedes - a 0s977
6 - Filipe Albuquerque (POR) - Audi - a 1s083
7 - Edoardo Mortara (ITA) - Audi - a 1s098
8 - Susie Wolff (ING) - Mercedes - a 1s204
9 - Ralf Schumacher (ALE) - Mercedes - a 1s232
10 Gary Paffett (ING) - Mercedes - a 1s250
17 Augusto Farfus (BRA) - BMW - a 1s649

Foto BMW – Fonte Eversports

Matheus Iorio busca recuperação no Paulista de Kart, em Nova Odessa.


Piloto deu algumas voltas na última semana no novo kartódromo e acredita em bom resultado para subir na classificação.

Os bons resultados obtidos nas últimas etapas da Copa São Paulo Light de Kart animam o paulista Matheus Iorio para a disputa da quarta rodada dupla do Campeonato Paulista, que será realizada neste sábado (25), em Nova Odessa (SP), e acontece junto da 8ª edição do Super Kart Brasil. O piloto compete na categoria Sprinter, e, está na 7ª posição no geral - não participou de uma etapa, mas espera conquistar pontos importantes para subir na classificação.

Diferente da maioria dos concorrentes, Matheus já teve a chance de dar algumas voltas no kartódromo M.Moa na última semana, quando participou de uma corrida de inauguração da pista. O paulista acredita que isso será um ponto positivo na busca por vitórias. Iorio já ganhou uma corrida no campeonato, disputada no traçado invertido do kartódromo da Aldeia da Serra, em maio.

Campeonato

“A expectativa para a etapa do Paulista é muito boa. Estamos fazendo um bom trabalho no Light e os pilotos que vamos enfrentar são praticamente os mesmos, então, acho que poderemos brigar por um lugar no pódio ou até mesmo por vitórias. Quero somar pontos para melhorar na classificação geral”.

Kartódromo M.Moa

“A pista do novo kartódromo é muito desafiadora e exige bastante do físico, mas acho que posso tirar alguma vantagem por já ter andado lá na semana passada. Além disso, o fato de corrermos junto com o SKB vai nos ajudar, já que podemos aprender observando os pilotos mais experientes que estarão lá, como eles aproveitam melhor as curvas e outros pontos do traçado, por exemplo”.

Foto Cris Reis - Fonte Eversports

Gianluca Petecof quer manter os bons resultados no SKB 08.


Na recém inaugurada pista em Nova Odessa, paulista irá disputar a competição pela quarta vez no ano, na categoria Super Cadete. Gianluca Petecof é o atual campeão do Super Kart Brasil. Na última edição, realizada em maio, no kartódromo da Aldeia da Serra (SP), o paulista venceu a competição de forma invicta, ao ganhar as quatro baterias da disputa, e ainda se tornou, aos 9 anos, o mais jovem piloto a ser campeão na categoria Super Cadete.

O retrospecto, porém, não traz pressão à Petecof, que tem como principal objetivo manter o bom trabalho realizado na temporada durante a 8ª edição do SKB, que acontece neste final de semana (25 e 26), na cidade de Nova Odessa (SP).

O recém inaugurado kartódromo M.Moa será um desafio a mais, segundo o competidor, mas também um fator positivo, já que coloca todos os pilotos em condições de igualdade, por ninguém estar mais ou menos acostumado a treinar na pista.

Essa será a quarta vez que Gianluca disputa o Super Kart Brasil, uma das principais competições nacionais, todas elas neste ano. No SKB 05, primeira disputa do paulista na temporada (aconteceu em janeiro, em Interlagos), Petecof venceu uma das baterias, se tornando assim também o piloto mais novo a vencer uma prova na categoria Super Cadete.

Competitividade

“Consegui bons resultados no SKB neste ano, então, a expectativa é de manter o bom trabalho. Pelo fato da pista ser nova, todos os pilotos vão começar do zero, e quem se adaptar melhor ao traçado e conseguir um bom acerto para o kart, sairá na frente. As disputas do SKB são sempre muito acirradas, mas espero continuar evoluindo nas pistas e brigando por vitórias”.

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rafael Suzuki começa etapa de Okayama com 2º lugar nos treinos livres.


Paulista já conquistou duas vitórias na pista que recebe a quinta etapa da Fórmula 3 Japonesa. Além disso, é o circuito em que o piloto treinou mais vezes na categoria.

O verão japonês se fez presente nesta sexta-feira no circuito de Okayama. Com 36 graus de temperatura ambiente e mais de 60 graus na pista, foram disputados os dois treinos livres da quinta etapa da Fórmula 3 Japonesa. O brasileiro Rafael Suzuki conseguiu um bom desempenho e terminou o dia na 2ª posição, a 0.335 do primeiro colocado, Ryo Hirakawa.

A pista de Okayama traz boas lembranças ao piloto, já que em 2010, quando fazia sua primeira temporada na categoria, o paulista marcou uma pole position e venceu as duas provas da etapa. Além disso, a pista é a “casa” da equipe Toda Racing e onde Rafael realizou mais treinos em dois anos no Japão.

Todos esses fatores fazem com que as expectativas de um bom resultado nesta rodada dupla sejam ainda maiores. A evolução no desenvolvimento do carro apresentadas nas últimas corridas também é animadora e, com uma melhora na classificação, as chances de um lugar no pódio são boas. As tomadas de tempo e a primeira corrida acontecem neste sábado, enquanto a segunda prova será realizada no domingo.

Expectativa

“Tivemos um bom começo aqui em Okayama, e, espero melhorar na classificação em relação às corridas anteriores. Uma boa posição de largada é muito determinante, já que as corridas são curtas e sem variáveis. Se conseguirmos começar na frente, as nossas chances aumentam”.

Okayama

“É um traçado que eu gosto, apesar de não ter muitos pontos de ultrapassagem. Foi a pista em que mais treinamos, mas o calor nessa época do ano é forte, então temos que trabalhar muito no acerto, pois o desgaste de pneus é grande”.

Foto Junya Sasaki 

Kamui Kobayashi, prévia sobre o GP da Bélgica...


Após as férias de verão da F1, as equipes começam a se preparar para o próximo compromisso da categoria que será o GP da Bélgica, a prova prevista para ser realizada no início do mês de setembro, no desafiador circuito de Spa-Francorchamps, que tem uma extensão de mais de 7 kms é muito aguardada por todos os fãs da F1.

A famosa curva Eau-Rouge é palco de vários “pegas” e já protagonizou muitos acidentes ao longo de sua história. O piloto japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, disse que o circuito de Spa é um de seus favoritos. “Eu gosto de suas curvas de alta velocidade e também gosto de como a pista está integrada a paisagem com muito verde. Isto dá uma atmosfera muito especial. No entanto, o tempo é muito imprevisível e pode influenciar na qualificação ou na corrida de forma significativa”.

“Por ter um comprimento maior, as vezes pode acontecer que uma parte da pista estar seca e a outra completamente molhada. Mas estou confiante de que podemos ser muito competitivos em todos os tipos de condições em Spa, porque as características desta pista com suas curvas rápidas devem adequar nosso carro. Eu estou realmente ansioso para esta corrida” - concluiu.  

Spa-Francorchamps continuará no calendário da F1 por mais 3 anos...


Jean-Claude Marcourt, Ministro da Economia, anunciou que o circuito de Spa-Francorchamps prorrogou o contrato para sediar o GP da Bélgica de Fórmula 1 por mais 3 anos. A prova que estava ameaçada por questões financeiras, continuará no calendário da categoria até 2015 e não fará o revesamento com o GP da França, como havia sugerido o governo francês.

Com o novo contrato entre os organizadores do GP belga e Bernie Ecclestone, o retorno do GP francês é que corre risco, pois não havendo a alternância entre as duas provas, ficará mais complicado um acordo para a próxima temporada, que já tem confirmada uma nova etapa nos EUA, no circuito de rua de Nova Jersey.

Foto Getty Imagens

Família Croce disputa etapa do Paulista de Kart em Nova Odessa.


Pilotos participam da quarta etapa do campeonato no maior kartódromo do mundo, junto com o SKB. A família Croce, integrada por Fernando, Daniel, Allan e Lucca Croce, disputará neste final de semana a quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart, que será realizada junto com o Super Kart Brasil (SKB) no novíssimo kartódromo M.Moa, em Nova Odessa, interior de São Paulo.

A pista, que foi inaugurada há menos de um mês e possui 172 opções de traçado, é a maior do mundo e, traz novos desafios para os pilotos. Para os irmãos Fernando e Daniel, o traçado é bem complexo e não permite erros. Os dois aproveitaram os primeiros treinos livres desta quinta para conhecer bem o circuito e acertar o kart. No geral, Fernando aprovou o primeiro dia de atividades.

Já Allan e Lucca retornam a uma competição oficial depois de duas semanas. Na sexta etapa da Copa São Paulo Light, realizada na Aldeia da Serra, os dois acompanharam bem o ritmo dos ponteiros, mas enfrentaram problemas com o kart e perderam posições. Agora, ambos buscam a vitória na nova pista.

Fernando G. Croce

“Gostei muito do traçado. Achei uma pista bem complexa e de difícil pilotagem. As zebras são altas e se o piloto cometer qualquer tipo de erro será prejudicado. Tem que ser bom de braço para guiar aqui. Os treinos foram bons, mas ainda temos que melhor alguns aspectos do kart”.

Lucca Croce

“Estou ansioso para participar de minha primeira prova no kartódromo M.Moa. Pelos primeiros treinos, deu para ver que é um traçado complexo e difícil. Nosso kart está muito bem acertado e temos boas chances de andar entre os primeiros”.

Allan Croce

“Vamos com tudo em busca da vitória. Pelo fato de não conhecermos a pista, teremos um aprendizado a mais no final de semana. Temos chances de obter um bom resultado. Estou animado para a prova”.

Foto Jackson de Souza - Fonte Eversports

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lucas di Grassi disputará pela Audi etapa do Mundial de Endurance...


O brasileiro Lucas di Grassi, que atualmente é piloto de testes da Pirelli, correrá pela Audi a etapa do Mundial de Endurance da FIA (WEC) que será disputada em Interlagos - São Paulo, no próximo dia 15 de setembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, com as presenças do bicampeão mundial de F1, Emerson Fittipaldi, organizador da prova e de Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo.

O paulista de 28 anos, que correu a temporada 2010 da F1 pela equipe Virgin, atual Marussia, guiará o carro de número #2 da Audi. O modelo R18 TDI ultra, competirá nas 6 Horas de São Paulo, quinta etapa da competição, com o trio formado pelos pilotos: Tom Kristensen, Allan McNish e Lucas di Grassi.

A equipe que venceu 11 das últimas 13 provas da tradicional 24 Horas de Le Mans, é uma das favoritas na prova em Interlagos. Di Grassi, disse na coletiva que: “É um prazer estar numa equipe tão profissional e bem estruturada como a Audi. É um time com uma organização impressionante, faz um trabalho que me fez sentir melhor até do que numa equipe de Fórmula 1. E ser convidado para guiar o carro que está liderando o campeonato, ao lado de lendas do endurance como o Kristensen e o McNish, não acontece todo dia. Vai ser mais do que um trabalho árduo, mas é uma oportunidade incrível para a minha carreira” - concluiu.

O Mundial de Endurance é organizado desde 2010 pelo Automobile Club de L’Ouest, idealizador e responsável pelas 24 Horas de Le Mans. O contrato de Lucas é válido apenas para a prova de Interlagos, no entanto a continuidade desta parceira seria importantíssima para a carreira do jovem piloto.  

Foto divulgação

Na Holanda, Augusto Farfus prevê equilíbrio entre marcas na sétima etapa do DTM...


Piloto acredita que BMW, Audi e Mercedes brigarão pela vitória. Restando quatro etapas, campeonato entra em fase decisiva.

A sétima etapa do DTM acontecerá neste final de semana no tradicional circuito de Zandvoort, na Holanda. Além de começar a definir quem brigará pelo título do campeonato, o piloto Augusto Farfus acredita que a disputa pela vitória será ainda mais intensa devido à fase final da temporada. O curitibano tem como objetivo subir na tabela de classificação e finalizar a prova entre os cinco primeiros.

Farfus tem boas lembranças do circuito de Zandvoort. O piloto disputou apenas uma prova no circuito, quando competia pelo WTCC e conquistou um segundo lugar. O curitibano afirma que a pista se adapta às características do modelo M3 DTM, já que possui muitas curvas de alta velocidade. Além disso, a vitória da BMW com Bruno Spengler em Nurburgring, no último final de semana, trouxe mais motivação para a equipe.

Para Augusto, a BMW terá ainda mais trabalho na prova de Zandvoort. Restando apenas quatro etapas para o fim da temporada, o piloto prevê que Audi e Mercedes virão fortes na tentativa de sair da Holanda na liderança da classificação. No momento, Gary Paffett, da Mercedes, lidera a competição com 103 pontos. Farfus é o 10° colocado com 17 pontos.

Expectativa

“Acho que vai ser uma prova ainda mais competitiva em relação às outras, tendo em vista que o campeonato começa a definir quem brigará pelo título. Acredito que nosso carro terá condições de brigar lá na frente, já que a BMW vem de um bom trabalho na última corrida. A pista também é favorável e exige bastante da aerodinâmica, que é um dos pontos fortes do modelo M3”.

Fonte Eversports 

Em Nova Odessa, Paulo Victor busca primeiro título no SKB...


Piloto de Belo Horizonte disputará pela terceira vez o Super Kart Brasil, que será realizado no novíssimo kartódromo M.Moa.

Líder da Copa São Paulo Light de Kart na categoria Júnior Menor, o piloto Paulo Victor tentará conquistar o título da oitava edição do Super Kart Brasil, um dos principais torneios da modalidade, que acontecerá neste final de semana no novíssimo kartódromo M.Moa, em Nova Odessa, interior de São Paulo. Vencedor das duas últimas etapas do Light, o mineiro de Belo Horizonte está confiante para as provas de sábado e domingo.

Paulo Victor inicia a preparação para as corridas nos treinos livres desta quinta. Mesmo sem conhecer o traçado, o piloto acredita que não terá problemas de adaptação, já que aprende rápido circuitos desconhecidos. Nos dois primeiros dias de atividades, Paulo Victor testará o acerto do equipamento e outros componentes do kart. Depois, partirá em busca de seu primeiro título no SKB.

Nas duas edições que participou, o piloto foi o mais rápido na soma dos tempos do primeiro dia de atividade da primeira edição. No segundo torneio, Victor se envolveu em acidentes e não completou a prova.

Super Kart Brasil

“Estou muito animado por poder participar de mais um SKB. Tenho mais experiência e estou empolgado com minhas vitórias no Paulista de Kart. Nosso kart está muito bom e vou brigar pelas primeiras posições na minha categoria. A pista parece ser fantástica e mesmo sem conhecer o traçado, acredito que não terei problemas de adaptação. Se é novo para mim é novo também para a maioria dos competidores”.

Foto Maurício Villela - Fonte Eversports 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ルーカス・ディ・グラッシ、アウディから世界耐久選手権に参戦.


ルーカス・ディ・グラッシが、9月15日にインテルラゴスで開催されるWEC第5戦 サンパウロ6時間レースにアウディから参戦することが発表された.

2010年にヴァージンでF1デビューし、現在ピレリのテストドライバーを務めるルーカス・ディ・グラッシは、トム・クリステンセンとアラン・マクニッシュとともに#2 R18 TDI ultraを走らせる. 

ブラジル人として初めてアウディのスポーツカードライバーに起用されるルーカス・ディ・グラッシは「WECレースは、アウディとともに地元で注目を集める素晴らしい機会だ」とコメント.

これまでテストでしか経験したことがないけど、耐久レースはモータースポーツの魅力的な試練だ.

とりわけ、アラン・マクニッシュやトム・クリステンセンのような大御所達とアウディでWECでのデビューを飾れることに興奮している.

ルーカス・ディ・グラッシは、レース契約を結ぶ前にラウジッツリンクで R18 ultraをテストした. アウディのチーム代表ウォルフガング・ウルリッヒは「それが彼とサインする動機を我々に与えたと述べた. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Em Nurburgring, Augusto Farfus termina sexta etapa do DTM na 10ª posição.


Piloto largou em sexto, mas perdeu rendimento ao longo da prova. Bruno Spengler, da BMW, venceu pela segunda vez na temporada 2012.

A perda de rendimento do modelo M3 no último trecho da sexta etapa do DTM prejudicou o resultado de Augusto Farfus no final da prova, que aconteceu neste domingo (19), no circuito de Nurburgring, na Alemanha. O curitibano concluiu as 49 voltas da corrida na 10ª posição, em 1h11m46s533, e mantém a mesma posição na tabela de classificação com 17 pontos. O canadense Bruno Spengler, da BMW, foi o vencedor da prova.

Farfus largou da sexta posição e tinha boas condições de conquistar seu segundo pódio na temporada. Porém, perdeu algumas posições na largada e caiu para a nona posição. O rendimento do modelo M3 DTM foi muito bom na segunda perna da corrida, mas caiu na fase final e deixou o curitibano no pelotão intermediário.

A próxima etapa do DTM acontecerá no próximo domingo, no circuito holandês de Zandvoort, na Holanda.

Corrida

“Claro que o resultado não foi o que imaginávamos. Perdemos muito rendimento na parte final da prova e não tinha condições de andar mais rápido. Não fiz uma largada boa e isso também prejudicou um pouco nosso ritmo de corrida, principalmente no início da prova”.

Os 10 primeiros colocados em Nurburgring:

1 - Bruno Spengler (CAN) - BMW
2 - Edoardo Mortara (ITA) - Audi
3 - Martin Tomczyk (ALE) - BMW
4 - Jamie Green (ING) - Mercedes
5 - Mike Rockenfeller (ALE) - Audi
6 - Gary Paffett (ING) - Mercedes
7 - Robert Wickens (CAN) - Mercedes
8 - Filipe Albuquerque (POR) - Audi
9 - Timo Scheider (ALE) - Audi
10 Augusto Farfus (BRA) - BMW  

Fonte Eversports