sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tributo a Nelson Piquet em fotos...


Para encerrar o ano de 2011 quero deixar aqui um vídeo sobre o piloto brasileiro Nelson Piquet, que para mim sempre será o número um da F1, como sou um grande fã do tri-campeão deixei para a última postagem do ano o belo tributo em homenagem a carreira de Piquet. A foto que ilustra o post foi tirada na etapa do GP do Brasil deste ano. No domingo antes da corrida o ex-piloto deu algumas voltas no circuito de Interlagos, com a Bhabham BT49, carro da conquista de seu primeiro título mundial. Confira as imagens :  

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jarno Trulli criticou os pilotos “pagantes” na F1...


O veterano piloto italiano Jarno Trulli, em entrevista ao jornal italiano “La Repubblica”, criticou a atitude de certas equipes da Fórmula 1 que contratam pilotos “pagantes”, o piloto da Caterham, que está na categoria desde 1996, disse que decisões baseadas no apoio financeiro para ele não é válida. “Algumas equipes são pequenas e para sobreviver precisam alugar suas vagas, não existe regras, mas é verdade que aqueles que pagam são menos acostumados a sofrer, são menos comprometidos”.

Trulli, deu como exemplo o caso da Lotus nesta temporada, a equipe anglo-francesa após o acidente com o piloto polonês Robert Kubica, ficou sem um líder dentro da equipe, o russo Vitaly Petrov, não tinha condições de liderar a equipe e o alemão Nick Heidfeld que substituiu Kubica, não teve boas atuações e em seu lugar foi contratado o brasileiro Bruno Senna, que segundo Trulli, mostrou que não era bom o suficiente e com isso perdeu a vaga para o francês Romain Grosjean.

Na verdade as equipes buscam sempre encontrar o equilíbrio certo entre talento e razões financeiras, esse fato é antigo na categoria, mesmo nos times grandes nem sempre uma grande promessa tem a vida fácil na F1; entretanto sem o dinheiro de seus patrocinadores fica mais complicado. Ainda restam duas vagas em aberto para a temporada 2012 da F1, quem ficará com elas ?  

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Calendário da Fórmula Nippon e Super GT para 2012...


A All Japan Championship, anunciou o calendário oficial para a temporada 2012 da Fórmula Nippon e Super GT, ambas terão início no mês de abril. Na categoria F-Nippon serão 7 etapas disputadas em cinco circuitos. Já a Super GT terá oito etapas, com a primeira corrida no circuito de Okayama no dia 01/4.

Na Super GT categoria GT300, a Subaru fará a estreia do “novo” Hachiroku ou melhor do BRZ, modelo produzido em parceria com a Toyota que terá o motor do Subaru Impreza, o carro foi apresentado ao público no 42º Tokyo Motor Show, evento realizado no início do mês de dezembro. Outra novidade da categoria é a confirmação de uma etapa na Coréia do Sul para 2013, além da etapa em Sepang, na Malásia.


Sobre as duplas de pilotos e equipes que participarão da temporada 2012 da Super GT e Fórmula Nippon, ainda não foi divulgado oficialmente nada. Assim que sair o comunicado oficial estarei publicando aqui.

Confira o calendário da Super GT :

1 - Circuito de Okayama - 01/04
2 - Circuito de Fuji Speedway - 04/05
3 - Circuito de Sepang (Malásia) - 10/06
4 - Circuito de Sugo Sportland - 29/07
5 - Circuito de Suzuka - 19/08
6 - Circuito de Fuji Speedway - 16/09
7 - Circuito de Autopolis - 14/10
8 - Circuito de Twin Ring Motegi - 28/10

Confira o calendário da F-Nippon :

1 - Circuito de Suzuka - 15/04
2 - Circuito de Twin Ring Motegi - 13/05
3 - Circuito de Autopolis - 27/05
4 - Circuito de Fuji Speedway - 15/07
5 - Circuito de Twin Ring Motegi - 05/08
6 - Circuito de Sugo Sportland - 23/09
7 - Circuito de Suzuka - 04/11

Nos dias 10 e 11 de novembro será realizado a etapa de encerramento das categorias, no tradicional evento Fuji Sprint Cup, no circuito de Fuji Speedway, na província de Shizuoka, essa corrida não valerá pontos para o campeonato.    

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

NDA Racing...

Evento realizado em 17 de dezembro 2011, na Fazenda Capuava em Indaiatuba - São Paulo, que  novamente reuniu os fãs de carrões em mais uma edição do NDA Racing. Confira o show de fotos da equipe Hashimoto Motorsport 



Veja mais fotos como esta em PortalNippon



Veja mais fotos como esta em PortalNippon



Veja mais fotos como esta em PortalNippon

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Itaipava GT Brasil 10ª Etapa em São Paulo...


A última etapa do Itaipava GT Brasil, foi disputada no circuito de Interlagos, em São Paulo, nos dias (17) e (18), pela categoria GT3, com a quarta colocação na corrida do sábado a dupla Valdeno Brito e Matheus Stumpt, pilotando um Ford GT conquistaram o bicampeonato por antecipação. Na prova do sábado a dupla Xandy Negrão e Xandinho Negrão, vinham liderando até que um furo no pneu da Lamborghini estragou a corrida de pai e filho e a vitória caiu no colo da dupla Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio, que desde a estreia com o novo Mercedes-Benz SLS AMG, venceram três corridas consecutivas.

Pela categoria GT4, a dupla Marcello Sant’Anna e Christian Pons, com uma Ferrari Challenge, venceram pela primeira vez na corrida do sábado (17), em Interlagos, contando com uma pitada de sorte, pois no final da prova os lideres Valter Rossete e Fábio Grecco, com a Maserati Gran Turismo, abandonaram a disputa. Com os resultados o título ficou com a dupla Cristiano Federico e Caio Lara, pilotando um Aston Martin Vantage,  eles fizeram um campeonato bem equilibrado conquistando vitórias e pódios em quase todas as etapas.

No domingo na prova que encerrou a temporada 2011 da Itaipava GT Brasil, Valter Rossete e Fábio Grecco, desta vez não tiveram problemas e conquistaram a vitória com a Maserati Gran Turismo, com a soma dos resultados a dupla se tornou vice-campeã da GT4. A dupla Marçal Melo e William Freire, com o Ginetta G50, depois de uma temporada onde tiveram vários problemas no carro, chegaram em quarto lugar, repetindo o resultado do sábado.

Na GT3 uma chegada bem apertada, o piloto Wagner Ebrahim, pilotando um Audi R8 LMS, cruzou a linha com apenas 0s034 à frente de Sérgio Jimenez, com o Mercedes-Benz SLS AMG, quebrando assim a sequência de vitória da dupla Jimenez e Bonifácio. A dupla bi-campeã Matheus Stumpt e Valdeno Brito, chegaram em terceiro com o Ford GT.
A temporada 2012 da Itaipava GT Brasil começará em Março, com as primeiras corridas em Interlagos. Confira as fotos exclusivas tiradas pela equipe Hashimoto Motorsport.


Veja mais fotos como esta em PortalNippon





Veja mais fotos como esta em PortalNippon

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Luca di Montezemolo confiante em Felipe Massa para 2012...


O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse à imprensa inglesa que Felipe Massa, voltará a ter o desempenho que o levou a brigar pelo título mundial em 2008, o dirigente está confiante que para a próxima temporada Massa volte a conseguir boas atuações, ele também negou que o acidente sofrido pelo piloto brasileiro no treino classificatório para o GP da Hungria em 2009, foi a causa de seu fraco desempenho nos últimos dois anos.

Montezemolo, acredita que os pneus e as características do carro foram os culpados e, acrescentou que : “Um piloto não muda tanto em um ano. Ele foi muito rápido contra Kimi Raikkonen em 2007 e 2008. Não tem nada a ver com o acidente, Felipe será competitivo se nosso carro for competitivo” concluiu.

A Ferrari lançará o seu novo carro no início de fevereiro, antes dos testes da pré-temporada, a escuderia promete que fará os primeiros testes já com o novo modelo no circuito de Jerez de la Frontera. Segundo a imprensa italiana o carro de 2012 será bem diferente do usado este ano, pois venceu apenas uma corrida com o espanhol Fernando Alonso, no GP da Inglaterra.

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro a F1 estará realizando as primeiras sessões em Jerez e, antes da estreia da temporada 2012 fará mais dois testes coletivos em Barcelona. Felipe Massa, tem contrato com a escuderia Ferrari até o final de 2012 e precisará fazer uma bela temporada para não perder a sua “vaga” .   

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

João Paulo de Oliveira vence o Rally de São Paulo...


Na primeira edição do Rally de São Paulo, realizado no último domingo (18), no parque São Jorge na capital paulista, o brasileiro João Paulo de Oliveira, piloto que corre em duas categorias aqui no Japão, venceu o evento que foi idealizado por Rubens Barrichello. A chuva dificultou o trabalho dos pilotos e JP de Oliveira superou seus adversários para conquistar a vitória e levar pra casa o prêmio de R$ 175 mil reais.

Durante a fase de classificação o piloto da F1 Rubens Barrichello, foi eliminado pelo compatriota Hélio Castroneves, piloto da Indy Car, porém ele também foi superado por Antônio Pizzonia. Para chegar a final João Paulo derrotou a piloto Bia Figueiredo, da Indy Car.

Além do piloto da Super GT e F-Nippon, JP de Oliveira, completaram o pódio Lucas di Grassi, piloto de testes da Pirelli e Nelson Piquet Jr, piloto da Nascar World Truck Series. O modelo de carro utilizado no Rally foi o Mini Copper.  

Foto divulgação 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sauber lançará o C31 em fevereiro...


A equipe suíça Sauber, anunciou que fará o lançamento do novo carro para a temporada 2012 da F1 no dia 6 de fevereiro, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. O (C31), com motor Ferrari, será apresentado antes da primeira sessão de testes coletivos da pré-temporada da F1.

A dupla de pilotos continuará a mesma, o mexicano Sergio Perez e o japonês Kamui Kobayashi, que conseguiram o sétimo lugar no mundial de construtores estão ansiosos para os testes. Kobayashi, participará no dia 14 de Janeiro no circuito de Mobara, no Japão, de um corrida de kart com pilotos e ex-pilotos das categorias japonesas e fãs do esporte a motor.   

domingo, 18 de dezembro de 2011

Caterham passou no teste do colisão...


A equipe Caterham, ex-Team Lotus, anunciou no inicio da semana sua logomarca para a temporada 2012 da F1, e neste sábado disse que o novo carro foi aprovado pelo teste de colisão da FIA. A nomenclatura será (CT-01) e terá motores Renault e KERS.

O time de Tony Fernandes, foi uma das equipes que mais cresceu na temporada deste ano e, o diretor técnico Mike Gascoyne, está otimista para o próximo ano e a equipe confirmou sua dupla de pilotos que será o italiano Jarno Trulli e o finlandês Heikki Kovalainen, o lançamento oficial do novo carro não tem data confirmada.  

sábado, 17 de dezembro de 2011

Force Índia anuncia Paul di Resta e Nico Hulkenberg para 2012...


A equipe Force Índia, anunciou nesta sexta-feira a dupla de pilotos para a temporada 2012 da F1, sem muita surpresa, o escocês Paul di Resta foi confirmado e continuará no time e seu parceiro será o alemão Nico Hulkenberg, piloto que foi reserva em 2010.

Nico, assumirá o lugar do compatriota Adrian Sutil, que segundo os rumores deverá correr pela Williams, na vaga do brasileiro Rubens Barrichello. Hulkenberg, teve a chance durante a temporada 2011 de participar de várias sessões de treinos livres e conseguiu manter um bom ritmo, chegando a ser mais rápido que os titulares do time indiano. 

A dupla está confiante e ansiosa para começar os primeiros testes que serão realizados em Jerez de la Frontera. Nico disse : “Estou obviamente satisfeito em ficar na Force Índia e ganhar a chance de ser titular no próximo ano. Não foi fácil ficar na reserva neste ano, mas fiz o melhor para ajudar o time e mostrar do que sou capaz. Estou extremamente motivado para 2012 e gostaria de agradecer a todos por acreditarem e me darem esta chance, quero trabalhar e ajudar a desenvolver o novo carro”  - concluiu. 

O escocês Paul di Resta, que ganhou o título de piloto revelação do ano disse : “Estou realmente ansioso por minha segunda temporada na F1 para continuar a crescer e me desenvolver com a Force Índia. Eu disse sempre que adoro fazer parte desta equipe, eles são ambiciosos, têm fome de sucesso e trabalhamos bem juntos. Podemos pressionar as equipes maiores e dar mais um passo à frente. Quero agradecer à equipe por todo o trabalho duro e pelo apoio, vou descansar e voltar com as baterias recarregadas” - finalizou.

Vijay Mallya, dono da equipe indiana, agradeceu ao trabalho realizado por Sutil desde a temporada de 2007. Para a temporada 2012 da F1, restam apenas mais duas vagas, uma na Williams e outra na Hispania e, o número de pilotos de ponta sem vaga cresce a cada dia. Ainda sem contrato estão os ex-titulares, Sébastien Buemi, Jaime Alguersuari, Bruno Senna, Rubens Barrichello, Adrian Sutil, Vitantonio Liuzzi e Vitaly Petrov

Foto divulgação

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tokyo Motor Show foi um sucesso de público em 2011...


O 42º Tokyo Motor Show terminou no último domingo (11), totalizando um público de cerca de 852 mil visitantes, 14 fabricantes de automóveis nacionais e 21 estrangeiros, apresentaram as novidades do setor nos 7 dias de exposições, foram 53 lançamentos e as principais montadoras japonesas deram destaque para os carros com propulsores híbridos e elétricos.

O conceito ECO-CAR já é uma realidade, creio que em futuro bem próximo a tendência é as montadoras produzirem mais veículos assim, o tema deste ano foi : “O automóvel pode mudar o mundo”.

A mostra que foi realizada no Tokyo Big Sight, foi menor que nas edições anteriores realizadas no Makuhari Messe, em Chiba, mesmo assim as empresas japonesas mostraram sinais de recuperação, após o terremoto e tsunami de 11 de março e recentemente as inundações de fábricas japonesas na Tailândia, que prejudicou a produção em várias montadoras no Japão e suas filiais no exterior.


Algumas montadoras investem no desenvolvimento de carros funcionais, entre os veículos apresentados pela Toyota, está o Fun-Vii que pode ser controlado pelo Smartphone, através de um aplicativo no aparelho o proprietário poderá customizar imagens em sua carroceria e até enviar um comando para o carro estacionar sozinho.


Entre os carros esportivos a principal montadora japonesa, apresentou a volta do Hachiroku, famoso carro que é usado até hoje nas competições de drift, o novo “86” terá o preço baixo, em torno de 2 milhões de ienes e, motor fabricado pela Subaru. O presidente da Toyota, que também é piloto de corridas, participou de uma exibição no circuito de Fuji Speedway, dentro do evento anual “Toyota Gazoo Racing Festival” com  um modelo Hachiroku.


Uma novidade para a temporada 2012 da Super GT foi o lançamento do Subaru BRZ, o carro correrá na categoria GT300 e terá pneus Yokohama. A próxima edição do Tokyo Motor Show, deverá ser realizada em outubro de 2013.

Fotos cedidas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Toro Rosso anuncia Vergne e Ricciardo para 2012...


E a equipe Torro Rosso resolveu surpreender ao anunciar sua dupla de pilotos para a temporada 2012 da F1, saem o suíço Sébastien Buemi e o espanhol Jaime Alguersuari e entra o francês Jean-Eric Vergne e o australiano Daniel Ricciardo, ex-piloto da equipe Hispania.

Apesar dos rumores de que a atual dupla iria renovar, a equipe dos touros vermelhos fez o mesmo que a equipe anglo-francesa Lotus e trocou a dupla de pilotos. O australiano Daniel Ricciardo, que em 2010 impressionou nos testes para jovens pilotos em Abu Dhabi pela equipe RBR, fez um primeiro ano na categoria pela equipe Hispania para ganhar experiência e seu nome era cotado para assumir uma vaga tanto na Toro Rosso quanto na RBR, em uma possível saída do compatriota Mark Webber.

Já o francês Vergne, repetiu a receita de Ricciardo nos testes para jovens pilotos no mês de novembro deste ano e, nos três dias ele foi o piloto mais rápido com a RBR, a surpresa é que Vergne não era cotado para “titular” e sim para piloto reserva, porém a Toro Rosso no comunicado enviado a imprensa, deixou claro que a equipe foi criada para oferecer a primeira chance real na F1 para pilotos que fazem parte do programa de jovens pilotos da Red Bull.

Franz Tost, chefe da equipe italiana disse “Estou feliz por termos conseguido uma decisão rápida sobre nossos pilotos para 2012. Isto significa que podemos dar atenção total à próxima temporada, sem distrações, tanto Daniel quanto Jean-Eric provaram que têm valor nos últimos anos e espero que eles possam dar uma contribuição significativa para a equipe. Ricciardo já tem a experiência de alguns anos e Jean-Eric provou que consegue se adaptar rapidamente a um carro de F1” - concluiu.

O chefão da equipe ainda agradeceu a Buemi e Alguersuari pelo trabalho nas últimas três temporadas. Vergne será o terceiro francês no grid da F1, além dele, Romain Grosjean correrá pela Lotus e Charles Pic pela Marussia completam a nova safra de franceses na F1 em 2012.  

Foto divulgação

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Os lançamentos do 42º Tokyo Motor Show - Video

Roc Race of Champions 2011 - Romain Grosjean

Durante o final de semana da corrida dos campeões na Alemanha, disputada na Espirit Arena, em Düsseldorf, o francês Romain Grosjean, que hoje foi confirmado como titular na equipe Lotus para a temporada de 2012, deu umas voltas na pista com dois fãs ao seu lado no cockpit do carro de F1 preparado para 3 pessoas. Um fato interessante é que os patrocinadores no carro ainda eram a Gillete, que foi levada para o time anglo-francês pelo brasileiro Bruno Senna. Confira as imagens : 

Romain Grosjean será titular na Lotus em 2012...


E mais uma vez a equipe Lotus surpreendeu na decisão da dupla de pilotos para a temporada 2012 da F1, na semana passada a equipe anglo-francesa anunciou o retorno do finlandês Kimi Raikkonen, campeão mundial pela Ferrari em 2007, e nesta sexta-feira saiu o anuncio oficial da decisão da segunda vaga, o francês Romain Grosjean, correrá ao lado de Raikkonen.

O atual campeão da GP2, enfim conseguiu o apoio financeiro que ele tanto precisava para desbancar o russo Vitaly Petrov, piloto titular do time e com contrato para 2012 e o brasileiro Bruno Senna, que assumiu a posição de titular no GP da Bélgica, após a saída do alemão Nick Heidfeld.

O piloto francês já era contratado da Gravity Sport, empresa do Grupo Genii, dona da equipe e lutava por esta vaga, com a renovação de contrato com a petrolífera francesa Total, as chances do piloto da “casa” aumentou e talvez por isso o time tenha optado por Grosjean. Eric Boullier, chefão da Lotus, é presidente de uma empresa que gerencia a carreira do francês desde setembro de 2010 e Grosjean era um dos nomes “preferidos” por ele.

Após uma bela temporada na GP2 onde conseguiu o título com 35 pontos de vantagem sobre Luca Filippi, o novo piloto da Lotus retorna a F1 após dois anos correndo na categoria de acesso. Em sua passagem pela F1 na equipe Renault em 2009 ele não conseguiu bons resultados, porém nas duas chances que teve em 2011 nos treinos livres de sexta-feira em Abu Dhabi e Brasil, o jovem piloto obteve bons resultados, ficando à frente do brasileiro Bruno Senna, em Interlagos.

Para o brasileiro resta agora lutar pelas poucas vagas em aberto, quem sabe com o apoio dos patrocinadores que levaram Bruno Senna, ao cockpit da Lotus nesta temporada possam ajudar nesta empreitada. Já o russo Vitaly Petrov, que tinha uma situação complicada no time anglo-francês, poderá correr pela equipe Marussia ou até mesmo a Williams. A disputa pelas últimas vagas da F1 está imprevisível.

Foto divulgação

domingo, 4 de dezembro de 2011

Alemanha consegue o penta campeonato na Copa das Nações - ROC 2011


Com a dupla alemã Sebastian Vettel e Michael Schumacher, o país levou pela quinta vez consecutiva o título da Copa das Nações, no evento realizado na Espirit Arena, em Düsseldorf, na Alemanha. Cerca de 34 mil espectadores viram de perto o show do bicampeão mundial de F1 Sebastian Vettel, que levantou o público presente na noite deste sábado.  Confira no vídeo abaixo os melhores momentos da noite : 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

42º Tokyo Motor Show - Toyota Fun-Vii

Neste sábado, 03 de dezembro começa oficialmente o 42º Tokyo Motor Show, o evento deste ano terá menos carros em exposição do que nas edições anteriores, mas sem dúvida será imperdível. O evento foi aberto a imprensa e convidados nesta terça-feira, um dos lançamentos mais aguardados foi o Toyota Fun-Vii, carro conceito da montadora japonesa que pode ser controlado pelo Smartphone ! Confira no vídeo abaixo esse belo carro ...

Pastor Maldonado confirmado na Williams em 2012...


Na manhã de hoje a equipe Williams, enviou um comunicado anunciando a renovação de contrato com o venezuelano Pastor Maldonado, o time inglês também anunciou que o finlandês Valteri Bottas, atual campeão da GP3, será o piloto reserva e participará das sessões de treinos livres nas sextas-feiras em 15 GPs. A segunda vaga de titular na equipe ainda está em aberto, o brasileiro Rubens Barrichello, é um dos nomes de possíveis candidatos.

Na “briga” pela última vaga na Williams, especula-se que o alemão Adrian Sutil, piloto da Force Índia, que também não renovou com o time esteja na disputa e o russo Vitaly Petrov, da Lotus-Renault, que mesmo como contrato para 2012, tem sua situação na equipe anglo-francesa complicada, o time deu até dia 10/12 para Petrov resolver sua situação com a equipe, informação confirmada por sua empresária.

Frank Williams, falou sobre o jovem piloto venezuelano, que foi o companheiro de equipe Rubens Barrichello em 2011, Maldonado foi o responsável por conseguir as melhores posições de largada do time, ele foi o único titular que passou para o Q3 nesta temporada. “Pastor provou este ano que é não apenas rápido, mas também capaz de manter um ritmo de corrida forte e consistente. Sua prova em Mônaco foi fora de série, ele também está muito bem entrosado com a equipe Williams, contribuindo bastante com a fábrica e com nossos parceiros” - concluiu o dirigente.

Em 2012, a Williams correrá com os motores Renault, uma parceria campeã nos anos 90, sobre o comando do engenheiro Mike Coughlan, o novo modelo que deverá ter a nomenclatura de FW34, o time quer voltar a lutar por vitórias, creio que só de deixar o pelotão intermediário já é um bom começo.