quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Kimi Raikkonen será piloto da Lotus em 2012...


Ontem a tarde aqui no Japão eu estava conferindo alguns e-mail quando me deparei com o comunicado oficial da equipe Lotus-Renault, sobre o retorno à F1 do finlandês Kimi Raikkonen, campeão mundial pela Ferrari em 2007. Como eu estava no trabalho acabei somente comentando com alguns amigos sobre o assunto antes dos principais sites brasileiros especializados em F1 darem a notícia. Pois bem, hoje já não é mais novidade a contratação de Kimi pela Lotus, agora a duvida que fica é quem fará dupla com o finlandês ?

Os “rumores” dando conta que Kimi teria assinado com a Williams, não passaram de especulações e alguns criticos falavam que o brasileiro Rubens Barrichello, já teria um pré-contrato com a equipe Lotus, infelizmente não passou de boatos e o veterano piloto brasileiro continua sem contrato para a temporada 2012. 

A equipe Lotus-Renault, que passará a se chamar apenas Lotus em 2012, anunciou a contratação de Kimi Raikkonen para as duas próximas temporadas da F1. Aos 32 anos, o ex-piloto da Ferrari, que vinha disputando o Mundial de Rali (WRC), nos últimos 2 anos, sem muito sucesso, fará parte de um grid formado por mais 5 campeões mundiais, que são eles : Michael Schumacher, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Jenson Button e Sebastian Vettel.

Na semana passada a equipe anglo-francesa havia dito que o nome de Kimi estava na lista, na verdade o piloto foi procurado pelo chefão Eric Boullier, logo após o acidente do polonês Robert Kubica, no inicio do ano, porém não conseguiram um acordo. Mesmo como contrato para 2012, o russo Vitaly Petrov tem sua vaga em risco, nesta disputa estão os pilotos : Romain Grosjean, (francês) e o brasileiro Bruno Senna

Kimi Raikkonen, disse no comunicado que : “Estou satisfeito por retornar à Fórmula 1 após dois anos e estou grato à Lotus-Renault por ter me oferecido esta oportunidade. Minha época no Mundial de Rali foi um estágio útil para a minha carreira, mas não posso negar que minha fome de Fórmula 1 aumentou muito recentemente. Foi uma escolha fácil retornar pela Lotus, já que fiquei impressionado com o tamanho da ambição da equipe. Agora estou ansioso para ter um papel importante na caminhada do time para a parte da frente do grid” - concluiu. 

O piloto não terá uma tarefa muito fácil, o carro de 2011 caiu muito de rendimento após o início do campeonato onde a equipe obteve dois pódios, o Lotus-Renault terminou o mundial de construtores na quinta posição com 73 pontos, 4 à frente da Force Índia. Pouco para um time tinha a intensão de bater a equipe Mercedes. Kimi Raikkonen, quando deixou a F1 disse que não tinha mais motivação, gostaria de saber qual foi a motivação de levou o Ice-Man ao retorno ? Dizer que é por causa da ambição da equipe, eu acho pouco. No aguardo dos próximos capítulos...

Webber vence o GP do Brasil...


E finalmente Mark Webber, da RBR, venceu uma corrida na temporada 2011 da F1, contando com uma “ajudinha” do companheiro Vettel, que tinha problemas no câmbio, o australiano superou os rivais e conseguiu a vitória no GP do Brasil, realizado no circuito de Interlagos neste último final de semana. A chuva que estava prevista não apareceu e a corrida sem grandes disputas encerrou a temporada.

O bicampeão Sebastian Vettel, superou no treino de classificação do sábado, o número de poles positions em uma só temporada, o alemão conseguiu 15 vezes largar em primeiro, o recorde pertencia ao inglês Nigel Mansell obtido em 1992. A equipe austríaca sai do Brasil com mais um dobradinha, mesmo com a vitória de Webber, o vice-campeonato ficou nas mãos do inglês Jenson Button, da McLaren que chegou em terceiro.


Lewis Hamilton, abandonou a prova com problemas de câmbio, o inglês vinha fazendo uma boa corrida, chegando a lutar por posições com Felipe Massa. O brasileiro que não conseguiu nenhum pódio em 2011, chegou na quinta posição, novamente atrás do companheiro de equipe Fernando Alonso. Lembrando que o país não vence na F1 à 2 anos e o fato de não ter conseguido pódios, repete os resultados de 1998.

Bruno Senna, da Lotus-Renault, conseguiu apenas a 17ª posição, o jovem piloto mais uma vez foi punido pela direção de prova, desta vez por um incidente quando defendia a posição perante o alemão Michael Schumacher, a briga era pela 9ª posição. Senna jogou seu carro para o lado direito da pista e tocou na roda traseira de Schumacher, que perdeu posições. Bruno Senna, com isso teve sua prova comprometida, um grande problema para o piloto que não tem vaga assegurada pra 2012.


Rubens Barrichello, após ter problemas na largada onde perdeu 8 posições, fez uma corrida de recuperação, porém chegou apenas na 12ª posição, fora da zona dos pontos e se não conseguir renovar o contrato com a equipe Williams, pode ter feito sua última corrida na F1. Barrichello, não quer deixar a categoria e busca uma vaga para disputar sua vigésima temporada.

Em Interlagos a equipe Force Índia, fez uma bela apresentação, onde seus dois pilotos conseguiram ficar na zona de pontuação, com destaque para o alemão Adrian Sutil, que chegou em sexto. O japonês Kamui Kobayashi, correndo na pista onde fez sua estreia na F1, chegou na 9ª posição e marcou mais 2 pontos, garantindo o sétimo lugar no mundial de construtores para a equipe Sauber.


A temporada 2012 da Fórmula 1 começará no dia 18 de Março, em Melbourne na Austrália. Peço desculpas aos leitores pelo atraso nas postagens referente ao GP do Brasil.

Confira o resultado final do GP do Brasil :

1 - Mark Webber (RBR) 71 voltas
2 - Sebastian Vettel (RBR) a 16s983
3 - Jenson Button (McLaren) a 27s638
4 - Fernando Alonso (Ferrari) a 35s048
5 - Felipe Massa (Ferrari) a 1:06s733
6 - Adrian Sutil (Force Índia) a 1 volta
7 - Nico Rosberg (Mercedes) a 1 volta
8 - Paul di Resta (Force Índia) a 1 volta
9 - Kamui Kobayashi (Sauber) a 1 volta
10 Vitaly Petrov (Renault) a 1 volta
11 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a 1 volta
12 Sébastien Buemi (Toro Rosso) a 1 volta
13 Sergio Perez (Sauber) a 1 volta
14 Rubens Barrichello (Williams) a 1 volta
15 Michael Schumacher (Mercedes) a 1 volta
16 Heikki Kovalainen (Team-Lotus) a 2 voltas
17 Bruno Senna (Renault) a 2 voltas
18 Jarno Trulli (Team-Lotus) a 2 voltas
19 Jérome d'Ambrosio (Marussia Virgin) a 3 voltas
20 Daniel Ricciardo (Hispania) a 3 voltas

Fotos Getty e Sutton

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Webber é o mais rápido no 1º treino livre para o GP do Brasil...

No 1º treino livre para o Grande Prêmio do Brasil, última prova da temporada da F1, o australiano Mark Webber, da RBR, foi o mais rápido, seguido pelo inglês Jenson Button, com a McLaren. Com um bom tempo as equipes aproveitaram bem a sessão, o treino foi marcado pela estreia do piloto tcheco Jan Charouz, na equipe Hispania e de vários pilotos reservas.

Nesta primeira sessão o Brasil, teve na pista 4 representantes : Felipe Massa, da Ferrari, foi o 5º, Rubens Barrichello, da Williams, foi o 13º, Bruno Senna, da Lotus-Renault, foi o 14º e o baiano Luiz Razia, que treinou pelo Team-Lotus, conseguindo boas voltas terminou na 20ª posição, apenas 1 segundo mais lento que o companheiro de equipe Kovalainen.

Na “briga” por uma vaga de titular na equipe Lotus-Renault, para 2012, o brasileiro Bruno Senna, travou seu primeiro duelo com o francês Romain Grosjean, porém o campeão da GP2 conseguiu melhores tempos. Outro francês que participou da sessão foi Jean-Eric Vergne, da (Toro Rosso), que foi apenas o 18º, lembrando que Vergne dominou os três dias de testes para jovens pilotos da F1 em Abu Dhabi, na semana passada, quando testou pela RBR.

Lewis Hamilton, da McLaren, voltou a demonstrar um bom ritmo e ficou à frente do bicampeão Sebastian Vettel, que mesmo com o campeonato decidido irá brigar pela pole e a vitória na prova deste domingo. A previsão é de chuva para o dia da corrida, com isso a última etapa da F1 será uma icógnita. Quem vencerá ?

O alemão Nico Hulkenberg, da Force Índia, que participou da sessão no lugar do compatriota Adrian Sutil, novamente voltou a andar bem no circuito de Interlagos, onde no ano passado conseguiu a pole pela equipe (Williams). Na primeira sessão Nico ficou com o 8º tempo, superando o escocês Paul di Resta, piloto titular na equipe indiana.

Confira os melhores tempos da 1ª sessão em Interlagos :

1 - Mark Webber (RBR) 1:13s811
2 - Jenson Button (McLaren) 1:13s825
3 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:13s961
4 - Sebastian Vettel (RBR) 1:14s025
5 - Felipe Massa (Ferrari) 1:14s507
6 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:14s541
7 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:15s162
8 - Nico Hulkenberg (Force Índia) 1:15s178
9 - Paul di Resta (Force Índia) 1:15s241
10 Nico Rosberg (Mercedes) 1:15s321
11 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:15s468
12 Romain Grosjean (Renault) 1:15s547
13 Rubens Barrichello (Williams) 1:15s663
14 Bruno Senna (Renault) 1:15s732
15 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:15s747
16 Pastor Maldonado (Williams) 1:15s836
17 Sergio Perez (Sauber) 1:15s979
18 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) 1:16s052
19 Heikki Kovalainen (Team-Lotus) 1:16s514
20 Luiz Razia (Team-Lotus) 1:17s595
21 Timo Glock (Marussia Virgin) 1:18s140
22 Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) 1:18s653
23 Daniel Ricciardo (Hispania) 1:18s952
24 Jan Charouz (Hispania) 1:19s577

X-Treme Motorsports 2011


O evento X-Treme Motorsports da Revista Fullpower, foi realizado entre os dias 17 a 20 de Novembro de 2011 no Centro de Exposições Imigrantes.

Estiveram presentes inúmeros clubes e fóruns como o 272º Club, Clube Palio, Tuning Feminino, Corsa Clube e Celta Clube, que contaram com uma área dedicada a exposição dos carros tunados escolhidos pelos clubes para serem mostrados aos visitantes do evento.

Lojas de acessórios, rodas e oficinas preparadoras estavam com seus stands lá para mostrar os trabalhos e fazer novos negócios.

Na arena foram realizados diversos shows, tais como, apresentações da Equipe Drift Show, Equipe Burnout Manobras Radicais e Equipe Adrenalina.

O evento trouxe este ano o campeonato entre as lojas de envelopamento de carros, mania que está em alta no Brasil. Como no ano passado a cobertura de todo o evento foi feita pela fotógrafa Katia Hashimoto, correspondente no Brasil do blog e do site www.portalnippon.com - Confira as fotos : 

Veja mais fotos como esta em PortalNippon




Veja mais fotos como esta em PortalNippon




Veja mais fotos como esta em PortalNippon




Veja mais fotos como esta em PortalNippon




Veja mais fotos como esta em PortalNippon



Veja mais fotos como esta em PortalNippon

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Daniel Juncadella vence o 58º GP de Macau...

Em uma corrida emocionante e cheia de incidentes, o espanhol Daniel Juncadella, da Prema Powerteam, venceu na categoria F3 a corrida final no domingo (20) do 58º GP de Macau, a prova com 15 voltas terminou com o Safety car na pista, os pilotos deram trabalho para as equipes de resgate, o carro de segurança entrou e saiu várias vezes.  

Juncadella, conseguiu aproveitar as entradas do safety car e no momento da relargada fazer as ultrapassagens, na segunda posição chegou o brasileiro Felipe Nasr, que fez uma excelente prova e brigou pela vitória, no entanto com a entrada do carro de segurança no final da prova, o campeão da F3 inglesa não teve a chance de tentar uma ultrapassagem, o pole Marco Wittmann, chegou em terceiro.

O japonês Yuhi Sekiguchi, campeão da F3 Japan 2011, se recuperou na corrida deste domingo e chegou em quarto lugar, pela equipe Mücke Motorsport. Os outros brasileiros na prova : Lucas Foresti, da Fortec Motorsport, foi o 7º e Pietro Fantin, da Hitech Racing, foi o 11º. 

Pela equipe Petronas Tom's, o inglês Richard Bradley, que correu a temporada 2011 da F3 Japan, substituindo o brasileiro Rafael Suzuki, foi apenas o nono, o piloto não fez uma boa temporada na tradicional equipe japonesa, uma pena, pois Suzuki com certeza estaria brigando pelo título.  


Confira o resultado final do 58º GP de Macau : 

1 - Daniel Juncadella (ESP)
2 - Felipe Nasr (BRA)
3 - Marco Wittmann (GER)
4 - Yuhi Sekiguchi (JPN)
5 - Hannes Van Asseldonk (NED)
6 - William Buller (GBR)
7 - Lucas Foresti (BRA)
8 - Jazeman Jaafar (MAS)
9 - Richard Bradley (GBR)
10  Adderly Fong (HKG)
11  Pietro Fantin (BRA)
12  Kimiya Sato (JPN)
13  Carlos Huertas (COL)
14  Kevin Magnussen (DEN)
15  Hideki Yamauchi (JPN)
16  Hywell Lloyd (GBR)
17  Carlos Saiz Jr (ESP)
18  Alexander Sims (GBR)
19  Marko Asmer (EST)

Fotos divulgação CGPM

sábado, 19 de novembro de 2011

Kamui Kobayashi entusiasmado para o GP do Brasil...

O piloto japonês Kamui Kobayashi, da equipe Sauber, disse que o entusiasmo para a última corrida do ano da F1 é grande, pois o GP do Brasil para ele é especial, foi no circuito de Interlagos que ele conseguiu sua chance na categoria, no GP de 2009 e, com uma bela exibição obteve a vaga de titular em 2010. 

Kamui disse ainda que : "o circuito de Interlagos tem curvas rápidas e lentas, retas longas e uma subida interessante, é emocionante ver os fãs vibrando com a corrida. Adoro o churrasco, a carne de lá é excelente e na última corrida do ano pretendo fazer o melhor terminando a temporada com um resultado positivo para a Sauber" concluiu.

Kobayashi, apesar de ter tido um bom início de campeonato, ficou fora da zona de pontuação por 7 corridas e voltou a pontuar no último GP em Abu Dhabi, quando conseguiu uma ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe Sergio Perez, que tinha problemas no (KERS) e pneus desgastados no final da prova. 

Com os resultados a equipe Sauber, manteve a sétima posição no mundial de construtores e poderia ficar entre as 6 melhores equipes se não tivesse caído tanto de produção, no GP de Abu Dhabi, a estratégia do piloto japonês de largar com pneus médios deu a ele a chance de no final da corrida ter um jogo de pneu macio novo e com isso conseguir boas ultrapassagens. 

Para 2012 o piloto japonês que continuará na equipe suíça Sauber, terá o desafio de mostrar porque merece uma chance em uma equipe grande, a situação de Kobayashi é mais difícil que seu companheiro mexicano que conta com grandes patrocinadores, diferente de Kamui que não tem esse apoio todo. Kobayashi, tem que matar um leão a cada prova e provar de uma vez por todas que é um grande piloto, mas para isso além de ter um carro bom, terá que ter mais sorte durante as classificações, um ponto que ele mesmo reconhece que precisa melhorar. 

Wittmann vence a 1º prova de classificação do 58º GP de Macau...

O alemão, Marco Wittmann que vinha dominando os treinos livres para o 58º GP de Macau na categoria Fórmula 3, venceu a prova deste sábado, o piloto da equipe Signature não teve dificuldades para conquistar o lugar mais alto do pódio. A prova com 10 voltas terminou com o Safety car na pista. 

Na segunda posição chegou o brasileiro Felipe Nasr, da equipe Carlin, o jovem piloto que é uma das grandes revelações do automobilismo nacional é o atual campeão da F3 inglesa, na corrida deste sábado, Nasr chegou a ultrapassar Wittmann na curva Lisboa, mas o piloto alemão se recuperou e abriu boa vantagem.   

Felipe segurou bem a pressão do espanhol Roberto Merhi, terceiro colocado na corrida e não deu chances para ser ultrapassado, na quarta posição chegou o finlandês Valtteri Bottas, piloto que participou dos testes para jovens pilotos da F1 em Abu Dhabi, pela equipe Williams

O melhor japonês na prova foi Kimiya Sato, da Motopark, em 9º, Hideki Yamauchi, da Toda Racing, foi o 11º, já o campeão da F3 Japan, Yuhi Sekiguchi, da Mücke Motorsport chegou apenas em 12º. Hironobu Yasuda, da equipe Three Bond Racing, não completou a prova. Yasuda, corre em duas categorias no Japão, F3 Japan, onde foi o vice-campeão em 2011 e na Super GT, em 2010 ele era o companheiro do brasileiro João Paulo de Oliveira, na equipe Kondo Racing

Em entrevista após a prova, Marco Wittmann, disse que a vitória nunca foi fácil, no entanto graças a diferença que abriu no inicio da prova, ele pôde controlar a etapa deste sábado. 

Confira o resultado final da 1º prova em Macau : 

1 - Marco Wittmann (GER)
2 - Felipe Nasr (BRA)
3 - Roberto Merhi (ESP)
4 - Valtteri Bottas (FIN)
5 - Carlos Huertas (COL)
6 - Daniel Juncadella (ESP)
7 - Laurens Vanthoor (BEL)
8 - Daniel ABT (GER)
9 - Kimiya Sato (JPN)
10 Hannes Van Asseldonk (NED)
11 Hideki Yamauchi (JPN)
12 Yuhi Sekiguchi (JPN)
13 William Buller (GBR)
14 Lucas Foresti (BRA)
15 Richie Stanaway (NZL)
16 Hywell Lloyd (GBR)
17 Jazeman Jaafar (MAS)
18 Marko Asmer (EST)
19 Kevin Magnussen (DEN)
20 Carlos Saiz Jr (ESP)
21 Felix Rosenqvist (SWE)
22 Mitch Evans (NZL)

Foto divulgação CGPM

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jean-Eric Vergne fecha os testes em Abu Dhabi na frente...


Os testes para jovens pilotos no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, terminaram nesta quinta-feira, com o francês Jean-Eric Vergne, da RBR, dominando os três dias, na última sessão Vergne marcou sua melhor volta em 1:38s917, com este tempo ele largaria entre os 5 primeiros do GP de Abu Dhabi, realizado neste último final de semana. O piloto de 21 anos apresentou um bom ritmo e, deverá conseguir uma vaga de piloto reserva em 2012 na Toro Rosso. 

A Mercedes conseguiu ficar com o segundo melhor tempo com o inglês Sam Bird, que se recuperou dos dois últimos dias de testes quando ficou nas últimas posições, a equipe aproveitou para testar o novo modelo de escapamento para 2012. O francês Jules Bianchi, da Ferrari, foi o 3º, seguido pelo inglês Oliver Turvey, que testou pela McLaren, na Williams, o italiano Mirko Bortolotti, assumiu a vaga do finlandês Valtteri Bottas, ficando com o sétimo tempo.

O americano Alexander Rossi, testou pelo Team-Lotus e conseguiu o 9º tempo, entre os pilotos que participaram pela equipe, destaque para o brasileiro Luiz Razia, que treinou na quarta-feira conseguindo o melhor tempo combinado. Entre as equipes "nanicas", a Hispania superou a rival Marussia Virgin. Nestes testes as equipes aproveitam para testar novos componentes aerodinâmicos e trabalham com configurações diferentes, com isso não se pode tirar muitas conclusões em relação aos tempos. 

Confira os melhores tempos do 3º dia em Abu Dhabi : 

1 - Jean Eric-Vergne (RBR) 1:38s917
2 - Sam Bird (Mercedes) 1:40s897
3 - Jules Bianchi (Ferrari) 1:41s347
4 - Oliver Turvey (McLaren) 1:41s513
5 - Max Chilton (Force Índia) 1:41s575
6 - Esteban Gutierrez (Sauber) 1:42s049
7 - Mirko Bortolotti (Williams) 1:43s277
8 - Kevin Ceccon (Toro Rosso) 1:43s686
9 - Alexander Rossi (Team-Lotus) 1:44s283
10  Jan Charouz (Renault) 1:44s470
11  Stefano Coletti (Toro Rosso) 1:44s545
12  Nathanael Berthon (Hispania) 1:45s839
13  Robert Wickens (Marussia Virgin) 1:45s934
14  Charles Pic (Marussia Virgin) 1:46s348

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

58º GP de Macau - treinos livres

Nesta quinta-feira começaram os primeiros treinos livres para o 58º Grande Prêmio de Macau, pela categoria F3, o inglês Marco Wittmann, da equipe Signature Dallara Volkswagen, foi o mais rápido do dia, o treino foi realizado com pista molhada por causa da forte chuva que caiu durante este 1º dia, da tradicional corrida de Macau. O piloto japonês Hironobu Yasuda, da equipe Three Bond Racing, vice-campeão da F3 Japan 2011, bateu na sessão da manhã com seu Dallara Nissan, não conseguindo continuar na sessão. 

O espanhol Daniel Juncadella, da equipe Prema Powerteam conseguiu o segundo tempo, seguido pelo japonês Yuhi Sekiguchi, campeão da F3 Japan que foi convidado para substituir o piloto da casa, Michael Ho na equipe Mücke Motorsport, que corre com um Dallara Mercedes. Com a pista molhada vários pilotos se envolveram em incidentes, muitos deles na curva melco. 

No final da sessão a chuva deu uma trégua e os pilotos conseguiram baixar seus tempos,  o melhor brasileiro na sessão foi, Lucas Foresti, da equipe Fortec Motorsport, com o 5º tempo, pilotando um Dallara Mercedes, Foresti que disputou a F3 inglesa em 2010 foi o sétimo colocado na classificação geral. O brasileiro Felipe Nasr, da equipe Carlin, Dallara Volkswagen, que é o atual campeão da F3 inglesa, foi o 7º, nesta quinta-feira. Pietro Fantin o terceiro representante do país, foi o 14º, pela equipe Hitech Racing. 

A equipe Signature vencedora do GP de Macau em 2010, levou 5 carros e tem um time experiente que busca conquistar mais um título com os Dallara Volkswagen. O finlandês Valtteri Bottas, que participou dos testes para jovens pilotos da F1 em Abu Dhabi, pela equipe Williams, deverá participar da sessão desta sexta-feira. 

Segue o resultado dos dez melhores tempos em Macau : 

1 - Marco Wittmann (GER) 2:31s984
2 - Daniel Juncadella (ESP) 2:33s792
3 - Yuhi Sekiguchi (JPN) 2:34s035
4 - Roberto Merhi (ESP) 2:34s191
5 - Lucas Foresti (BRA) 2:34s656
6 - Kevin Magnussen (DEN) 2:34s877
7 - Felipe Nasr (BRA) 2:35s372
8 - Carlos Huertas (COL) 2:35s605
9 - Richie Stanaway (NZL) 2:36s798
10  Hannes Van Asseldonk (NED) 2:36s947

Jean-Eric Vergne domina o 2º dia de testes em Abu Dhabi...

No 2º dia de testes para jovens pilotos da F1, no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, novamente teve o domínio do francês Jean-Eric Vergne, da (RBR), mesmo com problemas no carro na parte da manhã o jovem piloto conseguiu ficar com a melhor marca do dia em 1:40s188, o tempo ficou um pouco acima de sua melhor volta na sessão de terça-feira. 

O compatriota Jules Bianchi, fez um bom treino pela equipe Ferrari e ficou com o 2º tempo, apenas 91 milésimos do piloto da RBR. Nesta quarta-feira o brasileiro Luiz Razia, deu 89 voltas e terminou o dia com o nono melhor tempo, Razia voltará ao cockpit do Team-Lotus no 1º treino livre para o GP do Brasil, na próxima semana.  

Gary Paffett, piloto reserva da McLaren, ficou com o terceiro tempo e o finlandês Valtteri Bottas, que disputa um vaga de titular na equipe Williams, foi o quarto. Bottas, irá disputar neste final de semana o 58º GP de Macau, corrida que conta com os melhores pilotos de Fórmula 3 do mundo. Com 96 voltas, o mexicano Esteban Gutierrez, reserva da Sauber, foi o piloto que mais andou nesta quarta-feira, ficando com o 6º tempo. 

Confira os melhores tempos do 2º dia em Abu Dhabi :

1 - Jean Eric-Vergne (RBR) 1:40s188 - (43 voltas)
2 - Jules Bianchi (Ferrari) 1:40s279 - (91)
3 - Gary Paffett (McLaren) 1:41s756 - (71)
4 - Valtteri Bottas (Williams) 1:42s367 - (88)
5 - Johnny Cecotto Jr. (Force Índia) 1:42s873 - (84)
6 - Esteban Gutierrez (Sauber) 1:43s637 - (96)
7 - Sam Bird (Mercedes) 1:43s734 - (94)
8 - Kevin Korjus (Renault) 1:43s776 - (70)
9 - Luiz Razia (Team-Lotus) 1:43s944 - (89)
10  Kevin Ceccon (Toro Rosso) 1:44s808 - (97)
11  Jan Charouz (Hispania) 1:46s644 - (56)
12  Charles Pic (Marussia Virgin) 1:46s698 - (61)
13  Nathanael Berthon (Hispania) 1:48s646 - (9)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

F1 faz testes em Abu Dhabi com jovens pilotos...


Nesta terça-feira foi realizado o 1º dia de testes com jovens pilotos no circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, as sessões deverão terminar na quinta-feira e neste primeiro dia o francês Jean-Eric Vergne, responsável por testar pela equipe austríaca RBR foi o mais rápido do dia, marcando sua melhor volta em 1:40s011. O piloto agradeceu muito a oportunidade de guiar o carro bicampeão mundial da F1 e disse que pretende aprender o máximo possível nestes 3 dias.

Pela equipe McLaren, quem testou foi o inglês Gary Paffett, piloto reserva do time, na Ferrari, o francês Jules Bianchi teve mais uma chance na escuderia italiana, conseguindo o 2º tempo, na Mercedes, o inglês Sam Bird, terminou o dia em nono, na Lotus-Renault, o canadense Robert Wickens, campeão da Word Series em 2011 foi o terceiro.


Pela Williams, o finlandês Valtteri Bottas, na Force Índia, o inglês Max Chilton, na Sauber, o suíço Fabio Leimer, na HRT, o espanhol Dani Clos, no Team-Lotus, o mexicano Rodolfo Gonzalez, na Marussia Virgin, dois pilotos dividiram o carro, o inglês Adrian Quaife-Hobbs e o francês Charles Pic, ficando com as últimas posições no teste.

Toro Rosso, o monegasco Stefano Coletti, fez seu primeiro dia completo na F1, com 87 voltas ele marcou seu melhor tempo em 1:45s278. Em 2010 o piloto australiano Daniel Ricciardo, foi o mais rápido em todos os dias de testes, em 2011 Ricciardo ganhou a chance de ser piloto titular na equipe Hispania. Nesta quarta-feira o piloto brasileiro Luiz Razia, participará pelo Tem-Lotus.   

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lewis Hamilton vence o GP de Abu Dhabi...


A McLaren saiu de Abu Dhabi com dois bons resultados, neste domingo (13) o inglês Lewis Hamilton conquistou a vitória praticamente de ponta a ponta, logo nas primeiras curvas o alemão Sebastian Vettel que largou na pole teve um problema na suspensão traseira e abandonou a prova, deixando a liderança nas mãos de Hamilton que soube manter um bom ritmo de corrida e vencer sua terceira corrida na temporada.

Fernando Alonso, mais uma vez colocou a Ferrari no pódio, o espanhol que fez uma excelente largada, chegou na segunda posição e Jenson Button, que luta pelo vice-campeonato completou o pódio, o piloto da McLaren tinha problemas no (KERS) no inicio da corrida, porém contou com a sorte no fim da prova pois atrás dele Mark Webber e Felipe Massa também tiveram problemas.


Webber, que acabou fazendo uma estratégia diferente com 3 paradas, saiu de Abu Dhabi quase sem chances de ficar com o vice-campeonato, o que seria perfeito para a equipe austríaca RBR. Por outro lado o australiano protagonizou boas disputas com Button e Massa, o brasileiro terminou a corrida na 5ª posição e só não chegou na sua posição de “honra” porque Vettel abandonou sua 1ª prova no ano.

Rubens Barrichello, que largou em sua pior posição de largada em 19 anos na categoria ou seja a 24ª posição, fez um início de prova promissor quando saiu do último lugar e veio ultrapassando seus adversários, o piloto da Williams chegou a ficar na zona de pontuação, mas foi superado no final da prova pela dupla da Sauber e chegou em 12º.


Bruno Senna, sem condições de brigar para chegar na zona de pontuação fez uma corrida discreta, além disso recebeu uma punição por ignorar bandeiras azuis e teve sua corrida comprometida, chegando apenas em 16º, pouco para quem espera continuar com chances de permanecer na equipe Lotus-Renault, para 2012.


A equipe Force Índia, conseguiu um bom resultado com seus dois pilotos, o alemão Adrian Sutil foi o 8º e o escocês Paul di Resta o 9º. O japonês Kamui Kobayashi, enfim voltou a conseguir marcar pontos, chegando em 10º, no Yas Marina, uma das pistas favoritas do piloto da Sauber. A temporada 2011 da F1 terminará no dia 27 de Novembro no GP do Brasil, que será realizado no circuito de Interlagos, em São Paulo.


Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi :

1 - Lewis Hamilton (McLaren) 55 voltas
2 - Fernando Alonso (Ferrari) a 8s457
3 - Jenson Button (McLaren) a 25s881
4 - Mark Webber (RBR) a 35s784
5 - Felipe Massa (Ferrari) a 50s578
6 - Nico Rosberg (Mercedes) a 52s317
7 - Michael Schumacher (Mercedes) a 1:15s964
8 - Adrian Sutil (Force Índia) a 1:17s122
9 - Paul di Resta (Force Índia) a 1:41s087
10 Kamui Kobayashi (Sauber) a 1 volta
11 Sergio Perez (Sauber) a 1 volta
12 Rubens Barrichello (Williams) a 1 volta
13 Vitaly Petrov (Renault) a 1 volta
14 Pastor Maldonado (Williams) a 1 volta
15 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a 1 volta
16 Bruno Senna (Renault) a 1 volta
17 Heikki Kovalainen (Team-Lotus) a 1 volta
18 Jarno Trulli (Team-Lotus) a 2 voltas
19 Timo Glock (Marussia Virgin) a 2 voltas
20 Vitantonio Liuzzi (Hispania) a 2 voltas

Fotos Getty - Sutton 

sábado, 12 de novembro de 2011

Vettel conquista a 14ª pole do ano em Abu Dhabi...

E o bicampeão Sebastian Vettel, mais uma vez não deu chances para seus adversários e conquistou a 14ª pole do ano em Abu Dhabi, apesar da McLaren ter dominado todas as sessões de treinos lives e estar à frente no Q1 e Q2, quando chegou o minuto final da classificação eis que surge o alemão voador que em mais uma volta perfeita cravou a pole em 1:48s481. A dupla da McLaren com Lewis Hamilton e Jenson Button ficou com a 2ª e 3ª posições do grid.

Sem surpresas durante o (Q1) os 6 eliminados foram os pilotos das equipe pequenas, Team Lotus, Hispania e Marussia Virgin, que tiveram a companhia do brasileiro Rubens Barrichello, que não conseguiu sair dos boxes por ter problemas no motor da Williams, a equipe até tentou trocar o motor mais o “novo” também tinha defeitos e não havia tempo para repara-lo e Barrichello irá largar na última posição neste domingo.

O brasileiro Bruno Senna, vai largar na 14ª posição, o piloto da Lotus-Renault cometeu um erro na parte final de sua última volta rápida e não conseguiu melhorar seu tempo e, terá que fazer uma boa largada para quem sabe conseguir um bom resultado, pois está precisando mostrar serviço já que a equipe precisa resolver de vez, qual será a dupla que irá disputar a temporada 2012, caso o polonês Robert Kubica não possa realmente voltar.


Com mais essa pole no currículo Sebastian Vettel, igualou o recorde do inglês Nigel Mansell, da temporada de 1992 com 14 poles em uma só temporada e agora ele tem 29 conquistas na sua meteórica carreira na F1. Algumas pessoas dizem que ele irá superar todos os recordes do compatriota Michael Schumacher na F1 e, se continuar assim certamente terá êxito, porém ficaria cada vez mais chato uma categoria dominada por apenas um piloto e equipe.

O desempenho da McLaren é algo notável neste final de temporada, é claro que estão mais próximos da rival RBR e bem a frente da Ferrari, mas com a temporada decidida isso já não chega a ser novidade. Mark Webber, marcou o quarto tempo seguido pelas Ferraris de Alonso e adivinhem quem foi o sexto ????? Este mesmo ! Felipe Massa, que ocupará sua posição de “honra” em 2011. Para a corrida de amanhã no circuito de Yas Marina, espera-se que as ultrapassagens sejam mais fáceis e que com duas áreas para o (DRS) tenhamos boas disputas.

Confira o grid de largada para o GP de Abu Dhabi :

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:38s481
2 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:38s622
3 - Jenson Button (McLaren) 1:38s631
4 - Mark Webber (RBR) 1:38s858
5 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:39s058
6 - Felipe Massa (Ferrari) 1:39s695
7 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:39s773
8 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:40s662
9 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:40s768
10 Paul di Resta (Force Índia) sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino : (Q2)

11 Sergio Perez (Sauber) 1:40s874
12 Vitaly Petrov (Renault) 1:40s919
13 Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1:41s009
14 Bruno Senna (Renault) 1:41s079
15 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:41s162
16 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:41s240

Eliminados na segunda parte do treino : (Q1)

17 Heikki Kovalainen (Team-Lotus) 1:42s979
18 Jarno Trulli (Team-Lotus) 1:43s884
19 Timo Glock (Marussia Virgin) 1:44s515
20 Daniel Ricciardo (Hispania) 1:44s641
21 Jérome d'Ambrosio (Marussia Virgin) 1:44s699
22 Vitantonio Liuzzi (Hispania) 1:45s159
23 Pastor Maldonado (Williams) 1:41s760 (punido)
24 Rubens Barrichello (Williams) sem tempo

Nelson Piquet pilotará a Brabham BT49 no GP do Brasil...


Sabem quando o fã recebe uma grande notícia sobre seu ídolo ? pois bem, fiquei muito feliz ao saber que o tricampeão Nelson Piquet pilotará a Brabham BT49 com motor Ford Cosworth com a qual ele conquistou seu primeiro titulo da Fórmula 1. Os organizadores do GP do Brasil deste ano farão uma homenagem ao piloto brasileiro que comemora 30 anos do memorável feito no GP de Las Vegas. 

Piquet, dará a bandeirada final da corrida que encerrará a temporada 2011 da F1 em Interlagos, o ex-piloto de 59 anos foi um dos melhores pilotos que eu já vi correr até hoje, confesso que comecei a me interessar por F1 quando vi as primeiras corridas da temporada de 1980, eu tinha apenas 7 anos e não esqueço deste título de 1981, pois assisti na novíssima TV em cores que meu pai havia acabado de comprar.

Em 2010, outro ex-piloto brasileiro foi homenageado em Interlagos, Emerson Fittipaldi deu uma volta com a Lotus preta e dourada de 1972, celebrando 40 anos de sua primeira vitória na F1. Mais detalhes sobre o GP do Brasil, acesse : www.gpbrasil.com.br

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

McLaren dominou os treinos livres nesta sexta-feira em Abu Dhabi...


Na primeira sessão de treinos livres no circuito de Yas Marina, para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o inglês Jenson Button, da (McLaren) que está na briga pelo vice-campeonato ficou com o melhor tempo, seguido pelo australiano Mark Webber, da (RBR) e na terceira posição Lewis Hamilton com a outra McLaren.

Nesta sexta-feira três jovens pilotos participaram da sessão, pela Toro Rosso o francês Jean Eric Vergne ficou com o 11° tempo, apenas dois décimos mais lento que o piloto titular Jaime Alguersuari. Pela equipe Lotus-Renault, outro francês teve a chance de mostrar serviço, o atual campeão da (GP2), Romain Grosjean, marcou um bom tempo em 1:42s685 ficando em 12° à frente de outro titular Vitaly Petrov, porém o piloto russo teve problemas no escapamento no final da sessão. O canadense Robert Wickens, treinou pela equipe Marussia Virgin, ficando apenas em 23°.

Os brasileiros em Abu Dhabi : Felipe Massa, ficou com o ????? sexto tempo, ô fase do garoto ! Já Rubens Barrichello, deu apenas 3 voltas e não conseguiu marcar tempo por ter problemas de pressão de óleo, do que “resta” do (FW32) da Williams. Bruno Senna, não participou do treino pois em seu lugar a equipe Lotus-Renault testava o piloto reserva Romain Grosjean.

O segundo treino livre não teve surpresas e a McLaren continuou na frente, só que desta vez com Lewis Hamiton em 1° e Jenson Button em segundo fazendo a dobradinha da equipe inglesa. Sebastian Vettel, teve uma sexta-feira complicada e “herdou” o lugar de Massa com o sexto tempo, ele ainda bateu quando perdeu o controle do carro na curva 1, porém a RBR conseguiu consertar o carro e o bicampeão voltou a pista no final do treino.


A Ferrari apesar de ter vários problemas de saída de pista com seus dois pilotos terminou o dia na 2ª fila, o espanhol Fernando Alonso, ficou com o terceiro tempo, entretanto ele não teve a chance de melhorar sua marca porque acabou errando na mesma curva 1 de Vettel e bateu na proteção de pneus, seu companheiro de equipe do carro de número 6 , ficou com a 4ª marca do dia, Uau Massa !!!

Bruno Senna, voltou ao cockpit da Lotus-Renault e marcou o tempo em 1:42s369 ficando em 15°, atrás dele o compatriota Rubens Barrichello, que continua na sua incansável luta para permanecer na categoria. Kobayashi, que sempre anda bem no circuito de Yas Marina, palco do seu 1° show na F1 ficou com o décimo tempo, será que agora vai esse carro da Sauber ?

O último treino livre para o GP de Abu Dhabi, será realizado amanhã as 19:00 horas, horário do Japão e o treino que define o grid de largada às 22:00 horas.

Confira os melhores tempos da 2ª sessão em Abu Dhabi :

1 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:39s586
2 - Jenson Button (McLaren) 1:39s785
3 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:39s971
4 - Felipe Massa (Ferrari) 1:39s980
5 - Mark Webber (RBR) 1:40s104
6 - Sebastian Vettel (RBR) 1:40s132
7 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:40s553
8 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:40s951
9 - Paul di Resta (Force Índia) 1:41s021
10 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:41s490
11 Sergio Perez (Sauber) 1:41s565
12 Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1:41s680
13 Vitaly Petrov (Renault) 1:41s947
14 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:41s983
15 Bruno Senna (Renault) 1:42s369
16 Rubens Barrichello (Williams) 1:42s798
17 Pastor Maldonado (Williams) 1:42s910
18 Heikki Kovalainen (Team-Lotus) 1:43s562
19 Jarno Trulli (Team-Lotus) 1:44s050
20 Nico Rosberg (Mercedes) 1:44s265
21 Timo Glock (Marussia Virgin) 1:45s486
22 Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) 1:46s142
23 Vitantonio Liuzzi (Hispania) 1:46s249
24 Daniel Ricciardo (Hispania) 1:46s328

F1 アブダビ GP フリー走行1回目 結果



順位 ドライバー コンストラクターズ ベストタイム
1 ジェンソン・バトン マクラーレン 1分40秒263
2 マーク・ウェバー レッドブル 1分40秒389
3 ルイス・ハミルトン マクラーレン      1分40秒403
4 セバスチャン・ベッテル レッドブル    1分40秒755
5 フェルナンド・アロンソ フェラーリ 1分40秒801
6 フェリペ・マッサ フェラーリ 1分41秒260
7 エイドリアン・スーティル フォース・インディア 1分41秒340
8 ニコ・ロズベルグ メルセデス 1分42秒130
9 ポール・ディ・レスタ フォース・インディア 1分42秒151
10 ハイメ・アルグエルスアリ トロ・ロッソ 1分42秒377
11 ジャン・エリック・ベルニュ トロ・ロッソ 1分42秒633
12 ロマン・グロージャン ロータス・ルノ 1分42秒685
13 ヴィタリー・ペトロフ ロータス・ルノ 1分43秒118
14 パストール・マルドナド ウィリアムズ 1分43秒255
15 ミハエル・シューマッハ    メルセデス 1分43秒389
16 セルジオ・ペレス ザウバー 1分44秒412
17 小林可夢偉 ザウバー 1分44秒484
18 ヘイキ・コバライネン チーム・ロータス 1分44秒565
19 ヤルノ・トゥルーリ チーム・ロータス 1分44秒898
20 ヴィタントニオ・リウッツィ HRT 1分46秒385
21 ダニエル・リチャルド HRT 1分46秒532
22 ティモ・グロック ヴァージン 1分48秒024
23 ロバート・ウィッケンズ ヴァージン 1分48秒551
24 ルーベンス・バリチェロ    ウィリアムズ