terça-feira, 31 de maio de 2011

Podcast - Loucos por automobilismo Episódio #7

O programa Loucos por Automobilismo no Japão destaca o polêmico GP de Mônaco, vencido pelo franco favorito ao título Sebastian Vettel.

A corrida ao contrário do que prega a lógica do principado, foi recheada de ultrapassagens e momentos de adrenalina. Os brasileiros mais uma vez não foram bem e apenas Rubens Barrichello terminou a corrida na nona colocação, marcando desta forma os primeiros pontos da Williams na temporada.

Destaque também para as 500 Milhas de Indianápolis, que teve o final de prova mais inusitado de todos os tempos. Tudo isso e muito mais você acompanha agora no Portal Nippon.

Vitaly Petrov acredita que correrá em Montreal...

O piloto russo Vitaly Petrov, está confiante que irá participar do GP do Canadá, próxima etapa da temporada, após sofrer um forte acidente nas voltas final do GP de Mônaco, quando bateu seu carro na curva da piscina.

Petrov, temia que tivesse quebrado uma das pernas ou um problema mais sério, pois no momento da batida ele não conseguiu sair do carro e chegou a não sentir os movimentos das pernas, como o carro da Lotus-Renault ficou com toda parte da frente destruída, foi preciso a ajuda da equipe de resgate para retirar o piloto.

No hospital não foi constatado nenhuma fratura, o piloto falou que o acidente ele não teve como evitar pois foi tocado pelo carro de Jaime Alguersuari, da (Toro Rosso) e nesta situação não poderia fazer nada.
 
Petrov, criticou muito o piloto alemão Adrian Sutil, da (Force Índia), que por várias vezes fechou a porta quando ele tentava uma ultrapassagem durante a corrida, "eu tentei ultrapassá-lo de um lado e de outro lado umas três ou quatro vezes e ele me empurrou na parede algumas vezes fechando a linha, não uma mas duas vezes", disse Petrov.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Kamui Kobayashi jurou lealdade a Sauber...

O japonês Kamui Kobayashi, da (Sauber), disse que vai cumprir seu contrato até o fim e jurou lealdade a equipe. Neste último final de semana no Grande Prêmio de Mônaco, ele conquistou sua melhor colocação na Fórmula 1, o quinto lugar foi muito comemorado por todos.

Questionado sobre uma possível transferência de equipe, Kamui falou que não poderia deixar a equipe que tanto confia em seu trabalho, apesar dos "rumores" de que Kobayashi iria para RBR ou Ferrari e acrescentou que Peter Sauber, foi a pessoa que lhe deu a chance de ser piloto titular na F1, por isso ficará no time.

Kobayashi, disse que teve um treino classificatório muito difícil no sábado e a estratégia para a corrida era muito boa, os pneus aguentaram como o previsto, durante a disputa com Mark Webber, ele poderia ter tentado fechar a porta, mas pensou nos pontos que conquistaria com o quinto lugar e acabou não forçando a manobra.

Sebastian Vettel vence o GP de Mônaco...

Quem pensa que Sebastian Vettel, da (RBR), não tem sorte ? O alemão escapou ileso do acidente envolvendo o russo Vitaly Petrov, da (Lotus-Renault) e Jaime Alguersuari, da (Toro Rosso), faltando poucas voltas para o final da corrida. Vettel vinha logo atrás sofrendo um grande pressão do espanhol Fernando Alonso, da (Ferrari) e Jenson Button, da (McLaren) e a prova acabou sendo interrompida.

Para a sorte do bicampeão Vettel, opa ! campeão, todos os carros puderam trocas seus pneus e quando a corrida foi reestabelecida o piloto da RBR conseguiu segurar a posição e vencer sua 5ª corrida na temporada e ampliar ainda mais sua vantagem no campeonato. Uma corrida confusa e muito disputada nem parecia o GP de Mônaco, tradicionalmente uma corrida chata e sem ultrapassagens, mas desta vez o espetáculo ficou garantido.


Entretanto com a interrupção da prova , a briga mais emocionante do ano foi adiada, poderia ser o dia da Ferrari, Alonso demonstrou porque é considerado o melhor piloto em atualidade, muitos críticos dizem que o espanhol está em um nível acima dos demais, caso tivesse um carro melhor a soberania de Vettel não seria esse passeio todo.


Com a vitória, Vettel abriu 58 pontos de vantagem para o vice-líder Lewis Hamilton, o piloto da McLaren como sempre tem um ritmo de corrida bastante agressivo, só que em Mônaco o inglês abusou demais e acabou cometendo erros e punido duas vezes pela direção de prova, um drive-through após bater no carro de Felipe Massa e mais 20 segundos, pelo acidente que tirou da corrida o venezuelano Pastor Maldonado, da (Williams).


Fernando Alonso, chegou em segundo e o inglês Jenson Button completou o pódio, o australiano Mark Webber, que novamente não largou bem se recuperou no final da corrida e chegou em quarto lugar. O japonês Kamui Kobayashi, da (Sauber), conquistou seu melhor resultado na carreira chegando na quinta colocação, segurando a pressão de Hamilton nas duas voltas finais.


Felipe Massa, da (Ferrari), brigou muito na corrida deste domingo, ultrapassou foi ultrapassado e na 33ª volta protagonizou uma bela disputa com o Hamilton, na curva Loews, mas Massa fechou a porta , só que o brasileiro não esperava um novo "bote" dentro do túnel, o piloto da Ferrari acabou batendo no muro e abandonou a prova.

Rubens Barrichello, da (Williams), marcou seus primeiros pontos ao chegar em nono, o veterano piloto tinha uma estratégia de apenas uma parada, poderia ter dado certo mas ele não contava com a entrada do Safety Car uma volta após sua parada, com isso Barrichello perdeu uma volta na corrida, um grande prejuízo.


Na confusão do acidente de Petrov e Alguersuari, o piloto russo saiu com ferimentos na perna e foi levado de ambulância para o hospital. O venezuelano Pastor Maldonado, fazia sua melhor corrida na F1, mas foi espremido por Hamilton e bateu no muro. No campeonato Vettel abre um vantagem considerável e só depende dele mesmo para ser bicampeão mundial.


Confira o resultado final do GP de Mônaco :

1 - Sebastian Vettel (RBR) 78 voltas
2 - Fernando Alonso (Ferrari) 1s138
3 - Jenson Button (McLaren) 2s378
4 - Mark Webber (RBR) 23s100
5 - Kamui Kobayashi (Sauber) 26s900
6 - Lewis Hamilton (McLaren) 47s200
7 - Adrian Sutil (Force Índia) 1 volta
8 - Nick Heidfeld (Lotus-Renault) 1 volta
9 - Rubens Barrichello (Williams) 1 volta
10 Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1 volta
11 Nico Rosberg (Mercedes) 1 volta
12 Paul di Resta (Force Índia) 2 voltas
13 Jarno Trulli (Team Lotus) 2 voltas
14 Heikki Kovalainen (Team Lotus) 2 voltas
15 Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) 2 voltas
16 Vitantonio Liuzzi (Hispania) 3 voltas
17 Narain Karthikeyan (Hispania) 3 voltas

Fotos Sutton e Getty 

domingo, 29 de maio de 2011

Sebastian Vettel é pole para o GP de Mônaco...

O alemão Sebastian Vettel, conquistou sua quinta pole em seis disputadas este ano e vai largar na primeira fila na corrida deste domingo em Mônaco, em um treino classificatório marcado pelo acidente do mexicano Sergio Perez, da (Sauber), que bateu forte nos minutos finais do treino, o piloto da RBR confirma seu favoritismo ao marcar seu tempo em 1:13s556

Jenson Button, da (McLaren), vai largar em segundo e Mark Webber, da (RBR), em terceiro, o espanhol Fernando Alonso, da (Ferrari), que havia sido o mais rápido no último treino livre em Mônaco, vai largar em quarto, com grandes chances de um bom resultado, o carro da Ferrari apresentou uma evolução em relação as últimas corridas e será um grande adversário para McLaren e RBR.


Lewis Hamilton, foi punido por cortar uma chicane e vai largar apenas na nona posição, o piloto da McLaren apostou em usar apenas um jogo de pneu macio para a super pole e após o acidente de Perez, ficou com pouco tempo para melhorar sua volta.

Os brasileiros em Mônaco : Felipe Massa, da (Ferrari), conseguiu o sexto tempo e Rubens Barrichello, da (Williams), o décimo segundo lugar. A corrida promete ser bastante disputada nas ruas de Monte Carlo, serão 78 voltas. O japonês Kamui Kobayashi, da (Sauber), não conseguiu andar à frente de seu companheiro de equipe Sergio Perez e vai largar apenas em décimo segundo, já Perez não correrá em Mônaco.


Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:13s556
2 - Jenson Button (McLaren) 1:14s997
3 - Mark Webber (RBR) 1:14s019
4 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:14s483
5 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:14s682
6 - Felipe Massa (Ferrari) 1:14s877
7 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:15s766
8 - Pastor Maldonado (Williams) 1:16s528
9 - Lewis Hamilton (McLaren)  punido

Eliminados na segunda parte do treino : (Q2)

10 Vitaly Petrov (Lotus-Renault) 1:15s815
11  Rubens Barrichello (Williams) 1:15s826
12  Kamui Kobayashi (Sauber) 1:15s973
13  Paul di Resta (Force Índia) 1:16s118
14  Adrian Sutil (Force Índia) 1:16s121
15  Nick Heidfeld (Lotus-Renault) 1:16s214
16  Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1:16s300

Eliminados na primeira parte do treino : (Q1)

17 - Heikki Kovalainen (Team Lotus) 1:17s343
18 - Jarno Trulli (Team Lotus) 1:17s381
19 - Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:17s820
20 - Timo Glock (Marussia Virgin) 1:17s914
21 - Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) 1:18s736
22 - Narain Karthikeyan (Hispania) sem tempo
23 - Vitantonio Liuzzi (Hispania) sem tempo

sábado, 28 de maio de 2011

Vitantonio Liuzzi apresenta capacete especial...


O piloto Vitantonio Liuzzi, da Hispania, apresentou um novo capacete para disputar o Grande Prêmio de Mônaco, além de uma pintura especial o tema escolhido foi um tesouro. O design italiano encarregado do projeto, fez uma pintura com detalhes em ouro e o desenho de um pirata, com as iniciais Cap "NT".

O objetivo do piloto e da equipe é marcar seus primeiros pontos na temporada, uma tarefa nada fácil, pois além de ser uma das equipes mais fracas do grid, no treino livre de quinta-feira o piloto italiano bateu na primeira sessão e acabou ficando de fora do treino da tarde.

Liuzzi, fez o lançamento na porta dos boxes da equipe em Mônaco, nesta sexta-feira, colocando o capacete dentro de um baú de tesouro. As equipes voltam à pista neste sábado para o treino livre e de classificação.

Fotos Sutton

GP da Índia poderá ser realizado em Dezembro...

O chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, está pensando em mudar a data do GP da Índia, que está programado para 30 de Outubro, o motivo, acomodar o GP do Bahrein, prova que seria a abertura da temporada e foi cancelada, a nova data prevista é 11 de Dezembro, duas semanas após o GP do Brasil.

Estas mudanças ainda não são oficiais e provavelmente algumas equipes não concordaram com uma possível alteração no calendário, havia "rumores" que o GP da Índia, seria realizado no dia 4/12 , mas as questões de logística são um dos problemas, uma semana após o GP do Brasil é muito pouco tempo.

A Ferrari, é uma das equipes que quer disputar o GP do Bahrein, e com certeza fará uma pressão para a realização da prova, o Conselho Mundial de Automobilismo, tem uma reunião marcada para a próxima sexta-feira 3/6. Onde deverá decidir sobre as últimas provas da temporada 2011.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fernando Alonso é o mais rápido no 2º treino em Mônaco...

O espanhol Fernando Alonso, da (Ferrari), conseguiu o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres em Mônaco, em um treino bastante movimentado com as equipes testando o novo composto de pneu super macio. O piloto da Ferrari que no 1º treino foi o segundo, desta vez cravou o tempo em 1:15s123, ficando à frente de seu "rival" Lewis Hamilton, da (McLaren).

Nico Rosberg, da (Mercedes), foi o terceiro e Jenson Button, da (McLaren), o quarto, já o alemão Sebastian Vettel, conseguiu o quinto tempo, a equipe RBR aproveitou a sessão para testar os novos compostos de pneus e "aparentemente" não se preocupou com os tempos. Mark Webber, conseguiu participar do 2º treino livre e marcou apenas o oitavo tempo.

Os brasileiros em Mônaco : Felipe Massa, foi o sexto mais rápido e Rubens Barrichello, o 13º. O alemão Adrian Sutil, conseguiu bons tempos hoje com a Force Índia, ficando com a nona melhor marca. Kamui Kobayashi, da (Sauber), fez um treino discreto e marcou apenas o 16º tempo. Amanhã não haverá sessões de treinos livres, no sábado será realizado o último treino livre antes da classificação, a partir das 18:00 horas, horário do Japão.

Confira os dez melhores tempos da 2ª sessão em Mônaco :

1 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:15s123
2 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:15s228
3 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:15s321
4 - Jenson Button (McLaren) 1:15s448
5 - Sebastian Vettel (RBR) 1:15s667
6 - Felipe Massa (Ferrari) 1:15s781
7 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:16s356
8 - Mark Webber (RBR) 1:16s642
9 - Adrian Sutil (Force India) 1:17s101
10  Nick Heidfeld (Lotus-Renault) 1:17s126

Sebastian Vettel lidera o 1º treino em Mônaco...

Já está ficando "chato", o alemão Sebastian Vettel, da RBR, entra na pista e faz o melhor tempo, hoje no 1º treino livre para o Grande Prêmio de Mônaco, não tivemos surpresa, com o tempo de 1:16s619, Vettel tomou a primeira posição do espanhol Fernando Alonso, nos minutos finais da sessão.

Os primeiros treinos livres em Mônaco, por tradição acontecem na quinta-feira, e na primeira sessão a boa surpresa foi ver a Ferrari em segundo com Alonso e em quarto com Felipe Massa. As McLaren aparecem apenas na quinta e sexta posição, já a Williams, colocou o venezuelano Pastor Maldonado em sétimo.

O alemão Michael Schumacher, bateu forte no final da sessão e não conseguiu melhorar seu tempo. Mark Webber, da RBR, com problemas no câmbio não marcou tempo. O segundo treino livre será realizado a partir das 21:00 horas, horário do Japão.

Confira os dez melhores tempo da 1ª sessão em Mônaco :

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:16s619
2 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:16s732
3 -  Nico Rosberg (Mercedes) 1:17s139
4 - Felipe Massa (Ferrari) 1:17s316
5 -  Lewis Hamilton (McLaren) 1:17s350
6 - Jenson Button (McLaren) 1:17s534
7 - Pastor Maldonado (Williams) 1:18s527
8 - Adrian Sutil (Force Índia) 1:18s578
9 - Vitaly Petrov (Lotus-Renault) 1:18s733
10 Michael Schumacher (Mercedes) 1:18s805

Podcast - Loucos por automobilismo Episódio #6

O Programa Loucos por Automobilismo no Japão desta semana destaca a vitória de Sebastian Vettel no GP da Espanha de F1. Além da categoria máxima do esporte a motor, também foi debatida as provas japonesas, do qual Rogério Lima acompanhou ao vivo a Fórmula 3 e Fórmula Nippon no autódromo de Suzuka.

O programa desta semana não contou com a presença do Renato Dobashi em virtude de compromissos profissionais, mas no próximo programa ele volta a toda velocidade para debater o GP de Mônaco de F1 e as novidades do mundo da velocidade. Não percam também o próximo programa, pois além do GP de Mônaco, também iremos falar sobre a corrida que comemorou os 100 anos das 500 Milhas de Indianápolis na Fórmula Indy. Um grande abraço a todos e cuidem-se bem.

Tudo isso e muito mais você ouve agora no programa Loucos por Automobilismo no Japão, com Daniel Gimenes, Rogério Lima e Renato Dobashi.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aldo Costa é demitido da Ferrari...

O diretor técnico da Ferrari, Aldo Costa, foi demitido do cargo que ocupada desde 2007, após um início de temporada frustrante para os fãs da equipe italiana, a escuderia resolveu dar uma chance à Pat Fry, que assume o cargo. Existe há "possibilidade" de mais cabeças estarem rolando, uma delas é do chefe da equipe, Stefano Domenicali.

Pat Fry, ex-funcionário da McLaren, terá uma tarefa nada fácil, resolver os problemas no chassi do 150º Itália, o carro até agora não conseguiu vencer na temporada 2011. Corrado Lanzone, será o encarregado pela área de produção e Luca Marmorini, continuará no comando dos motores e da eletrônica.

A Ferrari, sofreu um duro "golpe" em sua tragetória de voltar a brigar por vitórias no último final de semana, a equipe levou para Barcelona um novo pacote aerodinâmico, com uma nova asa traseira móvel, mas a FIA constatou que a peça estava com medidas fora das especificações do regulamento.

Com isso a Ferrari, foi obrigada a voltar a usar o modelo utilizado nas primeiras corridas, e novamente o carro não andou bem. O melhor resultado este ano da equipe Ferrari, foi um terceiro lugar no Grande Prêmio da Turquia. O time de Maranello continua andando atrás de RBR e McLaren, apesar dos esforços do piloto espanhol Fernando Alonso e do brasileiro Felipe Massa, que ainda não conseguiu bons resultados. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Itaipava GT Brasil 3ª Etapa em Curitiba prova de domingo...


Neste domingo (22), foi realizada a 2ª prova do final de semana da Itaipava GT Brasil, pela categoria GT4 mais uma vitória da dupla Marçal Melo e William Freire, com o modelo Ginetta G50, em uma corrida de recuperação onde o piloto Marçal Melo largou na última posição e foi ultrapassando seus adversários um a um, até entregar o carro para o companheiro Freire, que partiu pra cima do líder da prova Alan Hellmeister, conseguindo a ultrapassagem aproveitando a relargada, onde o Alan foi atrapalhado por um carro da GT3.

                                        Pódio da GT4
O modelo Ginetta G50, demonstrou ser um dos carros mais rápidos em Curitiba, em segundo lugar chegaram a dupla, Sérgio Laganá e Alan Hellmeister, com uma Ferrari Challenge, que repetiram o resultado do sábado, em terceiro a dupla, Cristiano Federico e Caio Lara, com outra Ferrari Challenge, marcando pontos importantes no campeonato.

          
Pela categoria GT3, os atuais campeões da Itaipava GT, voltaram a vencer, a dupla Valdeno Brito e Matheus Stumpf, pilotando um Ford GT, ficaram de fora do lugar mais alto do pódio desde a final de 2010, na corrida de sábado um furo no pneu e uma quebra de suspensão adiou a volta às vitórias, mas no domingo após 34 voltas a dupla saiu vencedora.

                                        Pódio da GT3
Xandy Negrão e Xandinho Negrão, chegaram em segundo agora pilotando uma Lamborghini e em terceiro Cleber Faria, que pulou para vice-liderança na GT3, na corrida deste domingo ele fez uma prova pensando nos pontos do campeonato. A próxima etapa da Itaipava GT Brasil, será realizada no dia 26 Junho em Santa Cruz do Sul (RS). Confira mais fotos aqui

Segue o Resultado Final da GT3 etapa de Domingo :

1 - Valdeno Brito/Matheus Stumpt (Ford GT)
2 - Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Lamborghini)
3 - Cleber Faria (Lamborghini Gallardo LP560)
4 - Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari)
5 - Enrique Bernoldi e Paulo Bonifácio (Ford GT)
6 - Rafael Derani/Claudio Ricci (Ferrari F430)
7 - Pedro Queirolo (Corvete)
8 - Marcelo Hahn/Allam Khodair (Lamborghini Gallardo LP600)
9 - Fernando Poeta/W.Derani (Lamborghini Gallardo LP500)
10 Wagner Ebrahim (Viper)

Segue o Resultado Final da GT4 etapa de Domingo :

1 - Marçal Melo/William Freire (Ginetta G50)
2 - Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (Ferrari Challenge)
3 - Cristiano Federico/Caio Lara (Ferrari Challenge)
4 - Valter Rossete/Fábio Greco (Ferrari Challenge)
5 - João Gonçalves/Cae Coelho (Ginetta G50)
6 - Otávio Mesquita (Ferrari Challenge)
7 - Oswaldo Federico/Marcelo Losasso (Maserati Trofeo)
8 - Carlos Burza/Leonardo Burti (Ginetta G50)

Fotos Carlos M.Gaudelio

Sebastian Vettel vence o GP da Espanha...

Confesso que fiquei esperando ouvir o rádio do piloto Sebastian Vettel, após conquistar mais uma vitória na temporada 2011, a 5ª etapa do mundial que foi disputada no circuito da Catalunha. Como sempre o alemão comemora muito suas vitórias, desta vez a 14ª na carreira a 4ª no ano que ampliou ainda mais sua vantagem em relação ao segundo colocado, Lewis Hamilton, da (McLaren), só que agora são confortáveis 41 pontos.

Mas voltando a conversa sobre o rádio, Vettel, trocou o tradicional grito "Yes baby, Tank you boys" pelo "Yaaaaahooooo ! Yibby-dibby-dee Ring ding-ding-ding !" uma espécie de "Yabada-badoooo !". Foi uma das comemorações mais engraçadas que já ouvi. A vitória do alemão desta vez não foi fácil, após perder posições logo na largada por causa de uma fantástica largada do espanhol Fernando Alonso, com sua Ferrari, que pulou da 4ª posição para a 1ª.


Vettel, precisou aguentar uma forte pressão do inglês Lewis Hamilton nas voltas finais, mas o dia era do jovem campeão, provando que mesmo com alguns problemas no (KERS) de seu "RB7", o piloto é sem dúvida sensacional, venceu e convenceu.

O segundo lugar ficou com Lewis Hamilton e em terceiro Jenson Button, fazendo a dobradinha da McLaren, a equipe tem evoluído a cada prova, em ritmo de corrida ainda falta um pouco para superar a equipe RBR. Já o australiano Mark Webber, que largou na pole, voltou a fazer uma corrida apagada, o veterano piloto ficou muito a quem das expectativas e chegar na 4ª posição, não foi um bom resultado para quem sonha em ser campeão pela RBR.


Em uma corrida onde o número de pit stop foi muito alto, as estratégias das equipes que souberam economizar pneus nos treinos, rendeu belas ultrapassagens no final da prova. Já o bicampeão Fernando Alonso, que fez uma das melhores largadas da F1, conseguiu apenas a quinta colocação, no final da prova a Ferrari tinha sérios problemas de desgaste de pneu, mas só o "pulo do gato" que ele deu no inicio da corrida já valeu o ingresso para sua enorme torcida. Talvez não foi o resultado que o piloto da casa queria, entretanto com uma fraca Ferrari, já está de bom tamanho.


Os brasileiros na prova, Felipe Massa, largou em oitavo e abandonou a corrida no final por problemas no câmbio, durante a corrida além dos problemas de aderência com pneus macios o piloto da Ferrari continuou cometendo erros, já Rubens Barrichello, que teve problemas na caixa de câmbio no treino de sábado, largou em décimo nono e chegou em 17º, a Williams, cometeu vários erros durante os pit stop de seus pilotos.

Kamui Kobayashi, da (Sauber), conseguiu mais um ponto no campeonato, chegando em décimo, o japonês que largou em décimo quarto e na primeira volta teve um pneu furado, acabou voltando após a troca em último lugar e em uma corrida de recuperação chegou na zona dos pontos pela quarta corrida consecutiva. 


Os destaques da prova além do fantástico Sebastian Vettel, foi outros dois alemães, Nick Heidfeld, da (Lotus-Renault), que largou em último lugar e chegou em oitavo e Michael Schumacher, da (Mercedes), que largando na décima posição o veterano piloto conseguiu chegar à frente de seu companheiro de equipe na sexta posição, após mais uma bela largada. O mexicano Sergio Perez, da (Sauber), finalmente consegue seus primeiros pontos na categoria chegando na nona posição.


Confira o resultado final do GP da Espanha :

1 - Sebastian Vettel (RBR) 66 voltas
2 - Lewis Hamilton (McLaren) a 0s630
3 - Jenson Button (McLaren) a 35s697
4 - Mark Webber (RBR) a 47s966
5 - Fernando Alonso (Ferrari) a 1 volta
6 - Michael Schumacher (Mercedes) a 1 volta
7 - Nico Rosberg (Mercedes) a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (Lotus-Renault) a 1 volta
9 - Sergio Perez (Sauber) a 1 volta
10  Kamui Kobayashi (Sauber) a 1 volta
11  Vitaly Petrov (Lotus-Renault) a 1 volta
12  Paul di Resta (Force Índia) a 1 volta
13  Adrian Sutil (Force Índia) a 1 volta
14  Sébastien Buemi (Toro Rosso) a 1 volta
15  Pastor Maldonado (Williams) a 1 volta
16  Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a 2 voltas
17  Rubens Barrichello (Williams) a 2 voltas
18  Jarno Trulli (Team Lotus) a 2 voltas
19  Timo Glock (Marussia Virgin) a 3 voltas
20  Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) a 3 voltas
21  Narain Karthikeyan (Hispania) a 4 voltas
Fotos Getty - Sutton

domingo, 22 de maio de 2011

Super GT Okayama Circuit GT500 Rod 1

A All Japan Super GT realizou hoje no circuito de Okayama, a segunda etapa da temporada, apesar do nome Okayama 250 km Race (Rod 1) essa foi a prova de número 2, a etapa havia sido adiada por causa do terremoto e tsunami do dia 11 de março, na região Tohoku. Largando na segunda posição o piloto brasileiro João Paulo de Oliveira, que faz dupla com o japonês Tsugio Matsuda, na equipe Calsonic Impul, conquistou a vitória na corrida deste domingo.

Após manter a segunda posição na largada, o brasileiro conseguiu manter um forte ritmo de corrida, enquanto o piloto Toshihiro Kaneishi, com o Honda HSV-010 abria uma pequena vantagem na ponta da corrida. No momento do pit stop obrigatório a equipe Calsonic Impul executou a troca de pilotos e pneus mais rápida do que os demais. Matsuda, assumiu o GT-R de número 12 na sexta posição, à frente do Honda HSV-010, pilotado pelo japonês Koudai Tsukakoshi, companheiro de Kaneishi.


A corrida seguiu bastante disputada na categoria GT500, após todas trocas de pilotos Matsuda já era o líder, seguido de perto por Tsukakoshi, que durante a volta 45 tentou uma ultrapassagem no harpin. Tsukakoshi, perdeu o controle do carro e bateu na traseira de Matsuda, os dois voltaram a prova mas desta vez com Tsukakoshi na frente. Mas a direção de prova puniu o piloto da equipe Honda com uma passagem pelos boxes, por ter causado o acidente.

Com isso a corrida ficou livre para a vitória da dupla da equipe Calsonic Impul, para a alegria dono da equipe o ex-piloto Kazuyoshi Hoshino, conhecido como "o homem mais rápido do Japão" durante sua carreira profissional. Aliás Hoshino é muito simpático com todos os fãs.

O segundo lugar ficou com a dupla Takuya Izawa e Naoki Yamamoto, com um Honda HSV-010 e completando o pódio a dupla Koudai Tsukakoshi e Toshihiro Kaneishi, com outro Honda HSV-010. A dupla da equipe Petronas Tom's, com o alemão Andre Lotterer e Kazuki Nakajima, ficou com a quarta colocação.


Segue o Resultado Final da categoria GT500

1 - João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda
2 - Takuya Izawa e Naoki Yamamoto
3 - Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi
4 - Andre Lotterer e Kazuki Nakajima
5 - Satoshi Motoyama e Benoit Treluyer
6 - Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli
7 - Takashi Kogure e Loic Duval
8 - Yuji Tachikawa e Kohei Hirate
9 - Hironobu Yasuda e Bjorn Wirdheim
10 Ryo Michigami e Yuhki Nakayama
11 Daisuke Ito e Kazuya Oshima
12 Hideki Mutoh e Takashi Kobayashi
13 Hiroaki Ishiura e Takuto Iguchi
14 Juichi Wakisaka e Andre Couto
15 Tatsuya Kataoka e Seiji Ara

Itaipava GT Brasil 3ª Etapa em Curitiba prova de sábado...

A 3ª Etapa da temporada 2011 da Itaipava GT Brasil, foi disputada neste sábado (21) no circuito de Curitiba - PR. Na categoria GT4, a quinta prova do campeonato foi vencida pela dupla Marçal Melo e William Freire, com uma Ginetta G50. Apesar de não terem o carro mais rápido do grid chegando a perder segundos preciosos para as Ferraris, isso não foi problema para dupla do Ginetta 82, que lutaram muito pelo belo resultado. Marçal Melo é daqueles pilotos guerreiros, já contei sua história aqui, aliado ao jovem parceiro William, conquistaram mais uma vitória com méritos de campeão.

Em segundo lugar chegaram a dupla, Sérgio Laganá e Alan Hellmeister, com uma Ferrari Challenge, Otávio Mesquita em terceiro com outra Ferrari Challenge e em quarto a dupla Carlos Burza e Leonardo Burti, com mais uma Ginetta, outro belo resultado, pois o Ginetta 81 de Burza e Burti, apresentou vários problemas mecânicos nas primeiras etapas e voltar ao pódio em Curitiba já é uma vitória.

Para a corrida deste domingo a dupla vencedora largará em último lugar, pois no treino que definiu o grid de largada para a sexta prova, o piloto Marçal Melo bateu forte na sua primeira volta do treino e não foi possível marcar tempo, a equipe Crystal Racing Team, fez um belo trabalho para recuperar o carro a tempo da corrida deste sábado. Apesar das dores no ombro após a batida, Marçal comemorou muito a conquista e dedicou a vitória a todos da equipe.


Já na categoria GT3, o paulista Pedro Queirolo, com sua Corvete, venceu sua terceira corrida consecutiva da temporada neste sábado em Curitiba, contando com uma dose de sorte de campeão, Queirolo conquistou o resultado após os problemas nos dois carros que lideravam a prova até a última volta. Em segundo lugar chegaram a dupla Enrique Bernoldi e Paulo Bonifácio, com um Ford GT, lembrando que a dupla largou em décimo lugar, Daniel Serra e Chico Longo, pilotando uma Ferrari chegaram em terceiro.

A sexta etapa da Itaipava GT Brasil será realizada neste domingo a partir das 12:30 horas, horário do Brasil.

Segue o Resultado Final da GT3 etapa de Sábado :

1 - Pedro Queirolo (Corvete) 37 voltas
2 - Enrique Bernoldi e Paulo Bonifácio (Ford GT)
3 - Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari)
4 - Cleber Faria (Lamborghini Gallardo LP560)
5 - Vanue Faria/Renan Guerra (Lamborghini Gallardo LP560)
6 - Marcelo Hahn/Allam Khodair (Lamborghini Gallardo LP600)
7 - Rafael Derani/Claudio Ricci (Ferrari F430)
8 - Henrique Assunção/Ricardo Castropil (Viper)
9 - Fernando Croce/Fernando G Croce (Viper)
10 Fernando Poeta/W.Derani (Lamborghini Gallardo LP500)
11 Valdeno Brito/Matheus Stumpt (Ford GT)
12 Ricardo Ricca/Rafael Daniel (Lamborghini Gallardo LP500)

Segue o Resultado Final da GT4 etapa de Sábado :

1 - Marçal Melo/William Freire (Ginetta G50)
2 - Sérgio Laganá/Alan Hellmeister (Ferrari Challenge)
3 - Otávio Mesquita (Ferrari Challenge)
4 - Carlos Burza/Leonardo Burti (Ginetta G50)
5 - Valter Rossete/Fábio Greco (Ferrari Challenge)
6 - Marcelo Sant'Anna/Cristiano De Rey (Ferrari Challenge)
7 - João Gonçalves/Cae Coelho (Ginetta G50)
8 - Cristiano Federico/Caio Lara (Ferrari Challenge)
9 - Eduardo Ramos/Leandro Almeida (Aston Martin)
10 Oswaldo Federico/Marcelo Losasso (Maserati Trofeo)




Veja mais fotos como esta em PortalNippon

sábado, 21 de maio de 2011

Mark Webber é pole para o GP da Espanha...

Ufa ! Até que enfim ! Isso talvez seja o que a maioria dos torcedores da Fórmula 1 disseram hoje após o treino classificatório que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Espanha. O australiano Mark Webber, da (RBR), conquistou a pole no circuito da Catalunha, com o tempo de 1:20s981 superando pela primeira vez no ano o "imbatível" Sebastian Vettel, que irá largar em segundo.

A grande fase da equipe RBR é fantástica, os dois carros conseguem voltas mais rápidas a cada treino e ainda não tem adversário à altura, pelo menos em treinos classificatórios. O alemão Sebastian Vettel, atual líder do campeonato, vem a cada prova batendo recordes em cima de recordes, hoje ele até poderia ter conquistado a pole, se não tivesse tido problemas com o (KERS). Mas mesmo assim, o bom desempenho de Webber, merece os créditos e para a corrida de amanhã a equipe é favorita.


Na segunda fila, o inglês Lewis Hamilton da (McLaren), com terceiro tempo e o piloto da casa Fernando Alonso, tirando um coelho da cartola de uma Ferrari que não é mais a mesma. A equipe italiana levou um novo pacote aerodinâmico para a Espanha, mas a "nova" asa  traseira móvel , apresentou irregularidades e foi vetada pela FIA. A quarta posição de Alonso foi muito comemorada, o bicampeão mundial tirou "leite de pedra"...

Entre os dez melhores do grid uma boa surpresa ao ver o venezuelano Pastor Maldonado, colocando a Williams na nona posição, o campeão da GP2 de 2010 gastou os jogos de pneus macios a que tinha direito para poder mostrar serviço e deu sorte, já para a corrida ele precisará economizar. Rubens Barrichello, com a outra Williams não teve sorte, um problema na caixa de câmbio de seu carro fez com que o brasileiro conseguisse apenas o 19° .


FelipeMassa, ficou com o 8° tempo, 0s924 décimos atrás de Alonso, o brasileiro continua sofrendo com o problema de aderência dos pneus. Kamui Kobayashi, da (Sauber), não conseguiu melhorar seu tempo no (Q2), e vai largar apenas em 14°.

Nas posições intermediárias, destaques para o (Team Lotus), que conseguiu passar para o (Q2) pela primeira vez no ano, mostrando que é a melhor equipe entre as "novatas". O finlandês Heikki Kovalainen, vai largar em 15° e o italiano Jarno Trulli, em 18°.


Para a corrida de amanhã, como já falei aqui, a RBR é favorita, mas a McLaren vai brigar por posições no pódio, além disso Fernando Alonso, correndo em casa não tem nada a perder e com certeza fará uma bela apresentação. A pista de Barcelona terá a maior zona de ultrapassagens da temporada, com 830 metros, a prova tem a possibilidade de ser interessante e o forte calor deverá exigir um maior desgaste dos pneus Pirelli.

Confira o grid de largada para o GP da Espanha :

1 - Mark Webber (RBR) 1:20s981
2 - Sebastian Vettel (RBR) 1:21s181
3 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:21s961
4 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:21s964
5 - Jenson Button (McLaren) 1:21s996
6 - Vitaly Petrov (Lotus-Renault) 1:22s471
7 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:22s599
8 - Felipe Massa (Ferrari) 1:22s888
9 - Pastor Maldonado (Williams) 1:22s952
10 Michael Schumacher (Mercedes) sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino : (Q2)

11 Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1:23s231
12 Sergio Perez (Sauber) 1:23s367
13 Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:23s694
14 Kamui Kobayashi (Sauber) 1:23s702
15 Heikki Kovalainen (Team Lotus) 1:25s403
16 Paul di Resta (Force Índia) 1:26s126
17 Adrian Sutil (Force Índia) 1:26s571

Eliminados na primeira parte do treino : (Q1)

18 Jarno Trulli (Team Lotus) 1:26s521
19 Rubens Barrichello (Williams) 1:26s910
20 Timo Glock (Marussia Virgin) 1:27s315
21 Vitantonio Liuzzi (HRT) 1:27s809
22 Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) 1:27s908
23 Narain Karthikeyan (HRT) 1:28s556
24 Nick Heidfeld (Lotus-Renault) sem tempo

Sebastian Vettel é o mais rápido no último treino livre na Espanha...

O alemão Sebastian Vettel não é fácil, passou quase todo o terceiro treino livre na Espanha, nos boxes, mas faltando pouco menos que 4 minutos para o final da sessão, entrou na pista e cravou a melhor volta do final de semana, com o tempo em 1:21s707 ele superou o companheiro de equipe Mark Webber, que havia dominado as sessões de ontem.

Alguém apostaria em outro nome para a pole de logo mais ? Na Fórmula 1 atual o dominio da Red Bull, tem sido impressionante, a dupla de pilotos da equipe austríaca parece que não tem nenhum trabalho para conseguir fazer voltas rápidas, é uma atrás de outra, só um erro tira a pole da RBR na corrida deste domingo.

A grande surpressa da última sessão foi ver o alemão Michael Schumacher, da (Mercedes), na terceira posição, à frente da dupla da McLaren. Kamui Kobayashi, da (Sauber), com os pneus macios conseguiu o sétimo tempo, ontem o japonês reclamou muito dos compostos duros. Uma reclamação compartilhada entre vários pilotos de ponta.


Rubens Barrichello, da (Williams), foi o melhor brasileiro da terceira sessão, ele conseguiu o décimo tempo, Felipe Massa ficou logo atrás com sua Ferrari, que voltou a usar a asa traseira móvel das últimas corridas. A FIA, concluiu que a peça estava irregular. O piloto alemão Nick Heidfeld, da (Lotus-Renault), teve mais um problema com seu carro, o "R31", pegou fogo, existe uma hipótese de uma falha em um sensor, que possa ter causado o incidente.

O treino que define o grid de largada para o GP da Espanha será realizado a partir das 21:00 horas, horário do Japão.

Confira os dez melhores tempo da 3ª sessão na Espanha :

1 - Sebastian Vettel (RBR) 1:21s707
2 - Mark Webber (RBR) 1:21s791
3 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:23s057
4 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:23s068
5 - Jenson Button (McLaren) 1:23s214
6 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:23s397
7 - Kamui Kobayashi (Sauber) 1:23s669
8 - Vitaly Petrov (Lotus-Renault) 1:24s043
9 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:24s270
10 Rubens Barrichello (Williams) 1:24s318


Fotos Getty Imagens

FIA discute sobre a "nova asa" da Ferrari...

A FIA está em conversações com a equipe Ferrari, para discutir sobre um "possível" irregularidade na nova asa traseira móvel, a peça foi usada nos treinos livres desta sexta-feira em Barcelona. Há "rumores" que a Ferrari estaria usando uma asa com medidas que não estão dentro do regulamento. Se observarmos bem nas imagens dará para ter uma noção melhor sobre onde existe essa suspeita.

No centro da asa o desenho da nova peça é bem diferente do modelo utilizado nas quatro primeiras etapas da temporada, o delegado da FIA Charlie Whiting, afirmou nesta sexta-feira, que uma equipe de inspetores estava olhando para o desenho da asa e ainda vão decidir se está tudo dentro do regulamento.

                          Asa utilizada nas primeiras corridas.
O problema é o artigo 3.10.3, que fala das medidas da peça, neste caso existe um espaço entre os slots, caso seja comprovada a irregularidade, a Ferrari terá que voltar a utilizar as peças antigas. Lembrando que a equipe Sauber, também foi punida por um problema nas medidas da asa traseira móvel no GP da Austrália, primeira corrida da temporada.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

GP da Espanha treinos livres de sexta-feira...

O australiano Mark Webber, da (RBR), dominou os dois treinos livres para o GP da Espanha, nesta sexta-feira o piloto não deu chances para os demais, sem cometer erros durante as duas sessões, Webber cravou a melhor volta do dia em 1:22s470. Lewis Hamilton, da (Mclaren), foi o segundo e o líder do campeonato Sebastian Vettel, o terceiro. 

A sexta-feira foi bem movimentada em Barcelona, na primeira sessão os pilotos aproveitaram para testar os novos pacotes aerodinâmicos, mas o domínio das principais equipes é sem dúvida impressionante.Mclaren, continua apresentando um bom desempenho perante a rival RBR, dividindo as duas primeiras filas. O espanhol Fernando Alonso, da (Ferrari), que corre em casa neste final de semana, conseguiu um 5º tempo, apesar de ter perdido alguns décimos de segundo em sua última volta rápida, atrapalhado pelo tráfego. 


O brasileiro Felipe Massa, sofreu mais uma vez com sua Ferrari, o carro apresentou vários problemas de estabilidade, chegando a escapar algumas vezes na curva 9. Com os compostos de pneus macios, os tempos não foram bons nas duas sessões, apesar de ficar 0,710s atrás do companheiro de equipe, Massa conseguiu o melhor resultado entre os brasileiros, um 8º tempo. 

Kamui Kobayashi, da (Sauber), na 1º sessão foi apenas o décimo sétimo, o piloto japonês ficou responsável por testar as novas peças do carro, já na 2ª sessão de treinos livres, ele marcou o tempo em 1:24s290 conseguindo a nona colocação.


Michael Schumacher, da (Mercedes), que vem em uma luta até que "pessoal' para voltar a andar rápido, ficou com o sétimo tempo, mas ainda atrás de seu companheiro de equipe Nico Rosberg. 


Rubens Barrichello, da (Williams), foi apenas o 14º, ainda é cedo para avaliar se o novo pacote aerodinâmico dará resultados já neste final de semana, mas acredito que em se tratando do circuito da Catalunha, onde os pontos de ultrapassagens são poucos, se o piloto brasileiro não conseguir um posição de largada, pelo menos entre os dez primeiros do grid, dificilmente terá condições de conquistar um bom resultado no domingo.

Confira os dez melhores tempos da 2ª sessão na Espanha :

1 - Mark Webber (RBR) 1:22s470
2 - Lewis Hamilton (McLaren) 1:22s509
3 - Sebastian Vettel (RBR) 1:22s826
4 - Jenson Button (McLaren) 1:23s188
5 - Fernando Alonso (Ferrari) 1:23s568
6 - Nico Rosberg (Mercedes) 1:23s586
7 - Michael Schumacher (Mercedes) 1:23s981
8 - Felipe Massa (Ferrari) 1:24s278
9 - Kamui Kobayashi (Sauber) 1:24s290
10 Nick Heidfeld (Lotus-Renault) 1:24s366

Fotos Sutton