domingo, 31 de outubro de 2010

Takuma Sato fará exibição em Suzuka na final da Fórmula Nippon


No próximo final de semana no circuito de Suzuka, será realizada a última etapa da temporada 2010 da Fórmula Nippon, além da grande final onde o título poderá ser de um brasileiro, o piloto japonês Takuma Sato que corre na Indy Car nos (EUA), fará uma apresentação com uma Lotus 100T.

Takuma Sato, participou da homenagem ao piloto (Ayrton Senna) na exibição em Suzuka no domingo do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, realizado no dia 10 de Outubro, juntamente com o piloto brasileiro Bruno Senna (sobrinho de Ayrton).

O Lotus 100T, foi o carro utilizado pela equipe Lotus em 1988,  os pilotos naquele anos eram : o japonês Satoru Nakajima e o brasileiro Nelson Piquet. O carro que foi projetado por Gerard Ducorouge e Martin Ogilvie, era equipado com motor Honda V6 1.5 L turbo e câmbio manual de 6 marchas. 
 
 
No final da temporada de 1988 com proibição dos motores turbo, o chassis ficou obsoleto, com este carro a Lotus não conseguiu nenhuma vitória na categoria.

O Lotus 100T , ficará exposto para os visitantes em Suzuka no Sábado dia 6 de Novembro para sessões de fotos. Takuma Sato, também vai estar nos Talk Shows apartir das 11:00 horas.

Vou estar lá para rever de perto esse belo carro e torcer para a ver um brasileiro voltar a ser campeão no famoso circuito de Suzuka !

sábado, 30 de outubro de 2010

Kamui Kobayashi fala da previsão para o GP do Brasil

Kamui Kobayashi disse estar ansioso para a próxima corrida que será no Brasil, em 2009 o japonês fez sua estreia na Fórmula 1 no circuito de Interlagos. Ele foi o substituto do alemão Timo Glock que sofreu um acidente do GP do Japão.

Era a chance que tanto Kamui esperava, o final de semana foi muito difícil para o jovem piloto da Toyota que tinha uma missão, tentar terminar a prova no Brasil. Em entrevista esta semana Kamui disse que o circuito de Interlagos exige um bom preparo físico do piloto , acrescentando que em 2009 sofreu muito com as dores no pescoço.

O japonês, Kamui Kobayashi que hoje corre pela equipe Sauber vem sendo um dos destaques desta temporada , com excelentes atuações e será o líder da equipe Sauber para o ano que vem. Ele espera fazer um boa classificação e continuar  pontuando a cada Grande Prêmio, promessa de mais um show ! Será ? O japonês é considerado agora o show man da F1, ou melhor o Kobashow ! 

Felipe Massa – Vídeo Faster Than You (Felipe Baby)


GP2 Ásia Series e GP2 Series temporada 2011/2013


A GP2 é a categoria que tem levado o maior número de pilotos para a Fórmula 1, seria o último estágio de um grande piloto na preparação para a mais famosa e importante categoria do automobilismo mundial. Muitos  pilotos que foram campeões na GP2, conseguiram uma vaga na F1,  como pilotos de testes ou titulares.

O campeonato da GP2 Series 2010, é disputado por  carros idênticos, chassis fabricados pela Dallara,  motores V8 da Renault e pneus Bridgestone Potenza slick, com quatro especificações : (super macio, macio, médio e duro) que são pré-determinados pela Bridgestone antes do fim de semana da corrida.

Cada piloto, tem quatro jogos de pneus por final de semana,  devendo começar a corrida de domingo com pneus novos, se preciso também estão disponíveis pneus para piso molhado. Nenhuma evolução individual são permitidas na categoria, todas as peças de reposição devem ser adquiridos diretamente da GP2 Series. Tudo para fazer uma categoria bastante competitiva.

Um fim de semana de corrida é composta de, uma sessão de treinos de meia hora e uma hora e meia de sessão de qualificação, seguido por duas corridas.

A primeira corridas tem a duração aproximada de 1h e 15 minutos,  cada piloto deverá completar um pit spot obrigatório nas quais um mínino de dois pneus deverá ser trocado. E no final os oito primeiros pilotos marcam pontos.


Na segunda corrida o grid de largada é determinado pela ordem de chegada da primeira corrida, neste caso os oito primeiros colocados largam em posições invertidas. O vencedor da primeira corrida do dia, sai em oitavo e dai por diante. A segunda prova tem duração de 45 minutos e não é obrigatório  fazer o pit stop. 

Os organizadores da GP2 Series, anunciaram o nome das 13 equipes para os próximos três anos, para disputarem as duas categorias. Serão duas equipes novas : (Team Air Asia) é uma equipe nova e ligada fortemente a equipe malaia Lotus da F1,  a outra é a equipe britânica (Carlin)

Segue a lista das 13 equipes :

Arden International (NED)
Art Grand Prix (FRA)
Barwa Addax Team (ESP)
Carlin (GBR)
Dams (FRA)
iSport International (GBR)
Ocean Racing Technology (POR)
Racing Engineering (ESP)
Rapax (ITA)
Scuderia Coloni (ITA)
Super Nova Racing (GBR)
Team Air Asia (MAS)
Trident Racing (ITA)


Fotos divulgação

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bruno Senna negocia com a Lotus para 2011...


O piloto brasileiro Bruno Senna, tem tido um ano nada fácil em sua primeira temporada na Fórmula 1 , a "rumores" que ele está perto de conseguir um contrato com a equipe Lotus.

Bruno Senna, corre com o pior carro dentre as doze equipes desta temporada, sua equipe Hispania (HRT) com grandes problemas financeiros e sem boas perspectivas para o próximo ano, nem sabe se terá condições de alinhar seus carros na primeira corrida de 2011. A equipe de José Carabante e Colin Kolles procura patrocinadores para continuar na categoria.

Agora a dúvida é , quem sairia do time malaio, o veterano italiano Jarno Trulli ou o finlandês Heikki Kovalainen, a equipe Lotus é das três equipes novatas de 2010 a que tem conseguido os melhores resultados até agora e no próximo ano contará com o sistema hidráulico e câmbio da RBR.

No próximo final de semana no Grande Prêmio do Brasil, a equipe Lotus deverá anunciar o contrato com a Renault para fornecimento dos motores para 2011, já que o contrato com a Cosworth foi cancelado.

O sobrenome Senna tem uma longa história com o time Lotus, foi em um carro Lotus 97T com motor Renault, que em 1985  o piloto brasileiro Ayrton Senna (tio de Bruno), venceu sua primeira corrida na Fórmula 1. E pouco antes do Grande Prêmio do Japão, realizado em Suzuka este mês, Bruno Senna fez uma apresentação com esse carro do tio Ayrton.


Segundo sites brasileiros especializados em Fórmula 1 , a negociação com Bruno Senna e a Lotus já estão bem avançadas.

Fotos Getty Imagens e Rogério Lima

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Gran Turismo, Projeto Red Bull Racing "protótipo X1" ...

Para os fãs de games, foi apresentado um vídeo do projeto Red Bull Racing, "protótipo X1" , o super carro, um V6 twin turbo de injeção direta, proporciona um desempenho de mais de 400 kms por hora de velocidade,  com uma aceleração lateral de até 6G.

Para fazer parte do projeto do game do Playstation 3 Gran Turismo, foi convidado Adrian Newey que é considerado um gênio em construção de carros de Fórmula 1 ,  o piloto convidado para estrelar o game e fazer os primeiros testes, foi o alemão Sebastian Vettel piloto de Fórmula 1 e fã de games.



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

F3 Japan Championship, divulgou o calendário provisório para 2011



A All Japan F3 Championship, divulgou o calendário provisório para a temporada 2011, o campeonato que segue nos mesmos moldes deste ano terá 7 etapas "duplas" e começará nos dias 16 e 17 de Abril no circuito de Suzuka.

Conforme o calendário divulgado, a próxima temporada , terá  previsão de duas etapas "triplas" que  seriam , três corridas nos circuitos de Fuji Speedway e três no circuito de Sugo Sportsland .

Segue o calendário provisório 2011 :

1 Etapa Rod 1 e 2 - Circuito de Suzuka dias 16 e 17 de Abril.
2 Etapa Rod 3 e 4 - Circuito de Motegi Twin dias 14 e 15 de Maio.
3 Etapa Rod 5/6/ 7 - Circuito de Fuji Speedway dias 11/12 de Junho.
4 Etapa Rod 8 e 9 - Circuito de Fuji Speedway dias 16 e 17 Julho.
5 Etapa Rod 10 e 11 - Circuito de Motegi Twin dias 6 e 7 de Agosto.
6 Etapa Rod 12 e 13 - Circuito de Okayama dias 27 e 28 de Agosto.
7 Etapa Rod 14/15 e 16 - Circuito de Sugo  dias 24 e 25 de Setembro

A temporada da F3 Japan 2011 terminará em 25 de Setembro no circuito de  Sugo Sportsland , ainda não foi divulgada a lista com os pilotos pré-inscritos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Momento Humor ! Blog Rogério Lima 23 モータースポーツ


Essa imagem vocês já devem ter visto por ai, mas eu não poderia deixar de compartilhar aqui no blog, o que vocês acham ? アロンソとハミルトンはそれを何ですか?

Foto World ©Sutton

Olé Toro !


O Gp da Coréia do Sul coroou o piloto mais arrojado e experiente da atual turma. Nosso Dom Quixote (Fernando Alonso – Ferrari) não deu mole para a concorrência e conduziu seu cavallino rampante para a vitória de forma incontestável. Alonso tem talento de sobra, sorte de campeão, experiência e tato para fazer o jogo político e esportivo da categoria. Passa longe da ética. É um ótimo sujeito para você bater um papo no boteco, mas não o convide para jantar em sua casa.

Alonso tem usado a experiência para se manter em boas posições durante a corrida, assim como fez no GP do Japão. No GP inaugural da Coréia do Sul se manteve na pista e tirou proveito das mazelas alheias e amealhou as posições de Mark Webber e Sebastian Vettel (Red Bull) na corrida e no campeonato. Literalmente caiu a casa da equipe anglo-austríaca. Mark Webber e Sebastian Vettel infortunados na prova começam a ver o campeonato escapar. 


Ambos enfrentarão um piloto que se não é completo, é o que mais se aproxima de ser e pelo menos tem tudo o que eles ainda não possuem. A Red Bull depois da tourada do domingo passado adotará o jogo de equipe, pois se não o fizer o campeonato estará perdido. Venhamos e convenhamos, perder um campeonato com o melhor carro é de doer. 

Webber apesar de toda a quilometragem na categoria disputa um título pela primeira vez. Seu erro mínimo no GP sul-coreano custou sua corrida, sua posição na tabela e de quebra levou o Nico Rosberg junto. Nosso querido ogro terá de ter sangue frio na disputa que pode lhe render o primeiro título mundial da sua carreira. Dificilmente Webber terá uma nova chance de ser campeão, é tudo ou nada para o australiano. 


Vettel quando não erra sozinho é vítima de algum problema. O alemãozinho tem talento de sobra, porém ainda lhe faltam maturidade e experiência. Deverá ser obrigado a fazer jogo de equipe em favor do Webber, algo improvável de imaginarmos no início do campeonato. A chupeta caiu, agora é hora de acelerar. A dupla da Red Bull não tem mais o direito de errar.


O GP da Coréia do Sul teve cerca de metade das voltas com a presença do safety car. Assistir corrida nestas condições é como chupar bala sem retirar a embalagem. Não tem graça e nem gosto nenhum. Realmente os maiores guerreiros desta corrida foram os fãs coreanos que estiveram presentes no autódromo. Espero que este episódio não diminua ou esvazie a corrida do próximo ano, pois apesar de ter sido um fiasco em termos técnicos e de competição, o evento sul coreano aparenta ter futuro. 

Pedrão lá do céu não deu uma folga, no fundo a culpa não é dele, de ninguém na verdade. Chuva é chuva. Nosso querido Sancho Pança (Felipe Massa - Ferrari) parece ter encontrado o caminho das pedras novamente e abocanhou o terceiro lugar na prova. Nosso Barrica (Rubens Barrichello - Williams) depois de outro namoro com o Miguel (Michael Schumacher – Mercedes) nos treinos livres, recebeu um pedido de desculpas de seu amado e até se emocionou. 


Tudo bem que o Miguel pede desculpas com a mesma freqüência que o Corinthians ganha uma Taça Libertadores, mas daí a quase chorar como ele mesmo afirmou, não dá. Brincou né Barrica, pega leve! Bruno Senna (Hispania) fez o que podia, ficou na pista e foi o penúltimo. 

Que venha 2011 no caso dele!


Alonso está com a muleta (pano vermelho) nas mãos, olhando com ar de insolência para os dois toros. Nas arquibancadas a espanholada toda prepara o grito de olé! Seu carro não é o melhor, mas ele sobra na pista! Que venham os toros! Olé!

Daniel Gimenes

Foto Getty Imagens

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

F1 GP da Coreia do Sul - resultado final


Fernando Alonso (Ferrari), vence a primeira corrida de Fórmula 1 disputada na Coreia do Sul. Ontem na estreia do GP Coreano no circuito Yeongam, o mal tempo e a chuva possibilitaram uma corrida imprevisivel. A corrida começou com o Safety Car na pista,  foi interrompida por 48 minutos e recomeçou novamente com o carro de segurança. 


O espanhol contou com a sorte e a experiência de um bi-campeão mundial, mesmo largando na segunda fila ,ele fez uma bela corrida e assumiu a liderança isolada do campeonato com  231 pontos.

Assim que a bandeira verde deu início a corrida, Sebastian Vettel que era o pole seguiu em frente, já seu companheiro de equipe Mark Webber, rodou e acertou o muro e de quebra levou junto o carro do alemão Nico Rosberg (MercedesGP) que era o quarto colocado naquele momento.

Um erro do australiano que pode custar o campeonato, já que Webber era o líder e não marcou pontos nesta corrida.


Uma corrida cheia de rodadas e acidentes , em se tratando de uma pista nova, já era esperado pouca aderência dos pneus,  ainda mais com chuva, foi uma corrida que desafiou a todos. Na volta 46ª,  o motor da RBR de Sebastian Vettel foi perdendo rendimento até estourar e a vitória caiu no colo do espanhol Fernando Alonso.


Em segundo lugar chegou outro candidato ao título, o inglês Lewis Hamilton, que mesmo tendo cometido erros durante a prova soube levar o carro até o final, mantendo ainda chances no campeonato. O brasileiro Felipe Massa (Ferrari) completou o pódio. Michael Shumacher (MercedesGP) fez sua melhor corrida na temporada e chegou em quarto, o alemão provou que ainda corre muito bem em pista molhada.


Os brasileiros, Rubens Barrichello (Williams) chegou em sétimo lugar, porque nas últimas voltas os pneus intermediários não aguentaram, Lucas di Grassi (VRT) bateu  na 25ª volta e Bruno Senna (HRT) chegou na 14ª e penúltima posição.


O japonês Kamui Kobayashi, sofreu com os pneus intermediários de sua Sauber, mas se manteve na pista brigando por posições chegando em oitavo.

A próxima corrida será o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos no dia 7 de Novembro.

Confira o resultado do GP da Coreia do Sul :

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 55 voltas em 2h48m20s810
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 14s999
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 30s868
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 39s688
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 47s734
6 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 53s571
7 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m09s257
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m17s889
9 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - a 1m20s107
10 Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1m20s851
11 Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m24s146
12 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m29s939
13 Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
14 Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
15 Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
Fotos Word ©Sutton

domingo, 24 de outubro de 2010

Super GT 2010 Etapa Final - Motegi Twin GT500 class Rod 8


E termina um dos mais disputados campeonatos da Super GT japonesa, a prova deste domingo teve a vitória da equipe Petronas Tom's, com a dupla Andre Lotterer e Juichi Wakisaka, o alemão e o japonês lutaram muito na corrida de hoje, era a chances de serem bi-campeões, mas o segundo lugar da equipe Weider, com os pilotos  Takashi Kogure e Loic Duval deram o título a eles.

O campeonato foi decidido na última prova, já que umas das etapas da Super GT foi cancelada. A dupla campeã até tentou a vitória em uma disputada emocionante na volta 38, uma hora era a equipe Petronas na frente outra hora era a equipe Weider. Show dos dois pilotos japoneses que terminaram a prova com pouca diferença entre eles.


A corrida no circuito de Motegi Twin, teve 53 voltas num total de 254 kms de prova, começou as 14:00 horas e o piloto francês Loic Duval (Weider) fez a volta mais rápida do dia com o tempo de 1:46s770.

A equipe Eneos SC430, da dupla Daisuke Ito e Bjorn Wirdheim que tinham grandes chances de título pois a diferença no ranking era apenas de 1 ponto, foi punida em 20 segundos pela direção de prova por queimar a largada com isso as chances foram zero na prova de hoje, o time da Eneos chegou em 12º.


Na prova de hoje, a equipe (Kondo Advan Racing) do brasileiro João Paulo de Oliveira, como eu havia previsto ontem, fez uma estratégia de não trocar os pneus no momento do pit stop. JP de Oliveira chegou a liderar a prova antes da troca entre os pilotos, mas o grande tráfego que Hironobu Yasuda, companheiro de JP pegou na volta dos boxes, anulou as chances de vitória.


Fim de prova, a Super GT tem uma nova dupla campeã na class GT500, Takashi Kogure e Loic Duval conquistam um título importante para a equipe Weider Honda HSV-010.

Para a torcida brasileira resta ainda acompanhar a final da Fórmula Nippon, no dia 7 de novembro em Suzuka, campeonato que o brasileiro João Paulo de Oliveira também disputa, e é o atual líder com 36 pontos. 

A corrida final, promete ser outra decisão entres os pilotos Andre Lotterer, Loic Duval, Takashi Kogure e JP de Oliveira que correm nas duas categorias, agora cada um em sua equipe. Estarei lá para acompanhar in loco está grande final.

Resultado final da etapa Rod 8 GT500 class :

1 - Juichi Wakisaka e Andre Lotterer
2 - Takashi Kogure e Loic Duval
3 - Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi
4 - Hiroaki Ishiura e Kazuya Oshima
5 - Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli
6 - Takuya Izawa e Naoki Yamamoto
7 - Ralph Firman e Yuji Ide
8 - Satoshi Motoyama e Benoit Treluyer
9 - Ryo Michigami e Yuki Nakayama
10  João Paulo de Oliveira e Hironobu Yasuda
11  Carlo Van Dam e Kohei Hirate
12  Daisuke Ito e Bjorn Wirdheim

sábado, 23 de outubro de 2010

Super GT Motegi Twin GT500 Rod 8 - treinos para a final


Hoje no circuito de Motegi Twin Ring, nos treinos livres para a rodada final da Super GT temporada 2010, a equipe Weider HSV-010, da dupla Takashi Kogure e Loic Duval conseguiram a pole e sai na frente em busca do título do campeonato.

A equipe Weider, é a atual líder do campeonato com 52 pontos, na segunda posição, larga o carro da equipe Eneos SC430 da dupla Daisuke Ito e Bjorn Wirdheim, vice-líderes da temporada com 51 pontos. Promessa de grandes disputas amanhã em Motegi.


A temporada 2010 da Super GT, teve sua última etapa que seria realizada em Fuji, no dia 12 de setembro cancelada, por causa da passagem do tufão número 9, que causou grandes prejuízos na província de Shizuoka, onde fica localizado o circuito Fuji Speedway. Com isso o campeonato teve um número menor de candidatos ao título e levou à decisão para a última prova.

Não será uma corrida fácil para ninguém, Motegi vai ser o palco de uma batalha dramática até a bandeirada final, pelo números de pontos do ranking, 5 equipes tem condições matemáticas de ganhar o título. Isso dependeria de condições adversas na prova de amanhã, em se tratando da Super GT não é de duvidar, tudo pode acontecer.

Este campeonato, foi um dos mais disputados de todos os tempos, também contou com a volta do carro da Honda HSV-010 que vai liderando a temporada. A corrida vai ser longa, serão 250 kms de prova neste domingo, a briga entre as rivais Honda,Toyota e Nissan promete.


Os atuais campeões da Super GT temporada 2009, categoria GT500 class, vão largar na 5º posição do grid, a dupla de pilotos da equipe Petronas Tom's com o japonês Juichi Wakisaka e o alemão Andre Lotterer ainda tem chances matemáticas de conquistar o bi-campeonato, a diferença é de apenas 10 pontos,  uma vitória vale 20 pontos.

Lembrando para quem não acompanha a Super GT, que um brasileiro corre nesta categoria, é o piloto João Paulo de Oliveira da equipe (HIS Advan Kondo Racing), na prova de amanhã JP como é mais conhecido aqui no Japão largará em 7º,  mas não tem mais chances de ser campeão.


O brasileiro fez uma boa temporada, mas seu carro teve muitos problemas a partir da metade do campeonato, com isso ele ficará fora da disputa final, na corrida de amanhã poderá surpreender, porque seu carro um Nissan GT-R corre com pneus Yokohama e os seis primeiros carros à sua frente correm de Bridgestone e em Motegi dependendo da estratégia podem vencer.

Abaixo o grid de largada para a etapa Rod 8 :

1 - Takashi Kogure e Loic Duval
2 - Daisuke Ito e Bjorn Wirdheim
3 - Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi
4 - Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli
5 - Juichi Wakisaka e Andre Lotterer
6 - Hiroaki Ishiura e Kazuya Oshima
7 - João Paulo de Oliveira e Hironobu Yasuda
8 - Takuya Izawa e Naoki Yamamoto
9 - Satoshi Motoyama e Benoit Treluyer
10 Ralph Firman e Yuji Ide
11 Ryo Michigami e Yuki Nakayama
12 Yuji Tachikawa e Richard Lyons
13 Carlo Van Dam e Kohei Hirate

Fotos Arquivos - Para saber mais sobre a SuperGT é só buscar pela palavra Super GT no final da página do blog.

F1 Grande Prêmio da Coreia , Sebastian Vettel larga na pole...


Na estreia, do primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 na Coreia do Sul, o alemão Sebastian Vettel , marcou a pole hoje no circuito de Yeongam. Fernando Alonso (Ferrari) que liderava a pole, perdeu a primeira posição no grid já com o cronômetro zerado. A dupla da equipe RedBull , conseguiu uma dobradinha e sai na frente na luta pelo título.

A volta de Vettel foi perfeita, marcando o tempo em 1m35s585 , conseguindo a 14º pole para a equipe (RBR) em segundo lugar larga o líder do campeonato Mark Webber , Fernando Alonso (Ferrari) sai em terceiro.

Em 4º lugar o inglês Lewis Hamilton (McLaren) , que quase  bateu seu carro na entrada dos pits, ele perdeu o controle do carro mas teve habilidade para não bater.

Os brasileiros Felipe Massa (Ferrari) larga em 6º,  três posições atrás de seu companheiro Alonso, Rubens Barrichello (Williams) sai em 10º, Lucas di Grassi que não correu em Suzuka após o acidente na volta de apresentação fez apenas o 22º tempo e Bruno Senna com um dos carros mais lentos da F1 , sai em 24º última posição no grid.

Os japoneses, Kamui Kobayashi larga em 12º e Sakon Yamamoto (HRT) 23º , a corrida será amanhã as 15:00 horas horário do Japão.

Confira o grid de largada para o GP da Coreia :


1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1:35s585
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1:35s659
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1:35s766
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1:36s062
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) -1:36s535
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)  1:36s571
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1:36s731
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1:36s824
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1:36s950
10 Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1:36s998


Eliminados na segunda parte do treino: (Q2)


11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1:37s620
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1:37s643
13 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1:37s715
14 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1:37s783
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1:37s853
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1:38s594


Eliminados na primeira parte do treino: (Q1)


17 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1:38s955
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1:40s521
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1:40s748
20 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1:37s799 (punido)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1:41s768
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1:42s325
23 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1:42s444
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1:43s283

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

F1 GP da Coreia, Mark Webber é o mais rápido do dia...


No segundo treino livre para o Grande Prêmio da Coreia do Sul, no circuito Yeongam, o líder do mundial Mark Webber (RBR) foi o mais rápido, com o tempo de 1m37s942 superando o espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

A pista no segundo treino livre, estava mais aderente do que no treino da manhã, quando o inglês Lewis Hamilton (McLaren) foi o mais rápido, ele tinha marcado o tempo em 1m40s887 .

O tempo de Mark Webber, foi 2s945 melhor que o tempo de Hamilton na primeira sessão, a diferença deve se ao fato de ser uma pista nova e ainda estar suja com pouca aderência. Amanhã a briga pela pole deve ser emocionante, RBR, Ferrari e McLaren vão brigar muito pela primeira fila no grid.

Em relação aos brasileiros, Felipe Massa (Ferrari) ficou com o sexto tempo, Rubens Barrichello foi o 13º, três postos à frente do companheiro na Williams Nico Hulkenberg. Lucas di Grassi, que não participou do primeiro treino, foi o 22º, enquanto Bruno Senna, que entrou só no fim devido ao problema da suspensão quebrada na prática da manhã, fez o 24º e último tempo.

Os japoneses Kamui Kobayashi (Sauber) foi o 10º e Sakon Yamamoto (HRT) 23º.

Segue a lista dos melhores tempos da sexta-feira :

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s942 (46 voltas)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m38s132 (51)
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m38s279 (44)
4 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m38s718 (47)
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m38s726 (35)
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m38s820 (57)
7 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m39s204 (40)
8 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m39s267 (50)
9 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m39s268 (50)
10  Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m39s564 (46)
11  Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - 1m39s588 (43)
12  Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s598 (51)
13  Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s812 (58)
14  Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m39s881 (48)
15  Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m39s971 (40)
16  Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m40s478 (51)
17  Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m40s578 (55)
18  Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m40s896 (55)
19  Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m42s773 (51)
20  Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m42s801 (30)
21  Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m43s115 (46)
22  Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m44s039 (29)
23  Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m45s166 (48)
24  Jerome D'Ambrosio (BEL/VRT-Cosworth) - 1m46s613 (17)
25  Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m46s649 (18)

Quem será o campeão da Fórmula 1 2010 ?


Ontem na Coréia do Sul , foi recriada uma fotos clássica, dos candidatos ao título da temporada 2010 da Fórmula 1. Os cincos pilotos , alinharam se juntos para uma foto promocional :  Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Mark Webber, Jenson Button e Sebastian Vettel  que juntos tem até agora, 4 títulos mundiais.


A famosa foto, retrata a imagem dos candidatos ao título da Fórmula 1 do ano de 1986, tirada em Estoril, com os pilotos : Ayrton Senna, Alan Prost , Nigel Mansell e Nelson Piquet que se somados os títulos após o termino de suas carreiras totalizaram,11 campeonatos mundiais.

Detalhe importante, em 1986 dois brasileiros disputavam o título, já em 2010,  nenhum ! 

Foto Word © Sutton

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rafael Suzuki vai disputar corrida em Macau...


O brasileiro Rafael Suzuki, que corre pela equipe Petronas Tom's, na Fórmula 3 japonesa, vai disputar o mundial da categoria em Macau.

O 57º Grande Prêmio de Macau, está programado para ser realizado nos dias 18 a 21 de novembro. As três principais provas da FIA são:  Fórmula 3 Intercontinental Cup, o Grande Prêmio de Motos em sua  44ª  edição e a FIA World Touring Car Championship. 


Durante o evento acontece também várias outras provas como a Taça GT Macau, Macau Road Sport Challenge e a Fórmula BMW do Pacífico.

Todos os anos, o Grande Prêmio de Macau atrai pilotos de todo o mundo, este ano 252 pilotos de 35 países estarão competindo em Macau. E pela primeira vez o Grande Prêmio de motos está incluído no evento.


O circuito de rua de Macau, está localizado no centro da cidade e a pista por ser muito estreita, necessita de grande habilidade dos competidores. Muitos acidentes sempre acontecem nas corridas.

Os melhores pilotos da Fórmula 3 mundial, estarão participando das provas, a equipe Petronas Tom's campeã da temporada 2010 da F3 Japan, vai competir com seus dois pilotos, o japonês Yuji Kunimoto e o brasileiro Rafael Suzuki, que já correu em Macau. O Brasil ainda terá mais dois pilotos representando nosso país, Felipe Nasr e Lucas Foresti, que correm da F3 Inglesa.

A lista de inscritos para disputar o mundial da F3 em  Macau tem 32 nomes, o brasileiro Rafael Suzuki  tem grandes chances de vitória no GP de Macau.


Suzuki não correu a última etapa da F3 Japan, a decisão foi em conjunto com a equipe Petronas Tom's, que priorizou o mundial da categoria. O último brasileiro que venceu o tradicional GP de Macau, foi o piloto Lucas di Grassi em 2005, que hoje corre na Fórmula 1 pela equipe Virgin (VRT). Outros brasileiros que venceram em Macau foram :  Roberto Pupo Moreno, Maurício Gugelmin e Ayrton Senna.

Fotos divulgação

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pastor Maldonado assinou contrato com a Williams...


Há "rumores" que o piloto venezuelano Pastor Maldonado,  assinou um contrato com a equipe Williams para a temporada 2011 da Fórmula 1.
A Williams deve ter prorrogado o contrato com o brasileiro Rubens Barrichello, mas ainda não anunciou a dupla de pilotos de 2011.

Este ano na GP2, o piloto  Pastor Maldonado foi o campeão,  ele ocuparia a vaga do alemão Nico Hulkenberg, o motivo é claro , o dinheiro que o venezuelano vai levar para a equipe Williams, que no final do ano perderá grande parte de seus patrocinadores, como a Philips,Air Asia e Mcgregor.


A companhia petrolífera Venezuela PDVSA e o presidente do país Hugo Chávez, vão apoiar o piloto, cerca de  € 15 milhões serão destinados para patrocinar o piloto Pastor Maldonado.

Na semana passada o amigo Willian, parceiro deste blog, já havia postado sobre :  dúvida sobre a dupla de pilotos para 2011 da equipe Williams, que ainda tinha o nome do alemão Adrian Sutil.

Fonte F1 News

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ranking Fórmula Nippon após 6 etapas

Pos País Piloto Equipe Pon
1 image João Paulo de Oliveira Mobil1 Impul Team 36
2 image Andre Lotterer Petronas Tom’s 36
3 image Takashi Kogure Nakajima Racing 31
4 image Loic Duval Docomo Team 28
5 image Kohei Hirate Mobil1 Impul Team 24
6 image Kazuya Oshima Petronas Tom’s 21
7 image Naoki Yamamoto Nakajima Racing 17
8 image Hiroaki Ishiura Team LeMans 15
9 image Koudai Tsukakoshi HFDP Racing 9
10 image Kei Cozzolino Team LeMans 8
11 image Takuya Izawa Docomo Team 7
12 image Katsuyuki Hiranaka KCMG 4
13 image Takuto Iguchi Deliziefollie 3
14 image Tsugio Matsuda Kondo Racing 1
15 image Yuji Ide Motul Team 0